Recommended Posts

olá a todos!

 

Há muito tempo que andava a planear montar um plantado e finalmente acho que tenho as peças todas para o começar

Agradeço desde já a todos os users deste fórum pois deram-me, através das vossas experiencias e vivencias em aquariofilia, uma grande ajuda.

Ainda tenho algumas duvidas e vou tentar expô-las da melhor forma para me as conseguirem tirar! Vou deixar também aqui o que tenho e o que ainda tenho que arranjar e agradecia que me dessem umas dicas ou uns conselhos para ter o menor numero de problemas possível!

 

O material:

Aquario 240L

Luz T5 – 2 x 40W (penso em colocar mais uma de 40w)

Sistema de CO2 TMC e difusor da Aquapro (tou com dificuldades em montar isto)

Aquecedores: de substracto o Proterm-Basis e um eheim 300L para a coluna de água

Filtros: 2 x Eheim Classic 600 (ainda sem material filtrante)

Link facebook do material : http://www.facebook....=1&l=3c6ce13a1d

 

As minhas duvidas agora!

1) Filtros : que composição de materiais filtrantes me aconselham? Comprei dois filtros mais pequenos em detrimento de apenas um pois, segundo o que li, ajudam a manter a estabilidade necessária para um plantado

2) Substrato: Composições para um óptimo crescimento foliar, alguém tem dicas? Quanto tempo dura a libertação de nutrientes de um substrato? O que devo fazer quando esse tempo se esgotar?

3) Não consigo montar o PROTERM-basis. Não entendo como é que os fios entram naqueles buracos inúteis. Alguém sabe e pode ajudar?

4) Plantas: ainda vai demorar algum tempo até ter toda a flora que quero. Mas vou deixando aqui, quando o fizer, os meus planos. Estava a pensar em encomendar as plantas do website pet4you. Já encomendei de lá para o meu aquário anterior e correu tudo bem, apesar de algumas plantas estarem esgotadas.

5) Digam-me a vossa opinião sobre o esquema que postei aí para o aqua! (também está no link do facebook)

6) acham que devo por mais luz? talvez vá querer mais tarde ter uma ou duas plantas vermelhas, mas duvido que esta iluminação chegue.. talvez mais uma lâmpada de 40w?

 

um grande abraço. Nuno

Editado por nunofalcão
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

 

 

1. Filtram: eu por mim punha uma esponja e cerâmicas. Não precisas de mais nada. 2 filtro é bom. Podes encher cada um só metade optimizando assim a circulação de água.

2. Substrato. Basicamente qualquer um serve para crescer plantas mas a tua escolha vai influenciar o modo como terás que fertilizar. Fértil é sempre uma boa opção. Podes usar o amazónia da ADA mas há opções mais baratas (o substrato fértil da tropica, etc).

3. Esquece o aquecimento de fundo. Não tem qualquer impacto e poupas na conta da luz.

 

6. Dependendo do que queres os 80W poderão ser suficientes. De qualquer como penso que 160 será perfeito para poderes crescer tudo o que queiras.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já adquiri o substrato! 20litros de NutraSoil da Aquagrow e mais vinte kilos de pedra preta para por por cima (tamanho médio)

já enchi os filtros com cerâmicas (meio cheios) e agora vou começar a encomendar as plantas

estava a pensar neste setup para começar:

 

1 x Echinodorus bleheri; 1 x anubias heterophylla no centro do aquário;

À frente no centro do aqua também : 2 x anubias barteri nana;

do centro para a esquerda e direita uma conjugação de Ceratopteris Siliquiosa (3x); Cabombas Carolinianas(3x); Limnophyla Heterophylla (3x); Bacopa Amplexicaulis (3x) e LYSIMACHIA NUMMULARIA (4x)

Nos troncos ao centro (atrás da echinodorus e anubia) estava a pensar por 2 rebentos de christmas moss

à frente como tapete MICRANTHEMUM MICRANTHOIDES (x6)

Valisneria asiática (x2) nos respectivos cantos do aqua (tapam a entrada dos filtros e os respectivos cabos

 

que tal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho outra dúvida. tenho um pacote de TetraPlant Initial Sticks (fertilizante sólido de base). não sei se o coloco juntamente com o substrato fértil (por cima por baixo ou misturado) ou se não é necessário coloca-lo..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.