urgente Ajuda constituição do aquário/peixes mortos


Recommended Posts

Bom dia a todos,

 

decidi recomeçar este hobbie, mas necessitava da vossa ajuda.

Então aqui vai, já à alguns anos tive um aquario plantado, com uma serie de peixinhos lindos, com plantas muitos vivaças... tive-o durante uns bons 3 anos, mas devido ao surto de uma praga qualquer morreram-me os peixes todos e plantas... no decorrer da semana passada dirigi-me a uma loja de animais para comprar ração para o meu cão, qd vi um aquario incrivel, desde a decor aos peixes, e então fez-se o "click" e decidi recomeçar este hobbie à muito perdido. assim decidi pegar no meu antigo aquario,( em baixo deixo as especificações), termostato e pedra difusora e começar a montar tudo outra vez.

Neste momento tenho:

aquario 55 cm - comprimento

25 cm - profundidade

29 cm - altura

termostato

filtro: aqua pro M200 interno

200 l/h

5 watt

3 fundos distintos: areão normal

pedras pequenas basalto preto

areia fina branca

comida: tropic mix da aqua pex

tratamento agua: aqua safe da tetra

neste momento tenho o aquario a funcionar com o fundo em basalto e plantas artificiais, o problema é que já meti peixes, e neste momento o cenario é este:

Agua turva

6 neons mortos

1 moly balão branca morta

1 moly branco morto

1 tetra olhos de fogo morto

2 molys negros a ficarem choquinhos

4 platys a ficarem choquinhos

a temperatura está a 25/26 graus

 

o que faço para salvar os restantes?

Sendo que hoje fiz uma TPA de 40%

Outra questão que tenho é a seguinte, o filtro faz uma corrente desgraçada dentro do aquario, os peixes gostam disto ou n?

É que a mim da-me a impressão que eles querem parar mas não podem.

Se tiverem outras sugestões como alterar fundo,fazer tpas, colocar plantas vivas, luz, etc... é tudo bem vindo.

aguardo respostas com alguma urgencia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello,

 

Não referiste se deixaste o aquário ciclar ou não? Mesmo ciclado, com esse volume de peixes, era coisa para serem adicionados ao longo aí de 4 a 5 semanas, portanto, mesmo que estivesse ciclado, se foram adicionados "em barda", terá sido praticamente o mesmo do que não o ter ciclado.

 

Se o filtro faz muita corrente podes fazer 2 coisas: virar a orientação do mesmo para que faça a corrente principal quase directo ao vidro mais próximo, se o tiveres apontado ao vidro mais distante, a corrente não dispersa e será maior; ou então podes usar qualquer coisa que sirva para dispersar a corrente, como por exemplo uma mangueirita de alguns centímetros que seles no fim e faças n furos ao longo da mesma, e colocas isso à saída do filtro.

 

Se tens a água do aquário com basicamente os mesmos parâmetros que sai da torneira, podes apostar em reforçar as TPA's, algo como 3x por dia de 15 a 20% da água (sem esquecer claro de não aplicar a água directa da torneira, mas após as 24h mínimas de repouso) e tenta minimizar a diferença de temperatura.

 

Quanto aos defuntos, tens mais alguma coisa que possas dizer? Doenças visíveis, barbatanas maltratadas (antes de morrer), etc... ? Se simplesmente ficaram mais apáticos, a rondar o topo do aquário (ou encostados ao fundo quase estáticos) e a mover-se duma forma mais "cambaleante", acho que não há muito mais a dizer senão: sobrepovoção/qualidade_da_água.

 

[],

Kharys

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Kharys,

 

Não sei bem o que queres dizer com ciclado, mas mantive o aquario com agua trabalhar durante 48 h antes de colocar os peixes.... tvz não seja suficiente.

Qt ao filtro, mudei a orientação, mas a partir daí começaram a ficar chocos, coloquei o tal tubinho furado, mas faz muita corrente, não tanta, é verdade, mas ainda faz algum reboliço, por isso é que perguntei se eles gostam de corrente ou não??? se me puderes ajudar agradeço.

Qt aos tpas, vou proceder da forma que me indicas, no entanto queria deixar de as fazer tão regularmente, o que me aconselhas a fazer para mudar as características e aproximar os valores da agua dos valores indicados para os peixes?

Qt aos defuntos, sem marcas, sem nada, simplesmente ficaram mais apáticos, a rondar o topo do aquário e/ou encostados ao fundo quase estáticos, a mover-se duma forma mais "cambaleante"... bem não há nada a fazer.

Kharys, se me puderes ajudar com dicas, que material comprar, como proceder, para transformar este aquario num "oasis" para os peixes, agradeço.

Fico a aguardar.

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello,

 

Não referiste se deixaste o aquário ciclar ou não? Mesmo ciclado, com esse volume de peixes, era coisa para serem adicionados ao longo aí de 4 a 5 semanas, portanto, mesmo que estivesse ciclado, se foram adicionados "em barda", terá sido praticamente o mesmo do que não o ter ciclado.

 

Se o filtro faz muita corrente podes fazer 2 coisas: virar a orientação do mesmo para que faça a corrente principal quase directo ao vidro mais próximo, se o tiveres apontado ao vidro mais distante, a corrente não dispersa e será maior; ou então podes usar qualquer coisa que sirva para dispersar a corrente, como por exemplo uma mangueirita de alguns centímetros que seles no fim e faças n furos ao longo da mesma, e colocas isso à saída do filtro.

 

Se tens a água do aquário com basicamente os mesmos parâmetros que sai da torneira, podes apostar em reforçar as TPA's, algo como 3x por dia de 15 a 20% da água (sem esquecer claro de não aplicar a água directa da torneira, mas após as 24h mínimas de repouso) e tenta minimizar a diferença de temperatura.

 

Quanto aos defuntos, tens mais alguma coisa que possas dizer? Doenças visíveis, barbatanas maltratadas (antes de morrer), etc... ? Se simplesmente ficaram mais apáticos, a rondar o topo do aquário (ou encostados ao fundo quase estáticos) e a mover-se duma forma mais "cambaleante", acho que não há muito mais a dizer senão: sobrepovoção/qualidade_da_água.

 

[],

Kharys

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello,

 

48h não é de facto minimamente suficiente para completar o ciclo do azoto. Procura por "ciclagem" ou "ciclo do azoto" que vais encontrar toda a informação. Em suma, para teres o "ciclo feito", precisarias de ter o aquário em funcionamento durante pouco menos de um mês, apenas deitando quantidades mínimas de comida não tendo lá peixes, ou tendo apenas 1 peixe assim dos mais resistentes. A quantidade de peixes que lá colocaste, como disse, deveria ter sido adicionada gradualmente num período de cerca de 4 a 5 semanas no mínimo, isto num aquário já ciclado. A questão é que mesmo ciclado, a colónia de bactérias é mínima, e só vai crescendo conforme adicionas também os peixes, é tipo "procura e oferta", quanto mais amónia, mais bactérias, até esgotar a capacidade do filtro (depois de leres sobre o ciclo vais entender).

 

Como que interessa neste momento é tentar pelo menos salvar os peixes que sobram, digo isto: o ciclo só transforma substâncias nocivas noutras, terminando numa que potencialmente terias de continuar a eliminar manualmente, portanto, dependendo do estado dos peixes, ou os transportas para um aquário estabilizado como já foi dito, o que penso que não vás ter grandes hipóteses, ou provocas tu manualmente a limpeza da água com as TPA's, e neste momento quanto mais melhor. De resto só poderás avaliar o avançar do ciclo e o peso de cada substância nociva através de testes, portanto, no limite e sem testes, é ir trocando a água... :-/

 

Se neste momento tens 6 peixes em menos de 50L, eu diria assim muito por alto que cada um deles necessite aí de 3 ou 4L de água "limpa" por dia, portanto no mínimo deverás ter que mudar 18L de água por dia. Se considerares que as mortes foram por excesso de substâncias nocivas, então o ideal é reforçar as TPA's agora no início, e daqui a 3 ou 4 dias podes passar para esse mínimo de 18 a 20L de água por dia.

 

Quanto ao comportamento que confirmaste dos peixitos, confirma-se, esse é o comportamento típico de "água suja"/entoxicação. :(

 

[],

Kharys

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá kharys,

Obrigado pelas dicas, os peixes já parecem outros. já li tb sobre o ciclo do azoto, so não compreendi se posso lavar o filtro de semana a semana, ou se na fase de ciclagem não devo mexer nele?

A agua continua turva e apesar das tpas cheira um pouco mal, não sei se é normal?

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes lavar o filtro de semana a semana mas nao uses sabão, apenas agua, para teres sempre bactérias a residirem nas matérias filtrantes.

O cheiro com as TPA's é normal, é a amónia, assegura que vais sempre fazendo as TPA's com bastante regularidade

Editado por SusanaPaço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello,

 

Olá kharys,

Obrigado pelas dicas, os peixes já parecem outros. já li tb sobre o ciclo do azoto, so não compreendi se posso lavar o filtro de semana a semana, ou se na fase de ciclagem não devo mexer nele?

A agua continua turva e apesar das tpas cheira um pouco mal, não sei se é normal?

obrigado

 

Lavar o filtro não precisa de ser de semana a semana. Dependendo do filtro e da quantidade de sujidade, poderá ser entre o mensal e o trimestral. A lavagem deve ser superficial e visa eliminar sujidade excessiva sem destruir as colónias de bactérias, e deve ser feita aproveitando uma TPA, e utilizando a agua retirada do aquario. Posto isto, qualquer lavagem destrói sempre algumas bactérias benéficas, por isso é uma questão de ires avaliando... :)

 

[],

Kharys

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes lavar o filtro de semana a semana mas nao uses sabão, apenas agua, para teres sempre bactérias a residirem nas matérias filtrantes.

O cheiro com as TPA's é normal, é a amónia, assegura que vais sempre fazendo as TPA's com bastante regularidade

 

Olá Susana, obrigado pela resposta. Se me poderes ajudar nas seguintes questões agradecia.

Fazendo Tpas sucessivas, não estou a quebrar o ciclo do azoto? Se estou, então é normal a agua estar sempre turva?

Quando poderei parar de fazer Tpas com esta regularidade? Como torno a agua cristalina?

Tens algum conselho quanto à montagem do aquario( se devo inseri plantas, substrato, luz, algum peixe, etc etc etc.)

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello,

 

 

 

Lavar o filtro não precisa de ser de semana a semana. Dependendo do filtro e da quantidade de sujidade, poderá ser entre o mensal e o trimestral. A lavagem deve ser superficial e visa eliminar sujidade excessiva sem destruir as colónias de bactérias, e deve ser feita aproveitando uma TPA, e utilizando a agua retirada do aquario. Posto isto, qualquer lavagem destrói sempre algumas bactérias benéficas, por isso é uma questão de ires avaliando... :)

 

[],

Kharys

Ok kharys, obrigado pela dica. Vou tê-la em consideração.

Já agora, coloco-te as mesma questão que coloquei à Susana, tens algum conselho quanto à montagem do aquario( se devo inserir plantas, substrato, luz, algum peixe, etc etc etc.)

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Pedro,

 

Conseguiste resolver a situação?

Em relação as tpa já está tudo dito.

Gostaria de saber se fizeste o tratamento apropriada a decoração antes de a colocares?

Se o areão não for bem lavado vai te deixando a agua suja.

Em relação as pedras tem de ser bem tratadas antes de colocares porque podem libertar substancias e matar-te os peixes.

 

Segundo a minha experiência os platys gostam de aguas com pouca corrente, vão sempre nadar para as zonas mais calmas do aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.