Diversas perguntas e avaliação de aquário


Tauã Gayer

Recommended Posts

Olá, estou planejando montar o meu primeiro aquário de água doce, e tenho algumas dúvidas em relação à sua manutenção.

 

Eu irei dizer os parâmetros dele que eu já planejei, para vocês avaliarem e corrigirem se necessário.

 

Aquário de 40 litros

Filtro de 400l/h

Lâmpada de 40w

Termostato de 40w

pH : 7.0

dH : 8 ~ 10

Temperatura : 26º

Espécies de peixe e quantidade : Platy (3), Molinésia (2), Guppy (2), Betta (1), Otto/Limpa-Vidro (2)

Espécies de plantas : Rabo de Raposa, Musgo de Java, Samambaia de Java, Riccia, Cabomba Verde

 

Agora, algumas questões que eu tenho :

 

1 - A água para a TP (troca parcial) deve ser alcalinizada ou acidificada com algum condicionante, ou eu posso colocá-la diretamente no aquário desclorificada apenas ? Em um aquário com conchas/troncos equilibrando o pH em 7.0, claro. Isto é, as conchas e os troncos irão equilibrar a água da TP automaticamente ou eu ajustar o pH dela ?

 

2 - As plantas devem ser plantadas antes da ciclagem, mas a água posta até a metade do aquário para o auxílio deve ser desclorificada ou elas aguentam por um tempinho até eu encher completamente o aquário ?

 

3 - As plantas que eu usarei (citadas acima) tem em média pH de 5 ~ 8, pelo que eu pesquisei. O pH do aquário será 7.0, mas um amigo me disse que elas não aguentam esse pH. Eu posso deixá-las nesse pH ou realmente há algum problema ?

 

4 - As plantas devem ter suas raízes plantadas diretamente no substrato ou apenas penetrarem um pouco na camada inerte ? E quanto aos carpetes de musgo de java e riccia, devem ser amarrados a pequenas pedras e ficarem " boiando " no fundo do aquário ?

 

5 - Quanto tempo eu devo esperar para medir o pH da água após colocar agentes tamponadores como conchas, troncos, etc ... ?

 

Bom pessoal, é isso, se houver algo que eu precise alterar nos parâmetros, me avisem, e por favor, respondam minhas perguntas, ficarei muito grato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - A água deve ser colocada no aqua sem qualquer químico, nem clarificador, apenas no max com um acondicionante que retire o cloro e alguns metais pesados da água. Mais nada.

Conchas e Troncos? Peço desculpa, mas ou usas conchas ou troncos, troncos acidificam a água, conchas alcalinizam, tens de saber que pH queres ter para os teus peixes.

 

2 - As plantas de aquário de água doce são plantas aquáticas salvo algumas experiências, devem ser introduzidas no aqua conforme o ambiente em que elas vivem na natureza, regra geral, totalmente imersas, com o aquário cheio como será normal, mais uma vez a água não deverá ter qualquer químico

 

3 - As plantas têm um maior intervalo de pH a que vivem facilmente, como já reparaste o intervalo que referiste vai de 5 a 8, se tens 7 não há que ter preocupação

 

4 - As plantas têm diversas formas de ser plantas por exemplo anúbias e fetos de java não devem ter o rizoma enterrado na terra pq apodrecem, basta serem atadas a um tronco um pedra que depois fazem o resto. No teu caso especifico convido-te a ler documentação especifica para cada tipo de plantas que vais usar, a maioria deverá ter as raízes enterradas como fossem plantas terrestres

 

5 - o pH deve ser medido continuamente, quando um aqua está estabilizado com menor frequência, mas em principio passado 3 ou 4 dias depois de teres colocado todos os componentes dentro do aqua ele já deverá ter estabilizado o seu pH, mas existem situações diferentes por isso convém sempre esperar mais uns dias, até porque o inicio do ciclo demora bem mais dias.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tauã Gayer

Só poderas saber que PH vais ficar no teu aquário

depois de todo montado,com plantas troncos e água,

fazeres o ciclo do azoto,ai sim vais poder pensar que

peixes irás colocares no aqua.

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Álvaro, eu pretendo primeiro testar o pH da água que sai das torneiras, e depois sim adicionar conchas OU troncos aos poucos para estabilizar o pH em 7,0.

 

Se a água for muito ácida, eu adiciono conchas aos poucos até obter um pH de 7,0. Se for muito alcalina, adiciono troncos.

 

Greetings.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.