Aquário de 60 lts - Kit


Pedro Roque

Recommended Posts

Bom dia!

 

O meu nome é Pedro e iniciei-me mais os pirralhos no mundo dos peixinhos!

 

Como prenda de Natal adquirimos um Kit de aquário de 60 lts no Pingo Doce, onde estavam incluídos já o termostato, o filtro, comida, termómetro e tratamento de água...

 

o 1º passo foi trocar as lâmpadas, visto serem do tipo incandescentes o que não favorece as cores, no meu entender...por esse motivo coloquei umas fluorescentes cor mais branca (vulgo cor 840).

 

de seguida coloquei o areão e enchi o aquário com água da torneira e posteriormente apliquei o tratamento do cloro!

 

a 1ª fase ficou assim:

 

img407.th.jpg

 

img406b.th.jpg

 

 

coloquei o termostato no máximo durante um dia, para aquecer bem a água (não sei se fiz bem ou não) e no 2º dia regularizei para os 26ºC...

 

Fiz um quick test da sera para ver os parâmetros da água e acho que foram muito bons!!

 

PH-6,8

KH - 3ºd (um bocado baixo)

GH - 10ºd

NO2 <20 mg/l

NO3 <0,1 mg/l

 

para 3 dias de água a filtrar, acho que são valores muito bons, o que dizem?! Afinal a Água de Cascais é fixe!!

 

achei então que estava na altura de colocar as plantas e ornamentar a nova casa!!

 

e assim foi, com duas plantas de baixa manutenção, segundo me informaram, e mais umas quantas artificiais para dar um outro aspecto, umas pedras devidamente tratadas e umas conchas para esconderijos, ficou assim:

 

img412r.th.jpg

 

img410w.th.jpg

 

img411.th.jpg

 

 

 

e pronto!!! Agora vou deixar estabilizar, ver se a água fica menos turva, ir controlando os níveis dos nitratos e ph, de modo a ver se na próxima semana já se encontra apto a receber os novos inquilinos!

 

os primeiros vão sr os limpa-vidros e limpa-fundos (perdoem-me pois não sei os nomes "técnicos" deles) e talvez um casal de corys...

 

dps vou pensar nuns neons, platys e mais alguns...penso que para o tamanho do aquário (60 lts) só vou conseguir por á volta de 12 peixes, mas vamos ver!!!

 

E obrigado pelos conselhos que me tenham a dar desde já!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro O teu aqua é quase igual ao meu :pompomgirl: está bem bonito. mas tem atenção que para aquas iniciados (novos) tens de deixar fazer o ciclo do azoto e isso demora entre 3 a 4 semanas. Lê umas coisas sobre esse ciclo antes de colocares os peixes , pois se o ciclo não estiver feito lá os verás a boiar :roflroll2: Eu tambem achava que não ia aguentar_me tanto tempo sem cair na tentação de por peixes, mas 3 semanas depois de os valores parecerem bons dispararam os nitratos , nitritos e a amonia. 4 semanas depois e ainda a medo lá introduzi 2 cory e um limpa fundos, fui pedindo ajuda aqui no forum (post: o meu primeiro aqua ainda sem peixes) e agora com 6 semanas já tenho 8 peixinhos de muito boa saude. O mais importante que aprendi aqui foi ter paciencia até o ciclo do azoto se completar. Espero que a minha pouca experiencia tenha ajudado! e em nome de todos deixo as boas vindas a este clube fantastico :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora Maria, para fazer o ciclo acrescentaste comida?! ou deixaste o aquário com o filtro, plantas, etc durante esse tempo a funcionar e foste controlando os níveis?

 

Pedro,pus as plantas, os filtros e tudo o resto depois juntei de 2 em 2 dias umas 3 bolitas de comida(conselhos de alguns colegas daqui) e juntei tambem sera nitrivec(tal como diz na embalagem) . Depois lá andava eu todos os dias a olhar para os dias que nunca mais passavam e durante esse tempo fiz algumas TPA(achava eu que era isso que devia fazer) , mais tarde aconselharam a não as fazer para que o ciclo ocorresse mais depressa e só após a estabilização dos valores o fazer.

 

Então deixei de fazer TPA e fiz somente na 3 semana (10l) e na 4 semana (10l) pus a temperatura da agua nos 24.º e lá tem estado. De 4 em 4 dias fazia os testes e registava numa tabela e daí ter visto que eles subiram imenso na 3,5 semana. Se eu tivesse lá peixes era uma choradeira cá em casa lololo

 

na 4 semana pus 2 cory panda e um limpa vidros ( e sem saber comprei um CAC= comedor de algas chines) que cresce muito . É o que dá não termos conhecimento. Ele de fato limpa tudo mas um peixe de 12cms não é algo que me agrade. Agora quando vou á loja vejo os peixes que gosto, pesquiso na net sobre eles e só então decido se compro . tenho posto 3 peixes de cada vez para não fazer subir os niveis de amonia, nitratos e nitritos e espero uma semana até comprar mais.Nunca se sabe se veem doentes e pondo muitos desestabilizo o ambiente e lá se vão todos. Nahhhh lá me digo todos os dias: Maria não sejas gulosa!!!!

 

Quando somos "gananciosos " e pomos muitos acabamos a ve-los morrer. Li algumas coisas em manuais , aqui no site e em outros documentos e até agora tenho conseguido resistir á tentação de por lá 12 peixes eheheheeh a minha paciencia tem dado frutos e tenho 8 peixinhos rebeldes e de boa saude. Valeu a pena a espera :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, e bem vindo.

Reparei que colocaste conchas do mar o teu aquário, isso é um grave erro, retira as conchas porque só te vão destabilizar o aquário.

Se essas rochas que não consigo entender bem de que tipo são, também vieram do mar, também é melhor tirar de ai dentro.

Relativamente a iluminação, tens que ter noção de que para aquariofilia, é necessário lampadas especificas, não podem ser qualquer umas.

Se o teu aquário é de 60 litros e se vais apostar em plantas pouco exigentes, teras que ter em média uns 30 w de iluminação.

 

Relativamente a plantas artificias, eu se fosse a ti(é so uma opnião pessoal), trocava-as por naturais, os aquários devem ser o mais parecido possiveis com a natureza:)

 

Um abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a intromissão...

( Olá Mari@ ;) )

 

Pedro, bem vindo a este fascinante mundo.

Sem dúvida que a paciência e a busca de informação são as melhores coisas que fazem um aquarofilista.

Vou tentar dar-te umas ajudas:

 

1. O ciclo de azoto é o mais importante no inicio de um aquário. se não for bem feito, nunca mais terás o aquario estabilizado. Espera umas 4 semanas colocando um pouco de comida dia sim, dia não e depois faz as medições (Atenção, eu disse comida, nada de peixes).

 

2. Colocaste o areão... e colocaste algum substrato? Se não colocaste e mais tarde quiseres um tipo de plantas mais exigente, tens duas formas de o fazer: primeira, demontas o aquário e fazes tudo de novo; segunda, colocas as plantas com o vaso em que são fornecidas (sem a "lã" ou algodão) e colocas substrato nesse vaso.

 

3. Colocaste o termostáto ao máximo no primeiro dia e no segundo baixaste. Ok, a electricidade ainda está barata. O que pensavas ganhar com isso?????

 

4. Essas conchinhas apanhaste onde? No habitat dos peixes de água doce não há conchinhas... o mais provavel é alterarem os padrões da água e por-te os peixinhos todos a nadar... de barriga para o ar. Atenção às pedras que colocas no aquário. Eu tirava daí as conchas e era já!

 

 

Há milhares de posts por aqui sobre o ciclo de azoto, pedras, troncos e luz. Basta investires 5 minutos.

 

 

Mas mesmo muito importante para te podermos ajudar melhor era saber:

 

- Filtro: marca, modelo e quantos litros debita por hora

- Termostato: potência (em watts)

- Lâmpada: potência em watts, se é T5, T8 ou outra e a côr (em k)

 

 

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu também comecei mais ou menos assim aqui à uns anos e não teve grandes problemas. Segue as indicações que já te deram e tem especial atenção ao areão. Independentemente de onde o arranjaste, deves ferve-lo antes de o colocar no aquário. Quanto às conchas, é verdade que alteram o certos parâmetros da água mas, para algumas espécies, não causam nenhum problema (ex Guppy, platy, etc).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jmnduarte em que te baseias para dizeres que a guppys, plattys etc, os silicatos libertados pelas conchas entre outras coisas e alteração dos parametros da água pelos mesmos não afectam as especies referidas?

Nunca ouvi tal, podes me elucidar melhor sobre isso?

Um abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu também comecei mais ou menos assim aqui à uns anos e não teve grandes problemas. Segue as indicações que já te deram e tem especial atenção ao areão. Independentemente de onde o arranjaste, deves ferve-lo antes de o colocar no aquário. Quanto às conchas, é verdade que alteram o certos parâmetros da água mas, para algumas espécies, não causam nenhum problema (ex Guppy, platy, etc).

 

What?????

Eh páh... há animais que evoluiram muito...

Editado por Jorge Ferreira_4282
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

baseio=me no que tenho aprendido aqui no forum e por experiência

 

1) há vários aquários em que se utilizou areão do mar; nisto incluo o meu aqua que está estável à mais de 3 anos com vários vivíparos

 

2) utilizam-se frequentemente conchas calcárias para subir o pH da água

 

3) guppy e platy gostam de pH ligeiramente alcalino

 

mas se tiverem outras ideias gostava de as ouvir

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, eu já tive oportunidade de ver aquários com algumas pequenas conchas (quase sempre trituradas), mas foram sempre aquários de 300 litros para cima.

É certo que Guppys, Platys, Espadas e principalmente mollys preferem phs mais altos a rondar os 7,3, 7,4.

Nunca vi contudo nenhum aquário de água doce, com areão do mar, nem nunca ouvi falar disso, mas fiquei curioso com o que me dizes.

Agora, temos que ter consciencia de que nos rios, de onde as especies em questão são originárias, não existem certamente conchas ou areias de ambientes salgados.

E uma coisa é as mesmas fazerem o PH subir, mas não nos podemos esquecer daquilo que as mesmas libertam na água e que se torna toxico para os peixes.

Eu tenho um salgado de 100 Litros e não coloco lá conchas precisamente por causa disso, faz me alguma confusão (talvez ignorancia minha) que em água doce não existe maior perigo.

 

Poso te dizer que também já vi muitos aquários pequenos, alguns até eram mais as comuns "bolas" com pobres peixes de água fria e uma catrafada de conchas e buzios tudo a mistura.

Se estavam vivos? Os peixes sim, mas em que condições?

 

Entendes a minha dúvida?

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, tentando responder a todas as questões:

 

o kit de aquário custou 59,99€.

 

estive a ver as características do material e o filtro é marca ecofilter 300, cujas caracteristicas são:

 

consumo: 8W

capacidade para 60 lts

caudal 600L/h

difusão (Acho...) - 0,9mts

 

quanto ao termostáto não sei a potência, mas a temperatura mantem-se constante nos 26ºC (presumo que seja por volta dos 50-60W)

 

as lâmpadas são tipo PLC com potência total de 40W e cor 840 (branco frio)

 

Quanto aos materiais empregues....

 

efectivamente as pedras são da zona do Guincho, daquelas que não estão há muito tempo dentro de água salgada, mas que tive o extremo cuidado em esterilizá-las, bem como as conchas que estão aplicadas...sei que são contra o uso das mesmas por causa dos carbonatos que sobem o ph e dureza da água, mas os valores mantêm-se estáveis, pelo menos por enquanto...

 

Quanto ao termostáto, o facto de o ter posto no máximo foi inexperiência minha....mas já tá regulado e nos 26ºC!!! :)

 

o areão também foi fervido e lavado várias vezes antes de aplicado e foi comprado na loja...não apliquei substrato, pq segundo o lojista as plantas que adquiri são de baixa manutenção.

 

quanto a valores neste momento estão assim:

 

PH-7 (subiu um bocadinho)

KH - 6ºd

GH - 10ºd

NO2 -6 mg/l

NO3 -0 mg/l

 

por isso parece-me que o facto das pedras/conchas não alterou muito os valores...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

 

O meu nome é Pedro e iniciei-me mais os pirralhos no mundo dos peixinhos!

 

E obrigado pelos conselhos que me tenham a dar desde já!!

 

 

 

efectivamente as pedras são da zona do Guincho, daquelas que não estão há muito tempo dentro de água salgada, mas que tive o extremo cuidado em esterilizá-las, bem como as conchas que estão aplicadas...sei que são contra o uso das mesmas por causa dos carbonatos que sobem o ph e dureza da água, mas os valores mantêm-se estáveis, pelo menos por enquanto...

 

quanto a valores neste momento estão assim:

 

PH-7 (subiu um bocadinho)

KH - 6ºd

GH - 10ºd

NO2 -6 mg/l

NO3 -0 mg/l

 

 

por isso parece-me que o facto das pedras/conchas não alterou muito os valores...

 

 

Mete um sistema conta gotas no teu aquário a deixar cair uma gota de lixivia por dia no aquário. Faz o teste passado uns dias, e depois volta a fazer o teste passado uns meses.

Amigo Pedro, não sei que mais te possa dizer.

Um abraço

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK, não entendeste o que te tentei explicar, talvez eu tenha me expressado mal;)

A lixivia é tóxica para os peixes, tal como as conchas o são, se colocares uma gota por dia de lixivia no teu aquário, nos primeiros tempos, não iras notar diferença, até chegar a um ponto que a concentração vai ser grande e vai haver problemas entendes?

Com as conchas é igual, por agora podes não notar nada, mas daqui a uns tempos vais entender que algo não está bem.<p>Pah podes me dizer que existe pessoal que tem conchas e que não teve problemas nunca, ok, acredito nisso, eu também conheço quem não faça TPAs e tem o aq

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que já não vou dizer mais nada neste tópico.

É bonito quando há pessoas que dizem que tiveram aquários durante muito tempo (e depois vamos ver e foi um mês) e percebem mais que o resto do mundo.

Ajudar e ser criticado, já o meu avô dizia: "Meu neto, não dês pérolas a porcos"

 

Eu já acho que deve deixar as conchas e as rochas! Aliás, nem sei porque veio pedir ajuda, afinal de contas já sabe tudo!

 

Boa sorte e boas festas!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro, aqui ninguem é mais do que ninguem, uns sabem um pouco mais disto, outros sabem um pouco mais daquilo, mas todos nós sem excepção, aprendemos sempre um pouco mais com todos, mesmo com os que podem saber menos.

Vieste pedir ajuda ou dicas, como preferires, dissemos te o que achamos ser o melhor para ti que te estas a iniciar, tu não concordas, que mais te podemos dizer?

É caso para dizer que se achas que sabes não vale a pena estar mos a tentar ajudar.

Conforme te referi, eu nem no meu salgado, coloco conchas, e estamos a falar de um salgado...

Os peixes serão teus, o aquário é teu, está nas tuas mãos decidir nada mais posso fazer correcto?

 

Aqui a uns tempos, um certo membro veio pedir ajuda sobre ter rams no aquário e querer inserir reds, TODA a gente com excepção de um lhe disse para não fazer isso, mas ele no seu entender achou que a maioria não tinha razão e meteu.

Passado uns dias, ainda teve a lata de vir postar que estava muito triste porque os reds tinham sido devorados...pah vou me dar ao direito de omitir o que lhe disse.

 

Por causa da teimosia e da "mania que se sabe", é que muitos animais morrem vitimas dos donos que têm.

Neste forum ajudamo-nos uns aos outros e convivemos, mas também é preciso ter em mente que para ajudar mos, devemos ter noção exacta de que aquilo que dizemos é correcto.

 

Espero que reconsideres a tua decisão para o bem dos teus inquilinos.

 

Um abraço e boa sorte.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.