A New Life


Fábio.R

Recommended Posts

Oi hugo olha a tempratura ta dentro do aconselhado 24graus ta optimo acho que não tens que te priocupar eu tenho a minha a 24 e tenho um termostato de 300 para 400ltr e ta na boa.

Editado por carlos rafael
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 295
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

com umas podas na tenellus nessas zonas espero que se mantenha baixa

 

Olá Fábio, atenção que a tenellus não é igual à parvula, ou seja, não dá para ir aparando as folhas como se fosse um relvado, terias que cortar folha a folha junto ao caule. O que tu podes fazer é evitar a posterior expansão dela cortando os runners.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Bem o problema do menu voltou e acho que é do firefox neste forum porque nos outros foruns aparece e como o windows 7 é original deve fazer algum tipo de actualizaçao para isto ficar assim pois ontem antes de desligar fez uma actualizaçao e depois ficou assim!vou ver se faço um backup nisto mas pronto!

 

Sobre o aquario, Carlos o meu nome é Fábio!lol

E quando mandas-te o extintor tambem te enganas-te, pois nao é Fábio Rafael mas sim Fábio Roque!loool

 

O problema nisto tudo é que quero ter discus e com esta temperatura é impossivel a meu ver, talvez se fica-se sempre em 26º maximo 27º ainda dava mas nao!

vou falar segunda feira com o logista para ver se susbtitui o aparelho e se fica tudo bem!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se queres ter discus, 26º 27º é uma temperatura óptima, apesar de se falar que para os discus se deve ter 29º 30º, eu discordo, presentemente, só meto essa temperatura quando desconfio de alguma doença.

 

Mas faz o que te disse, regula o que tens para uma temperatura superior e logo vez, no meu aqua apenas tenho um de 300w e quando é necessário, consigo subir a temperatura aos 31º sem problemas.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa vitor!

 

Olha fiz o backup e nao deu nada, é mesmo do forum ou do firefox, nao sei!

Depois quando colocar aqui as coisas que alguem me ajude!

 

Sobre o termostato ele está a 34º e no termometro marca 23º!

É verdade que está perto de uma janela quase sempre aberta e é destapado mas devia de subir mais nao?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse termostato pode estar desregulado, vê se não tem uma peça no topo para calibrar a temperatura, caso não tenha, tenta falar com o David Cabete, tenho ideia que há uns anos atrás ele explicou aqui no fórum como se regulavam a maioria dos termostatos.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Obrigado vitor, vou ler atentamente o topico e depois volto a dizer algo aqui!

De qualquer das formas vou falar com o logista segunda para ver se pode trocar!

 

Bom fim de ano a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Vamos ver se começamos bem o ano com uma novidades fresquinhas! biggrin.png' alt=':biggn:'>

Aqui ficam umas fotos:

 

Aqu a Echinodorus Tenellus, espero que tenha plantado bem!

 

72257010.jpg

 

11994150.jpg

 

33813706.jpg

 

83913460.jpg

 

60430605.jpg

 

81611031.jpg

 

52957168.jpg

 

Agora umas macros.

46700409.jpg

 

52693633.jpg

 

79670676.jpg

 

Esta macro foi a que mais gostei!

22999428.jpg

 

Talvez daqui a nada haja alguma surpresa a mais que estas fotos! ::D:

 

Agora que venham os comentarios pessoal!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio, gostei dessas novas introduções.

 

Quando falaste inicialmente na echinodorus associei a outra planta, por isso eu achar que te ia tapar a staurogyne.

 

Não sou muito adepto das echinodorus, mas gosto especialmente dessa, penso que foi boa escolha.

 

Já esses fetos...nã. Já os meus estou a pensar seriamente em tirá-los. Levaram uma razia bem grande este fim de semana. Não me agradam muito aquelas raízes castanhas que ganham.

 

Ou arranjo forma de os juntar mais ao substrato ou então tiro-os.

 

Outra coisa, e essa eleocharis, quando é que isso arrebita???

 

 

Abraço

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

está com bom aspecto e as plantas têm um ar saudável Fábio. :)

 

A única coisa que mudaria é a localização do feto que está mais acima à esquerda. Acho que está muito alto e que ficaria melhor preso num tronco mais abaixo e ligeiramente mais para a direita. Quando crescer vai ganhar volume e onde está pode ficar esquisito... penso eu.

 

Porque deveria a tenellus de estar mal plantada? O que te posso dizer é que ela não cresce muito mais que aquilo em altura/volume pelo que como está é como fica. Não sei estavas à espera que crescesse mais.... Em alternativa ao local onde está podias colocá-la entre as duas pedras que estão mais à direita. é capaz de ficar bem. Mas claro, vai mandar runners e começar a espalhar. Faz tapete se deixares. Como a Blyxa, com alguma luz fica com as folhas acobreadas. é uma das minhas plantas preferidas. :) Posso-te também dizer por experiência própria que não tolera muito bem água mais frescas (<16 C). Nota-se que as folhas ficam muito fininhas mas isto não é problema para a maioria do pessoal pois usa termóstatos.

 

abraço,

 

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Hugo

O que estou a pensar fazer sobre as raizes é comprar a bolbitis mas está esgontado em muitos sitios ou é muito cara e quero comprar mais que 1 vaso!

A bolbitis se tudo correr bem irá criar uma muita muito densa que irá tapar as raizes mas claro as que estao mais no exterior vao-se ver e o que fiz hoje foi experimentar como se tiram, tens de ter cuidado para nao rasgares a planta mas algumas saiem muito facil!

Tenho já 3 raizes dessas com rizoma no aquario de camaroes, espero que cresça!

A eleocharis apareia no domingo para ver se ganha força, está um pouco atrasada mas quinta já vem o kno3 e segunda espero já começar a fertilizar tudo em condiçoes!

 

Martins

O que estou pensar fazer com a tenellus é mesmo fazer tapete com ela, deixar que fique mais denso e a staurogyne crescer mais um pouco e ficar enclinada para tras mas nao vai ser facil nem sei como vou fazer isso!

Sobre a blyxa do lado direito se reparares ela está a ficar alguma como um amarelo ou vermelho, nao sei bem!

Isso pode ser o que?

 

Sobre os microsorium's tenho uma duvida, tenho umas 3 ou 4 folhas pequenas transparentes mas apenas metade delas para cima, isso é carencia de que? Potassio?

 

Aqui fica o video que vos prometi!

Espero que gostem

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre a blyxa do lado direito se reparares ela está a ficar alguma como um amarelo ou vermelho, nao sei bem!

Isso pode ser o que?

 

Amarelo é mau - provavelmente carência de qualquer coisa (potássio talvez?). Essa de dizer que a planta está assim é carência de x, se está assado é carência de y não me convence muito. Quase todas as carências provocam folhas amarelas.

Se for vermelho/cobre é normal e está de saúde.

 

Não te esqueças que andas a mudar de rotinas na fertilização e as plantas demoram algum tempo a reagir. Aguenta mais um pouco e depois logo vês se necessitas de corrigir alguma coisa.

 

Folhas transparentes normalmente é falta de co2. não te esqueças que o feto está muito perto da luz pelo que quer mais co2 que o normal. Também já me aconteceu quando abuso de excel principalmente quando faço aplicações com os filtros parados. Muito tempo mata as algas mas também queima as plantas e começam a ficar transparentes até abrir buraco. Enfim, não há bela sem senão.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre os microsorium's tenho uma duvida, tenho umas 3 ou 4 folhas pequenas transparentes mas apenas metade delas para cima, isso é carencia de que? Potassio?

 

 

Reparo isso nas minhas, penso que é normal na fase de crescimento. Eu fertilizo mediante o EI, carência de alguma coisa duvido que seja.

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas blixas realmente parecem estar com um tom de amarelo.

 

Se bem que a mim me parece carência de algo, estás com que rácio W/L?

Editado por Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Martins

Tenho de tirar uma foto mais premonizada para veres como ela está mas nao me parece que esteja muito mal porque faz perling mas nao sei mesmo!

Amanha tiro umas fotos para veres!

Sobre o microsorium vou ver se tambem tiro uma foto amanha assim já se tira as duvidas!

 

Eu disse potassio mas nem sei se é pois ando a fertilizar pouco de potassio pois ainda nao tenho os outros fertilizantes tou a deitar 5ml mas ganho green spots nos vidros, talvez seja por casa da diferença de nutrientes, nem nitratos tenho nem fosfatos e tar a dozear so potassio deve de fazer isso!

 

Hugo

Pois isso dessas folhas mais pequenas tenho mesmo de ver como é!

Como disse amanha tiro umas fotos para verem o problema se é mesmo problema ou nao!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou com 5,7W/L mais coisa menos coisa!

140L para 78W ou seja paraticamente 80W!

Acho que fiz bem as contas!

 

Pelo que o martins disse esta calha chegava e o FAAO tambem disse que chegava mas que o melhor era ter outra de 2x39W mas eu tambem nao quero ter problemas com algas!

E a diferença que vi da semana passada para esta semana é que as staghorn (acho que é assim que se escreve) diminuiram por isso a luz está a fazer bem, pelo menos faz desaparecer as algas!

Acredito que mais luz as plantas tenham outra cor e outra velocidade de crescimento mas as algas tambem!

Por isso aguardo opinioes!

Compro calha 2x39?1x39? 2x24?ou nada? :wacko:

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada disso, estás com um rácio de 0.5 W/L.

 

As blixas aguentam-se com esse rácio, mas é o minimo.

 

Eu para esse aquário punha 3x39W ou 4x39W, também depende daquilo que queiras.

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é isso mesmo 0,5! nem sei onde fui buscar isso!

 

Sobre a iluminaçao sinceramente nao sei mas se for para comprar outra basta apenas 1x39W acho eu pois vou ficar com 117W/L o que já é bastante e mais que suficiente para o que tenho mas vamos ver mais opinioes!

Pois tambem nao quero andar com algas nisto, quero andar numa boa!

Talvez com a fertilizaçao certa tambem ajude a estabilizar isto e arrebite algumas plantas!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, já ficas com um bom rácio cerca de (117W/140L) = 0,83W/L.

 

Sabes que mais luz implica mais fertilização, mais CO2...mais custos.

 

Com um bom esquema de fertilização mantendo a luz actual penso que as plantas mais dia menos dia começam a arrebitar.

 

Pelo menos a blixa e a eleocharis com 0,5W de rácio consegues mantê-las, como tu dizes, só tens é que acertar com a fertilização...e sem stresses.

 

O que eu gosto na aquariofilia é isto mesmo, acertar aqui...observar, mudar acolá...ver como as coisas se desenvolvem.

 

 

Abraço

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois Hugo vou tentar assim umas semanas para ver o que acontece!

Devem estar a ambientar-se!

 

O que eu gosto na aquariofilia é isto mesmo, acertar aqui...observar, mudar acolá...ver como as coisas se desenvolvem.

 

Exactamente, na aquariofilia temos de ir por tentativas e aprender com varios erros, é como tudo na vida!

 

abraço

Editado por Fábio.R
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Fábio,

 

Eu para já não mudava nada na luz. Deixa o aquário estabilizar. Acerta o regime de fertilizações e espera 2-3 meses a ver como é as plantas se desenvolvem. Com co2 e nutrientes em níveis não limitantes, mesmo com pouca luz vais ficar surpreendido!

 

Mais luz apenas te vai aumentar o crescimento das plantas (e vai exigir mais co2 e nutrientes). Vais ter menos espaço para erros e qualquer deslize vai necessariamente levar a algas. Com menos luz tudo fica mais simples. Tens mais espaço para erros. As plantas crescem mais devagar é certo mas saudáveis. E quando te digo que te vais surpreender é porque mesmo com 0.5W/L (com co2 e nutrientes adequados) vais ver que as plantas crescem bem.

 

Se daqui a uns meses se ainda achas que as plantas estão a crescer pouco e que queres dar à tesoura com mais frequência então podes pensar em aumentar a luz.

 

A regra que diz que é necessário 1W/L para plantados é mito! E velho por sinal. Mais que ultrapassado.

 

abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fabio,

isso está a andar bem,no entanto, não achas que esses fetos de Java estão "desarrumados" e são um pouco desproporcionais em relação ao aquário? Quanto a eleocharis, como o Hugo questionou,não será que já deviam de ter uns rebentos? Para mim essas blixas estão muito boas...parece-me... E essa staurogyne está a completar bem o espaço dela...

Sugestão : coloca aí uns escalares!!! :naughty:bang

Quanto a calha,eu mantinha a que tens,e deixava-a bem perto da coluna de água para que consigas aproveitar a energia ao máximo...

Mais nada a comentar... continua a divertir-te!!

 

Ps: estava a brincar em relação aos escalares. :P

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Martins

Pois é exactamente isso que vou fazer, vou deixar andar e depois logo se ve as carencias!

 

Jorge.A.

Sobre os fetos por agora vao ficar assim isto porque ainda estou á procura das bolbitis para ficar mais completo so depois é que irei ver como vai ficar tudo no final!

Sobre a eleocharis ela já deu runners porque já passou para cima das pedras e alguma coisa para os lado mas como nao tenho nitratos nem fosfatos o crescimento está um pouco parado!

Escalares?!?! :girlhitboy::dance:

Eu sei que estás a brincar, mas tipo os escalares na minha opniao nao têm tanta cor como os discus mas quem sabe algum dia gostem tambem de escalares! :rolleyes:

Quanto á calha apenas tem umas tabuas que fazem uns 5cm e ela está apoiada lá!

Depois tiro uma foto para verem!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.