O tritão ventre-de-fogo (cynops orientalis) e seu habitat


maroge

Recommended Posts

Boas,sou filho do vosso membro, sempre tive peixes mas tambem uma adoração por repteis como a iguana e uma vez que nao tenho possibilidades para ter uma, optei por outro animal que gosto muito, o tritão ventre de fogo conhecido por cynops orientalis. Optei por comprar 4 e tenho um aquario a sua medida.

Este tem 40 litros o qual coloquei agua em 3/4 do aquario;

Tem umas pedras sobrepostas umas nas outras de maneira a que a sua superficie fique fora de agua;

Tem um filtro de pouco fluxo para que a água não fique muito agitada;

Uma pedra difusora com o minimo de saida de Oxigenio;

A base do aquário tem pedras nao muito finas nem muito grossas;

Tem 3 variedades de plantas (musgo de java, anubia anã e bolas de musgo que não sei o seu nome cientifico);

Na superficie do Aquario tenho uma armadura (Luz) de pouca intensidade e a tampa feita em rede por mim.

 

 

Ja estudei muito à cerca deste anfibio que cada vez gosto mais, mas ha certas questões que nao encontro resposta as quais gostaria muito de descobrir aqui.

 

Qual o PH necessario para a água dos tritões?

Em que época acasalam?

Como sei que está a hibernar ou qual a sua época para tal?

Como sei se estao doentes?

Qual o cuidado a ter com a água ou o PH desta, visto que tem de ser mudada/acrescentada com regularidade?

Convem a luz estar ligada o dia todo e qual o tipo de luz que tenho de la ter visto que tenho plantas?

 

Agradecia imenso que algem conseguisse me esclarecer porque quero muito o melhor para os meus 4 tritões.

 

Obrigado e fico aguardando =)

Editado por maroge
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o ph dotritão-ventre-de-fogo é neutro, ligeiramente alcalino.

Quanto ás plantas, os tritões ventre de fogo apreciam muito as elódias ( egeria densa) que são de fácil manuteção.

Tem atenção á rede porque os tritões são mestres de fuga, basta teres um pequeno buraco para fugirem.

 

Não sei se esou certo mas eles acasalam no inicio da Primavera, mas acho que deves pesquisar mais informação sobre isso..

A luz depende das plantas que tens, no teu caso são plantas com pouca necessidade de luz, não sendo necessário estar o dia todo ligada.

Os tritões são maoritariamente aquáticos, quando estão em terra é quando a água não tem condiçoes, visto que em adultos não precisam de uma parte terrestre.

 

Convém dares comida viva ( tenébrio, bloodworms etc..), pois eles gostam de caçar e a maior parte das vezes eles não comem a comida quando está parada.

 

Espero ter ajudado, Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja deu para esclarecer as questões mais importantes =) muito obrigado, agora em relação às elodeas, ja procurei imenso no loures shopping odivelas parque , lojas da zona de odivelas e em nenhuma encontro ou nunca me sabem dizer que plantas têem em loja -.-' .

Em relação à "comida" viva, eu tenho facil acesso a minhoca da terra em lojas de pesca e ate mesmo apanhando-as na terra, como as minhocas para pesca de mar (o coreano e o casulo) mas nao sei qual delas posso administrar aos tritões ou se é que posso administrar alguma destas que mencionei..E aproveito para esclarecer outra duvida, eu quero tirar as pedras do aquario pk ocupam muito espaço e nao ajudam na circulação da agua da maneira que estão posicionadas e queria saber se posso colocar uma plataforna de madeira suspensa por ventosas no vidro do aquario apenas? tem problema?

espero conseguir resposta a estas duvidas =) Obrigado

Editado por maroge
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alimentação:

Larvas de mosquito vermelhas, misis, microvermes, minhoca da terra cortada aos pedaços, dáfnias, larvas de mosquito pretas, são todos aceitados bem.

 

http://www.mundodosanimais.pt/anfibios/tritao-ventre-de-fogo/

 

uma imagem vale mil palavras:)

20246Vivarium-01-med.JPG

 

http://www.caudata.org

 

acho que aqui conseguiras boas informaçoes , ai em cima na foto fica uma ideia , nao sei se era bem isso que tinhas em mente ..

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um amigo meu teem uma placa de cortiça numa tartarugueira, e ja vi imensas fotos com algo do genero, colado com silicone proprio pra aquario, e a cortiça cortada a medida e fica estavel e bacano... nao sei bm no que altera o ph da agua,mas pesquisa acerca disso que deves achar coisas do genero, alem disso podes colocar qualquer tronco, regra geral, que nao seja resinoso, desde que o trates devidamente

as elodeas ate se veem muito a venda, caso nao encontres ,em todos os foruns de aquariofilia ha uma secçao de compras , vendas e ou trocas , pergunta la por elodeas que bastante malta deve ter

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Eu tenho um tritão, mas o mal é que as lojas não dão a informação correcta sobre cuidar do animal...e eu tenho tentado por tudo dar lhe pelo menos o melhor que sei :/ são animais lindos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um tritão, mas o mal é que as lojas não dão a informação correcta sobre cuidar do animal...e eu tenho tentado por tudo dar lhe pelo menos o melhor que sei :/ são animais lindos...

 

não é por nada, mas este tópico não se mexia desde 24 Dezembro 2011... :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.