Iluminação - Aquário 120L


JANF

Recommended Posts

Boas!

Já faz algum tempo que ando a pensar em renovar a iluminação do meu aquário principal, visto que a que tenho é fraquita e já não dá conta do recado.

Para quem não conhece, tenho um tópico com a evolução do meu menino "The Rising Dream" - http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=189852 , onde poderão ver todas as características do aquário.

Já decidi que vou experimentar colocar na calha uns 20 High Power LEDS de 80 lumens cada. Penso que a temperatura destes leds andarão entre os 5000K e os 10000K. É uma experiência que prentendo fazer há algum tempo.

No entanto precisava de ajuda com as lâmpadas pessoal. Neste momento tenho 2 lâmpadas T8 de 30W (10000k e 6500k) apenas o que dá 0,5W por litro. Não esquecer que o aquário é plantado e tem uma grande variedade de plantas. Na primeira página do meu tópico vêm logo as espécies todas.

 

 

Se me puderem dar uma ajudinha agradecia muito... Quero mesmo que este aquário vingue ;)

 

Abraço pessoal

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

e porque não alterar para 2x39 watts.. para esse aquário é mais que suficiente... eventualmente até podes pagar na calha ja existente e fazer a alteração...

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi, entao porque não compras mais 1 balastro e acrescentas a essas 2 que ja tens, eu numa antiga calha que tive com essas dimenções da tua fiz isso e ficou bom, isto é so uma ideia.

E aí seria de que temperatura a luz? Tenho de 6500 e 10000...

 

Boas,

e porque não alterar para 2x39 watts.. para esse aquário é mais que suficiente... eventualmente até podes pagar na calha ja existente e fazer a alteração...

abraços

A calha vou fazer uma nova, mas não é por aí :P Mas que temperaturas aconselhavas?

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha isso vai no teu gosto eu pessoalmente gosto do espetro açima dos 8500 ate 10000k com com estes kv vais ter mais tonalidade nos vermelhos...

 

Até aos 6.500k há mais vermelhos e amarelos , a partir daí há mais azuis e brancos. 10.000k é uma luz muito branca, 50.000k é usada em plantados e é azul

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

A calha vou fazer uma nova, mas não é por aí :P Mas que temperaturas aconselhavas?

Eu escolheria 6500 e 8500, ou 8500 e 10000 k, ficas com uma temperatura de cores ideal para veres as cores das plantas mas natural... E as dos peixes ;)

 

Abraco

Editado por CaptainStuck
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom seria teres 3x39W para o aqua de 120L. E neste caso colocava de 6500K, 8000K e 10000K, ficarias com um excelente espectro.

 

É este espectro que eu uso no meu aqua de 80L e estou bastante satisfeito com as tonalidades que as plantas apresentam.

 

 

 

Abraço e bom ano novo.

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, penso que 2x39 é mais q suficiente para um aquario de 120littos brutos... Pois tb já s sabe que mais luz= mais CO2, Mais fertilização... Mais podas! Actualmente tenho um Aqua de 120 l, com 2x39, e elas mm assim crescem que se fartam...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que secalhar duas de 39 para o efeito que pretendo são suficiente. Mais os high power led fico com uns 9000 lumens :D Acho que está bom!

Estava pensar em 8500k e 6500k. Que vos parece?

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Janf,

Eu tenho um aqua de 150*40*50 e estou a uzar leds. Já tinha 3 cubos da tmc (caros com 6500k) como achei que era pouca luz adquiri na aquaeden (http://www.aquaeden-shop.net/) mais 2 uma de 8500k e outra de 6000k. Cada consome 11W e produz cerca de 58W. A maontagem é recente como tal ainda estou a ver como a coisa vai correr. Mas se é leds que procuras consulta o site.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu leds já os tenho para colocar. Aliás já fiz uma calha só com leds para o meu nano de 30 L e para já nada a apontar :D

A minha ideia é juntar leds com lâmpadas provavelmente T5.

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ainda não consegui pegar na calha desde o início do ano... EXAMES!! xD

Quero começar já a colar os leds e depois em princípio será para colocar 2 T5 de 39w de 8500k e 6500k.

Se tiverem melhores sugestões digam :) Eu quero é tudo a crescer xD

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais