o meu primeiro aquario ainda sem peixes


Mari@

Recommended Posts

  • Replies 194
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Fica de seguida um filme do aqua da sala, com Fauna, Flora e Equipamento Técnico. Espero que gostem e que vos ajude em alguma coisa quem sabe.

 

 

Boas estas de parabéns esta muito fixe mesmo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jpospr não encontrei nenhum adjetivo para verbalizar devidamente o que eu queria dizer daí que apenas sobrou o ESPETACULAR. Parabens !!!!! Está muito muito mas mesmo muito bonito! Alguma da maquinaria que vi nem sei o que é ahahahaah mas quando eu crescer já falarei a mesma linguagem :pompomgirl: claro que é preciso um grande espaço para por esses bichinhos mas depois deve ser um consolo olhar para eles (sim sim sim fiquei com agua na boca)

 

 

Jorge é mais facil convencer as "marias" que os "maneis" , eu nem com birra lá fui" tás maluca!!!! queres transformar a casa num aquario? " hum... até que era uma boa ideia não era ? eheheheh entrar em casa e sentir-me no Vasco da Gama ahahahah (sonhar ainda não fez mal a ninguem) essa tua ideia de ceder o aqua a um hospital é muito nobre:)

 

 

Luis Barroso não te preocupes que a gente há-de lá chegar (aos 540l) ahahahah

 

Adorei o video e começo a ficar viciada em vir aqui ler as novidades kkkkk

 

bom ano a todos, principalmente a estes meus 3 amiguinhos:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Maria

 

O material que tu viste que não sabes o que é é fácil de perceber.

 

O Eheim 2180 (que tem o manómetro com a temperatura a vermelho) está ligado a um reactor UV-C de 55w, esse reactor esterilizar-me a água, e elimina-me eventuais micro algas. Esterilizando-me a água evita propagação de doenças entre peixes e um ambiente mais saudável.

 

O Eheim 2178 está ligado a um reactor de CO2 que me faz a dissolução do CO2 na água, acidificando-a e é uma fonte para as plantas fazerem fotossíntese é só isso. No filme vê-se o contador de bolhas que está ligado a uma botija de CO2 pressurizada que tem uma electrovalvula, que liga e desliga ao mesmo tempo que as luzes. Liga (abre) quando as luzes ligam, desliga (fecha) quando as luzes desligam, assim a saída de CO2 está sincronizada com as luzes, pois sem Luz não há fotossíntese. É tudo muito simples

 

E bom ano a todos.

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jpospr obrigada pela explicação :drool3:

 

bem... a amonia estabilizou novamente (apanhei cá um susto!) e perdi uma femea de gupy. mas os restantes estão bem :pompomgirl: aproveitei para fazer as TPA de 30% até estabilizar e comprei um limpador de areao manual (que treta) não me ajeito nada com aquilo . pareço uma anormal HAHAHAHAAH a tentar sacudir aquilo para cima e para baixo e não vejo lá grande resultado.

 

daí que voces usam o que para limpar o fundo? é que isto era o que havia lá na loja . A sra disse que viriam uns a pilhas mas trouxe este até saber o que comprar.aspiradorfondoacuariosi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso um parecido, mas parece-me que maior :)

 

Ola Jorge :sorry:

 

bem... precisei de ir fazer umas compras ao P.d e descobri lá um limpa areão a pilhas( 19,99) acabei por traze-lo , mas agora estou aqui às voltas com isto porque não trás instruções de como se limpar o areão e provavelmente estou mesmo a ser uma "sapa" HAHAAHHA pois com o manual farto-me de abanar o dito e não acontece nada.

 

com o de pilhas abanou de tal forma que a agua ficou cheia de bolinhas de matéria. Será isto normal??? agora o filtro vai ficar todo sujo, ou aquilo irá acentar? tentei não aspirar junto das plantas naturais (o que correu bem) mas não desliguei nada enquanto fazia a aspiração central aos peixinhos. eles não pareceram muito incomodados já eu fiquei em brasa a pensar =pronto com a mania das limpezas pus a agua toda revolta .

e interrompi logo a limpeza até vir aqui pedir salvação :computer003: a pergunta é = para limpar o aqua basta ligar aquela "coisa"e aspirar? é normal a agua ficar meia suja? Ou meti os pés pelas maos?

 

bem.. se meti os pés pelas mãos amanhã vai ser só nodoas negras rsrsrsrsrs conclusão= não sei se sei como se limpa o fundo do aqua :gameboy:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Jorge :sorry:

 

bem... precisei de ir fazer umas compras ao P.d e descobri lá um limpa areão a pilhas( 19,99) acabei por traze-lo , mas agora estou aqui às voltas com isto porque não trás instruções de como se limpar o areão e provavelmente estou mesmo a ser uma "sapa" HAHAAHHA pois com o manual farto-me de abanar o dito e não acontece nada.

 

com o de pilhas abanou de tal forma que a agua ficou cheia de bolinhas de matéria. Será isto normal??? agora o filtro vai ficar todo sujo, ou aquilo irá acentar? tentei não aspirar junto das plantas naturais (o que correu bem) mas não desliguei nada enquanto fazia a aspiração central aos peixinhos. eles não pareceram muito incomodados já eu fiquei em brasa a pensar =pronto com a mania das limpezas pus a agua toda revolta .

e interrompi logo a limpeza até vir aqui pedir salvação :computer003: a pergunta é = para limpar o aqua basta ligar aquela "coisa"e aspirar? é normal a agua ficar meia suja? Ou meti os pés pelas maos?

 

bem.. se meti os pés pelas mãos amanhã vai ser só nodoas negras rsrsrsrsrs conclusão= não sei se sei como se limpa o fundo do aqua :gameboy:

 

Boas Maria no expirador a pinhas não podes ir com ele muito ao fundo do aquário, pois tens substrato fértil e ele não pode entrar em contacto com a coluna da agua...

 

espero que me tenho feito entender ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com calma, o meu não trabalha a pilhas!

Aspiras o fundo mas não mexes no areão! As bacterias benéficas que estão no filtro também estão no areão.

Nãoi percebi a tua dúvida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu prefiro o manual, como o que compraste na 1ªx. Agito 2 ou 3x para cima a para baixo até a água começar a descer, depois é só aspirar a superfície do areão. É normal que durante "chocalhes" o aparelho levantes alguma sujidade, depois assenta.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

relativamente ás plantas , deve secalhar aumentar os watts das tuas lampadas ou seja compra outra de 30 watts, as algas também são boas e participam na degradação do CO2 e na sua transformação em oxigénio , não te esqueças disso. Um aquario é um biotopo, e num biótopo natural tens o sol que cria algas no aqua podes ter a iluminação. Evita isso sim as grandes quantidades de algas que podem levar á eutrofização e á consequente morte dos peixes. Para isso basta controlares sempre os níveis de amónia da água.

 

Relativamente ao concelho do filtro externo, opa sinceramente tenho aquas á algum tempo e sinceramente nunca precisei de tais filtros, são demasiado caros, tens uma optima opção, os filtros com bomba de ar. são optimos e muito eficientes.

 

Relativamente á decoração, experimentar comocar por exemplo cacos de barro ou mesmo xisto, dá outra cor ao aquario.

 

As plantas experimenta o musgo de Java, é uma optima opção !

 

Espero ter ajudado , cumprimentos !

Respeita a ordem natural dos acontecimentos, não tenhas pressas e verás que ainda te vais surpreender !

 

João Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

relativamente ás plantas , deve secalhar aumentar os watts das tuas lampadas ou seja compra outra de 30 watts, as algas também são boas e participam na degradação do CO2 e na sua transformação em oxigénio , não te esqueças disso. Um aquario é um biotopo, e num biótopo natural tens o sol que cria algas no aqua podes ter a iluminação. Evita isso sim as grandes quantidades de algas que podem levar á eutrofização e á consequente morte dos peixes. Para isso basta controlares sempre os níveis de amónia da água.

 

Relativamente ao concelho do filtro externo, opa sinceramente tenho aquas á algum tempo e sinceramente nunca precisei de tais filtros, são demasiado caros, tens uma optima opção, os filtros com bomba de ar. são optimos e muito eficientes.

 

Relativamente á decoração, experimentar comocar por exemplo cacos de barro ou mesmo xisto, dá outra cor ao aquario.

 

As plantas experimenta o musgo de Java, é uma optima opção !

 

Espero ter ajudado , cumprimentos !

 

 

Não percebi este post

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as algas também são boas - Hum?Desculpa?São?Nunca ouvi tal coisa!

 

Um aquario é um biotopo - um aqua PODE ser um biótopo de estiver de acordo com as características especificas de uma zona do Planeta, se não estiver NÃO É um Biotopo

 

Definição de Biotopo : Meio físico onde vivem os seres vivos de um ecossistema (plantas, animais, microorganismos); é pois o local ocupado por uma comunidade biológica e é definido por parâmetros tais como o clima e características do substrato.

 

num biótopo natural tens o sol que cria algas no aqua podes ter a iluminação - Errado, cria se houver desequilíbrios de nutrientes, o objetivo de um aquário é que não os haja, para que as plantas cresçam saudáveis, as algas são os inimigos número 1 de todos os Aquariofilistas!!

 

Evita isso sim as grandes quantidades de algas que podem levar à eutrofização - Antes de mais

 

Definição de eutrofização:

Em ecologia, chama-se eutrofização ou eutroficação ao fenômeno causado pelo excesso de nutrientes (compostos químicos ricos em fósforo ou nitrogênio) numa massa de água, provocando um aumento excessivo de algas e à consequente morte dos peixes

 

Não são as algas que levam à eutrofização, mas sim o contrário, é o excesso de Nutrientes na coluna de água que PODE levar ao aparecimento de algas, e não o contrário.

A morte dos peixes devido ao excesso de algas existe, pois as algas ao proliferarem de forma descontrolada captam todo o Oxigénio da água levando à asfixia dos peixes

 

Para isso basta controlares sempre os níveis de amónia da água - Desculpa, mas os níveis de amónia de um aquário devem ser controlados com rigor no inicio do Ciclo começar.Se tiveres níveis de amónia após o Ciclo ter começado alguma coisa está a correr mal, ou correu mal. Não são os níveis de amónia que provocam o aparecimento de Algas, mas sim os níveis de Fosfatos e Nitratos, tanto a carência como o excesso (leia-se excesso todo o nutriente que não esteja a ser consumido à velocidade desejada).

 

Relativamente ao concelho do filtro externo, opa sinceramente tenho aquas á algum tempo e sinceramente nunca precisei de tais filtros, são demasiado caros - Uma opinião tua que respeito apesar de não concordar com ela. Filtros externos são de longe melhores que os internos, ou biobox, têm maior volumetria, maior capacidade de alojar matérias filtrantes, mantêm a água mais límpida e requerem menores manutenções.

 

os filtros com bomba de ar. são optimos e muito eficientes - Errado, a maior parte dos aquariofilistas sabe que a bomba de ar é desnecessária, as trocas gasosas do aquário dão-se na película superficial da água, onde o principal responsável por essa tarefa será o próprio filtro. Quando usas uma bomba de ar, não injetas apenas O2, injetas AR ATMOSFÉRICO que para além de O2 tem outros constituintes, inclusive CO2

 

 

Espero que agora percebas os pontos em que não estou nada de acordo ctg e entendas pq não entendi o teu post. Não espero com isto estar a vangloriar-me ou a querer humilhar-te, eu ainda tenho muito a aprender e todos os dias vejo coisas novas, inclusive alguns post que se não sei ou se não tenho nada a acrescentar prefiro não dizer nada.

Contudo considero que se não tens certeza do que dizes que faças como eu, apenas diz no post "Não sei, esperemos por pessoas mais qualificadas", isso inscreve-te automaticamente no post e nas msg's seguintes ficarás a saber o que responderam. Simples e eficaz.

 

Abraço e boa aquariofilia João

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi este post

 

Meu caro ! Já alguma vez estudas te em Biologia ou foste ver os sinónimos ao wikipédia ?

 

Eutrofização - É o processo que ocorre geralmente em águas paradas e de pouca profundidade, no qual ocorre um Boom de algas! Esse crescimento exponencial, ocorre devido á presença de nutrientes em excesso ! A eutrofização impede a penetração de luz na água, e sem ela o biótopo é destruído !

 

Biótopo - Parte do habitat (a mais pequena), da qual faz parte o meio biótico e o abiótico! Então diz - me , Um aqua não é um habitat ? Atenção que biótopo não diz respeito a um local concreto ! Numa poça de lama tens um biótopo !

 

As bombas de ar injectam AR atmosférico : E na natureza os peixes filtram o oxigénio que provêm de onde? Oh meu Deus vamos ver se me queres colocar em baixo opa vai continuando a tentar !

 

O CO2 na água ajuda as plantas a realizar a fotosíntese ! Qual é o problema aqui? E as concentrações de CO2 na atmosfera são na realidade muito baixas, devem rondar os 0.039 % Azoto 78%, Oxigénio 21% e outros gases com menos de 1% neste momento !

 

É assim relativamente ao filtro externo dou-te razão em relação á eficiência do filtro externo ! Quanto ao serem mais caros , não concordas é ? para começar eu acho que comprar logo um filtro externo, se não sabemos se vamos prosseguir na área ou se não temos dinheiro acho que é um erro ! Mas pronto...

 

Opa relativamente ás algas, sinceramente acho que não percebes mesmo de Biologia ! Qualquer ser que não sirva para nada , por evolução não existiria. As algas foram os primeiros organismos a realizar fotosíntese, e foi provavelmente delas que toda a vida sucedeu. Foi devido ao facto de elas realizarem fotosíntese que a água neste momento possuí oxigénio. Em água Salgada , as algas associadas aos corais mantem-nos vivos!!! As algas fornecem alimento aos peixes, vê a constituição das comidas para peixes ! Algumas algas servem de micro - ecossistemas a certos nichos bacterianos ! E muito mais !

 

Meu eu não quero com isto dizer que não sejas pro em aquariofilia e que não aprenda nada contigo, porque tenho muito a aprender ! Mas isto são questões biológicas e sobre isso eu ainda vou podendo dar umas explicações !

 

Vai respondendo aos tópicos, e por favor se poderes dá uma vista de olhos no meu de kribensis se souberes alguma coisa, que eu estou a precisar de uns conselhos. Cumprimentos

 

João Cardoso

Respeita a ordem natural dos acontecimentos, não tenhas pressas e verás que ainda te vais surpreender !

 

João Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meu caro ! Já alguma vez estudas te em Biologia ou foste ver os sinónimos ao wikipédia ?

 

Eutrofização - É o processo que ocorre geralmente em águas paradas e de pouca profundidade, no qual ocorre um Boom de algas! Esse crescimento exponencial, ocorre devido á presença de nutrientes em excesso ! A eutrofização impede a penetração de luz na água, e sem ela o biótopo é destruído !

 

 

Explicado dessa forma já concordo ctg, explicado como explicaste no teu 1º post continuo a discordar

 

Biótopo - Parte do habitat (a mais pequena), da qual faz parte o meio biótico e o abiótico! Então diz - me , Um aqua não é um habitat ? Atenção que biótopo não diz respeito a um local concreto ! Numa poça de lama tens um biótopo !

 

 

Em Aquariofilia quando se fala em Biótopo, fala-se quando se tenta reproduzir uma região do globo, com substrato, flora, fauna e características de água semelhante

 

As bombas de ar injectam AR atmosférico : E na natureza os peixes filtram o oxigénio que provêm de onde? Oh meu Deus vamos ver se me queres colocar em baixo opa vai continuando a tentar !

 

O CO2 na água ajuda as plantas a realizar a fotosíntese ! Qual é o problema aqui? E as concentrações de CO2 na atmosfera são na realidade muito baixas, devem rondar os 0.039 % Azoto 78%, Oxigénio 21% e outros gases com menos de 1% neste momento !

 

Não estamos na Natureza, estamos dentro de casa com seres humanos e em situações até pouco ventiladas, o que faz com que o "AR" que injetamos através das nossas bombas de ar tenha maior concentração de CO2 do que tu pensas, não seria a 1ªx que já via alguns Hoteis obrigados a injetar O2 de botija pressurizada por terem o aquário em zonas pouco ventiladas

 

 

É assim relativamente ao filtro externo dou-te razão em relação á eficiência do filtro externo ! Quanto ao serem mais caros , não concordas é ? para começar eu acho que comprar logo um filtro externo, se não sabemos se vamos prosseguir na área ou se não temos dinheiro acho que é um erro ! Mas pronto...

 

O filtro externo por si só será mais caro, tens razão, expecto quando por termos um filtro (interno) que não está de acordo com o recomendado ou por falta de manutenção para e os peixes que tu gastaste dinheiro e que até já criaste um laço te morrem inexplicavelmente com um pico de amónia. Tb acontece com os externos, mas os internos são de longe mais falíveis, e quando estamos a aconselhar temos de aconselhar o que achamos melhor, depois cada um faz aquilo que bem entende.

 

Opa relativamente ás algas, sinceramente acho que não percebes mesmo de Biologia ! Qualquer ser que não sirva para nada , por evolução não existiria. As algas foram os primeiros organismos a realizar fotosíntese, e foi provavelmente delas que toda a vida sucedeu. Foi devido ao facto de elas realizarem fotosíntese que a água neste momento possuí oxigénio. Em água Salgada , as algas associadas aos corais mantem-nos vivos!!! As algas fornecem alimento aos peixes, vê a constituição das comidas para peixes ! Algumas algas servem de micro - ecossistemas a certos nichos bacterianos ! E muito mais !

 

A importância das algas para o aparecimento de vida à face da Terra é indiscutível, mas mais uma vez chamo-te a atenção para o facto de que estás a "postar" num site de Aquariofilia e que quando dizes que as algas são importantes, estás errado. Dentro do aquário são inestéticas e se não forem controladas como tu muito bem dizes criam a eutrofização, matam-te as plantas e acabam com os teus peixes e com qualquer vida que possa existir dentro do aquário.

 

Meu eu não quero com isto dizer que não sejas pro em aquariofilia e que não aprenda nada contigo, porque tenho muito a aprender ! Mas isto são questões biológicas e sobre isso eu ainda vou podendo dar umas explicações !

 

Vai respondendo aos tópicos, e por favor se poderes dá uma vista de olhos no meu de kribensis se souberes alguma coisa, que eu estou a precisar de uns conselhos. Cumprimentos

 

kribensis sempre foram uns peixinhos que me fascinaram e há relativamente pouco tempo tive acesso a alguns deles, contudo não tenho conhecimento aprofundado para opinar sobre esse tipo de peixes, que pelo já me constou são uns pequenos "dinaussauros" ao cimo da Terra.

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Explicado dessa forma já concordo ctg, explicado como explicaste no teu 1º post continuo a discordar

 

 

 

Em Aquariofilia quando se fala em Biótopo, fala-se quando se tenta reproduzir uma região do globo, com substrato, flora, fauna e características de água semelhante

 

 

 

Não estamos na Natureza, estamos dentro de casa com seres humanos e em situações até pouco ventiladas, o que faz com que o "AR" que injetamos através das nossas bombas de ar tenha maior concentração de CO2 do que tu pensas, não seria a 1ªx que já via alguns Hoteis obrigados a injetar O2 de botija pressurizada por terem o aquário em zonas pouco ventiladas

 

 

 

 

O filtro externo por si só será mais caro, tens razão, expecto quando por termos um filtro (interno) que não está de acordo com o recomendado ou por falta de manutenção para e os peixes que tu gastaste dinheiro e que até já criaste um laço te morrem inexplicavelmente com um pico de amónia. Tb acontece com os externos, mas os internos são de longe mais falíveis, e quando estamos a aconselhar temos de aconselhar o que achamos melhor, depois cada um faz aquilo que bem entende.

 

 

A importância das algas para o aparecimento de vida à face da Terra é indiscutível, mas mais uma vez chamo-te a atenção para o facto de que estás a "postar" num site de Aquariofilia e que quando dizes que as algas são importantes, estás errado. Dentro do aquário são inestéticas e se não forem controladas como tu muito bem dizes criam a eutrofização, matam-te as plantas e acabam com os teus peixes e com qualquer vida que possa existir dentro do aquário.

 

Meu eu não quero com isto dizer que não sejas pro em aquariofilia e que não aprenda nada contigo, porque tenho muito a aprender ! Mas isto são questões biológicas e sobre isso eu ainda vou podendo dar umas explicações !

 

 

 

kribensis sempre foram uns peixinhos que me fascinaram e há relativamente pouco tempo tive acesso a alguns deles, contudo não tenho conhecimento aprofundado para opinar sobre esse tipo de peixes, que pelo já me constou são uns pequenos "dinaussauros" ao cimo da Terra.

 

Obrigado pela explicação, pois sinceramente não sabia que havia tanta descrepância a nível biológio e na aquacultura. Opa vou tentar a partir de agora fundamentar mais as minhas respostas e responder apenas quando tenho certezas.

Desde já agradeço a explicação,

E opa seu eu errar mais alguma vez diz - me onde o fiz e tenta explicar-me o porque mas não de uma forma agressiva como o fizeste , ok ?

Um abraço,

João Cardoso

Respeita a ordem natural dos acontecimentos, não tenhas pressas e verás que ainda te vais surpreender !

 

João Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela explicação, pois sinceramente não sabia que havia tanta descrepância a nível biológio e na aquacultura. Opa vou tentar a partir de agora fundamentar mais as minhas respostas e responder apenas quando tenho certezas.

Desde já agradeço a explicação,

E opa seu eu errar mais alguma vez diz - me onde o fiz e tenta explicar-me o porque mas não de uma forma agressiva como o fizeste , ok ?

Um abraço,

João Cardoso

 

Como já disse muitas vezes, estamos cá para ajudar mas também para aprender.

E onde podemos ver o teu aquário? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já disse muitas vezes, estamos cá para ajudar mas também para aprender.

E onde podemos ver o teu aquário? :)

 

rapazes estive ausente porque o meu pc decidiu deixar-me mal vista (avariou) mas tenham calma com esses pensamentos eu só queria mesmo saber como fazem para aspirar/limpar o areão já que eu com o aspirador manual não me entendo e comprei um a pilhas mas quando vi a agua toda revolta entrei em panico e pensei =pronto ja matei as joias da casa que tanto me custaram a manter vivas. Mas susto passado pois não consegui vir aqui ler-vos ( e que saudades ja tinha desta troca de ideias que só nos enriquece e naõ nos devia aborrecer) os peixitos estão bem e depois de tanto vos ler sobre biotopos até eu andei a pesquisar sobre a materia e pronto a conclusão é que de facto ambos têm vantagens e desvantagens. penso que tudo depende do tamanho do aqua e da bolsa do aquariofilista. As duvidas surgem nos biobox pois nunca sabemos se devemos mudar as esponjas ou lava-las e mante-las , mas de experiencia propria está ser dificil mante-las pois mesmo lavando-as com agua do aqua ficam cheias de porcarias la dentro das caixinhas. Por isso ainda só mudei a esponja do cimo e tenho lavado ligeiramente as outras. Até agora a amónia está controlada tirando um susto de outro dia e que logo a susana me socorreu. Essa tal esponja grossa estava suja e assim que a mudei a amonia baixou . Segui tambem alguns conselhos do Jorge e tudo correu bem. Ja o musgo de java esta a dar comigo em louca. Atei-o ao barco e alem de ter caracois está a ficar murchito. Ainda não se "agarrou" ao barco e não sei bem o que fazer. Eu que sou só uma leiga nesta matéria.

 

Já agora gostei de vos ler:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Maria@ zinha,

 

Eu utilizo uma mangueira em que chupo de um lado para a água começar a sair.

Tenho o aspirador e ainda está dentro da embalagem.

Não compliquemos o que é simples :)

Em relação ao musgo, não sou a pessoa mais indicada para responder, por isso não vou dizer nada sobre isso.

Para mim as BioBox são uma dor de cabeça. Se eu tivesse um aquário com uma tinha que arranjar maneira de a tirar de la.

Mas é uma opinião minha, e cada vez acho que percebo menos disto, como tal as minhas opiniões também.

A Susana sabe "bué" disto. E ainda bem que pude ajudar.

 

Bjos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Maria@ zinha,

 

Eu utilizo uma mangueira em que chupo de um lado para a água começar a sair.

Tenho o aspirador e ainda está dentro da embalagem.

Não compliquemos o que é simples :)

Em relação ao musgo, não sou a pessoa mais indicada para responder, por isso não vou dizer nada sobre isso.

Para mim as BioBox são uma dor de cabeça. Se eu tivesse um aquário com uma tinha que arranjar maneira de a tirar de la.

Mas é uma opinião minha, e cada vez acho que percebo menos disto, como tal as minhas opiniões também.

A Susana sabe "bué" disto. E ainda bem que pude ajudar.

 

Bjos.

 

rapazes:) eletricistas e carpinteiros incluidos ehehehehehe

 

pois a biobox não entendo nada , mas também não sei que outro sistema arranjar porque por hora a bolsa não dá para um filtro externo. A verdade é que é mesmo uma dor de cabeça. Ontem fiz então as abanadelas à agua para limpar o areao sem mexer muito no fundo. Dei uma lavadela rapida à esponja (na agua que tirei do aqua) e estava tudo benzito,a bomba de ar está apenas a deitar umas bolhinhas leves (como virão nas fotos iniciais) e a biobox não tem a esponja de carvão (pois aconselharam a tirar logo que pus aqui o post ) . Hoje voltei a fazer testes (faço sp de 2 em 2 dias) e pronto lá estava um cadito de amonia outra vez!!! E lá fui eu fazer TPA. A verdade é que tenho seguido os conselhos de não dar muita comida(verifico sempre se eles comeram tudo e sim comem ) e dar só uma vez por dia (flocos para os de cima e 1/4 de tablet para os do fundo). Então que rai's se passa? Os peixes ainda estão bem (por agora) , mas ja se foram 10 euros em testes de amonia. (relembro que é um aqua de 60l com 6 peixes, e 2 plantas naturais ). Irraaaaa :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.