Plantas morrem constantemente


sticken

Recommended Posts

Boa tarde.

 

Tenho um aquário de água doce (quente) que sempre que coloco alguma planta ela começa a perder as folhas e acaba por morrer. As únicas que vão aguentando são as cabombas.

Uso substrato liquido conforme das indicações e nada.

Será que há alguma propriedade na qualidade da água que me está a escapar?

Aceito todo o tipo de sugestões pois já não sei o que fazer...

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, desde já obrigado pelas respostas tão rápidas. Aqui vai...

 

É um aqua de 1,20cm que leva mais ou menos 250lts de água. (Ref. Horizon 120 da Aquatlantis)

 

Tenho 2 lampadas t8 da jbl de 30w cada que não sei a reaferência das mesmas ao certo mas quando as comprei o sr. da loja disse que eram as melhores para as plantas. Têm cerca de 6 meses.

 

Quanto ao substrato debaixo da areia já não tenho/não está a fazer efeito pois já tenho o aquário à cerca de 5 anos, mas também por indicação e visto não ter substrato na areia, estou a usar o ferreal e o floreal da aquamedic que. O 1º todas as semanas e o 2º mensal.

 

O nível de ph está nos 7.2 (Teste de gotas). Nitratos e afins estavam normais à cerca de 1 mês pois entretanto acabaram-me as "fitas" para medir e ainda não tive hipótese de ir comprar.

 

Qualquer informação adicional é so avisar!

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um feto de java a desfazer-se literalmente desde que o comprei a cerca de 1 mês e 2 plantas iguais que não sei o nome pois deitei a identificação fora e já andei a pesquisar mas não vejo nada idêntico.

Basicamente é uma planta que tem em cada folha 2 cores. Verde por cima e vermelho por baixo. A sra. disse que este tipo de planta não necessitava de muita luz. Está a perder folhas todos os dias e as que estão na planta já estão com buracos.

Tive também uma anubia ana que se desfez em 15 dias +-.

 

Mesmo assim vou tentar pesquisar mais um pouco e se encontrar o nome da planta volto a postar.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O facto de estarem a morrer é, simplesmente, por falta de CO2.

É um dos 3 pilares da fotossíntese.

-Luz

-Nutrientes

-CO2/O2 (diurno/nocturno).

 

 

Sem CO2 tens poucas opções, talvez as cabombas, musgo de Java e ceratophilum demersum. Não deves conseguir manter muitas mais.

Dependendo da quantidade e tamanho dos peixes que tens nesse aquário, podes desligar a bomba de ar durante o dia pois ainda agrava mais a situação, diminuindo a concentração natural do CO2 nesse período.

Cumps
Hugo Andrade

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro falei do introduzido.

Depois disse que, para além de não o fazeres, ainda diminuis mais a concentração de CO2 natural, (aquele que existe naturalmente na água), se usares uma bomba de ar (bolhas).

A bomba origina uma maior circulação da água e daí uma troca de gases mais rápida, diminuindo ainda mais o CO2.

A bomba de ar só é realmente necessária durante a noite, quando o processo de fotossíntese se inverte e isso no caso de se usar um sistema de CO2 a debitar em grande quantidade.

A meu ver não faz falta nenhuma, os filtros movimentam a água de forma eficaz.

Cumps
Hugo Andrade

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas não penso que seja falta de co2 pois essas plantas são de baixa manutenção e também informo que existe um lista enorme de plantas que não necessita de co2, como esta o feto de java plantado?

 

era bom era colocares cá uma foto para o pessoal ver melhor e também tentar identificar a planta que falas...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas não penso que seja falta de co2 pois essas plantas são de baixa manutenção e também informo que existe um lista enorme de plantas que não necessita de co2, como esta o feto de java plantado?

 

Onde anda essa lista? :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde anda essa lista? :D

 

Boas podes ver aqui http://www.natureaqua.com.br/?p=lerart&id=38, http://www.plantasdeaquario.com/plantassem.htm..

 

Retirado de outro lugar

 

"Lista de Plantas para Aquários Low Tech

 

ANUBIAS

 

M-Anubias barteri - Anubias barteri

M-Anubias barteri 'marble' - Anubias barteri 'marble'

M-Coffee leaf anubias - Anubias barteri v. 'coffeefolia'

M-Anubias barteri v. 'glabra' - Anubias barteri v. 'glabra'

A-Golden nana - Anubias barteri v. 'nana golden'

A-Anubias nana - Anubias barteri v. 'nana'

M-Narrow leaf nana - Anubias barteri v. 'nana narrow leaf'

A-Petite nana - Anubias barteri v. nana 'petite'

B-Hastifolia - Anubias hastifolia

B-Barteri Round Leaf - Anubias barteri v. ‘Round Leaf’

B-Gigantea - Anubias gigantea

B-Congensis - Anubias congensis

B-Lanceolota - Anubias lanceolota

M-Gracilis - Anubias gracilis

M-Anubias Barteri v Angustifolia - Anubias barteri v angustifolia

M-Caladiifolia -Anubias barteri v Caladiifolia

M-Anubias Afzelli - Anubias afzelli

 

CRYPTOCORYNE

 

M-Crypt Affinis - Cryptocoryne affinis

B-Crypt Aponogetifolia - Cryptocoryne aponogetifolia

B-Crypt Balansae - Cryptocoryne balansae

M-Crypt Becketii - Cryptcoryne becketii

M-Crypt Lutea - Cryptocoryne lutea

F-Micro Crypt - Cryptocoryne petchii

F-Pygmy Crypt - Cryptocoryne pygmaea

B-Crypt retrospiralis - Cryptocoryne retrospiralis

B-Crypt spiralis - Cryptocoryne spiralis

M-Crypt Walkeri - Cryptocoryne walkeri

M-Crypt Wendtii - Cryptocoryne wendtii

M-Crypt Willisi - Cryptocoryne willisi

 

FLUTUANTES

 

B/FL-Hornwort - Ceratophylum demersum

B/FL-Watersprite - Ceratopteris thalictroides

B/FL-Anacharis - Egeria densa

B/FL-Brazilian Pennywort - Hydrocotyle leucocephala

FL-Duckweed - Lemna minor

B/FL-Parrots Feather - Myriophyllum aquaticum

FL-Red Root Floater - Phyllanthus fluitans

FL-Giant Slavinia - Salvinia molesta

 

MUSGOS E MICROSORUM

 

A-Marimo Ball- Aegagropila linnaei

B-African Water Fern - Bolbitis heudelotii

B-Watersprite - Ceratopteris thalictroides

A-Pheonix Moss - Fissidens fontanus

A-Singapore Fissidens-Fissidens sp. "Singapore"

A-Zipper Moss - Fissidens zippelianus

A-Willow Moss - Fontinalis antipyretica

M-Wavy Leaf Java Fern- Microsorum pteropus undulata

M-Tropica Java Fern-Microsurm pteropus 'tropica'

M-Philippine Java Fern - Microsorum pteropus 'Philippine'

M-Java Fern - Microsorum pteropus

M-Red Java fern - Microsorum pteropus "red"

M-Windelov Java Fern - Microsorum pteropus 'Windelov'

M-Narrow Leaf Java Fern - Microsorum pteropus v. 'narrow leaf'

M-Needle Leaf Java Fern- Microsorum pteropus 'needle leaf'

A-Pellia - Monosolenium tenerum

A-Mini Pellia - Riccardia chamedryfolia

A-Round Pellia - Süßwassertang

A-Flame Moss - Taxiphyllum alternans

A-Java Moss - Taxiphyllum barbieri

A-Peacock Moss - Taxiphyllum sp. 'peacock'

A-Taiwan Moss - Taxiphyllum sp.

A-Singapore Moss - Vesicularia dubyana

A-Christmas Moss - Vesicularia montagnei

A-Erect Moss - Vesicularia reticulata

F-Water Clover - Mariselia minuta

F-Marsilea hirsuta

F-Four Leaf Clover - Mariselia quadrifolia

 

PLANTAS DE CAULE

 

B-Waterwheel Plant - Aldrovanda vesiculosa

B-Bacopa - Bacopa caroliniana

B-Moneywort - Bocapa monnieri

B/FL-Hornwort - Ceratophylum demersum

B/F-LWatersprite - Ceratopteris thalictroides

B/F-LAnacharis - Egeria densa

B-American Waterweed- Elodea canadensis

B-Stargrass - Heteranthera zosterifolia

B/FL-Brazilian Pennywort - Hydrocotyle leucocephala

M-Water Pennywort - Hydrocotyle ranunculoides

B-Ceylon Hygro - Hygrophila polysperma 'Ceylon'

B-Giant Hygro - Hygrophila corymbosa

B-Water Wisteria - Hygrophila difformis

B-Green Hygro - Hygrophila polysperma

B-Sunset Hygro - Hygrophila polysperma 'Rosanervig'

B-Dwarf Ambulia - Limnophila sessiliflora

B-Red Ludwigia- Ludwigia repens

B/FL-Parrots Feather - Myriophyllum aquaticum

B-Guppy Grass - Najas guadalupensis

B-Rotala Indica - Rotala indica

B-Rotala Rotundifolia - Rotala rotundifolia

B-Rotala Rotundifolia sp. Green - Rotala rotundifolia sp. 'Green'

B-Combomba - Combomba carolina

 

LEGENDA:

B = Background do layout

M = parte mediana / central do layout

F = parte frontal do layout

FL = flutuantes

A = podem ficar em qualquer lugar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas penso que a Eleocharis parvula é considerada low tech mas o meu feedback e que ela necessita de co2, mas pede o feedback de outras pessoas...

 

sei que ela esta considerada low tech

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Low tech, não quer dizer necessariamente que não necessitem de CO2.

Primeiro que tudo são plantas de fácil manutenção, que requerem poucos cuidados e "menos luz" e talvez algumas se aguentem sem CO2.

A minha experiência com os fetos de Java é que não se aguentam sem CO2 apesar de se manterem mais tempo sem dar sinais de falta dele.

Já dei vários pés a um amigo que não o tinha no aqua e o resultado a médio prazo foi o mesmo que aconteceu ao STICKEN.

As variantes são muitas, a quantidade de plantas, animais, luz, nutrientes e movimentação da água podem influenciar a concentração de CO2, quer seja injectado ou aquele que se produz naturalmente segundo as variantes já ditas.

Tudo tem um equilíbrio, mais ou menos fácil de encontrar.

A única planta que consegui manter muitos anos sem CO2 foi o musgo de Java, de resto tudo acabava por morrer mais cedo ou mais tarde.

Só fazendo experiencias e tentando testar várias situações diferentes até conseguir o tal equilíbrio. O que dá menos trabalho e menos custos é mesmo fazer um sistema artesanal de injecção de CO2 e velas crescer e reproduzir.

Mas isto é apenas a minha opinião. Há neste fórum melhores conhecedores deste assunto que podem dissipar qualquer dúvida acerca deste assunto.

Cumps
Hugo Andrade

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

tapete low tech é sempre um pau de dois bicos. A E. parvula aguenta-se bem em low-tech mas até formar um tapete... dá para crescer um carvalho ;) Aconselho-te a usar muita quantidade logo à partida. Outra opção (não tenho experiência pessoal) será a Marsilea hirsuta.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a marsilea é uma boa hipotese sim, podes experimentar a sagitaria subulata, cresce bem, mas é um tapete mais alto.

a eleocharis não correu bem comigo, por isso devem crescer dois carvalhos!!!

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Low tech, não quer dizer necessariamente que não necessitem de CO2.

Primeiro que tudo são plantas de fácil manutenção, que requerem poucos cuidados e "menos luz" e talvez algumas se aguentem sem CO2.

A minha experiência com os fetos de Java é que não se aguentam sem CO2 apesar de se manterem mais tempo sem dar sinais de falta dele.

Já dei vários pés a um amigo que não o tinha no aqua e o resultado a médio prazo foi o mesmo que aconteceu ao STICKEN.

As variantes são muitas, a quantidade de plantas, animais, luz, nutrientes e movimentação da água podem influenciar a concentração de CO2, quer seja injectado ou aquele que se produz naturalmente segundo as variantes já ditas.

Tudo tem um equilíbrio, mais ou menos fácil de encontrar.

A única planta que consegui manter muitos anos sem CO2 foi o musgo de Java, de resto tudo acabava por morrer mais cedo ou mais tarde.

Só fazendo experiencias e tentando testar várias situações diferentes até conseguir o tal equilíbrio. O que dá menos trabalho e menos custos é mesmo fazer um sistema artesanal de injecção de CO2 e velas crescer e reproduzir.

Mas isto é apenas a minha opinião. Há neste fórum melhores conhecedores deste assunto que podem dissipar qualquer dúvida acerca deste assunto.

 

Dá para manter muitas plantas sem injecção de CO2 por muito tempo. Aliás, este é o método mais semelhante ao que podemos encontrar nos ecossistemas naturais. Mas requere a sua técnica. Nestes casos é quase vital ter um bom substrato fértil. É mesmo muito muito importante.

Outros pormenores são: não ter muita agitação da superfície (embora seja importante ter uma boa filtração), ter um bom stock de peixes, alimentá-los bem e evitar as TPAs frequentes.

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá para manter muitas plantas sem injecção de CO2 por muito tempo. Aliás, este é o método mais semelhante ao que podemos encontrar nos ecossistemas naturais. Mas requere a sua técnica. Nestes casos é quase vital ter um bom substrato fértil. É mesmo muito muito importante.

Outros pormenores são: não ter muita agitação da superfície (embora seja importante ter uma boa filtração), ter um bom stock de peixes, alimentá-los bem e evitar as TPAs frequentes.

 

abraço,

 

GM

 

 

Sim é isso que queria dizer mas só com muita experiência se consegue chegar a esse equilíbrio. Digo-te já bastante dificil para quem tem pouca experiência.

Tocas-te nos pontos que que tinha referido.

Normalmente tudo pode descambar para situações muito difíceis de resolver - Explosão de nitratos, algas com fartura, peixes a morrer, etc, etc... e depois como resolver?

Não se resolve, desmancha-se tudo e volta-se a fazer do zero.

Só para quem já leva anos disto.

Cumps
Hugo Andrade

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a marsilea é uma boa hipotese sim, podes experimentar a sagitaria subulata, cresce bem, mas é um tapete mais alto.

a eleocharis não correu bem comigo, por isso devem crescer dois carvalhos!!!

 

comigo também não correu bem e tenho co2 caseiro e reparo que nos primeiros dias que meto uma nova garrafa ela cresce bastante mas só mesmo no começo depois já não noto crescimento...

 

penso que para tapete é mesmo necessário co2, por isso disse que o meu feedback não era o melhor, todas que tenho crescem bem menos a eleocharis ;)

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais