Preciso de ajuda para iniciar na aquariofilia a sério


Marce

Recommended Posts

Boas!

 

Quero desde já dar os parabéns a todos os que contribuem para este forum, desde moderadores a utilizadores, que ajudam a esclarecer muitas das duvidas de iniciantes (como eu), e mostram que se podem fazer aquarios fantásticos em casa.

 

Sou um novato na aquariofilia, e como tal tenho inumeras duvidas!!

Iniciei-me neste hobby há 1 anos atrás com um pequeno aquário, muito simples, apenas com alguns peixes e plantas artificiais, e agora queria dar o salto e iniciar-me à séria na aquariofilia. Arranjei agora um aquario sun-sun 100x40x50cm e tou com ideias de iniciar um aquario plantado e muito natural, mas que também não exija muita manutenção.

 

O que tenho de material é:

- Aquario 100x40x50cm (com o movel)

- FIltro Eheim 2217 caudal:1000L/h

- Termostato 300w

- Lampadas 2x45w (14000k) (de origem com o aquario)

 

As minhas duvidas são:

 

- As lampadas que possuo são suficientes? Não só em termos de watts mas também em espectro de luz?

 

- Para iniciar plantado devo utilizar substrato fértil? É que tenho lido que algumas pessoas conseguem manter plantas saudáveis apenas com fertilização liquida, mas os produtos que tenho visto parecem ser muito dispendiosos para a manutenção (segundo indicações dos produtores). As plantas que procuro adquirir são plantas pouco exigentes como algumas anúbias e Vallisnerias (e dentro do género).

 

- E como devo escolher um substrato fértil?

 

- A fertilização liquida é essencial ou consigo manter as plantas apenas com o substrato fértil?

 

- As anúbias anãs e o musgo de java necessitam de fertilização liquida, ou aguentam-se bem com os nutrientes disponiveis no aquario?

 

- Como consigo a longo prazo manter valores de água estaveis e saudavéis para os peixes? (a água da companhia vem com um valor de pH de 7,8 (durezas não sei de cor :? ))

 

Eu tenho ido a inúmeras lojas, e cada um tem a sua opinião, e eu fico completamente à toa, já para não falar que nunca encontrei uma loja de confiança.

 

Muito daquilo que tenho aprendido tem sido à base de tentativa erro, mas desta vez quero minimizar a margem de erro ao máximo! ::D:

 

Obrigado desde já pela a vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Antes de mais bem vindo...

Quanto às tuas dúvidas vou tentar ajudar dentro do que sei...

 

Quanto à iluminação, substratos, fertilizações, tudo depende do tipo de aquário que pretendes... se pretendes algo muito plantado com várias espécies de plantas e algumas mais exigentes, sim, vais precisar de substratos férteis, boa iluminação que (rondará perto de 1wat por litro...), talvez sistema de co2, e fertilizações liquidas...

No entanto, se pretendes algo menos avançado em termos de flora, como anubias, fetos de javas, musgos, não é necessário o que referi atrás.

 

A minha dica, é que mesmo que não queiras para já um aquário muito plantado, metas um substrato pensado também para plantas, pois mais tarde podes querer meter algumas plantas mais exigentes, e assim já lá tens um bom substrato, que facilita no enraizamento, e adaptação das plantas, evitando assim teres que desmontar o aquário para colocar um substrato...

 

Os parâmetros da água ficarão estáveis com o avançar do aquário, no entanto no arranque do aquário, não te esqueças do ciclo do azoto, essencial para a colocação da fauna...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também sou novato nisto e portanto vou dar-te a minha opinião que foi como começei a montar o meu plantado.

 

Mesmo as plantas de baixa exigencias gostam de substrato fertil por isso aposta forte nisso e também numa fertilização liquida. Claro que se for só para por anubias e fetos se calhar não vale a pena.

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, eu devo optar pelo solo fértil, embora possa ter algumas limitações, posteriormente se quiser optar pelo liquido é mais fácil do que o contrario.

 

E quanto à iluminação, alguem me dá umas luzes? :drool3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se a tua intenção é manter plantas pouco exigentes essa iluminação é suficiente (aconselho-te a começares por aqui)

 

Se queres passar a plantas mais exigentes terás de arranjar iluminação mais forte na ordem de 1w por litro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, eu devo optar pelo solo fértil, embora possa ter algumas limitações, posteriormente se quiser optar pelo liquido é mais fácil do que o contrario.

 

E quanto à iluminação, alguem me dá umas luzes? :drool3:

 

Boas,

Quanto à iluminação eu não optaria por 1w/ litro, pois com as lâmpadas t5 essa relação tende a descer... muita luz, substrato fértil... poucas plantas... podes vir a ter problemas de algas a curto prazo... Na minha opinião devias arrancar o aquário com o maior numero de plantas possível, podendo ser elas de baixa manutenção na mesma...

http://www.tropica.com/plants/difficulty/easy.aspx

 

espreita esse site, que te dá muita opção de plantas de fácil manutenção ;)

 

abraços e boa sorte na nova montagem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Boas,

Quanto à iluminação eu não optaria por 1w/ litro, pois com as lâmpadas t5 essa relação tende a descer... muita luz, substrato fértil... poucas plantas... podes vir a ter problemas de algas a curto prazo... Na minha opinião devias arrancar o aquário com o maior numero de plantas possível, podendo ser elas de baixa manutenção na mesma...

http://www.tropica.com/plants/difficulty/easy.aspx

 

espreita esse site, que te dá muita opção de plantas de fácil manutenção ;)

 

abraços e boa sorte na nova montagem

 

O número de plantas deve ser adaptado às espécies animais mantidas no aquario. Há espécies que gostam de um aquario bem plantado e outras que preferirem espaços mais abertos para nadar :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo e vem vindo concordo com tudo que foi dito...

 

Uma sugestão já que não encontras nenhuma loja de confiança antes de comprares qualquer coisa pergunta a opinião pesquisa e vai com uma ideia do produto a aderir...

 

Pois se chegares a uma loja e pedires substrato fértil um dos que te vão indicar e se vê mais na loja é Sera Floradeport e se perguntares se é bom vão dizer que é do melhor que há, e se perguntares a opinião cá do pessoal é do pior que há...

 

Para substrato fértil devido ao feedback positivo é o JBL AquaBasis plus devido ao seu preço acessível, este substrato necessita de um inerte por cima...

 

Quanto a luz em termo de temperatura de cor é um gosto teu penso que 14000k seja mais para azul...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O número de plantas deve ser adaptado às espécies animais mantidas no aquario. Há espécies que gostam de um aquario bem plantado e outras que preferirem espaços mais abertos para nadar :)

 

Eu sou da opinião que o aquário deve arrancar com o maior números de plantas possível... Pois elas vão consumir todos os nutrientes que por vezes podem ser em excesso, ajudando inclusive a consumir amónia, que no arranque do aquário irá aparecer...

 

O meu conselho é que penses bem no tipo de aquário que pretendes, definir o layout, a flora, fauna... pois assim não entras em despesas desnecessárias, ou imprevistas...

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Pois se chegares a uma loja e pedires substrato fértil um dos que te vão indicar e se vê mais na loja é Sera Floradeport e se perguntares se é bom vão dizer que é do melhor que há, e se perguntares a opinião cá do pessoal é do pior que há...

 

Para substrato fértil devido ao feedback positivo é o JBL AquaBasis plus devido ao seu preço acessível, este substrato necessita de um inerte por cima...

 

 

 

Abraços

 

quanto ao sera floredepot nao é assim tao mau quanto isso, ja o tive e digo te que relaçao preço\qualidade nao é nada mau........ ja experimentei o jblaquabasics tb nao é mau, recomendo pra aquas com plantas, mas entre um e outro a diferença nao vi assim por ai alem....

nao se compara com ada's e afins, mas pra um iniciante ou um aqua nao muito exigente ,nao ficam a perder com nenhum destes dois

 

 

14 mil kelvins nao é bem luz azul, 30 mil ja sera luz azul... ja tive lampada de 18 mil kelvin e da uma tonalidade rosada que misturada com outras de kelvins diferentes dao uma boa ilumnaçao com relances\tonalidade de cor em alguns peixes e plantas

o que reparo e confirma se é que quanto mais elevados os kelvins mais rasteiras ficam as plantas , de tapete por exemplo, portanto os kelvins sao uma questao de gosto e necessidade , dai misturar se varias lampadas com kelvins diferentes

cumps

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto ao sera floredepot nao é assim tao mau quanto isso, ja o tive e digo te que relaçao preço\qualidade nao é nada mau........ ja experimentei o jblaquabasics tb nao é mau, recomendo pra aquas com plantas, mas entre um e outro a diferença nao vi assim por ai alem....

nao se compara com ada's e afins, mas pra um iniciante ou um aqua nao muito exigente ,nao ficam a perder com nenhum destes dois

 

 

14 mil kelvins nao é bem luz azul, 30 mil ja sera luz azul... ja tive lampada de 18 mil kelvin e da uma tonalidade rosada que misturada com outras de kelvins diferentes dao uma boa ilumnaçao com relances\tonalidade de cor em alguns peixes e plantas

o que reparo e confirma se é que quanto mais elevados os kelvins mais rasteiras ficam as plantas , de tapete por exemplo, portanto os kelvins sao uma questao de gosto e necessidade , dai misturar se varias lampadas com kelvins diferentes

cumps

 

Boas amigo esses assunto esta já bastante discutido e a varias opiniões sobre o assunto K nada tem a ver com crescer para cima para baixo para os lados, por ex a tanta gente a conseguir tapetes de glosso com lâmpadas na ordem os 6400K e se assim fosse ele crescia para cima e não é o caso...

 

em termos de resultados eu penso que isso pouco importa...

 

Quanto ao substrato fértil são opiniões eu tenho sera floredepot e para mim é do pior basta ver os feedback entre os 2 que nadam por ai para termos uma ideia acredito que para umas plantas de baixa manutenção chegue... mas entre os 2 com os preços parecidos acho que ficamos muito melhor servidos com o JBL...

 

abraços

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

o facto do assunto ser discutido so leva a pensar que nao ha uma verdade cientifica aceite por todos

na realidade digo te que tenho sagitaria com mais de 40 cm e num outro aqua com sagitaria e outros numeros de kelvin, um tapet com maximo 10 cm... portanto nao sera um facto? nao sera um facto que uma lampada penetra mais facilmente que outras na coluna de agua? e o que se aproveita que chega ao fundo o que é? diria que os kelvins teem toda a razao de existir ,e nao somente uma questao de cor ao gosto de cada um , se assim fosse as lampadas eram todas iguais e usavamos as mais baratas

 

esses tapetes d glosso que referes nao tem so a ver com a lampada , tem a ver com areao, fertil, altura da coluna de agua e iluminaçao...... coloca la um tapete de glosso com a media de 40 cm altura com lampadas 6400 kelvin e o tal w/l e dificilmente ficas com um tapete rasteiro......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

o facto do assunto ser discutido so leva a pensar que nao ha uma verdade cientifica aceite por todos

na realidade digo te que tenho sagitaria com mais de 40 cm e num outro aqua com sagitaria e outros numeros de kelvin, um tapet com maximo 10 cm... portanto nao sera um facto? nao sera um facto que uma lampada penetra mais facilmente que outras na coluna de agua? e o que se aproveita que chega ao fundo o que é? diria que os kelvins teem toda a razao de existir ,e nao somente uma questao de cor ao gosto de cada um , se assim fosse as lampadas eram todas iguais e usavamos as mais baratas

 

esses tapetes d glosso que referes nao tem so a ver com a lampada , tem a ver com areao, fertil, altura da coluna de agua e iluminaçao...... coloca la um tapete de glosso com a media de 40 cm altura com lampadas 6400 kelvin e o tal w/l e dificilmente ficas com um tapete rasteiro......

 

Boas amigo não vou aprofundar o assunto da um vista de olhos neste tópico http://www.aquariofi...l=&fromsearch=1 fui debatido por quem intende da coisa não falam sobre elas crescer para cima ou para baixo mas o tema debatido é a temperatura de cor...O que importa nas lâmpadas é o PAR mas esses aparelhos ainda não são para a carteira de todos :( Dá para tirar uma ideia e tem posts científicos..

