Akadama preciso de informação/ajuda sff!


pintttt

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aquario de 120L comunitário.

 

Equipamento:

Calha com 3 Lâmpadas de 39w, uma aquastar 10K, uma GROLUX e uma de 6500k...

Filtro eheim 2213 com esponjas e lã de vidro

 

Fauna:

2 Corys Juhli

5 danios zebra

5 tetras cardinal

4 guppys

1 betta

 

Flora:

Limnophilo sessiflora

bolas de musgo

valisnerias

e 2 cujo nome desconheço mas que tenho desde o inicio

 

Aconteçe que ha uns tempos para cá, começei a ter altos problemas de algas, daquelas castanhas nos vidros e nas plantas umas verdes que se agarram as folhas ... e desde então que a flora tem andando muito mal...e o pH anda sempre muito alto apesar das tp's frequentes e da sera nitrivec

 

Ja ha muito tempo que ando a pensar mudar o meu areão normal para akadama, pois segundo me disseram resolveria o problema das oscilações de pH e tambem é um optimo substrato para as plantas. coisa que o meu areão não deve ser com certeza.

 

Gostaria de saber conselhos em como devo "instalar" a akadama e quanto tempo deve ficar a "ciclar" e como devo lavá-la , cuidados especiais a ter e se devo colocar algum JBL aquabasic plus que sobrou a um amigo meu por baixo da akadama?

 

Toda a ajuda e conselhos são benvindos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tinha mais plantas mas morreram ha uns meses....tmb devo acrescentar que não uso CO2 talvez seja essa a raiz do problema...li nalguns sites que CO2 a menos também cria algas...a minha ideia era instalar a akadama que me ajudaria a estabilizar o pH para niveis mais acidos e estaveis, e ajudar tmb o crescimento das plantas e adicionar ao aquario CO2 DIY....

Editado por Andre Filipe Pinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá não me parece que tenhas luz a mais para os litros, isso dá um racio +/- de 1w/. Podes ter é iluminação a mais para a quantidade de plantas, nutrientes e co2.

 

Sabes ou deves saber que existe uma relação directa entre as 3 coisas anteriores.

 

A akadama não é totalmente inerte, tem alguns micro nutrientes mas demora a libertar e não serão em grande quantidade, por isso podes colocar o plus por baixo com uma boa camada de akadama por cima.

 

A akadama ajuda a estabilizar o pH por volta dos 7.

 

Mas se poderes tenta ir para outro substrato tipo Elos ou Ada são mais caros mas melhores.

 

A resalva sobre a akadama é que vai acabar por se desfazer mas ainda demora.

 

Quanto tempo têm as lâmpadas? Um ano de uso e deves pensar em trocar.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, tambem achei que ter +- 1W por L era o ideal...Se bem que as lampadas realmente devem estar a fazer um ano...

 

Eu só tenho algum receio de por o basic plus por baixo pq sempre q mexo no areao tenho receio que aquilo se liberta em demasia para água....e faça um alga-boom ... quanta akadama devo por em cima do basic para esse problema ser menos frequente?3-4cms?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A akadama é um excelente areao para plantados mas para esses problemas de algas devias pensar numa equipa de limpeza melhor, tenta arranjar uns limpa vidros e uns caracois para comer as algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fixe sou capaz de tentar de arranjar umas ampularias e uns desses trompetas. A cena é que ha uns tempos arranjei e morreram todos lol...

 

 

Alguem me pode dizer, quanto tempo o aquario precisa de ficar a ciclar depois de colocar akadama?

 

E se colocar o substrato fertil : aquabasic plus por baixo, qts cm's de akadama devem ficar por cima para não haver desgraças?

 

Para a semana devo colocar a akadama :D

Editado por Andre Filipe Pinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se aproveitares 50% da agua nao precisas ciclar, é como se fosse um tpa de 50% da agua.

 

os trompeta(melanoides tuberculata) aguentao tudo e mais alguma coisa, as ampularias sao algo sensiveis ao ph, tens de ter atenção a isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa eu sei. mas tencionava por água toda nova com nutrafin cycle ou assim, pq ja que o meu aquario ta cheio de algas talvez fosse boa ideia trocar a água toda...Tenho outro aquario de 60L e deixava os peixes la uns dias.

 

Ya mas e se eu tiver substrato fertil por baixo da akadama? será boa ideia esses melanoides tuberculata? não me levantaram aquilo tudo, ou pior, morreram por causa dos quimicos concentrados no fundo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao o ciclo é o normal 2 semanas deve ser o suficiente, quanto ao areao os melanoides vao revirar tudo, eu so tinha akadama quando tinha aqua de agua doce.

 

ve aqui:

http://www.youtube.com/user/Aquasplender?feature=mhee#p/a/u/1/GRAZ1W_XeHU

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Com essa luz toda sem CO2, na minha opinião, só vais conseguir fazer crescer algas. Eu aconselhava-te ou a reduzir para metade a luz ou a meter CO2. Uma terceira opção seria também reduzir a luz (tirar uma lâmpada) e por CO2. É mais que suficiente.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para mim tens o conjunto de cores nas lampadas perfeito, e que criam uma belissima aparencia no aquario.

por mim não tiravas a lampada, metia sim o co2 e plantas de crescimento rapido para competirem com as algas.

deves ter demasiados nutrientes para as plantas que tens , depois BOMM algas!!!

1º passo limpa o areão, mete co2 , plantas de crescimento rapido , e 8 horas iluminação

2º passo fertilizar pelo menos com potassio e ferro

embora cada aquario seja um mundo ,quase que posso jurar que vai melhorar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais