O meu 1º aquario (fotos) Ajuda nas plantas


ricardoperdigao

Recommended Posts

Boa tarde pessoal.

Depois de andar a vaguear aqui no forum, eis que vos apresento o meu aquario. Este foi feito por encomenda com vidro de 8mm e mede 65x40x45. A calha de iluminação tambem foi idealizada por mim e feita na empresa onde trabalho :) Tem duas lampadas de 18W. Sei que deveria ter algo mais forte, mas destas lampadas é o maximo que consigo arranjar.

Apliquei um vinil preto no fundo para maior contraste.

Como substrato usei o JBL Aquabasis Plus e por cima areia de silica de 2-3mm. Para decoração arranjei 2 troncos de videira, os quais estiveram de molho em agua salgada cerca de um mês.

O meu filtro é um Tetratec que faz 700L/h e o termostato é Um EHEIM 150W.

 

Agora que tenho tudo montado e à espera de àgua, queria que me dessem uma ajuda na escolha das plantas. Tem de ser espécies pouco exigentes em termos de luz. Queria colocar uma cortina mais alta atrás, e depois queria algo mais baixo a sair por baixo dos troncos tipo erva.

Andei nos sites das lojas a ver e estava a pensar colocar a Microsorium pteropus atras e à frente usar algo tipo Pelia moss e Sagittaria subulata. Que aconselham?

 

 

dsc00545gm.jpg

 

dsc00546w.jpg

 

dsc00547uj.jpg

 

 

 

dsc00550kw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo para já parabéns pelo equipamento e pelo layout ficou muito bem.

penso também com essa luz ficas com luz media, penso que o pior e mesmo se quiseres tapetes...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bela calha, podes mostrar mais pormenores?

Agora deves arranjar umas portas para o armário para tapar filtro , tomadas, etc etc.

Se quiseres um conselho mudava a flauta do filtro para a lateral esquerda, cria um fluxo de água que varre a superfície e depois regressa por baixo até à saida. Assim como tens vai criar uma zona de menor fluxo do lado direito.

O Microsorium pteropus vulgarmente chamado de feto de java deve estar preso a troncos ou pedras, se pretendes criar um fundo verde aconselho-te valisnerias ou rotalas ou hz. Nos troncos podes colocar os fetos, anubias, musgos, etc.

Para a frente podes colocar as Sagittaria subulata.

Que fauna queres colocar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelos vossos comentários. Sim, essa ideia de mudar a flauta é boa ideia, só a coloquei naquela posição porque fica menos visivel com a calha por cima.

Quanto à calha é muito simples, mas o aspecto final ficou bastante bom. Assim que der ponho umas fotos mais pormenorizadas e umas imagens do projecto em 3d.

As plantas é que ando mesmo indeciso.... Falta-me conhecimento sobre variedades de plantas para poder escolher e decidir-me. Já agora, onde me aconselham a comprar as plantas? Já vi algumas que gosto na waterrevolution. Como é que funciona o envio deste tipo de artigos? Não faz mal tanto tempo de viagem?

Quanto à fauna gostava de colocar um casal de Ramirezis, uns neons, tambem gosto muito dos Kribensis, e uma equipe de limpeza. Ah e tenho um beta muito giro preto para lá colocar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

também recomendo as plantas cá do fórum nos classificados tambem pode por o que procuras passado um bocado tens a caixa de mensagem cheia ;)

 

abraços e já agora não estou muito dentro do comportamento dos betas mas sei que são muito territoriais e o mesmo se passa com os ciclideos e os ramirezi não foge a norma com os neons e a equipa de limpeza não tens problemas já com o beta nesse litros penso que vai sofrer muito eu não colocaria duas espécies territoriais...

 

quanto as plantas umas da minha preferidas é a blyxas japonicas um pé não ficava mal também gosto da eleocharis parvula apesar de não ter me dado muito bem com ela, tens os fetos java as anubias para poderes agarrar aos troncos, crescimento rápido tens por ex as Rotalas, isto é umas questão de gostos e de as colocares no sitio certo ;)

 

cumps

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este betta parece ser bastante pacífico, além disso estou a pensar criar algun esconderijos com as plantas de forma a terem todos a sua casa :D

Já agora, quando se compram plantas e peixes pela net, como é que é feito o envio destes? Dentro de garrafas com àgua? Quanto tempo podem permanecer os peixes em transporte?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal.... Isto esta dificil. Ja troquei duas vezes a agua do aqua todo. Ao fim de alguns dias começa a ficar amarelada, mesmo com o filtro a trabalhar... É o tronco que começa a tingir a agua... Será que vai deixar de o fazer???

Outra coisa que acontece é começar de criar uma película branca em redor do tronco, parece bolor... Ja o tirei e lavei todo, mas ja esta a criar novamente... O que será???

O tronco teve tratamento em agua salgada durante mais de um mês.... Será que foi insuficiente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.... Isto esta dificil. Ja troquei duas vezes a agua do aqua todo. Ao fim de alguns dias começa a ficar amarelada, mesmo com o filtro a trabalhar... É o tronco que começa a tingir a agua... Será que vai deixar de o fazer???

Outra coisa que acontece é começar de criar uma película branca em redor do tronco, parece bolor... Ja o tirei e lavei todo, mas ja esta a criar novamente... O que será???

O tronco teve tratamento em agua salgada durante mais de um mês.... Será que foi insuficiente?

 

Boas amigo isso é normal("tratamento mal feito") e não prejudica a fauna nem a flora, eu mesmo tive com o tempo passa, eu não esperei tirei-o fora voltei a fazer novo tratamento ferver(sem sal) dar um escovadela e aquário, nunca mais voltou... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.... Isto esta dificil. Ja troquei duas vezes a agua do aqua todo. Ao fim de alguns dias começa a ficar amarelada, mesmo com o filtro a trabalhar... É o tronco que começa a tingir a agua... Será que vai deixar de o fazer???

Outra coisa que acontece é começar de criar uma película branca em redor do tronco, parece bolor... Ja o tirei e lavei todo, mas ja esta a criar novamente... O que será???

O tronco teve tratamento em agua salgada durante mais de um mês.... Será que foi insuficiente?

 

Se tiveres um forno onde posso colocar os troncos a alta temperatura durante uns 15 ou 20 minutos era o ideal para tratar o tronco.

 

Caso não consigas, coloca no aquarios alguns Ottocinclus, camaroes amano, ou um pleco e isso com o tempo desaparece.

 

Penso que deves ter atenção à quantidade de fostato que a tua aqua tem, pra não teres algas.

 

Eu coloquei também um tronco desses e depois de tratado, tive muito fosfato no aquario, penso que eram libertados pelo tronco.

 

Saliento que mesmo tendo essa cor e libertando esse "bolor" não é prejudicial para os peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

não te preocupes com essa película. É perfeitamente normal ela aparecer e não é prejudicial aos peixes.

 

Esteticamente é feia e podes removê-la com uma mangueira, aliás pelo que ouvi dizer os SAE adoram isso.

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.