Novo Aqua Africanos que Filtro comprar


jtsoares1

Recommended Posts

Bom dia,

 

Adquiri um aqua de 120*45*50 para um projecto de ciclideos africanos.

Uma vez que sou maçarico nestas andanças, ainda so possuo um pequeno comunitario de 80 litros ha 4 meses.

No entanto este vicio está a fazer querer-me alargar um pouco os horizontes, mas preciso da vossa colaboração experiente.

Assim sendo estou a pensar aquirir um termoestato da eheim de 300w, para os 250Litros brutos do aqua, mas não sei mesmo que filtro adquirir.

Pelo que tenho lido, convem ser algo a rondar um caudal de 1000l/horas, e estaria a pensar na mesma marca do termoestato eheim. Agora e que modelo? Tenho visto tantas mas tantas referencias que fico completamente baralhado. Que materias filtratantes deverá o filtro ter? será preciso algum cuidado especial uma vez que os ciclideos sao um pouco sujos?

 

Aproveito igualmente para perguntar sobre que areia colocar. Ja vi varias post e sugestões, e estou a pensar ir pela mais em conta..ou seja areia da praia. Penso que não ficará tão aliciante nem tão branquinha como certas silicas, mas fará o trabalho de subir o pH da agua.

Tenho igualmente uns basaltos negros, redondos para tentar construir alguma especie de abrigos e definir territorios para a fauna que irei colocar (nomeadamente Salousi e um pouco de outros). Como fixar as pedras para evitar acidentes? E como proteger o fundo do aqua?

 

Agradeço desde já as vossas futuras ajudas, para que me lance neste projecto de africanos!

Cumprimentos,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu acho melhor comprares 2 filtros! Tal como referes são peixes que fazem muita porcaria e por isso é sempre bom ter 2. Aconselho-te por uma questão de economia pensares em ver nas lojas online e procurares por exemplo os Boyu. Coloca de 1400 l/h.

 

Quanto à areia poses colocar da Praia mas atenção onde fazes a recolha.

 

Por baixo da areia coloca uma placa de egg crate e não terás problemas. Eu não prendo os seixos e não tenho quedas!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela sugestão.

Efectivamente o filtro ja vem tarde, adquiri um da ehem de 1250l/h modelo 2075, assim como um termoestato de 300W da eheim tambe.

Agora a areia é que me está a custar dar perto de 70€ por areia. Acho que vou mesmo fazer uma viagem à arrabida ou ericeira e trazer uns baldes se não for preso :S

 

Gostei da ideia da tal egg crate, e já tinha visto no teu post.

Onde a consigo comprar com as medidas do aqua, 120*45 ?

 

Obrigado,

Joao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Quanto ao filtro ficas bem servido

 

Gostei da ideia da tal egg crate, e já tinha visto no teu post.

Onde a consigo comprar com as medidas do aqua, 120*45 ?

 

O egg crate não é mais que acrilico e vende-se nas lojas de acrilicos - chama-se difusor de luz e vende-se em placas de 120x60 cm.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais