Betta doente - Ajuda.


Jéssica Fontes

Recommended Posts

Olá pessoal, peço desculpas se estiver postando no lugar errado... E agradeço a todos que puderem ajudar.

O caso é que meu betta adoeceu e eu estou desesperada pois não sei o que ele tem! Antes de explicar a doença, preciso dizer que toda vez que troco a agua, eu uso AQUASAFE, conforme indicado na bula, 2 gotas por litro. A ração que ele come é TETRAMIN de granulos, dou uma vez no dia e ele costuma comer 10 granulos.

A lampada fica ligada pra ele em média 6 horas por dia, (se for muito, me avisem) e o aquario dele tem 4 litros, com o que me parece, pedras sem tintura.

 

Fui viajar e ele ficou um dia sem comer e no escuro, quando voltei, já não estava tão disposto a comer. Alguns dias depois (comendo um pouco menos do que comia) ele começou a apresentar calda roída, indisposição.

Ele está comendo, mas menos do que comia, fica boa parte do tempo no fundo do aquario.

As vezes noto ele se esfregando nas pedras, ou dando 'saltos' na agua. Parece que ele está com uma bolha na calda.

No mais, não sei especificar, deixarei alguma fotos pra quem puder ajudar.

 

http://imageshack.us.../dsc01297y.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/850/dsc01300j.jpg/

 

Por favor, me ajudem o quanto antes, pois não quero que ele morra.

A agua já foi trocada, devo por um aquecedor? Que remedio usar?

Obrigada!

Editado por Jéssica Fontes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa doença aparece divido a más condições da água, pelo que é recomendável fazer trocas diárias de 10%. Faz também o tratamento Esha2000 e adiciona folha de amendoeira à água =)

Já agora, pelas imagens parece que não tens termostato nem filtro. Arranja um termostato para o betta ficar com a água sempre à mesma temperatura e, se não quiseres comprar filtro, muda cerca de 20% da água a cada dois dias ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais, tens aí um bonito betta :)

Como o aquário é tem pouca capacidade, apenas 4 litros, deves ter cuidado, porque é muito difícil controlar os parâmetros e mante-los estáveis em tão pouca água. Por isso, acho que deves trocar cerca de 40%-50% da água de dois em dois dias.

Não sei em que tipo de clima vives, mas deves ter sempre um termostato porque, mesmo que seja quente, vão haver sempre oscilações, o que não é bom para o teu betta.

Se poderes arranjar um, aumenta a temperatura para cerca de 29º-30º, porque se for algum parasita que esteja nas escamas do teu betta, o aumento de temperatura vai fazer com que este morra mais depressa.

Depois, podias arranjar umas plantinhas para o teu aqua, ficava mais bonito e o teu betta agradecia :)

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal, agredeço muito a vocês que ajudaram. Iniciei o tratamento com bactericida e fungicida aliado com o termostato em 30º.

No primeiro dia ele estava muito debilitado, hoje 3º dia de tratamento ele já nada melhor, não se esfrega mais nas pedras e está com uma aparencia boa. Parece que era algo simples, mas como não entendia, precisei de ajuda.

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então já arranjas-te um termostato? Boa, o teu betta vai adorar :)

Continua a seguir o tratamento conforme vem indicado pelo fabricante, vais ver que ele fica bom num instante.

Notavas alguns pontinhos brancos no corpo e barbatanas do betta? Pelas fotos não se consegue perceber.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então já arranjas-te um termostato? Boa, o teu betta vai adorar :)

Continua a seguir o tratamento conforme vem indicado pelo fabricante, vais ver que ele fica bom num instante.

Notavas alguns pontinhos brancos no corpo e barbatanas do betta? Pelas fotos não se consegue perceber.

Não, ele não teve pontinhos brancos (que seria ictio né?)

Era simples bacteria/fungos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, seria ictio, e a cura era precisamente subir a temperatura.

Mas se já está a melhorar, então é porque a bactéria ou fungo que provocou a doença está abrangida pelo espectro do medicamento.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, só para dar uma satisfação (e para futuros donos de bettas doentes), coloquei o termostato a 30º aliado com tratamento bactericida e fungicida da Atlantys 1 gota/litro durante 5 dias. Houve uma melhora (possivelmente pelo aumento da temperatura da agua) mas ele ainda não estava 100%. Ele ficava muito tempo no fundo do aqua e não come.

Hoje após TPA de 50% iniciei o tratamento para parasitas (pois desconfio que ele esteja com odinium) e 6 horas após o inicio ele já nadava bem melhor.

Assim que obtiver bons resultados virei aqui contar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais