Recebi um Betta e preciso de ajuda


Rogério Gomes

Recommended Posts

Boas tarde a todos.

 

Ante de mais, quero dar os parabéns por este fantástico forum. já li mais de 30 posts hoje... loool. mas vou falar do que me trouxe até aqui.

 

ja a algum tempo que dizia que adorava ter um Betta, e a minha irma fez o favor de me oferecer um. tenho-o num globo (ver fotos) com umas pedrinhas coloridas e uma arvorezinha artificial no meio. mas eu queria agora algo mais do que ter um peixe num globo. gostava de ter o betta como ele gosta, ou seja, o rei o principe do aquario, e depois uns neons a brincar... loool.

 

como ja informei o que pretendo fazer, gostava de umas dicas sobre o material que devo adquirir, tipo aquario, filtros, luzes... ou aquekes kits de iniciação se forem adquados.

 

 

20111126115257.jpg

 

20111126130435.jpg

 

20111128130200.jpg

cumps

assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 62
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

bom para começar retira-lo do globo é o primeiro passo a fazer.

 

Depois podes procurar por esses kits de iniciação para o que queres, os kits são muito incompletos para quem quer fazer um plantado, ou algo mais elaborado, para um beta um kit, é mais que suficiente. Para dares um lar feliz a esse peixe o Kit precisa de trazer:

 

- Aquário (aqui quanto maior melhor, mínimo 30 litros, depois quanto maior, mais variação e peixes podes acrescentar, e mais fácil é a manutenção e o equilíbrio do mesmo).

- Filtro ( depois o melhor para litragens pequenas seria um de mochila), mas os que costumam trazer, que é um filtro interno dá perfeitamente.

- Termóstato ( pois se a agua tiver na temperatura ideal para ele, mais bonito fica o peixe, e saudavél)

- Calha de iluminação, aqui se depois quiseres ter plantas, que não sejam de fácil manutenção é obrigatório o update da mesma, para mim o maior problema de um kit é a calha, agora se for para plantas de baixa manutenção, e para iluminar apenas o aquário serve.

 

Depois à que ter em conta:

 

Termostacto

Areao normal

Plantas naturais

 

Para já é tira-lo do globo, antes que o peixe de em louco eheheh

 

Boa sorte, para o inicio de um hobby espectacular.

 

PS - O Ciclo de Azoto é das coisas mais importantes para teres sucesso neste hobby, lê bastante sobre ele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A primeira coisa é retira-lo do globo, mas ao escolheres o kit tem atenção ao que te disse quanto maior melhor, e estuda bem o mercado.

 

Para já se puderes, ou arranjares uma caixa da VDF, aqueles cubos de acrílico, já estás a melhorar.

 

O Ciclo era muito importante de fazer antes de ter o peixe no aquário, como já o tens o melhor e leres muito bem sobre ele, e redobrares a manutenção do aquário, TPA's, e passar pelo menos 5 minutos de 8 em 8 horas a observar o comportamento do peixe.

 

Por exemplo, o peixe estar no junto, não é um comportamento normal para o beta, não quer dizer que vá morrer, mas se tiveres tudo certinho e depois o comportamento se mantiver, algo está mal com o beta, podemos aprender muito com a observação do peixe, mas precisa de estar tudo em ordem para podermos, chegar a conclusão que algo não esta bem.

 

Nesse caso ele pode estar assim por:

 

Aquário redondo

Areao colorido

Temperatura da agua

Estado da agua

ambientação

etc.....

 

Como podes ver tens muitas coisas a corrigir, mas vai com calma, pois a paciência também é essencial neste hobby.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ralação ao areão, quanto menos colorido então melhor... pode ser da ambientação uma vez que tenho-o desde sábado... mas durante parte do dia andou na tona, e já andou a circular pelos "galhos" da árvore. hoje nao sei porque só estive em casa uma horita, mas agora a noite já ou ver melhor. em ralação a alimentação na loja dos animais falaram a dar de comer dia sim dia não. qual é o mais indicado?

 

cumps

assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto ao areão, não se dá o caso de ser menos colorido ou mais colorido, se reparares bem tens aquários montados com areão preto, areia de sílica e akadama por exemplo, e existe uma grande variedade de cores aí também, são é cores naturais, outra coisa é ver se esse areão não te altera a qualidade da agua.

 

Comida, todos os dias 2 a 3 vezes se puder ser, agora a quantidade é que tem que ser muito pouca caso contrário estragas a qualidade da agua e é morte pela certa do peixe. Os peixes devem de comer como nós, poucas quantidades e muitas vezes ao dia. É claro que se ficar um ou dois dias sem comer não vai morrer por isso.

 

Preenche o teu perfil sff. é importante, pois podes ter alguém perto de ti que te possa ajudar e se precisares encontrarem-se.

 

Outra coisa, todos os concelhos que te estou a indicar trata-se do bem estar do peixe, o aquário é teu e a sua decoração fica a teu cargo, pois eu não te estou a dizer para colocares arei, ou areão de rio, ou akadama, etc.... isso fica ao teu encargo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela ajuda. por acaso tenho um amigo que em tempos me falou que estava muito ligado a este hobby, e fiz uma peskisa nos membros e encontrei-o... em relação ao areao, tem a sua logica, pk também não gostava nada de ser obrigado a estar numa sala toda as manchas de cores todas garridas... loool.

 

estive desde as 8h no quarto ao lado do aquario, e parece que aquele comportamento de andar pelo fundo era para se ambientar, ja anda de um lado para o outro e ja come.

 

 

cumps

Editado por Rogério Gomes
assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o cubo da VDF leva sensivelmente 3 litros e como não é redondo é bem melhor que o globo.

 

Vais passar tudo o que tens no Globo para o Cubo? se fores é preciso passar o Beta para um recipiente com agua do globo para fazeres depois a transferência, se não fores podes deixar ficar o beta no Globo. Se fores só passar essa decoração também não precisas de tirar o beta do Globo.

 

As transferências tornam-se mais complicadas quando existe agua quente, filtros, termostatos, etc.... Agora assim com agua fria e sem equipamentos é um processo simples.

 

Se fores colocar algum tipo de substrato no Cubo, tens que o lavar bem e ferver, antes de o pores no cubo.

 

Depois passas 2/3 da agua que está no Globo para o cubo, depois passas o beta e depois aos poucos acabas de encher o cubo com agua, assim deste modo aproveitas e fazes uma TPA.

 

O Cubo pode estar sem substrato, alias é assim que os costumo ver nas exposições de Beta.

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

andava aqui no forum a pesquisar projectos em cubos para tirar ideias e falavam a aquecedores/termostatos pequenos, fiz uma pesquisa e descobri este http://www.aquapican...roducts_id=8144 , será ideal para o meu cubo, pelo que li leva 5l. vi num post que colocaram o aquecedor e o beta morreu por ter sido muito repentino. o que me podem aconselhar...

 

este era o filtro que estava a pensar colocar, uma vez que o beta não gosta de águas muito mexidas e tem regulador: http://www.aquapican...oducts_id=14346

 

e queria também colocar umas plantinhas para dar um ambiente mais "natural". alguem me pode indicar umas ?

 

cumps

assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ::D:

 

Ainda bem que vais tirar esse beta do globo ::D:

 

Se queres fazer as coisas à maneira faz passo a passo, mas de forma "célere". Não o deixes muito mais tempo em água fria.

 

Em primeiro lugar compra um termómetro (::D:) para saberes a que temperatura está a água. Depois, como já foi dito, aproveitas alguma da água do globo para o cubo e enches o resto e colocas o termostato com a mesma temperatura (ou 1º acima) da que tens no globo. passas o beta para la e depois vais subindo MUITO GRADUALMENTE a temperatura.

 

Vamos a ver se alguém aqui com mais experiência na transferência de peixes concorda, mas julgo que deve ser feito assim ::D:

 

Abraço e vai dando notícias

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Comprei agora um aqua de 13l, com filtro, um termo de 25w e um tronco. Vou amanha começar a transferência do betta, e depois quero acrescentar uns neons e uma equipa de limpeza. O que aconselham?

 

Cumps

assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sendo um aqua pequeno a minha primeira sugestão vai para uns otos afinis. São altamente eficazes e não crescem muito.

Não sei é de compatibilidade com o beta...

 

Deixemos os mais experientes falarem! ;)

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tenho a nova casinha para o beta. ja parece outro... ja nada todo aberto... que diferença... da mesmo gosto de ver o meu menino assim... peço desc pelas fotos mas logo que tenha melhores vou colocar.

 

20111202132728.jpg

 

20111202132737.jpg

 

20111202132746.jpg

assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na loja onde comprei o aqua, disseram que o filtro não era muito forte pk era para aquas pekenos, mas na vdd ela atira o betta para a outra ponta, tive que o desligar senao o pobre coitado morria de tanto tentar nadar contra a corrente loool... o que posso fazer para reduzir este efeito, uma vez que não tem regulador?

 

cumps

assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... Bem vindo ao vício.

Agora fica mesmo com outro aspecto e tens um Betta mais contente! Quanto à corrente provocada pelo filtro, penso que ele acaba por se habituar portanto não me parece grave. Pelo menos, em todos os aquários que tive, havia sempre uma corrente relativamente forte e os Bettas (e outros) não ficavam stressados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, reduz a intensidade da corrente e o filtro acaba por fazer na mesma o seu trabalho.

 

ok. obg. eu vou hoje ver se lhe arranjo companhia e vejo se arranjo uma mangueirinha. uma vez que tem experiencia com bettas, hoje reparei numa coisa. na loja deram-me uma saqueta de comida prorpia para bettas que é um granulado castanho. mas reparei que ele come, mas por vezes deita fora... onde posso arranjar a tal comida "viva" para ele. ou qual o melhor alimento?

se puser 2 neons junto poderá criar algum problema?

 

cumps

assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, os neons são peixes de cardume (5/7 no minimo por aqua), não me parece uma boa opção para ti.

Poe 2 ou 3 corydoras (tb são peixes de cardume).

 

Experiementa virar a saida de agua do filtro contra o vidro, so isso ja deve diminuir a corrente.

assbettaportugal-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... uma vez que tem experiencia com bettas, hoje reparei numa coisa. na loja deram-me uma saqueta de comida prorpia para bettas que é um granulado castanho. mas reparei que ele come, mas por vezes deita fora... onde posso arranjar a tal comida "viva" para ele. ou qual o melhor alimento?

se puser 2 neons junto poderá criar algum problema?

 

cumps

 

Hahaha... eu não tenho assim grande experiência com Bettas, aliás há aqui no fórum gente com experiência a sério com esses peixes. O que quis dizer foi que com os poucos que tive, sempre consegui mantê-los com alguma facilidade. A experiência que adquiri foi lendo muito e alguma ad-hoc.

Os neons pelo menos acima de 5 como já foi dito. Agora também podes investir numas Corydoras e um CAE ou um Otto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e em relação à alimentação???? fui a uma loja aqui a beira e não tinhas alimento congelado, so frascos de comida seca. então comprei uma latinha de minhocas vermelhas, e o mesmo comportamento. engole e deita fora... o que poderá estar a acontecer?

assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo pode ser muita coisa, pode ser devido a ambientação, mas também pode ser parasitas internos devido ao stress e outras coisas um dos sintomas de parasitas internos e falta de apetite e fezes brancas e compridas, tenta ver as fezes dele...

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso antes de o mudar estava com fezes brancas... será que agora vai melhorar? ele anda todo contente de um lado para o outro... ja tem mais espaço,,, está mais quentinho... ha alguma coisa que se possa fazer ou o tempo dirá?

 

cumps

assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.