Ajuda com comunitário


Jota Pinto

Recommended Posts

Boa tarde

 

 

 

Antes demais não sei se estou a postar no sitio correcto mas é o seguinte.

 

Tou a montar um comunitário e é a primeira vez que monto um aquário.O aquário tem 100l ou 120l penso eu também não sei as medias dele mais tarde coloco aqui uma foto.O ph é neutro o kh e de 3 penso eu que seja pouco.

 

A fauna para já existente são: 2 escalares pequenos

6 barbos(4 tigres 2albinos)

6 neons negros

 

Já li muito mas as opiniões eram tantas que decidi experimentar e até agora tá tudo em harmonia os barbos apenas se divertem entre eles (e muito :roflroll2: ).Gostava de juntar mais um Ramirezi Azul Balão e um botia palhaço não sei se é aconselhável já pesquisei e fiquei confuso a mesma.

 

Quando for possível coloco uma foto e as medidas do aqua porque foi me dado por isso nao sei o tamanho dele nem a capacidade.

 

desde já obrigado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes demais obrigado pela ajuda.

 

O meu aqua mede 1 metro de comprimento 30cm de largura e 40 cm de altura.

Neste momento está despido pois não tem plantas porque não sei se compre falsas ou verdadeira, e já agora ando atrás de plantas que não necessitem que injecte co2 na água e não precisem de substracto fértil se é que isso é possível.

 

Quantos litros leva o meu aqua?sabem me dizer mais ou menos através das medidas

 

 

 

cump

Editado por Jota Pinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Leva 120 litros BRUTOS...

QUanto a plantas as naturais são mais bonitas e são melhores pois ajudam no ciclo do aquário. Podes colocar Fetos de Java, musgo de Java, Valisnerias, anubias, tens muitas na secçao do forum onde diz aquários Low tech. Tens lá uma lista de plantas

 

Penso que podes juntar secalhar um casal de ramirezis, mas tens de plantar ou criar esconderijos no aquario. E depois não coloques mais peixes. Eu ate te aconselhava a criares um cardume de peixes 10/12 da mesma especie, pois fica muito giro, mas tinhas de tirar ou os barbos ou os neons

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente com um cardume grande dois escalares e dois ramz ficaria bonito, mas não e conveniente ter peixes tipo limpa-vidros e peixes de fundo?sera que ficaria muito subcarregado o aqua?

 

Obrigado pelas ajudas tão a ser bastante preciosas para um iniciante este forum é 5 estrelas.

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para 120 litros a fauna que já possuis já é demasiado, e ainda te falta a equipa toda de manutenção.

 

Os escalares crescem muito, eu sei que agora devem ser pequenos e que depois se crescerem que os vendes ou dás etc...., mas eu por experiência própria com escalares depois de nos habituarmos a vê-los crescer e o seu comportamento e difícil nos desfazermos deles ( eu que o diga que tenho um para me desfazer dele e ando a adiar), se gostas de ciclideos americanos devias optar por ciclideos anões, o comportamento e idêntico e o porte são bem mais pequenos. Eles têm o mesmo comportamento com as posturas e o cuidados que os escalares têm.

 

A equipa de manutenção de um aquário é muito importante para a funcionalidade e para as reduções de manutenção humana.

 

Para 120 litros equipa de manutenção aconselho-te:

 

Coridoras no minimo 4

otos

caracois

 

Plantas sem dúvida nenhuma naturais.

 

Depois um cardume pequeno de neon negros, acrescentava mais 7, o os dono do aquário um casal de.......

 

Quando adquirimos peixes temos que ter atenção ao comprimento que atingem em adultos.

 

Se puderes colocar uma foto geral irás ter muito mais, concelhos e dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando for possível coloco uma foto, hoje não estou em casa.

 

Então se eu colocar a seguinte fauna:

4 coridoras

2 otos

2 escalares

2 ramirezis daqueles mais pequenos

9 ou 10 barbos tigres ou verdes

E retirar os neons, pois adoro os barbos

 

Acham que ficaria bem?

 

P.s. amanhã coloco uma foto

Editado por Jota Pinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos barbos não sei pois nao conheço bem a especie, mas por experiencia (que estou agora a ter) se colocares plantas no aqua de modo a criar tufos e esconderijos + algumas pedras podes ter a equipa de manutenção a vontade, + o casal de escalares e + o casal de rams, ate pk os escalares sao peixes de topo e os rams sao de fundo.

 

Agora é assim o escalar é um peixe de cardume, por isso achava melhor arranjares 4/5 escalares e deixare o casal de rams de parte. Pois os escalares vivem melhor em cardume, mas isso tu e que sabes.

 

Ps: Rams = ramirezis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu problema é a quantidade de litros que leva o teu aquário, 120 litros isto sem ser reais pois reais deve levar a volta de 100 a 110litros, e os 30cm de largura, eu sei que é difícil quando gostamos muito de uma certa espécie de peixes de não os podermos ter, mas ter escalares aí penso que não seja uma boa opção.

Depois á que ter em conta os parâmetros da agua para poderes ter uma família feliz, não sei se pensas-te nisso mas a escolha que fizeste em cima até se enquadra pois barbos e ramirezis o ph será de 6,5 e coridoras e otos de ph 7.0,

 

Os barbos estão "cotados" como sendo um peixe que gosta de mordiscar as barbatanas de outros peixes, cuidado com peixes de véu.Os ramirezis apesar de serem ciclideos podem vir a sofrer com os barbos, à quem diga com um cardume maior de 5 eles deixam de perseguir os outros peixes, mas não tenho experiência nem conhecimento para falar disso.

 

O cardume de barbos 7 já seria bom, visto teres pouco espaço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora é assim o escalar é um peixe de cardume, por isso achava melhor arranjares 4/5 escalares e deixare o casal de rams de parte. Pois os escalares vivem melhor em cardume, mas isso tu e que sabes.

 

 

num aquário com 40cm de altura em que o escalar adulto com as barbatanas ( igual aos meus que tenho de véu, tem 17cm ) não anda no topo do aquário, ocupa a coluna de agua toda, ou seja anda no meio do aquário para trás e para a frente e com 30cm de largura quase que não dá a volta. 40cm em altura também é pouco para um escalar adulto.

 

Barbos com escalares é ver as barbatanas dos escalares roídas quase de certeza ( não tenho experiência na junção destes dois tipos de peixes).

 

Faz a seguinte regra 20 litros por escalar...

 

No mínimo 40 litros para cada um, visto se tratar de um comunitário de 110 litros onde tem outro tipo de peixes não aconselho escalares, mas atenção é apenas a minha opinião.

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas

Cuidado... Na minha opinião vais ter alguns problemas, primeiro como aqui foi dito e nunca e demais frisar, os peixes crescem e os escalares vão ficar apertados .

E depois tens os “traquinas” dos barbos que vão andar sempre atrás dos ramirezis ou dos escalares e eles vão ficar com ás barbatanas num oito.

Na minha opinião se gostas mesmo muito de barbos, porque que não colocas barbos???

Tipo: barbo Cereja, Barbo verde, Barbo Conchonius e o Barbo Sumatra (tigre). Acho que irias ficar com um aquário bastante mexido e Colorido.

É claro esta é a minha opinião, não quer dizer que seja a melhor.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais