bomba circulação e calha???


Recommended Posts

boas pessoal,

tenho um aqua com 200x60x60, no qual fiz dois furos 1 de 50 e o outro de 40 que em principio era para ser o tubo ladrão, mas como pus uma bomba de retorno da eheim 5000+ e a ideia era usar a bomba a todo o gaz, tive então que por a queda da agua a fazer-se pelos dois tubos uma vez que só o tubo de 50 não dava vasam a bomba de retorno, não fiz coluna seca porque o aqua foi encastrado em uma parede falsa com vista para dois lados, corredor e sala dai os tubos estarem numa das laterais do aquario. Fiz uma sump com 180 lts que chega perfeitamente uma vez que o aqua apenas faz descarga de 70lts para a sump, e o tubo que era para ser ladrão não põe em perigo o transbordo porque antes de começar a cair agua a bomba de retorno desferra, lol

 

o setup do aqua neste momento apenas esta assim:

 

Escumador: depois de dois meses a espera do ati powercone 250i tive de optar por outro escumador o aqua medic shorty 5000 com a bomba OR 3500

Bomba de retorno: eheim 5000+, aqui preciso de ajudo, com a bomba circulação que tenho que é uma sumsum 12000 + o caudal da bomba de retorno apenas basta-me por uma resum wave 15000 ou 1 vortech mp40 ou ainda a mp60 e se apenas uma destas ultimas basta para este aqua.

termostato: eheim 300W 1000lts + eheim 200W 600lts.

iluminação: vou mandar fazer uma calha com 8xt5 de 80W 150cm + 3 monlight (aquaedem) para todo tipo de corais, opniões???

o aqua neste momento esta a bombar desde finais de agosto mas vou melhorando conforme os €€€, LOL

 

 

 

Peixes:

1 hepatus, 1 lecostermos, 1 naso elegantis, 1 velopinos ciganus, 1 folha, 1 flavescence, 4 cromis e 2 ocelaris premas e 2 camarões lysmata.

equipa de limpeza: 9 ofiurus, 2 estrelas de areia, 50 burries, 19 nassarios e 22 eramitas.

 

Corais: 2 eufilias ancora, 1 eufilia paradivisa, 4 sarcophiton, ricordias, discossomas, montiporas capricornis vermelhas polipos brancos, star polyps, xenias brancas que estão a morrer ñ sei porque? pocillopora damicornis rosa, zoantus goinopora e outro coral duro que ñ me lembro do nome.

 

Rocha viva:

40kg viva

10kg maturada

10kg morta

areão. 50kg de area de coral de 3mm de espessuras.

 

Parametros:

salinidade- 1024

temperatura- 26º

ph - 8.2

kh -8

calcium- 400

magnesio-1500

amonio - 0,00

nitritos -0,00

nitratos -0,00

fosphatos-0,00

 

tenho o aqua montado apenas desde agosto de 2011 com salgados, na minha galeria tenho fotos do aqua, mas ainda com os meus ex-discos, ainda ñ tive opurtunidades de por fotos dos salgados lol

gostava de todo tipo de conselhos/comentarios em especial sobre a calha e as bombas de circulação.

bem aja a todos, cumps

Fábio Silva

Editado por fabiarte

Fábio Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um aqua com 200x60x60, no qual fiz dois furos 1 de 50 e o outro de 40 que em principio era para ser o tubo ladrão, mas como pus uma bomba de retorno da eheim 5000+ e a ideia era usar a bomba a todo o gaz, tive então que por a queda da agua a fazer-se pelos dois tubos uma vez que só o tubo de 50 não dava vasam a bomba de retorno

Olá Fábio, tudo bem?

 

A tua bomba foi kitada? :)

 

É que no meu aquário de 600Lt's também tem sump com coluna seca, e lá dentro tem duas saídas de 40, e com a mangueira da bomba o mais curto possível, a minha bomba não consegue dar vazão ao buraco que tem (conversa esquisita :)), até tenho que estrangular com uma torneira.

 

Vê aqui o meu projecto de água doce (um pouco desactualizado)

http://www.aquariofi...l=&fromsearch=1,

 

Estranho isso. Será quem tem a ver por o teu ser água salgada e o meu doce?

 

Em relação à saída ladrão é pena teres de abdicar disso, pois dá mais segurança, eu no meu estou descansado com isso, pois na saída ladrão (que também serve para passar a mangueira do retorno da bomba) escorre toda a água no caso de o outro estrangular por completo, e para isso basta entrar lá para dentro um peixe ou outra coisa qualquer.

 

Continuação do projecto, pode ser que um dia vá para os salgados :)

 

Um abraço,

VC.

Editado por Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Valter, pois é só que isso no meu caso deve se dever ao facto de os furos estarem situados mesmo no topo do aquario onde a pressão exercida pela agua ñ é a mesma que um furo mais em baixo, comprei a bomba em segunda mão por isso quitada quem sabe lol, e mais digo a bomba esta a 140cm do nivel superior do aquario por isso é outro contra, mas a verdade é que esta como descrevi, quanto ao teu projecto esta muito fixe, tenho que aprender a postar fotos aqui nos topicos para depois puder mostrar o meu projecto, abraço e obrigado pela critica.

ja agora quanto as bombas vortech consegues dizer-me se a mp40 basta e sobra para o meu aqua ou a mp60 sera o ideal, abraço

Fábio Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal vá lá força aí, coragem, para as dimensões do meu Aqua basta-me a sunsun 12000 + a resum wave 15000 ou apenas uma vortech mp40 ou uma mp60 alguém que me ajude tendo em conta as dimensões do aquário, cumps

Fábio Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal vá lá força aí, coragem, para as dimensões do meu Aqua basta-me a sunsun 12000 + a resum wave 15000 ou apenas uma vortech mp40 ou uma mp60 alguém que me ajude tendo em conta as dimensões do aquário, cumps

Boas, tens um aquario muito grande acho que deverias por sempre 2 bombas, se não corres o risco de ter muito movimento perto da bomba e pouco movimento longe. em relação a quais as bombas... as vortech são referencia no mercado mas acho que com a sunsun 12000 + a resum wave 15000 ficas bem ...

 

Boas festas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok filipe obrigado pela dica, e assim sendo com a resun poupo muitos euros, a minha duvida era mesmo se chegam as duas bombas para o aqua, sunsun 12000lts e resun wave 15000lts sendo assim vou avançar para a resun, obrigado

 

Fábio Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok filipe obrigado pela dica, e assim sendo com a resun poupo muitos euros, a minha duvida era mesmo se chegam as duas bombas para o aqua, sunsun 12000lts e resun wave 15000lts sendo assim vou avançar para a resun, obrigado

 

Olá fabiarte

 

Perto de 40x o volume do teu àqua,também acredito que chegue...agora tens è que colocar cada uma no seu extremo do àqua...seja...na lateral dirtª colocas junto ao vidro trazeiro,na lateral esqª colocas junto ao vidro da frente,ou vice versa.Isto porque têem um leque muito aberto e chegam ao outro extremo (200) com pouco débito e assim consegues correntes aleatórias com intensidade que satisfaça todos os organismos.

Um abraço

 

Cjorgene

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok cjorge obrigado pela dica vou com certeza avançar para a resum wave 15000 e colocalas como indicastes e assim q consiga postar fotos aqui no tópico eu ponho umas fotos, abraco

Fábio Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok cjorge obrigado pela dica vou com certeza avançar para a resum wave 15000 e colocalas como indicastes e assim q consiga postar fotos aqui no tópico eu ponho umas fotos, abraco

Fábio Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Pessoal de volta com um pouco mais de esperiencia para deixar o testemunho de que o meu Aqua com 1 sumsum 12000 e 2 resun wave 15000 infelizmente não funcionou, tive de optar por tirar a sumsum e comprei a mp40 e a diferença foi da noite pro dia em breve compro outra, com as bombas como estavam estava sempre com algas e o fundo tinha pouca circulação, tinha surpresas com a amónia nitriria nitratos disparos e pessoal apenas uma vortech e 2 resum a coisa esta mais equilibrada mas tenho a certeza que com mais uma mp40 o Aqua vai ficar 100% e aí aproveitar as duas resum apenas para mexer o tecto da agua, abraco

Fábio Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais