Peixes a descolorar/morrer


GothicKnight

Recommended Posts

Olá a todos,

 

 

Eu iniciei o meu hobby há perto de 3~4 meses quando me ofereceram um aquário de 80L. Desde então tenho tido algumas alegrias mas infelizmente são mais as tristezas. E hoje avizinha-se mais uma...

 

Eu comecei logo por sofrer do síndrome do aquário novo. Tentando meter peixes passadas apenas 2 semanas de ciclo com bactérias nitrificantes dos quais 2 guppies morreram passado 2 dias e um pleco que ainda durou uns meses.

 

No inicio reparava que a água estava um pouco "gelatinosa" e por fim com o que parecia que lhe tinha derramado óleo. E nisso mais uns 2 ou 3 guppies deram a vida até ser diagnosticado contaminação por um ambientador colocado na outra ponta da sala. Retirando-o o problema foi resolvido.

 

Passaram mais algumas semanas e trouxe 3 platies (ainda resistem) e 3 mollies. 2 Morreram com o passar do tempo... e agora neste momento tenho a ultima letárgica, no fundo mas ainda viva.

 

Entretanto tive outros peixes que foram morrendo.... ultimamente sempre da mesma forma: descoloração, letargia e morte.

 

Lendo praticamente tudo o que encontro na Internet consigo retirar os seguintes sintomas:

 

1) Os peixes estão por vezes longos períodos de tempo a tentar respirar à superficie;

2) As gelras estão avermelhadas;

3) Alguns peixes estão a descolorar;

 

Mas por muito que siga os conselhos (maioritariamente trocas de água e boa sinfonagem e/ou produtos) mas sem resultados :(

 

A minha fauna actual consiste em:

3 x Platty

4 x Espada (1 deles descolorado até meio do, e outro com descolorações nas barbatanas)

1 x Molly

 

Não sei se é importante mas nunca consegui que se reproduzissem mesmo com o rácio de 2 fêmeas para cada macho.

 

Tenho algumas plantas umas também a morrer, mas outras a nascer. Não sei ao certo determinar o tipo de cada uma.

 

Os parâmetros da água são:

PH:>7.5

GH:>10

KH: ~6

Temp:27ºC

NO2: 0

NO3: <= ~25 mg/l

Iluminação: 8h/dia

Filtro Interno: 700L/h

 

Faço TPAs semanalmente sendo que a última foi bi-semanalmente. Inicialmente com acondicionador de água, actualmente com água do poço dado que a água da companhia aqui tem os parâmetros PH/GH/KH extremamente altos

 

 

Agradeço desde já qualquer conselho que me possam dar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Humm... se fossem parasitas externos não haveria marcas nas escamas? Além da descoloração nunca vi qualquer perturbação.

 

O único caso de infecção visível que tive foi uma molly que foi mordida sendo que passado 1~2 dias começou-lhe a apodrecer a barbatana que ficou logo imobilizada e a ganhar uma pluma branca à volta (fungos) que acabou por morrer.

 

 

Vou tentar colocar fotos dos peixes afectados assim que possível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quem me tivesse dito que sim, que fiz mais do que o necessário e há quem me tenha dito exactamente o contrário...

 

Eu deixei o aquário a fazer o ciclo sem peixes durante 2 semanas com adições programadas de bactérias nitrificantes e acondicionador de água. Os primeiros habitantes (2x guppy e 1x pleco) não duraram muito à excepção do pleco que morreu recentemente nesta nova vaga de mortes por descoloração (acho que até foi o 1º).

 

Na altura deixei passar mais 3 semanas (só com o pleco lá) quando voltei a meter 3 platties (ainda resistentes).

 

Depois comprei 3x mollies que foram morrendo. A ultima dessas foi a que mencionei no 1º post.

 

Comprei várias vezes guppys mas morreram sempre, também comprei mais umas 3x mollies que também duraram pouco tempo.

 

E a última remessa há coisa de 1 mês foi:

  • 1 pleco que morreu logo de um dia para o outro (vinha de água fria mas na loja disseram-me que não havia problema e pelos vistos houve...)
  • 1 molly que foi mordida, apanhou uma infecção fungica e também morreu
  • 11 mollies bebés das quais apenas 1 sobrevive na maternidade.

Editado por GothicKnight
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Os únicos parâmetros que posso medir são os que meti no 1º post. O que por vezes faço é ir a uma loja aqui na Maia e pedir para me avaliarem o NO2, NO3, amônia e pH.

 

Quanto ao setup, presumo que seja o que tenho no aquário. Se assim for volto a repetir (sem estar ali para o meio do post)

  • Capacidade: ~80L
  • Temperatura: ~26ºC termostato 100W
  • Filtro interno de 700L/h
    • Esponja

    • Umas espécies de estrelas para "fixar" as bactérias no filtro
    • Turfa para baixar o pH

    [*]Não tenho bomba de ar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou dos mais experientes, mas quando os meus peixes estão a respirar na superfície é por que a qualidade da água está ruim ou falta oxigenação, eu acho que o nivel de NO3 está um pouco acima da média, já tive problemas com isso e resolvi fazendo TPA de 50% da minha água no decorrer de 5 dias com água da torneira que aqui tem ph neutro e nível de NO3 de 0,001, deixando-a descansar por 48 horas. Além disso deixei o filtro externo 24 horas ligado e uma bomba submersa better 500 movimentando a água. Eu acho que essa água do poço que tu está pegando pode estar sendo predudicial aos peixes, testa os níveis dela, experimenta pegar uma água de boa procedência para fazer os TPA's.

 

Quanto a reprodução, enquanto eles não estiverem bem não irão se reproduzir. É até melhor, pois se os adultos estão ruins provavelmente as crias vão ficar ruins também, pois são mais frágeis.

 

Essa água que tu pegou deve ter uma química muito forte e ruim, até porque nunca tinha visto um espada ficar rosa O.o

Ricardo Malias, programador php e apaixonado por Guppy's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas fontes de água têm mudado.

 

Inicialmente metia somente água da companhia + acondicionador, mas esta tem um pH perto de 8.

 

Depois comecei a ir buscar água a uma fonte perto de minha casa com pH 6.5 e ia misturando-as. Mas este método revelou-se pouco prático pois a bica de água é mínima e demorava séculos a tirar água de lá.

 

Actualmente trago água do poço dos meus pais. Mas isto começou bem antes, ainda na altura que ia buscar água à fonte. Provavelmente esta não seria da melhor qualidade :unsure:

 

 

Agora tenho medo de fazer uma grande mudança (>25%) de água por 2 razões:

  1. Medo de destabilizar mais uma vez o eco-sistema
  2. Queria lentamente baixar o pH da água que está actualmente no aqua para 7

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quase certeza que os teus peixes estao a morrer devido a intoxicaçao por amonia.

 

Concordo, deve ser isso mesmo, mas não adianta fazer TPA se a água que tu colocar tiver um nível de amônia alto também. Infelizmente teu ecossistema já está desestabilizado, se não os peixes não estariam a morrer, o TPA de 50% que eu disse é aos poucos, não tudo de uma vez, faz primeiro 25% e vê se melhora, visualmente também deve melhorar, pois os peixes devem parar de ficar no topo. Se não adiantar continua com outro TPA. Não sei se misturar água de ph 6,5 e outra de 8,0 vai dar 7,25 (exemplo), não sei se funciona assim, mas vale tentar, testar o ph e a amônia do teu TPA. :)Melhoras para os peixes ;)

Editado por Ricardomalias

Ricardo Malias, programador php e apaixonado por Guppy's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A intoxicação de amonia é causado pelo aumento de resíduos orgânicos devido a superalimentação, decadências ou ciclo impróprio, causando morte de peixes e plantas , A amônia que envenena especialmente ocorre quando o pH excede 7, quando o amônio benigno fica a amônia. Os Sintomas de intoxicação por amônia incluem um comportamento lento, ofegante, e descoloração guelras (brânquias queimar). O peixe pode suspender somente abaixo da superfície de água. O modo mais fácil de confirmar envenenamento de amônia é testando a água do aquario e de onde a tira, este poderá ser reduzido, atraves da alimentaçao dada, baixando, e aumentando aeração. recomendo o uso de carvao e de ceramicas como o siporax como o teu filtro é interno recomendo siporax mini para acumulaçao de bacterias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho o teste da amónia, mas aquilo não serve de bolha, pois da ultima vez que aquilo me dava valores negativos, na loja davam valores altos :?

 

Amanhã vou levar água à loja para me verem os níveis de qualidade da água: amonia, nitritos, nitratos. Na ultima vez que lá fui estes valores estavam bem. Eu sei que para valores de pH maiores que 7 o impacto da amónia é superior :( , daí querer baixa-lo.

 

Eu tenho "cerâmica" no filtro: São umas estrelas esponjosas próprias para acumulação de bactérias nitrificantes.

 

 

Tirando a parte da molly ter morrido recentemente, tenho notado melhorias:

  • Os peixes não andam sempre à superfície, só mesmo quando me vêm a chegar e põem-se logo à cata de comida.
  • Já não noto tanto o vermelho nas guelras.
  • Os peixes andam mais no meio do aquário em vez de andarem sempre para cima e para baixo nas laterais do aquário.

 

Possivelmente terá sido mesmo uma contaminação química de alguma água que fui buscar à fonte...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive um problema similar no passado num aqua pequeno....

Ao contrario do que possa parecer a agua do poço ou de fontes naturais não são boas para os aquarios.

Normalmente estão impregnadas de bacterias que não são prejudiciais para nós, mas causam alguns sintomas que mencionas.....Tambem trazem excesso de metais pesados que por vezes matam os peixes quase que de imediato.....

 

A agua da rede normalmente é tratada o que elimina bact... torna-se mais facil para nós.... por vezes traz um ph muito alto mas há formas naturais de resolver isso....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tenho diversas formas naturais de baixar o pH mas não funcionam...

 

Tenho um tronco enorme no aquário + turfa no filtro e a unica coisa que tenho é a água amarelada passados alguns dias :( daí ter começado a recorrer a essas fontes de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim a turfa é usada tambem em aquarios para escurecer a agua......ex: amazonico....

Mas a turfa baixa o ph da agua tens que esperar uns dias para estabilizar...

 

Tenho um aqua que inicialmente nunca baixava dos 7.8 (ph) e as vezes mais alto.... agora esta estavel entre 6.5 / 7

 

Tens que esperar. se não queres a agua amarela tira a turfa... o tronco tambem vai ajudar a escurecer a agua....e normalmente ao introduzir o tronco a amonia tambem vai subir.....vai com calma que isso estabeliza...

 

Mas não podes usar agua do poço...... algumas bacterias ficam activas apartir dos 22º/24º portanto se usares para peixes de agua fria pode resultar mas nada de tropicais.....

 

Já pesquisei sobre isso, mas só depois de ter matado uns quantos peixes......

 

Mas já la vai o tempo......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

a descoloração é tipica de stress, mas esse stress parece ser causado por intoxicação.

os parasitas e fungos aparecem pois em situação de stress o sistema imune do peixe "desliga" quase por completo dando lugar a doenças oportunistas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

aqui ficam alguns conselhos:

 

Tens decorações ou plantas de plástico no aquário? Se tiveres, tira.

 

Pondera a mudança para um filtro externo. Além de ser mais eficiente e mais fácil de manter é mais eficaz a promover trocas gasosas, sobretudo se puseres a saída de água um pouco acima do nível da água do tanque, criando um efeito de cascata. Já se arranjam uns baratos em fóruns como este.

 

Na minha opinião (há outras), uma bomba de ar com um ou dois difusores, em situações de crise, salva vidas.

 

Compra um aditivo de bactérias nitrificantes (por ex: o Denitrol) e segue as indicações.

 

Atenção às TPA. Se tirares demasiada água de uma vez atrasas mais a população de bactérias. Mais vale fazer TPA mais frequentes, de uns 25%. E é imperioso conheces a qualidade da água que estás a usar antes de a meteres no aquário. Basta que essa água do poço esteja contaminada com um químico qualquer, ainda que em doses pequenas, para que toda a população de peixes possa morrer em pouco tempo. Eu preferia mil vezes o PH de 8 da companhia...

Editado por PST

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais