Ciclideos africanos em aquário de 200L


Recommended Posts

Bom dia,

Acabei de adquirir um aquário de 100X40X60 (Comprimento X largura X altura). A minha intenção é montar um aquário de ciclideos do malawi, mas por aquilo que tenho lido são peixes muito territoriais e agressivos, principalmente em época de reprodução. Acontece que o espaço que tenho disponivel na sala para o aquário não me permite ter um aquário maior.

Já coloquei a hipotese de em vez de peixes do malawi colocar do lago tanganica, mas por um lado estas espécies não são tão bonitas e por outro penso que é mais dificil conseguir as caracteristicas de água necessárias uma vez que requerem um PH muito alto.

Gostaria que me ajudasem na escolha da melhor opção para o aquário que tenho.

Desde já o meu obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Um malawi nesse aquário é um pouco curto. Pode tentar pesquisar por ciclideos do tanganyika, que vai perceber que também têm os seus pontos de interesse, se fizer uma pesquisa correcta de certeza que perde essa ideia de que "não são tão bonitas" ;)

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta.

Já estou a ver que tenho de optar pelos ciclideos do tanganyika. Que espécies me aconselha?

E em relação aos parametros da água, como posso elevar o PH. A minha água da torneira tem um PH de 7.5

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joaquim pode por malawi aí. Os do tanganyika é que conseguem ser piores. Os ciclideos do lago Malawi são bastante previsiveis nas suas necessidades e compatibilidades. São por assim dizer, por regra, menos exigentes que os Tanganyika, pois o lago é menor. Eu nas minhas pesquisas, verifiquei que os do lago Tanganyika é que são por norma mais agressivos. O que o Tanganyika tem de excelente é a maior diversidade de ciclideos, pois é um lago mais antigo. Mas também tem ciclideos mesmo muito bonitos.

 

Para elevar o pH e enriquecer a água, apenas precisas de colocar conchas partidas num dos baldes do filtro externo. Filtro externo com bons L/H é uma necessidade.

 

no Malawi as regras são também bastante simples.

- areia fina. Por norma usa-se areia fina de silica (também denominada areia de ciclideos)

- rochas. muitas rochas, algumas tocas. formar diferentes territorios com elas.

- podes misturar as espécies que quiseres, por norma, terás de ter em conta, a agressividade das espécies que compartilham o aquário, a alimentação e a semelhança. peixes de cores iguais sendo espécies de Mbunas diferentes, não são permitidas num Malawi devido ao perigo de hibridos. Em relação aos utakas podem ter a mesma cor dos Mbunas, mas só podes ter uma espécie por género. Isto é só podes ter um aulonocara por ex. Malawi é perfeitamente compativel com Vitoria.

- A maiorida da agressividade num Malawi é intra-espécie, logo deves sempre adqurir um grupo de peixes da mesma espécie, não menos que três. Nada de casal. Isso não funciona.

Em Malawi que podes colocar aí.

 

Mbunas:

Cynotilapia afra (variadissimas populações à escolha conforme o gosto)

Acarichthys labrosus

Cynotilapia axelrodi

Cynotilapia sp. "Lion"

Cynotilapia sp. "Chinyankwazi"

Cynotilapia sp. "Blue and Blue" (Mandalawi)

Cynotilapia sp. "elongatus mdoka"

Cynotilapia sp. "Mbamba"

Gephyrochromis lawsi

Gephyrochromis moorii

Gephyrochromis sp. "patricki"

Iodotropheus sprengerae

Iodotropheus stuartgranti

Labidochromis caeruleus (variadissimas populações à escolha conforme o gosto, mais populares são os Lion's Cove)

Labidochromis chisumulae

Labidochromis joanjohnsonae

Labidochromis sp. "Perlmutt"

Labidochromis textilis

algumas espécies de metriaclima tais como:

Metriaclima aurora

Metriaclima sp. "chinyankwazi"

Metriaclima sp. "daktari"

Metriaclima flavifemina

Metriaclima glaucos

algumas espécies de pseudotropheus tais como:

Pseudotropheus sp. "Acei" (Msuli)

etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dark Avenger que espécies tinhas? não há qualquer motivo logico ou fundamentado para ser mono-espécie. Desculpa, mas avaliaste mal a necessidade dos teus peixes. Escolheste provavelmente as espécies erradas para o aquário em questão. saulosi não é para este aquario. Labidochromis caeruleus sim é.

 

rpetindo: podes ter várias espécies de Malawi no aquário em questão, desde que claro, tenha em atenção o numero exagerado de peixes como em qualquer aquário, se bem que pode ter o aquario ligeiramente sobrepovoado, com atenção constante à agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Quo. Pelo que sei podes ter alguns cicl. malawi. são agressivos? Sim. Mas entre eles não há muito problema. Se vais colocar outras especies é que tens que ter muito cuidado porque eles atacam tudo sstressando os peixes que deixam de comer e morrem.

 

Há muitos pexes agressivos que com a mesma especie podem estar juntos.

 

Mesmo que haja porrada não te preocupes em demasia.

 

É uma boa escolha como disser o Quo são mais "faceis" de manter ( não recomendo a principiantes ) e muito bonitos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joaquim, o que te aconselho é pesquisa, e muita! Claro que podes ter malawi nesse aquário, até podes ter num de 15litros, se te der para isso, não te garanto é que o resultado seja muito positivo... O que eu disse é que era curto, e se queres que os animais "vivam" e não "sobrevivam", num aquário um pouco maior seria uma opção mais viável... Acredita que 20cm a mais iria ser suficiente para veres comportamentos e cores bem diferentes das que vês num de 100cm de frente.

Mais uma vez digo, em vez de estares aqui a ouvir opinião deste e daquele, faz tu a tua pesquisa, perde umas horas boas nisso, vai a mais fóruns, sites, lê livros e revistas, se possível, e logo tiras as tuas conclusões. ;)

Boa sorte com tudo

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que o pessoal nos foruns informa-se pouco e depois emitem mitos ou baseadas em experiencas mal efectuadas. o aquario maior funcionará para acalmar espécies mais agressivas, dando mais espaço podes por mais peixes NADA MAIS. Não há razoes para um aquario maior dar mais cor aos peixes só se tiveres dois machos que precisem do territorio, assim sim, poderás ter dois machos dominantes, um em cada canto. 120 serve para colocar mais umas espécies que não podes num de 100 m. Mas não servirá para outras, que necessitam de 150 ou até 200 cm.

 

sobreviver é o que fazem na natureza, não há motivo NENHUM para dizeres que num aquario de 100cm não viverão, bem pelo contrário prosperam. Manter ciclideos africanos é bem mais fácil que manter ciclideos centro-americanos ou sul americanos e até várias outras espécies de peixes.

 

O que emito não são simples opiniões de base pouco ou nada fidigna, isso é o que alguns fazem constamente, criando ou espalhando ideias mal concebidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei a que "pessoal nos fóruns" te referes, mas nada que eu disse foi baseado em mitos, experiências mal efectuadas, nem são opiniões de base pouco ou nada fidedigna. Felizmente sou uma pessoa que gosta de se informar e é isso que faço, e foi isso que recomendei ao Joaquim (não só em fóruns, como se pode ler).

Eu não disse que em 100cm não iriam viver... E sei que prosperam, os mbunas até prosperam em 40cm, se for preciso...

Enfim, espero que o Joaquim pesquise e acabe por tirar as suas próprias conclusões! ;)

 

Em relação a este bate-boca, dou por terminada a minha intervenção neste tópico, respeito o Quo como aquariofilista, já lhe dei os parabéns por projectos seus e espero que continue sempre com projectos aliciantes.

 

Boa sorte com o projecto, Joaquim :)

Editado por jcd_aqua

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo com esta ultima opinião, faz uma pequena pesquisa e verás que esse aquário não é o mais indicado para mbunas, acredita tenho os mesmos peixes que tinha no aquário de 1 metro, num novo de 150 cm e os peixes estão muito mais calmos, sem problemas de agressividade ou mortes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Agradeço todas as opiniões, foi para isso que coloquei este tópico, para ouvir o que as várias opiniões e puder tomar a melhor opção. Tenho andado tambem a ler sobre o assunto e confesso que ainda não tenho opinião formada sobre o ciclideos que vou optar. Tenho encontrado opiniões diferentes, o que não me ajuda a decidir :)

Pelo que me apercebo, na generalidade os do malawi costumam ter dimensões maiores, mas também é verdade que os peixes crescem de acordo com o espaço disponivel no aquário. Para se direccionar melhor as opiniões de quem já participou e de quem ainda venha a participar neste tópico, o que procuro é ver no aquário além de peixes coloridos e bonitos, especies com formas diferentes e com personalidades diferentes. O interessante é poder observar a beleza dos peixes associada aos seus deferentes comportamentos. Não sei se encontro isso mais nos do lago malawi ou tanganyika. O que me têm dito é que em termos de formas, os do malawi são todos muito parecidos, havendo variantes a nivel de cor e que os comportamentossão muito semelhantes. O que me têm a dizer sobre isso?

 

Obrigado mais uma vez pelos vossos comentários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao tamanho dos peixes não se pode concluir nada. O que o pessoal se baseia para sugerir tanganyikas ou se nao se baseia, se baseiam em opiniões baseadas de terceiros é devido ao Tangayika, que por causa da sua diversidade, tem inclusive espécies bem pequenas, os conchicolas e outros, mas também tem espécies monstruosas.

 

No Tanganyika há bem mais diversidade de formas e de comportamentos, por se tratar de um lago mais antigo e estável.

No Malawi os peixes são, praticamente, todos incubadores bocais, sem elo entre macho e fêmea. No Tanganyika já não é bem assim. São regras diferentes, onde fazer um aquário mono-espécie faz sentido, não nos Malawi, excepto para questões que atrás descrevi.

 

tenho Malawis ha muito tempo em 100 cm, tudo pacifico e excelente. Só tive um problema quando coloquei lá um petrotilapia que foi vendido como sendo cynotilapia. A questão é tal como disse, a agressividade típica de algumas espécies, espécies essas que deves evitar, tal como os Salosi, que não é uma espécie que te fará falta, não te faltam alternativas tão boas ou melhores. Juntar as espécies acima referidas: Salosi e Labidochromis caeruleus é de alguém que não faz a minima do que está a fazer. Por isso é que as pessoas devem-se informar de antemão. Porque de resto, é bem fácil.

 

Manter Malawis é bem mais simples que manter escalares ou discus. São muito mais resistentes, é bem mais fácil criar, são bem menos propensos a problemas com amonia, problemas intestinais ou outros. O que os ciclideos africanos têm, é cores bonitas constantes (ao contrario dos americanos que variam muito), são peixes hiperactivos e peixes bem constituidos. A juntar a isso, a facilidade de manutenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo, já percebi que no teu caso, preferes os ciclideos do malawi, ou estou errado?

Desculpa a minha pergunta, o que queres dizer com "incubadores bocais"?

Em termos de comportamento posso concluir que os ciclideos do tanganyika pela sua diversidade conseguem ser mais diferentes e formam casais, enquanto os do malawi é como se costuma dizer "tudo ao mólho" :) ....estou certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso: conheço bem os ciclideos do Malawi e não tão bem do Tanganyika, se bem que já li e gostei de ler livros sobre cada um dos 3 lagos. Já tive um do Tanganyika, mas restringi-me por questões de compatibilidade aos do Malawi e Vitoria. A minha preferência vai para os Haps/utaka característicos do Malawi e do Vitoria, são um bocado diferente dos mbuna, é a forma destes peixes que mais me atrai e não a coloração, pois muitos deles até demoram bastante a colorar. Cada um vai afunilando para os seus gostos. Penso que se gostas de diversidade de aspectos, deves ir para Tanganyika.

 

No Tanganyika também existem também ciclideos incubadores bocais (em que os pais, normalmente a mae cria os filhotes na boca durante várias semanas, e durante esse tempo nem se alimenta), estes ciclideos não precisam de formar casais, normalmente o macho é bonito para atrair a femea, e no final de conseguir o que quer, cada um vai para o seu lado, e todo o fardo está nas costas da femea. O territorio que eles possam criar, tem a ver com a zona de desova e a zona alimentar. Existem também ciclideos que desovam em toca e que desova em cova, estes por norma formam casais. Todas estas formas diferentes de procriação e a antiguidade e dimensão do lago criam ciclideos com comportamentos e aspectos diferentes.

 

O facto de se colocar varias espécies ao molho em aquarios Malawi, deve-se a que:

como não criam casais, eles não definem territorio para criar os filhos, definem uma zona/pedra para atrair a femea, uma toca favorita, ou zona de alimentação favorita.

Não existem elos entre macho e femea e por sua vez um territorio que o casal defende.

usa-se o numero de peixes para reduzir problemas entre peixes. Isto é, se um peixe é mais agressivo (que quer acasalar ou dispersar rivais), ele pode descarregar a agressividade em peixes diferentes e não sempre no mesmo.

Depois no lago é assim, vivem assim, peixes com cores diferentes e em grande quantidade todos juntos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto de diversidade e à medida que vou lendo e falando com quem entende, vou percebendo que os tanganyika têm mais diversidade que os do malawi, mas nas lojas onde vou não sei porquê, vê-se muito poucas especies tanganyika e vê-se mais do malawi....será que é uma "moda"?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora concordo com o Dark Avenger. São muito mais baratos no forum. E, o pessoal é sério.

 

A popularidade dos Malawis é que são peixes com cores muito vincadas, sempre permanentes, ao contrário de ciclideos de outras paragens, fáceis de manter. E, os aquarios malawi também são bastante multicolores, vistosos e elegantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu como já mantive quase tudo... vou dar a minha opinião!

 

Concordo com o Quo quanto aos "mitos", porque existem muitos. Mas discordo que se devam manter Malawis em aquários com menos de 120 cm de frente (e pelo menos 50 cm de fundo e altura). É evidente que existem excepções em todo o lado, e existem Mbunas pequenos que podem ser mantidos. Agora Haps, desaconselho vivamente. Mais tarde ou mais cedo dá asneira.

 

No teu aquário, se efectivamente queres avançar com Malawis, então o meu conselho vai para um monoespécie e neste caso descarto os caeruleus (crescem bastante para esse aquário). Sou um pouco suspeito nesta opinião, mas eu colocaria um monoespécie de saulosis. Sinceramente, dos mbunas que já mantive são claramente os menos agressivos.

 

Se optares por fazer um biotopo do Tanganyika, então aí tens diversas opções. Podes colocar uma ou duas colónias de conchiculas e mais duas espécies de rock dwellers (pesquisa na net as diversas opções que tens).

 

Independentemente do lago acho que não te deves preocupar em demasia com os parâmetros da água. Acima de tudo aposta na estabilidade do aquário. Colocar areão de coral ou conchas partidas no filtro é uma boa ideia, mas andes a tentar fazer subir o pH com produtos quimicos. Podes colocar um pouco de buffer - 2 colheres de sopa de sulfato de magnésio e 1 colher de sopa de bicarbonato, por cada 100 litros de água.

 

Além dos parâmetros quimicos é preciso pensar na qualidade da água. Colocar 2 filtros externos é boa ideia, quer para um lago quer para o outro, mas essencial, no meu ponto de vista para manter malawis.

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

Ainda não tenho o aquário porque a pessoa que mo vai vender ainda não mo pôde dispensar, por isso ainda não comecei a preparar nada, mas tenho pesquisado e tenho lido os vossos comentários que muito agradeço.

Como disse inicialmente estava inclinada para o lago malawi. A maioria das opiniões que já tive realmente dizem que o minimo para estes peixes é ter um aquário com 120cm, mas também me dizem que é possivel ter uma ou duas especies, mesmo três desde que sejam bem escolhidas tanto pela sua agressividade como pela compatibilidade entre as especies, tentando colocar especies destintas em termos de coloração.

Ainda anda em fase de estudo :)

Tenho procurado ver os peixes ao vivo nas lojas para ver melhor as suas cores e comportamentos, para ver se assim me ajuda a tomar uma decisão.

 

Mais uma vez obrigado a todos pela participação neste tópico, que embora tenha sido colocado por mim, estou certo que poderá ajudar outras pessoas a esclarecer algumas duvidas.

 

Um abraço

Joaquim Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais