Ciclo sem algas?


Recommended Posts

Boa noite a todos.

 

Montei o meu aquário há 16 dias. Utilizei cerca de 15 kg de rocha viva que esteve a curar um mês e meio num recipiente com circulação elevada, escumador e aquecedor a 25º.

 

Fiz testes ontem e verifiquei que tanto a amónia, como os nitritos e nitratos estão em níveis indetectáveis pelos testes colorímetros.

 

Iniciei o fotoperiodo com 2 horas diárias de HQI, contudo, não tenho sequer uma única alga, parece que nem a alga coralina quer aparecer.

 

Tenho visto por aqui vários aquários em fase de ciclagem e todos eles passam por uma fase de muitas algas. O meu está a ser completamente diferente, será que o ciclo do meu aquário já se iniciou ou já terá acabado?

 

Agradeço a vossa ajuda.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Podes começar a adicionar alguma carga orgânica, para que haja a formação de colónias de bactérias, eventualmente daqui a uma semana colocares uns eremitas.

 

Cumps e boa sorte,

 

Duarte

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a ambos pela ajuda.

 

Penso que o facto de a rocha estar a ciclar num recipiente durante um mês e meio, deu uma grande ajuda no arranque do aquário. De qualquer forma não me queria precipitar e introduzir vivos antes do tempo, mas, por outro lado, o aquário parece-me sem vida. A rocha está completamente branca, sem vida aparente, parece rocha morta... penso que a esta altura já seria de esperar a presença de algumas algas... ou de outros seres...

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A paciência é a maior virtude de um aquariofilista, sério!

Ainda é muito cedo até para a água ter sofrido qualquer alteração. Tem calma! Eu ciclei o meu durante 3 meses e olha que compensa! quanto mais devagar, mais te apercebes das transformações e tens tempo de corrigi-las.

se queres um exemplo: Um colega meu tb se iniciou faz pouco tempo e, apesar dos meus conselhos andou um pouco mais rápido do que devia (Ciclo quase inexistente e introdução de vivos precocemente), resultado?

Investimento de cerca de cento e tal euros em peixes em que foram morrendo um a um (Ciclo não estava completo).

Hoje começou de forma mais calma e responsável.

A sério, 16 dias ainda nem aqeceste as lâmpadas, LOL.

Tem calma!

Espero ter feito ma critica construtiva.

Boa Aquariofilia

Abraço

Paulo Baptista

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

16 dias ainda esta a assentar a poeira, não faça o erro que fiz tentei contradizer o ciclo natural de um aquario apessar de não ter baixas noteii que os corais nao estavam como deviam............boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu não adicionava nada a não ser equipa de limpeza, hermitas, strombus, turbos, estrela de areia.

 

Que areia puseste?

 

Em relação a luz ia aumentando 1 hora por semana até chegar as 10horas.

 

Cumps.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos conselhos.

 

Vodka7, tenho sensivelmente 12 kg de areia de coral sugarsize.

 

O fotoperiodo está com 2 horas de HQI e 4 horas de actinícas,

 

Até agora, nem uma alga.

 

Cumprimentos.

Editado por Giantstep
Link to comment
Partilhar nas redes sociais