Qual é o melhor filtro interno?


Recommended Posts

Já sei que todos (ou quase) aconselham a utilização de um filto externo. No meu caso quero mesmo um filtro interno que seja bom, não muito grande e nem muito caro. No meu filtro actual só meto carvão e cerâmica.

Tenho 2 debaixo de olho:

- Sera fil 120

- Eheim biopower 200

 

O meu aquario actual é de 60 litros. Espero em breve mudar para um de 100 litros.

Qual será o melhor filtro?

 

Agradeço as vossas opiniões,

Cumprimentos.

Editado por gatobrancoasriscas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que este assunto já foi debatido algumas vezes mas cada caso é um caso...

 

Já agora, qual é o teu caso? Explica lá o porquê de quereres um filtro interno e porque razão apenas utillizas ceramicas e carvão.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, qual é o teu caso? Explica lá o porquê de quereres um filtro interno e porque razão apenas utillizas ceramicas e carvão.

 

O meu caso resume-se ao facto de eu ter um aquario de 60lt que dentro de pouco tempo irá sofrer um upgarde para 100lt. Tenho de comprar um filtro já a pensar nisso.

Não quero filtro externo porque não tenho espaço exterior para isso.

Utilizo cerâmicas e carvão porque foi isso que veio inicialmente com o filtro que ainda tenho. Nunca soube muito bem a razão destes materiais mas os peixes também nunca se queixaram. Aconselhas outros materiais? E em relação aos filtros que falei?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvão está aí a mais. utiliza-se para tirar, por exemplo, medicação da água. E usado uma vez, perde as suas qualidades rapidamente. Provavelmente já não tens carvão activo.

Em termos de filtro, o Eheim biopower 200 pode-te servir para o aquário de 100 litros,o Sera não.

Editado por Jorge Ferreira_4282
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Jorge disse tudo,

só faltou a parte de não ser estetico, blá, blá, tenta arranjar um espaço para o filtro externo, blá, blá, mais tarde vais arrepender-te, blá, blá...mas se é isso que pretendes mesmo, força.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvão está aí a mais. utiliza-se para tirar, por exemplo, medicação da água. E usado uma vez, perde as suas qualidades rapidamente. Provavelmente já não tens carvão activo.

Em termos de filtro, o Eheim biopower 200 pode-te servir para o aquário de 100 litros,o Sera não.

 

Obrigado pelas vossas respostas.

Então devo só utilizar as cerâmicas e a esponja? É o que voçês utilizam?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou calão, por vezes até só as esponjas. Mas são de densidades diferentes.

Mas cerâmicas e espenjas estás muito bem servido.

Aposta num filtro externo. São silenciosos e melhores.

Mas o que pode acontecer, é daqui a um mês ou dois estares a fazerum post com o seguinte título: "Tenho um filtro interno e quero trocar por um externo. Qual o melhor?"

 

 

E nós cá estaremos para te ajudar :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o que pode acontecer, é daqui a um mês ou dois estares a fazerum post com o seguinte título: "Tenho um filtro interno e quero trocar por um externo. Qual o melhor?"

 

Espero bem que não... :)

 

Mas ainda vou ponderar o filtro externo. Só que para comprar um filtro externo tenho de comprar também um móvel. E os móveis não são muito baratos. E depois tenho de abrir buracos na tampa do aquário, correcto?

Duas questões:

- Numa eventualidade de vir a necessitar de colocar o carvão, posso tirar as cerâmicas e substituir por carvão? Ou as cerâmicas devem ficar sempre?

- O PH no meu aquário tem estado alcalino (cerca de 7,2). Tenho aos poucos adicionado o produto API PH down mas o ph não tem baixado. Alguma sugestão?

 

Obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens que deixar os outros materiais filtrantes senão estás a retirar a colónia de bactérias.

Quando lavares as massas filtrantes não te esqueças que são apenas "passadas por água" e sempre com água do aquário.

Em relação ao móvel... tens o aquário apoiado onde?

Um móvel não precisa de ser caro: Vê o link Tens pouco dinheiro? Então constrói o armário para o teu aquário! clicando aqui por baixo, na minha assinatura ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , o carvão e adicionado para eliminar químicos entre outros por isso só é introduzido numa situação exporadica . Eu uso sempre com substituições periódicas para retirar o cheiro do aqua. Quanto ao filtro o melhor é mesmo um externo mas se não puderes apostava num de cascata.

TIAGO ALVES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha um filtro interno da Sera no meu aqua de 54 L; troquei por um JBL externo e ganhei (1) silêncio e (2) ~5 L de volume total no aqua (1 L que era ocupado pelo interno e 4 L do externo); estou satisfeito por estes dois ganhos

 

Em termos de capacidade de filtragem, são os dois de 400 L/h mas o externo, por estar desnivelado em relação ao nível da água (está no chão), tem um fluxo real muito menor

 

No interno tinha apenas esponjas e funcionou sempre bem (durante mais de um ano, até eu comprar o externo)

 

A limpeza do externo também é obviamente mais fácil

Editado por jmnduarte
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E obviamente mais facil ???? Olha que para min é bastante mais dificil . Com o interno são 5 minutos eu o externo lá vai para a meia hora

 

com o interno tens que fazer limpeza quase semanalmente, com o externo de dois em dois meses

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois acho que o tempo que se perde a mais em cada limpeza vale bem a pena , não vou por ai Já decidis-te que filtro meter?

 

Vou de certeza para o da eheim. Mas tenho de ponderar em relação ao futuro aquário que será de cerca de 80cm / 100Lts. Tenho em mente o tetra evolution 100. Só que é um pouco caro.

Existem alternativas com qualidade semelhante? Quais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu mandei vir o último da Alemanha através da Aquaristic. Vê isto: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=190258&hl=&fromsearch=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.