Móvel... "ADA STYLE"


Recommended Posts

Boas,

 

Após ter visto porjectos interessantes de móves DIY aqui pelo fórum, e devido à exorbitância de preço que pedem por um móvel ADA ou similar decidi por mãos à obra e fazer o meu próprio móvel...

Material: Barrotes de Pinho, e contraplacado marítimo...

 

As dimensões são de : 1.20 m de comprimentos, 80 cm de altura e 50 de profundidade... Estas dimensão foram pensadas de acordo com um aquário que tenho mente (c: 120cm x l: 50cm x al: 45cm, todo em vidro, calha suspensa, lilly pipe... (mesmo à ADA) ;) ) para substituir o meu de 120 litros...

 

deixo as fotos de alguns passos:

dscf2845r.jpg

 

dscf2844b.jpg

 

dscf2847bk.jpg

 

dscf2850v.jpg

 

dscf2854k.jpg

 

dscf2855q.jpg

 

dscf2857ip.jpg

 

dscf2861b.jpg

 

dscf2860i.jpg

 

 

 

 

 

Falta agora lixar bem o móvel... Limar pequenas arestas e o que mais me preocupa, a parte da pintura...

Não faço ideia como a irei fazer, e era aqui que precisava da vossa ajuda.

 

 

Espero que gostem e comentem...

abraços

Editado por CaptainStuck
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitíssimo bom aspecto!

Também me parece bastante robusto, não vais ter problemas de resistência de certeza :)

 

Qual é o material das chapas do revestimento exterior? Não me parece MDF...

 

Em termos de cor, depende muito do gosto e do ambiente onde vai ficar inserido em todo o caso tendo em conta as linhas do móvel eu apostaria na simplicidade. Porque não todo branco com brilho, estilo lacado? Ou mesmo preto com o mesmo acabamento?

 

Mas isso vai muito do gosto de cada um....

 

Parabéns pela obra!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quanto ao móvel, nada a assinalar. Vai aguentar bem o aquário.

 

Relativamente à pintura, como utilizaste contraplacado marítimo, o que foi uma boa escolha, dás uma camada de tapa poros, depois de seco passas lixa fina, dás nova camada de tapa poros e novamente lixa fina.

 

Seja branco ou preto, tinta própria para madeira, de preferência aplicada à pistola.

 

Se quiseres um efeito mate, está pronto. Se pelo contrário quiseres um efeito brilhante, dás uma ou duas camadas de verniz, também à pistola.

 

Se não tiveres hipótese de utilizar uma pistola de pintura, pinta com uma "boneca", em vez de utilizar um pincel. Boneca é uma bola feita com meias de nylon das senhoras.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta com bom aspecto sim senhor.

 

Quanto a pintura faz como o david disse.

 

Parabéns pelo trabalho

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelos comentários...

 

Muitíssimo bom aspecto!

Também me parece bastante robusto, não vais ter problemas de resistência de certeza :)

 

Qual é o material das chapas do revestimento exterior? Não me parece MDF...

 

Em termos de cor, depende muito do gosto e do ambiente onde vai ficar inserido em todo o caso tendo em conta as linhas do móvel eu apostaria na simplicidade. Porque não todo branco com brilho, estilo lacado? Ou mesmo preto com o mesmo acabamento?

 

Mas isso vai muito do gosto de cada um....

 

 

 

Obrigado papalugui, as chapas utilizadas são em contraplacado marítimo...

A cor não é o problema, tou a pensar num cinza muito escuro... o problema reside na técnica de pintura, pois não percebo nada de pintar móveis...

 

Boas

 

Quanto ao móvel, nada a assinalar. Vai aguentar bem o aquário.

 

Relativamente à pintura, como utilizaste contraplacado marítimo, o que foi uma boa escolha, dás uma camada de tapa poros, depois de seco passas lixa fina, dás nova camada de tapa poros e novamente lixa fina.

 

Seja branco ou preto, tinta própria para madeira, de preferência aplicada à pistola.

 

Se quiseres um efeito mate, está pronto. Se pelo contrário quiseres um efeito brilhante, dás uma ou duas camadas de verniz, também à pistola.

 

Se não tiveres hipótese de utilizar uma pistola de pintura, pinta com uma "boneca", em vez de utilizar um pincel. Boneca é uma bola feita com meias de nylon das senhoras.

 

 

 

Cumps.

 

 

Obrigado David, sendo tu dos "mestres" dos diy, é bom "ouvir" elogios de ti...

 

A ideia é dar um acabamento satinado, não muito fosco, nem brilhante.. tava a pensar em utilizar um esmalte satinado da cin, o sintecin satinado.

 

http://www.cin.pt/portal/portal/user/anon/page/interiorprodutos.psml?categoryOID=9D81808080DC80GC&contentid=&nl=pt

 

Vou pintar à pistola, caso contrario a pintura não sairá nada de jeito. Para tapa poros o que recomendas? algum em especial? é que de pinturas não percebo nada...

 

 

abraços e obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tapa poros é tapa poros! Mas já que vais pintar com tinta Cin, compra da mesma marca.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom o armário.

Existem rolos próprios para dar o efeito lacado.

 

Não percebi como funcionam as portas.

Editado por Jorge Ferreira_4282
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom o armário.

Existem rolos próprios para dar o efeito lacado.

 

Não percebi como funcionam as portas.

 

Boas,

Obrigado Jorge, o teu móvel foi um dos que me incentivou a seguir com este para mim...

 

Os rolos conseguem um acabamento perfeito de lacagem?

 

As portas são de abrir normalmente, têm dobradiças, no momento das fotos só uma é que está aplicada, a outra tá encostada só...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado Jorge, o teu móvel foi um dos que me incentivou a seguir com este para mim...

 

Eh páh, muito obrigado.

 

Em relação aos rolos posso-te garantir que fazem um acabamento perfeito se for bem executado. São rolos próprios.

neste aspecto, mesmo que seja para utilizar só uma vez, não te aconselho pelo mais barato.

Deixo-te aqui um exemplo, mas há muitos mais: http://www.aki.pt/Search.aspx?keyword=rolo%20para%20lacar

 

Aliás, se vais comprar a tinta à Cin, crava-lhe uns rolos destes à borlix ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

boas,

tava a pensar em algo deste género:

 

Cin Polyprep

 

Será tipo tapa poros?

 

abraço

Este produto é essencialmente tapa poros, mas deram-lhe outro nome!

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que me vou aventurar com o rolo... porque não tenho como pintar à pistola... só se comprasse uma, mas tenho medo que as mais baratas não me façam o trabalho bem...

seria esta: Pistola

 

se com o rolo n ficar bem, dou uma lixadela e tento então com a pistola, que dizem?

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai a rolo, essa pistola nem tem regulação de saída de tinta.

Se tiveres um compressor de pelo menos 100 Lts podes arriscar a comprar uma pistola "profissional" mas é caríssima.

Pinta com o rolo e vê como fica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge não e preciso uma pistola profissional para ter bons resultados.

Se tens um compressor, compra algo deste genero

PISTOLA_DE_PINTURA.jpg?585

Por norma dão para regular o leque, a pressão regulas no compressor.

 

Se quiseres comprar algo profissional, aconselho-te a marca Sata …mas essas custam caro… eu sei porque trabalho com elas.

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado pela ajuda carlos, mas não possuo compressor... A solução passaria por uma pistola eléctrica... Mas tou tentado a fazer a lacagem com rolo... visto ser a solução economicamente mais viável. e pelo que tenho visto ficam com bom aspecto. No entanto ainda falta acabar de lixar tudo como deve ser e dar os últimos retoques ...

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há nada melhor do que ter um bom bocado do mesmo material e ir fazendo inúmeros testes, assim não corres o risco de ficar logo mal à primeira!!!

Vou continuar a acompanhar!!!

 

 

Cmpts

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o movel parece estar porreiro,onde comprou o contraplacado e o preço????

 

Obrigado psrpinto..

O contraplacado marítimo comprei aqui numa carpintaria da minha zona, cerca de 10 euros por m2...

Estou a seguir atentamente o tópico CaptainStuck.. e tenho a certeza que vai sair algo com muita pinta...

 

Grande Abraço :)

 

Muito obrigado caro amigo Rodolfo...

Vou tentar fazer tudo com calma, até porque ando com pouco tempo para me dedicar a ele... n

 

No entanto vi aqui no fórum um user que fez um móvel com uma particularidade interessante, que talvez vá incluir no meu também.. uma prateleira que desliza para fora do armário, para colocar as "ferramentas" em dias de manutenção.

 

Preciso ainda de comprar mais uns parafusos, lixas, madeiras... que só devo conseguir no fim de semana. Quando houver novidades colocarei fotos do avanço dos trabalhos.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Neste momento o móvel está à espera de ser pintado, está concluída a parte de carpintaria...

ficam as fotos...

 

img0207cz.jpg

 

img0208r.jpg

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Após algum tempo sem grandes novidades no móvel, nestes dias consegui começar a tratar da pintura...

deixo aqui foto da primeira de mão da pintura do móvel... mas por azar, os mosquitos gostaram muito daquilo e foram la parar todos, agora vou esperar que seque, lixar com lixa de grão 180, ou mais fina? e aplicar mais uma camada de tinta...

 

img0227qs.jpg

 

espero que gostem!

 

Abraços e bom natal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais fina 180 ainda e muito grosso, 220 pelo menos.

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, e depois da pintura final? Faz-se alguma espécie de polimento? ou uma passagem com lixa muito fina?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais