Materias filtrantes low cost


Recommended Posts

Boas , tenho um filtro jebo 819b que tem 5 gavetas para por material filtrante . Gostava que me tirassem algumas duvidas em relação a usar leca , tijolo e cascalho como matéria filtrante . E já agora será que as matérias filtrantes da aquapex são boas ?

TIAGO ALVES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

não me parece muito boa ideia fazeres experiências com materiais que não sabes como vão afectar a química do aquário, já para não falar da (in)capacidade destes para filtrar e criar uma colónia de bactérias benéficas.

Há matérias filtrantes baratas, daquelas marcas chinesas. Não são grande coisa mas certamente batem tijolos... :blush2:

Editado por PST

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois não sei . eu criei este topic , por que existe muita gente a usar "tijolos" e outras coisas do genero. Por exemplo a leca é muito porosa e é argila deve ser bom para criar bacterias.

Editado por Tiago5400

TIAGO ALVES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas eu comprei ceramicas de marca branca a 6€ o litro portanto nao vale apena inventar. pode funcionar de certeza porque o tijolo é feito de uma percentagem de ceramica agora a capacidade de colonizaçao nao tem nada a ver, uma desvantagem do tijolo é a duraçao desfazem-se muito rapido e a circulaçao é muito reduzida

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as que eu uso sao estas

 

IMG_0069.jpg

 

se tiverem a mesma forma destas serve perfeitamente, claro que convem dar tempo ao filtro para ele criar uma boa colonia de bacterias.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estas foram compradas numa loja em gmr e o sr da loja fez um teste com 1ml de azul metileno e uma ceramica destas e uma da sera e a marca branca absorveu tudo e a da sera nao. qual sera melhor? para mim as da marca branca.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu disse porque em filtros de lago é o que muita muita gente usa . Eu sei que os que estão na imagem são da aquapex o que estava a perguntar é se já usases aqueles que tiram os nitratos e a amonia (da marca aquapex )? é que os da fluval são muito caros .

TIAGO ALVES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Malta,

 

Não me levem a mal, mas vai aqui uma grande confusão... As cerâmicas servem APENAS como filtrantes biológicas, ou seja, o seu papel num filtro (ou sump) é permitirem a instalação de colónias de bactérias nitrificantes, benéficas na "purificação" da água. Não absorvem (nem devem) nenhum químico. Para isso, existe carvão activado e outras filtrantes adequadas a cada caso.

 

Já agora, as grandes diferenças de preço que encontramos em "canudos" de ceramica de várias marcas têm a ver, essencialmente, com a porosidade do material. Quanto mais poroso mais caro... mas quanto mais poroso melhor, pois oferece maior superficie de contacto com a água, permitindo a instalação de bactérias em maiores quantidades.

 

Quanto à leca, tijolo, etc., podem perfeitamente ser utilizadas. Aliás, qualquer material poroso (mais ou menos) e que não adultere a química da água, pode ser utilizado como matéria filtrante biológica. Eu uso leca à muitos anos sem qualquer problema. Não é tão porosa quanto bons "canudos" de ceramica, mas é MUITISSIMO mais barata. Qualquer loja de bricolage a vende. Para melhor sucesso, é tentar (é dura) esmigalhar um pouco mais a leca.

Editado por FILIPEALMEIDA

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Malta,

 

Não me levem a mal, mas vai aqui uma grande confusão... As cerâmicas servem APENAS como filtrantes biológicas, ou seja, o seu papel num filtro (ou sump) é permitirem a instalação de colónias de bactérias nitrificantes, benéficas na "purificação" da água. Não absorvem (nem devem) nenhum químico. Para isso, existe carvão activado e outras filtrantes adequadas a cada caso.

 

Já agora, as grandes diferenças de preço que encontramos em "canudos" de ceramica de várias marcas têm a ver, essencialmente, com a porosidade do material. Quanto mais poroso mais caro... mas quanto mais poroso melhor, pois oferece maior superficie de contacto com a água, permitindo a instalação de bactérias em maiores quantidades.

 

Quanto à leca, tijolo, etc., podem perfeitamente ser utilizadas. Aliás, qualquer material poroso (mais ou menos) e que não adultere a química da água, pode ser utilizado como matéria filtrante biológica. Eu uso leca à muitos anos sem qualquer problema. Não é tão porosa quanto bons "canudos" de ceramica, mas é MUITISSIMO mais barata. Qualquer loja de bricolage a vende. Para melhor sucesso, é tentar (é dura) esmigalhar um pouco mais a leca.

Grande filipe ,

Ai esta a resposta a minha pergunta , Mas vou te fazer mais uma comparando leca com os canudos "chineses" Qual achas que compensa ?

Eu tenho o filtro da jebo e as matérias "originais" , mas acho que não são grande coisa .

TIAGO ALVES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande filipe ,

Ai esta a resposta a minha pergunta , Mas vou te fazer mais uma comparando leca com os canudos "chineses" Qual achas que compensa ?

Eu tenho o filtro da jebo e as matérias "originais" , mas acho que não são grande coisa .

 

Viva, Tiago,

 

o "problema" de escolher qual material usar é um problema de espaço, ou seja, quanto menos superficie de contacto com a água o material tem (mais ou menos poroso) maior é a quantidade que tens de utilizar. É claro que, neste capítulo, estamos sempre condicionados ao espaço físico existente no filtro.

 

Eu uso leca porque tenho sumps de razoável dimensão, então não tenho grandes problemas em usar boas quantidades de leca... também uso bioballs em quantidade, mas essas ainda ocupam mais espaço, tornando impraticável o seu uso dentro de filtros.

 

Não conheço o filtro Jebo a que te referes, mas o que te aconselho é em comprares "canudos" dos bons. Não te sei aconselhar uma ou outra marca específica. Em geral, os mais baratos têm um aspecto mais liso ao toque, enquanto que os mais "carotes" notas que são mais ásperos ao toque e alguns mesmo com um aspecto rugoso.

 

Se pensares que as cerâmicas duram anos e anos dentro de água (aliás, nunca me lembro de ter mudado nenhumas), saberás que gastas o dinheiro de uma só vez... É um aspecto que acho que compensa.

 

Em havendo mais espaço, como por exemplo, numa sump, aí sim, podes optar por matérias mais baratas, como a leca, por exemplo. Eu combino leca com bioballs e agumas cerâmicas, mas, como disse, na sump há sempre bastante mais espaço que num filtro externo.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu filtro tem um espaço razoavel , o que eu estava a pensar era devido que tenho 5 gavetas em uma por leca ou tijolo . porque para trocar as materias filtrantes das 5 gavetas tenho que gastar cerca de 50 euros e como a crise toca a todos tambem vai ter de afectar o aquario

TIAGO ALVES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Uma actualização . Em vês da lã que esta a venda nas lojas de aquariofilia comecei a usar filtro de extractor . que é muito mais barato. em ves de por só uma camada como é um pouco mais fino meto duas e até agora cinco estrelas .

TIAGO ALVES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.