Como Eliminar o Verdete!


Recommended Posts

Boa Noite!

 

Bem tenho um Aqua de Água Doce, e ultimamente tenho tido grandes problemas com o "verdete" aquele musgo que se vai gerando nos troncos, nas pedras, e no areal...

 

Fiz a ultima limpeza na passada quinta-feira, e ficou completamente limpo... No dia de hoje ja está bastante verde o areal!

 

Porque será? E já agora qual a solução que me aconselham para solucionar o problema...

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda Diogo!

 

Após visita ao site, é algo na ordem do

Brown Algae (Diatoms) e

 

Blue Green (Cyanobacteria)

 

Nota-se bastante derivado ao facto de o aquário ser composto por areia de sílica (que apresenta uma tonalidade muito clarinha), o que favorece o "impacto do verde"!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens de dar mais informações sobre o setup do aqua;

 

litragem, iluminaçao(potencia e nº de horas), filtro, aquecimento, fertilizacao(micros e macros), co2, que plantas e que fauna tens ?

 

so assim o pessoal te pode ajudar

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Parecem-me Cyano.

Deixa ai o setup do aqua e faz testes aos nitratos e fosfatos.

Ferilizas? Quanto tempo tem o aqua?

 

Cumps

 

Bem pelo que investiguei nao é fácil eliminá-lo.

 

O meu conjunto de testes de nitratos e fosfato esgotou, vou ter que adquirir novamente os testes...

 

E estou a ponderar adicionar novamente o CO2 caseiro (tive durante muito tempo, e o aqua teve sempre espectacular, cristalino).

 

O aquario tem cerca de um ano e 2 meses aproximadamente...

 

Relativamente á iluminição, esta iluminado cerca de 8 / 9 h diarias.

 

Ultimamente nao tenho usado qualquer tipo de fertilizante para as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem afinal ainda consegui fazer o teste dos Nitratos!

 

Apresenta-se no parâmetro de 50mg/l, estão muito elevados certo?

 

Pesquisei e aconselhavam um nivel a situar-se perto dos 10ppm (NO3), isso corresponde a que valor em mg/l?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem afinal ainda consegui fazer o teste dos Nitratos!

 

Apresenta-se no parâmetro de 50mg/l, estão muito elevados certo?

 

Pesquisei e aconselhavam um nivel a situar-se perto dos 10ppm (NO3), isso corresponde a que valor em mg/l?

 

Cumps.

 

Boas amigo quanto a conversão que pediste é igual (10ppm = 10mg/l )

 

se o que tens são Cyano não esta relacionado ao NO3 nos valores que tem, podia ser ao contrario falta de NO3 mas não é o caso...

 

Dá uma vista de olhos neste post http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=189519&hl=&fromsearch=1

 

A meu ver se não a tinhas quando usavas CO2 e fertilizantes líquidos pode ser que ao retirares isso destabilizas-te o sistema...

 

Mas espera por mais dicas...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela conversão amigo Luís ;)

 

Estou a ponderar desligar a luz do aquário durante 3 dias.. Mas durante o dia de amanha irei fazer uma tpa e eliminar o verdete que esta presente! E depois estou a ponderar desligar a luz, e isolar o aquario de qualquer fonte de luz durante os 3 dias...

 

Segundo o que pesquesei é uma das possibilidades, agora resta-me esperar e ver se resulta.

 

O que acham?

 

Quanto aos niveis de nitratos julguei que estivessem acima do normal.... Nao estarão? Apresentando valores na ordem dos 50mg/l

 

E será esta ideia de desligar a luz do aquario durante 3 dias ou 48horas, uma boa opçao?

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nitratos estão altos. Faz TPA para reduzir isso, fertiliza com Fosfatos e Potássio para tentar equilibrar isso. Cianobactérias pode ser devido a falta de movimentação da coluna de água. Que filtro usas?

 

Para já a utilização do Flourish Excel era capaz de te ajudar visto que não estás a adicionar CO2, saber o tipo de lâmpadas que tens tb ajudava, falando em Kelvins das mesmas e há quanto tempo já as usas, pois ao fim de 1 ano ficam bastante menos eficientes

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nitratos estão altos. Faz TPA para reduzir isso, fertiliza com Fosfatos e Potássio para tentar equilibrar isso. Cianobactérias pode ser devido a falta de movimentação da coluna de água. Que filtro usas?

 

Para já a utilização do Flourish Excel era capaz de te ajudar visto que não estás a adicionar CO2, saber o tipo de lâmpadas que tens tb ajudava, falando em Kelvins das mesmas e há quanto tempo já as usas, pois ao fim de 1 ano ficam bastante menos eficientes

 

olá João!

 

Certo, vou hoje durante a tarde fazer uma tpa, e agora estou a ponderar como actuar (Se realizo o apagão, e posteriormente adiciono os fertilizantes com fosfatos e potássio), ou se os adiciono antes de fazer o dito cujo apagão durante 48horas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que com uma fertilização correta com Macros e Micros, adição de CO2, correção ou verificação das lâmpadas e tempo que estão ligadas, em conjunto com a TPA e talvez mudares as saídas do filtro para aumentar uma maior movimentação da coluna de água isso desaparece por si só.

 

Se tens desequilíbrios no aqua, fazendo o apagão vais provavelmente eliminar as cianobactérias mas tb já vais fragilizar as plantas que estão lá

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes não terão qualquer problema, e mesmo que queiras deixar de lhe dar de comer podes fazê-lo por mais de 1 semana, se quiseres continuar a alimentar fica descansado que mesmo sem luzes eles orientam-se

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu sou da opinião do jpospr, para mim o apagão deve ser a ultima solução, pois acho importante saber de onde vem os desequilíbrios, se fizeres o apagão não ficas a saber nada e ate pode voltar as Cyano e que vais fazer novo apagão? se descobrir os problema fica-te mais fácil eliminar numa próxima vez...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tive um problema semelhante e, depois de tentar tudo e mais alguma coisa (incluindo apagões), resolvi-o completamente em 5 dias com Eritromicina (E.S.E. 1000mg). Tenta fazer uma pesquiza pelo forum por esse termo que encontras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eritromicina é um antibiótico, não atua nas algas, mas sim nas ciano-bactérias já que estas são uma simbiose entre bactérias e algas que não vivem sozinhas. A Eritromicina mata as bactérias e com elas as algas que lhes são simbiontes, mas apenas atua nas cianobactérias, todas as outros tipos de algas refletem desequilíbrios no aqua, geralmente entre Nitratos, Fosfatos e Potássio (ler relação NPK)

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tive um problema semelhante e, depois de tentar tudo e mais alguma coisa (incluindo apagões), resolvi-o completamente em 5 dias com Eritromicina (E.S.E. 1000mg). Tenta fazer uma pesquiza pelo forum por esse termo que encontras.

 

 

Boas,

Quando tive cianos, também utilizei eritromicina, é tiro e queda.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.