 

Abraços Feliz Natal

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, o que interessa sao os par, ate ai nada de novo , ja toda a gente sabe disso , e mdir o par nos nossos aquarios so memso com um aparelho, tens esse aparelho? consegue lo pra medires e veres as tuas necessidades? entao se a resposta é negatva talvez tenhas de tentar atingir esses valores de outras formas certo? tem tudo a ver ,os watts,os kelvins , a altura da coluna de agua e por ai fora.... pra atingires um determinado par ........portanto nao digas que os kelvins nao interessam pra nada ...... mas fico me por aqui.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, o que interessa sao os par, ate ai nada de novo , ja toda a gente sabe disso , e mdir o par nos nossos aquarios so memso com um aparelho, tens esse aparelho? consegue lo pra medires e veres as tuas necessidades? entao se a resposta é negatva talvez tenhas de tentar atingir esses valores de outras formas certo? tem tudo a ver ,os watts,os kelvins , a altura da coluna de agua e por ai fora.... pra atingires um determinado par ........portanto nao digas que os kelvins nao interessam pra nada ...... mas fico me por aqui.

cumps

 

Boas vejo que não te deste ao trabalho de ler nem passar uma vista de olhos pelos links que lá estão...

 

O que tem a ver eu ter o aparelho ou não?

 

sim tens razão eu não sou ninguém para te dizer pois nunca medi pois o aparelho não é para todas as carteiras, vou lendo e pesquisando o que os pros falam...

Sim que os k nada mais nos dizem que a temperatura de cor se tiveres um aparelho par e tiveres os par indicados nada mais importa por ex imaginamos que o PAR que necessitamos é 50,se os tenho para que quero saber os k? tenho 50PAR com lâmpadas de 6500k esta no ponto que necessito, mas se tiver 50PAR com lâmpadas de 13000k também esta bom os PAR estão nos 50 na mesma e o que mudou? nada a não ser a cor vista pelos nossos olhos...

 

Basta ler e estudar um pouco para entramos em senso comum não necessito de nenhum aparelho para tal coisa...

 

Mas se disse alguma barbaridade peço desculpa,e os intendidos com aparelhos PAR que corrijam,é o que tenho lido e tentado saber um pouco da matéria....

 

Abraços e Feliz Natal

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

amigo, e nao direi nada mais , somente isto

podes ter um par 50 numa zona do aquario MAS NUNCA 50 EM TODO O AQUARIO.......okapa?? portanto se pretendes o par 50 e o tens entao nao mexas mais ......alem disso a titulo de exemplo, com leds , o mesmo led com e sem a lente TEEM PAR'S DIFERENTES ..... e esta hein? nao muda o led , nao muda os kelvin, mas muda o par, seguindo o teu raciocionio o resto nao interessa pra nada .....

enfim, fico me mesmo por aqui que ja devemos estar longe do assunto e usurpando um topico de outro user .......

 

ps: nao sou dono da razao, aprendo lendo e experimentando , tentativa \erro posso te dizer que ja li barbaridades que na pratica funcionam , assim como certezas que nao funcionam ..... pensa bem no que é um aquario e toda a biodiversidade contida nele ....assim como tudo a sua volta......

boas festas a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

amigo, e nao direi nada mais , somente isto

podes ter um par 50 numa zona do aquario MAS NUNCA 50 EM TODO O AQUARIO.......okapa?? portanto se pretendes o par 50 e o tens entao nao mexas mais ......alem disso a titulo de exemplo, com leds , o mesmo led com e sem a lente TEEM PAR'S DIFERENTES ..... e esta hein? nao muda o led , nao muda os kelvin, mas muda o par, seguindo o teu raciocionio o resto nao interessa pra nada .....

enfim, fico me mesmo por aqui que ja devemos estar longe do assunto e usurpando um topico de outro user .......

 

ps: nao sou dono da razao, aprendo lendo e experimentando , tentativa \erro posso te dizer que ja li barbaridades que na pratica funcionam , assim como certezas que nao funcionam ..... pensa bem no que é um aquario e toda a biodiversidade contida nele ....assim como tudo a sua volta......

boas festas a todos

 

Boas amigo certamente estamos a medir o PAR no substrato..sim é melhor ficamos por aqui pois não vi ate agora qualquer prova tua que os K estão relacionados com a direção tomadas pelas plantas (cima ou rasteira) pela tua lógica não conseguimos ter tapete com K baixos quando digo baixo é na ordem dos 5000k bem para mim não faz sentido amigo mas respeito o teu conhecimento...

 

Abraços e desculpa ao user a conversa alargou-se ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, nao sera bom ir por esse caminho mas vejamos um exemploe siga a logica da questao

 

parJPG.jpgvveja se consegue entender estas mediçoes, ja que so petende verificar no substrato entao verifique que memso em todo o substrato ha valores diferentes, impossivel? real.......

agora ,pra que serve a temperatura de cor? nao sera pra ? cada planta tem a sua necessidade certo? a media de watt por litro aplica se tb a media de lumen por litro, mais lumens melhor, mas como nem todas as lampadas teem a informaçao de lumens e quase que a media da no mesmo que ir mos pelos kelvins, E COMO NEM TODOS TEEM UM MEDIDOR DE PAR A SUA MERCE, usa se mais os kelvins como medida base...

se a planta precisa de muita luz mas tem pouca disponivel , que ira fazer pra ter mais luz? sera que cresce de igual modo? falou na glosso, se a glosso nao tem luz sificiente entao que ira fazer??? ira aproximar se o maximo possivel da luz de modo a conseguir absorver o suficiente ao seu crescimento.. logo ao aproximar se da luz emitida ira crscer na vertical e nao tanto na horizontal, nao?

como lhe disse acima tb tenho sagitaria subulata com mais de 40 cm, acha impossivel? ou normal? veja a ficha tecnica da planta e veja se marca la max de 40 cm ... a diferença esta na iluminaçao que lhe dou.......cresce na mesma mas nao no seu estado normal.......

agora pergunto te eu........ que iluminaçao tens e que plantas assim como o setup do teu aquario? esse tapete esta baixinho com temperaturas quentes? de 5 mil kelvins?

enfim.......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigos é sempre bom debater este assunto e mais uma vez pedimos desc ao user :)

 

Concordo com quase tudo que tu disses-te menos com os K temperatura de cor, claro que eu se tiver um luz fraca (w,lumens,Par) as plantas de tapete vão ao encontro da luz ..

 

"se a planta precisa de muita luz mas tem pouca disponivel , que ira fazer pra ter mais luz?"

a minha resposta é se tem pouca luz teremos que arranjar uma calha mais potente ou fazer um DIY para aumenta os PAR, para quem não tem o aparelho usamos os W e os lumens.

 

Qual seria a tua resposta? deixamos tudo igual e substituirmos as nossas lâmpadas por temperaturas mais quentes? (Não me parece pois com temperaturas mais quentes não fornecemos mais W nem Lumens)

 

"tenho sagitaria subulata com mais de 40 cm"

Sim acho possível basta aumentar os par que ela fica rasteira, mas se trocar essas lâmpadas por temperaturas mais quente com os mesmo W nada acontece faça o teste o logo verá...

(Só estou a usar as luz como tema pois não sei o teu Setup com adição de CO2 podia também ter outros resultados se é que não usas)

 

"cada planta tem a sua necessidade certo?"

Sim tem mas em termos de potencia mais luz menos luz não nos K pois se fores ver as fichas técnicas das plantas não diz lá x K...

 

Bem fica aqui a minha pergunta se eu necessito para fazer um tapete de sagitaria subulata de 50PAR no substrato e asseguro-me que os tenho para que quero saber os kelvins?

 

É a única pergunta que tenho..

 

Abraços

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

os kelvin medem temperatura de cor. Os PAR medem a quantidade de luz usada na fotossíntese. Ou seja, um mede cebolas e outro mede batatas.

 

Os kelvin não têm nada a ver com quantidade mas sim qualidade e são independentes da quantidade.

 

Como está demonstrado, dentro de um intervalo normal (3000K-10000K) variações de Kelvin têm pouca influência nas taxas de crescimento, cor ou saúde das plantas.

Elas adaptam-se e absorvem luz em vários pontos do espectro.

 

Os PAR têm uma relação directa com a fotossínte logo com o metabolismo/crescimento da planta. É a maneira mais rigorosa de medir a luz que temos pois além de estar directamente relacionado com a função fotossintética, é independente de todas outras medidas (watts, K, lumens, etc)

 

Quanto a crescer para cima - não sei se é assim tão linear. Há quem defenda que as plantas aquáticas crescem para cima por falta de co2 e não por falta de luz mas para ter a certeza é preciso fazer a experiência. O que eu sei é que mesmo com pouca luz, mas muito co2, a minha cuba (entre outras) sempre cresceu rasteira.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.