[DIY] Móvel Tekna430 (com tampa, T5 + LED, estrutura aço)


AirbornG

Recommended Posts

@ramparts

 

Os MPa (mega Pascal) são N/mm2 (Newtons por milimetro quadrado) e correspondem a 10,3 kg/cm2 (ou 10,3kgf/cm2 para os entendidos).

 

Precisamente uma das vantagens desta construção é o espaço. Se não nos importarmos de colocar umas travessas ali por dentro a estrutura pode ficar bem mais leve.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pois, tb eu queria isto mais adiantado...

 

Ontem fui às compras. As dobradiças já comprei mas 'o estabelecimento' onde fui tentar comprar o mdf folheado para o exterior estava fechado. À semana é complicado mas vou ter que arranjar um bocado senão isto n anda..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

depois de ver e apreciar o projecto e toda a conversa pergunto

Como pensas fixar a lateral superior que fica na porta?

E a tampa como fixas as dobradiças atrás uma vez que não tens apoio para a madeira

na minha perspectiva talvez a abrir para um dos lados em que tem todo o lado em madeira e podes fixar as dobradiças

e a lateral contraria assim como a ripa da frente e traseira colada ao próprio tampo e abrir tudo em bloco

não sei se me fiz compreender

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi completamente a tua solução mas percebi a dúvida.

 

Faltam muitos pormenores do desenho 3D. Alguns estão no desenho à mão mas admito que não se perceba bem :)

 

A tampa vai abrir como está represento no 3D. É a forma como posso ter um bom acesso (se levantasse só a parte de cima o acesso era mais alto) e ter a maior facilidade de abertura (articulando no lado mais comprido em vez de um mais curto, e sem as laterais, para ser mais 'leve').

 

Como vou conseguir isso:

- vou ter um perfil L em alumínio a contornar o interior da tampa, que está aparafusado às partes fixas do mdf e colado com silicone à aresta de cima do aqua. Em termos de peso a tampa fica toda apoiada do aqua, e fica fixa devido ao silicone.

- a articulação vou fazer com dobradiças que já comprei, tipo porta de armário, entre o topo da tampa e a parte longa de trás.

 

Espero ter sido claro :P

 

 

Entretanto já tive duas respostas de empresas que não cortam o mdf, só vendem a placa inteira e agora estou à espera de resposta de outras duas.

Além das placas terem 2750x1830 e não as conseguir transportar facilmente, a serra que montei não tem a qualidade de corte que pretendo para a parte exterior do móvel (e mesmo que tivesse teria também dificuladade em manejar uma placa tão grande..

 

Mais notícias logo que elas existam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O principal problema ia ser a dimensão da placa (para transportar e manusear para o corte). Prefiro também comprar já cortado em máquinas profissionais. O móvel é para ficar na sala, e depois de finalmente ter sido aprovado tem que ficar com um bom acabamento senão é recambiado para um canto qq ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu adoro o faça você mesmo e quando cortei o meu movel da minha casa de banho quando fiz as obras deparei com o mesmo problema tive mesmo de comprar um disco senão o contraplacado ficava um nojo com o disco diferente deu um aspecto muito mais agradavel e com a fita de colar escondeu as imperfeições todas .

Agora estou a pensar em fazer um pequeno para o meu movel onde crio as artémias. :pompomgirl:

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a procurar serras de disco e parece que serras muito mais indicadas para este trabalho sim. A que tenho é mais para corte rápido, sem qualidade...

Ainda assim não tenho como transportar as placas grandes inteiras mas já agora onde compraste a tua serra?

 

Essas artémias vão ter um resort antes da matança portanto ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá AirbornG, já vi que és daqueles que gostam de fazer tudo à medida, ehehe. e para mim começaste bem, aquele desenho ficou um espanto e o esqueleto em aço é sempre a melhor solução. Já no que toca a madeiras fiquei apreensivo com a solução de corte que arranjaste, tem muito cuidado com isso. Já pensaste em comprar a madeira no aki e pedir para cortarem, é de borla e ficavas com cortes limpos e já conseguias meter dentro do carro.

Fico à espera para ver como será a parte eléctrica.

Agora um aparte, quando vi o teu desenho imaginei logo que encostasses a lateral a uma parede, acho que ficava um espectáculo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol, quando vi tua foto pensei: 'mas eu não coloquei aqui a minha foto!!' Tá muito desfocada e podia ser muita gente, incluindo eu :P

 

Obrigado pelos elogios.

O corte serviu muito bem para o mdf de dentro. Embora a serra não fosse a mais indicada (sei-o agora) ficou bem o suficiente.

O aki não vende mdf folheado (revestido a folha de madeira verdadeira, não a vinis com impressões a imitar madeira), nem as outras cadeias de bricolage, por isso tenho que recorrer a casas especializadas mesmo.

 

A parte eléctrica não vai ficar tão 'clean' como algumas que tenho visto por aqui mas vai ser (se eu conseguir e lá chegar) das mais complexas, porque o DIY é um hobbie em si mesmo :P (e mais não digo)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostaste da foto ehehe, não dá para por com mais qualidade e assim não assusto ninguem :tongue: .

 

Nunca tinha ouvido falar em mdf folheado, nem percebo a utilidade, o mdf normal com água apodrece e se queres folheado porque não usas aglomerado, é mais leve e mais barato.Também podias optar por colocar painéis de acrílico ou pvc com iman para aderir à estrutura de metal, simples e com acabamento clean.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a maior parte dos móveis de 'madeira' são de mdf folheado.

 

Os móveis da sala são todos em wengue ou carvalho escurecido. Também prefiro de longe a madeira natural a qualquer material sintético ou imitação de madeira.

Quanto ao mdf vs aglomerado, o mdf é muito melhor e em folheado a diferença de preço é insignificante (conta muito mais o tipo de madeira do folheado). Quanto ao material está mais que decidido, com convicção :)

 

Finalmente quanto à água, vou aplicar um bom verniz e nas zonas problemáticas isolar com silicone preto. Estou confiante que não vai haver qualquer problema e que o móvel vai ficar para os meus filhos (ainda em projeto só tb ::D: )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas só agora vi o coment mas acho que a minha comprei na rua do almada no porto lá tem muito material de ferragems.

quanto á madeira não me preocupava muito só no aspecto final como é o caso visto que nunca vais tem problemas de fragilidade com apodrecimento arranjas só umas sobresselentes por precaução, e um dia mais tarde é como nos carros tiras uma lateral e aparafusas outra :)

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Então como vai o projecto?

A estrutura original foi alterada ou essa é toda feita de raiz?

 

O aqua de 430l foi e agora tenho uma brincadeira mais pequena. Pode ser que ainda volte a comprar qq coisa de jeito.

 

Abr. e boa sorte com o projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Sei que estou há muito tempo sem dar notícias mas isso porque não queria alongar muito o tópico com comentários sem apresentar resultados :)

As coisas estão a evoluir e quando estiver mais avançado faço uma atualização como deve ser com muitas fotos :D

 

Para já podem dar uma ajuda no layout!

 

Quanto à serra de disco comprei uma Bosch no AKI por 20 e tal €s que faz um corte muito melhor e também dá para alumínio. Não foi barata mas é boa e é uma contribuição para a enorme artilharia de ferramentas do meu pai na qual não falta nada! (faltava só este disco :) )

 

A madeira acabei por comprar contraplacado marítimo folheado a carvalho na Manuel Alfredo Marques & Filhos Lda. Não tinham o mdf nas medidas que tinham orçamentado e como eu já tinha os planos feitos fizeram um preço aceitável. Gastei em duas placas de 2500x1250x15mm cortadas em bué bocados e 50 m de fita 20mm com cola cerca de 160 e tal €s.

 

@Hugo Duarte

Boas! Pois é o teu aqua está "de molho" ainda :P

A estrutura ainda está a servir de apoio ao aqua mas para este móvel acabei por fazer uma estrutura de raiz. A tua não dava para abrir as portas como eu queria e como trabalho numa metalomecânica tive alguma facilidade. Demorei foi um tempão a desistir de usar a tua porque afinal de contas estava prontinha :D Mas decidi que este projeto seria feito sem cortar caminho para me poder orgulhar do resultado final.

 

Boa sorte também para o teu projeto e futuros, porque o bichinho não morre facilmente :D

Editado por AirbornG
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois Já lá vai um tempinho mas estas coisas levam nos o dinheiro já não chegava a troika , :) mas como podes constatar a serra de dentes mais finos faz um trabalho mais limpo e profissional,eu tambem ando com uns Diy as voltas com as duas armaduras do aqua ,para as por suspensar e tentar provar o mito de 1 watt por cada litro se realmente há diferença no crescimento das plantas,Agora só falta fotos desse movel ai todo catita Abraço

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Parabens pelo projecto está deveras interessante. Sempre conseguiste alinhavar o móvel?

Novidades? Dificuldades técnicas? Fotos?

Coragem amigo a persistência é uma virtude que dá frutos doces.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Com mais de 2 anos de atraso cá venho eu mostrar o projeto terminado.

 

Na verdade foi terminado poucos meses depois, no final de Junho 2012, mas o projeto consumiu tanto tempo e teve tantos passos que eu queria fazer aqui uma descrição passo a passo. Mas nunca arranjei tempo para o fazer... lá diz o ditado: 'o óptimo é inimigo do bom'

 

Recentemente vi num site que costumo acompanhar, o Instructubles, um concurso sobre DIY relacionados com aquários que junto com alguns prémios foram a motivação que faltava para escrever um 'relatório' passo a passo deste projeto. E não é que ganhei mesmo :)

 

Podem consultar o DIY (em inglês mas com muitas fotos) em http://www.instructables.com/id/Build-an-aquarium-that-looks-good-on-any-living-ro/

 

Peço desculpa pela demora, mas espero que concordem que mais vale tarde que nunca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...