[DIY] Injecção de CO2 com extintor


Salvador C. Abreu

Recommended Posts

Bom dia,

 

Já à uma série de meses que não publicava nada aqui no forúm por falta de tempo. Decidi hoje gastar um bocadinho de tempo a partilhar o sistema de injecção (mais um) que montei a partir de um extintor. Conclui este projecto a 14 de Maio de 2011... Aqui vai!

 

Material

 

1 Extintor de CO2 de 2Kg

1 Regulador de Pressão TMC aquaGro

1 Conta bolhas TMC aquaGro

1 Valvula anti retorno

1 Tubo de CO2

1 Difusor de CO2

2 Braçadeiras de Serrilha

 

Preço aproximado

 

Extintor de CO2 de 2Kg - 10€

1 Regulador de Pressão TMC aquaGro - 35€

1 Conta bolhas TMC aquaGro - 10€

1 Valvula anti retorno - 3€

1 Tubo de CO2 - 2€

1 Difusor de CO2 - ??

2 Braçadeiras de Serrilha - ??

 

 

Total aproximado - 60€

 

Tempo gasto - 2 horas

 

 

Imagens da Construção

 

Extintor

 

Retirei o tubo e e coloquei tefon na rosca para colocar o redutor na posição correcta.

 

p5130005.jpg

 

Redutor

 

p5130007q.jpg

 

Extintor já com o regulador adaptado

 

Enrosquei o regulador e accionei o manipulo permanentemente com 2 braçadeira de serrilha.

 

p5130012.jpg

 

Regulador já em carga

 

p5130017.jpg

 

Valvula enti retorno

 

p5130020u.jpg

 

Difusor

 

p5130021.jpg

 

Conta Bolhas

 

p5130027.jpg

 

 

O sistema ficou a funcionar na perfeição com 1 bolha por segundo. Posso dizer que até agora gastei cerca de metade da carga, por isso penso fazer uma média de 1 extintor por ano!! Espero que ajude alguém!

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Editado por Salvador C. Abreu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Muito bom Salvador...

 

Só falta uma electrovalvula... poupas mais de 50 % de CO2 e evitas excessos de CO2 em sistema... tens umas muito boas da Sirai por 30€ - 35€...

 

Pensa nisso! ;)

Um abraço e bom ano 2012...

Editado por smmalmeida
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde smmalmeida,

 

Eu queria comprar uma, mas o que vi era tudo de 50€ para cima... Sabes onde posso encontrar isso?? Aqui em Lisboa ou em Coimbra???

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... No ebay há a 5 dólares, não sei é se prestam!!!

Já agora uma dúvida...

Extintores de pó ABC já gastos darão para encher de co2 ou são próprios para esse pó???

 

 

Cmpts,

Tiago

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois tenho um bocado de medo de comprar no ebay e de ser engando! lol

 

 

Os extintores de pó Químico ABC não podem ser cheios com CO2, não conheço ao certo as pressões de trabalho de um e de outro mas quase de certeza que as pressões de trabalho do extintor de CO2 são muito superiores aos de Pó Químico ABC. Para não falar nos restos de pó que ficam agarrados ao corpo do extintor mesmo depois de lavado 30 vezes!! Ficam sempre vestígios de pó que acabam por matar todo o teu ecossistema. Utiliza antes um de CO2!

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é pena...

Eu conseguia arranjar um daqueles cromados todos bonitos e se desse para usar com co2 fica muito melhor esteticamente do que os vermelhos!!!

Obrigado pelo esclarecimento!!!

 

 

Cmpts,

Tiago

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas podes comprar um de CO2 vermelho tirar o autocolante e pintar com uma lata de spray. Simples e facil!

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas podes comprar um de CO2 vermelho tirar o autocolante e pintar com uma lata de spray. Simples e facil!

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

 

Pois, mas não fica bem a mesma coisa!!! :rolleyes:

 

 

Cmpts

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Salvador...

 

Eu comprei a minha numa loja de artigos pneumáticos (perdi o nome... assim que poder posto) (fica neste ponto especifico http://maps.google.pt/maps?q=38.757698,-9....003484&z=19 ), onde falei com um rapaz que se prontificou a ajudar... apresentou várias soluções... entre elas esta

 

http://www.sirai.com.../pdf/l/L177.pdf

 

Fica em aproximadamente 30€ a válvula, a ficha eléctrica que liga á válvula (sem fio) e as ponteiras para ligar o tubo de CO2. (Já com IVA, não sei se faz desconto)

 

Comparando com as características da válvula da Sera, a Siral é muito superior

 

http://www.sera.de/f...entil_37_06.pdf

 

A minha está a funcionar há uns dois anos sem probema...

 

Um abraço

Sérgio Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Isso parece-me uma boa solução, mas a loja é perto de Proença-a-Nova?? Fica-me um bocado fora de mão... Não te enganaste??

 

A Valvula parece-me muito porreira!

 

Um Abraço

 

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Salvador...

 

As minhas desculpas... Deve ter sido quando copiei o link...

Aqui fica o correcto => http://maps.google.pt/maps?q=38.757698,-9.136468&sll=39.639538,-7.849731&sspn=5.561775,3.526611&num=1&t=h&z=19&vpsrc=0

 

A loja fica em Lisboa, na R. Marquês de Soveral 2A. è uma porta grande, entras tipo para dentro de uma garagem e vais descendo umas escadas...

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Salvador...

 

As minhas desculpas... Deve ter sido quando copiei o link...

Aqui fica o correcto => http://maps.google.p...=h&z=19&vpsrc=0

 

A loja fica em Lisboa, na R. Marquês de Soveral 2A. è uma porta grande, entras tipo para dentro de uma garagem e vais descendo umas escadas...

 

Um abraço

 

Boa tarde,

 

Vou lá hoje ver se consigo comprar uma igual! Muito obrigado pela ajuda smmalmeida

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Posso te dizer que comprei esta valvula no ebay: http://www.ebay.co.uk/itm/CO2-Magnetic-Solenoid-Valve-Aquariums-0-0-8mPa-/350481860748?pt=UK_Pet_Supplies_Fish&hash=item519a58c88c e funciona perfeitamente. Tem a vantagem de trazer ja uma valvula de ajuste fino (valvula de agulha). Tem as seguints specs:

 

  • Power: AC220V, 50/60Hz
  • Supply pressure: 0 - 0.8MPa
  • 100% ED
  • 6.0/4.5V
  • IP65
  • Pack size: 1X CO2 magnetic valve with night time cut off function

A unica desvantagem é o tempo que demora a chegar (20-30 dias). E só ligar a valvula na saida do regulador de pressão e ligar a ficha da valvula a um relogio.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde!

 

Tal como aconselhado pelo smmalmeida fui a loja em Lisboa que se chama "AUTOMAIR" e comprei uma electroválvula Sirai L 177.

 

Material

 

Electroválvula Sirai L177

Encaixe Eléctrico 220V

2 Adaptadores de tubo

1 Cabo eléctrico com 3 condutores

Teflon

 

Preço

 

Electroválvula Sirai L177 - 25,22€

Encaixe Eléctrico 220V - 2,38

2 Adaptadores de tubo - 1,43€

 

Total c/ IVA - 35,71€

 

 

Descrição da Montagem

 

1º - Pus um pouco de teflon em volta das rostas dos adaptadores do tubo e conectei-os à electroválvula

2º - Efectuei as ligações eléctricas ao encaixe eléctrico da electroválvula

3º - Fiz as ligações com os tubos do CO2 no sentido certo e testei

 

Imagens (Não tirei durante a montagem porque não tinha máquina foi pena...)

 

p1180027120.jpg

 

p1180027122.jpg

 

Durante o funcionamento a electroválvula faz o seu trabalho mas quando abre de manhã debita um pouco mais de pressão... O post nos equipamento, técnicas e manutenção para tentar resolver este meu problema é http://www.aquariofi...howtopic=191165

 

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Editado por Salvador C. Abreu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal, tenho andado por aqui a ler os vossos postes e decidi avançar com o meu sistema de CO2 de acordo com o que se tem falado aqui, já adquiri um extintor de 2kg, um redutor, válvula anti-retorno e um difusor... A minha questão e se mesmo sem ter conta bolhas, nem válvula de agulha nem electroválvula se e possível ligar mesmo assim. Eu sei que o que me falta e importante, seja para controlar eficazmente o fluxo de CO2 que debita no caso do conta bolhas e que a electroválvula e importante prà ligar e desligar o sistema durante a noite poupando CO2 mas tou a tratar de adquirir o que esta em falta. Só queria saber a vossa opinião sobre este meu sistema...

Infelizmente deparei-me com um problema, não consigo anexar fotos, alguém me pode explicar como se faz?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Onde se compram essas botijas de Co2 por esse preço indicado pelo Salvador ?

 

Qualquer empresa de montagens de extintores tem disto!

 

Eu comprei a um fornecerdor de extintores, mas como este já não cumpria alguma normas exigidas por lei e acabou por ficar mais barato...

 

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas, antes de mais quero agradecer ao smmalmeida pelo link :) já não sou toto lool...

E agora que já sei postar fotos vou postar uma do meu extintor pra me dizer se este da ou não, porque apesar de ser de CO2 diz Neve Carbónica e pelo sim pelo mais vale prevenir que remediar...

 

Obrigado e Cumps.

 

cimg0104m.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora aproveito pra dizer que tenho um conhecido que vende extintores de CO2 iguais ao da foto em cima e cheios por 15€ ou 20€ não me recordo bem, não sei se e mais caro do que o normal de hoje em dia mas pronto sempre e mais em conta que as botijas dos kits profissionais mas se alguém conhecer ou vender mais barato que poste :)

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

E agora que já sei postar fotos vou postar uma do meu extintor pra me dizer se este da ou não, porque apesar de ser de CO2 diz Neve Carbónica e pelo sim pelo mais vale prevenir que remediar...

 

 

Boa tarde,

 

Sim esse extintor serve para o efeito pretendido, Neve carbonica ou CO2 gasoso são a mesma coisa. Pode utilizar esse extintor para injetar CO2 no teu aquário.

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Já à uma série de meses que não publicava nada aqui no forúm por falta de tempo. Decidi hoje gastar um bocadinho de tempo a partilhar o sistema de injecção (mais um) que montei a partir de um extintor. Conclui este projecto a 14 de Maio de 2011... Aqui vai!

 

Material

 

1 Extintor de CO2 de 2Kg

1 Regulador de Pressão TMC aquaGro

1 Conta bolhas TMC aquaGro

1 Valvula anti retorno

1 Tubo de CO2

1 Difusor de CO2

2 Braçadeiras de Serrilha

 

Preço aproximado

 

Extintor de CO2 de 2Kg - 10€

1 Regulador de Pressão TMC aquaGro - 35€

1 Conta bolhas TMC aquaGro - 10€

1 Valvula anti retorno - 3€

1 Tubo de CO2 - 2€

1 Difusor de CO2 - ??

2 Braçadeiras de Serrilha - ??

 

 

Total aproximado - 60€

 

Tempo gasto - 2 horas

 

 

Imagens da Construção

 

Extintor

 

Retirei o tubo e e coloquei tefon na rosca para colocar o redutor na posição correcta.

 

p5130005.jpg

 

Redutor

 

p5130007q.jpg

 

Extintor já com o regulador adaptado

 

Enrosquei o regulador e accionei o manipulo permanentemente com 2 braçadeira de serrilha.

 

p5130012.jpg

 

Regulador já em carga

 

p5130017.jpg

 

Valvula enti retorno

 

p5130020u.jpg

 

Difusor

 

p5130021.jpg

 

Conta Bolhas

 

p5130027.jpg

 

 

O sistema ficou a funcionar na perfeição com 1 bolha por segundo. Posso dizer que até agora gastei cerca de metade da carga, por isso penso fazer uma média de 1 extintor por ano!! Espero que ajude alguém!

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

boa noite

 

eu estou a pensar em fazer um co2 desses mas antes quero me informar bem de como fazer para nao correr mal. e tenho umas duvidas como:

 

onde colocar o conta bolhas? dentro ou fora do aquário? e fica como antes ou depois da válvula anti retorno?

e a electrovalvula é essencial? e para que serve?

desculpa tanta pergunta e serem básicas.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas epiliflopes...

 

O botão pesquisa ajuda a responder ás tuas questões...

 

Seja como for a ordem depende do material que tenhas... Eu por exemplo actualmente uso um difusor 3 em 1 - Difusor, conta bolhas e anti retorno...

 

http://www.ebay.com/itm/ISTA-3-in1-Co2-Diffuser-Bubble-Counter-Check-Valve-I563-/180518698673?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2a07c0beb1

 

Electrovalvula ou senoloide é essencial? não mas ajuda a poupar mais de 60% do Co2, alem disso só queres CO2 no aqua quando tens a luz ligada, logo ou controlas á mão ou compras uma electrovalvula...

 

Ordem correcta eu diria:

 

Extintor > Redutor > debitometro ou válvula agulha > electrovalvula > anti retorno > conta bolhas > difusor

 

Alguma duvida diz:

 

smmalmeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde ja obrigado pela ajuda.

o redutor pode ser daquelas maquinas de tirar imperiais (finos)?

o que é debitometro ou válvula agulha? no sistema usado em cima nao tem. (pelo menos nao fala.

 

cumprimentos ricardo lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais