Eclodir artemia salina em aquário salgado


Quo

Recommended Posts

Pois é, se não tenho peixes e preciso de alimento para as minhas anémonas e para criações. Pensei nisso, além de poupar recursos (normalmente uso um aquario de 5L com bomba de ar). Mas sei que a artemia parece não gostar de iodo, mas ocorre em zonas em contacto com o mar, um dos motivos pelos quais a artemia é previente de lagos salgados e não do mar terá a ver com predação e não apenas com o iodo.

 

Por isso pensei se será possivel eclodir artémia num aquário de água salgada e se já alguem o fez e mantem. Aquário obviamente não tem peixes.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Amigo, pode usar agua do teu aquario salgado, podes usar a sump, num recipiente com o fundo de rede nylon fininha, ou então qualquer recipiente com uma pedra difusora.

Quero um bocado de mar lá em casa..........

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Quo boa tarde

sim é verdade, pode ser usada a água salgada do aquário.

é o que eu faço já há muito tempo para alimentar a minha criação de cardinais de bangai, mas coloco um recipente (ou vários no meu caso) dentro do aquário com uma pedra difusora.

pode ver aqui mais ou menos dá uma ideia do que tenho

 

 

abraço

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas ja agora aproveito o topico para saber a vossa opinião.

 

tenho um salgado da nossa costa de 80l, e gostaria de saber se posso por ovos de artemia no aquario, para que as anemonas se alimentem.

por exemplo nas férias , era uma boa solução...

 

o que vos parece?

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia

existe no mercado artémia descapsulada quanto a mim será o mais indicado, pois evita que as cascas da artémia que não são consumidas sujem a água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado afonso.

 

sim já tinha pensado nisso, mas o principal motivo que me levou a pensar nisso para as ferias, seria que no caso dos ovos, eles não eclodiam todos ao mesmo tempo, e iam eclodindo.

podia deixar um alimentador auto com ovos, e iam eclodindo pouco a pouco.

 

abraço

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

ainda não experimentei esse sistema, não sei se a artémia eclodirá sem movimentação da água, penso que se os ovos da artémia ficarem no fundo não devem eclodir (penso eu) mas hei-de tentar, já agora não custa nada.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

Ontem andei também a pesquisar e reparei no youtube que existe um vídeo que a pessoa não meteu circulação e a artêmia eclode normalmente. Os ovos ficam na superfície e ao eclodir a artêmia vai para o fundo.

 

Outra coisa que achei engraçado foi este vídeo em que cria as artêmias com leite :) (não sei até que ponto serão boas para o nosso sistema).

 

 

abc

Cumps

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

boa pesquisa Mauro, é interessante.

penso que, em relação é sua dúvida, o leite como tem proteínas é um bom alimento para as artémias, e podem ser dadas seguramente como alimento no nosso sistema.

eu neste momento tenho artémias adultas que tenho criado com fitoplankton .

o que neste vídeo não se vê, é como ele eclode as artémias, mas eu vou fazer a experiencia sem circulação e depois digo como correu

abraço

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O recipiente que aparece já com a artemia recém eclodida aparece em outro filme também no YouTube. Ele deita os ovos na superfície e passadas 36h tem a artemia eclodida no fundo do recipiente.

Andei com ideias de fazer o fitoplâncton mas não sei bem como isso se faz.. tem que me dar umas aulas. :) isso seria bom quer para a artemia quer para o nosso sistema.

O bom mesmo era a artemia se reproduzir :) se calhar até reproduz!!!

 

Cumprimentos

Mauro Nogueira

 

 

Cumps

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu post era antigo...

 

agora isto interessa-me mais para mandarins. No outro dia fiz uma experiencia, desliguei o escumador e coloquei ovos no proprio aquario. Mas nao sei que beneficios ao certo tive ao fazer isto. Se o mandarim e as estrelas-de-areia gostaram daquilo ou não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas qou

 

penso que assim nao obtiveste nenhum beneficio.

os ovos demoram 24-48h a eclodir,dependendo da temperatura.

penso que nao deixas.te o escumador desligado tanto tempo:-)

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deixei! mas tinha o filtro com phosguard e carvao ligado... visto que já cheguei a ter o mandarim varios dias a viver no filtro, nao achei problematico. O escumador sim, era.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

ainda não experimentei esse sistema, não sei se a artémia eclodirá sem movimentação da água, penso que se os ovos da artémia ficarem no fundo não devem eclodir (penso eu) mas hei-de tentar, já agora não custa nada.

abraço

Bom tal como tinha dito anteriormente decidi deitar meia dúzias de ovos de artémia num pequeno copo sem movimentação e de facto eclodiram, entretanto fui alimentando com fitoplankton e crescem bastante bem se quiserem dar uma olhada deixo um link deste forum onde tenho o meu espaço Bangai

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=225111&page=3#entry1295190

abraço

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Quo, boa tarde

sim coloquei um copo com água do aquário á temperatura ambiente que ronda +- os 24º meti meia dúzia (+-?) de ovos e após 2 dias com a lupa vi que tinham nascido artémias e comecei logo a juntar fitoplankton todos os dias foram crescendo como se vê no vídeo.

de qualquer modo estou mais habituado ao método tradicional com a garrafa de plástico dentro do aquário e o tudo de ar, penso que a taxa de eclusão é maior e também mais rápida.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

depois desta pequena experiencia com a água parada decidi continuar com a forma anterior de eclodir artémia, é mais fiável é maior a taxa de eclosão e mais rápida, pois como tenho as garrafas no aquário a temperatura sempre é superior á do ambiente.

para criar artémia depois de eclodir então método que o Mauro descobriu no youtube é muito bom isto é: coloca-se um recipiente com água salgada e fitoplankton e deita-se lá para dentro as artémias recém eclodidas, e é vê-las crescer, atenção á medida que a água vai ficando menos verde torna-se necessário ir adicionando mais fitoplankton senão os bichos morrem por falta de alimento.

esta foto é onde tenho duas garrafas para eclosão de artémia no mesmo aquário com a minha cresce de cardinais de bangai, é só tirar da garrafa e deitá.las para o aquário.

ArteacutemiaCardinais_zps6cb7102d.jpg

 

abraço

afonso

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é isso tenho uma bomba de ar que alimenta estas duas garrafas e também o que se vê do lado esquerdo, que é também para eclodir artémia mas directamente para o aquário, é engraçado as artémias eclodem dentro desse recipiente e vão subindo lentamente até á saída que está á frente e, aí os peixes já estão á espera que elas saiam para lhes ferrar o dente.

é pena é ser pequeno e assim deixa saíe poucas artémias, mas dá para eu ficar um pouco mais descansado, quando tenho de sair e não posso dar de comer as vezes que é habitual.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais