Algas/musgo nas rochas das nossas praias


Recommended Posts

Boas

 

Tenho aqui umas duvidas a ver se o ppl mais expert na materia me consegue ajudar

 

:arrow: Essa Alga/musgo e invasora?

 

:arrow: E possivel manter em casa?

 

:arrow: Se sim, e possivel em aquas de agua doce?

 

:arrow: Como e que se chama?

 

:arrow: So vive agarrada as rochas ou e possivel manter como musgo de java??

 

Penso que por agora e tudo. Desde ja obrigado pelas respostas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

amigo, não és o primeiro que vejo com a ideia tola de manter algas do mar em aquários de água doce. Não achas essa ideia um pouco parva?! água salgada e água doce são duas grandes divisões, não só de aquariofilia, mas de vida aquática. Todos sabemos dos animais que vivem nos estuarios e os que desovam em rios, mas isso são excepções que confirmam a regra. Se o teu problema é poupar dinheiro, porque não vais aos classificados de água doce do forum? Há algum pessoal a vender plantas baratas, não inventes coisas!

 

Não se trata de um musgo, mas sim de uma alga verde. As algas verdes foram o último passo evolutivo das plantas que foram a evolução das algas verdes para a terra, por sua vez originadas de algas vermelhas e castanhjas. Plantas aquáticas (evolução das plantas de volta ao mar) encontram-se mais nos mangais, se bem que exista uma planta marinha na europa, bastante conhecida que preenche o fundo dos mares, a Posidónia.

 

A alga que provavelmente falas penso ser a Ulva intestinalis, e é tolerante a vários niveis de salinidade, penso ser perfeitamente possivel mante-la num aquário de água salgada. um dos motivos pela qual é tão apelativa e rasteira, é que os animais na praia a vão comendo. Pelo que num aquário é provavel que seja logo consumida pelos animais.

 

As algas ao contrário das plantas não têm uma raiz, mas um suporte, pelo que o necessário é que elas tenham um suporte para se agarrarem.

 

última notas:

  • algumas algas da nossa costa, têm químicos que serão nocivos para a fauna do aquário. Pelo que nem todas as algas devem ser mantidas em aquário. Não penso ser o caso dessa.
  • Ao mexer nas pedras de uma praia, as pedras devem ser colocadas da forma como foram apanhadas, isto é, manter a face da pedra virada para baixo, na mesma virada para baixo. Responsabilidade ao ir ao mar.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais