Pintas brancas...2 semanas de tratamento sem melhoras :S


CatC

Recommended Posts

Boas pessoal

 

Tenho um aqua de 100Lt com 1 tronco, areao do rio, areia branca e xisto, 2 plantas que nao sei o nome.

 

Fauna: 2 Botia palhaço, 1 Pleco, 4 guppys e 4 alevins dos respectivos, 4 cardinais, 1 casal barbo cereja, 2 escalares, 1 camarao.

 

Há duas semanas apareceram-me umas pintas brancas no meus botia palhaço, e depois de alguma pesquisa decidi fazer o tratamento com o Punktol. Segui as instruções todas direitinhas, dosagens, TPAs aconselhados, luz apagada, aumento da temperatura da agua, etc etc...

Já ando nisto desde aí e hoje resolvi ligar a luz para ver se as pintas estavam a desaparecer e qual nao é o meu espanto quando vejo que os botias que so tinham uma ou outra pinta estao cheios até faz impressao, o pleco tem umas pintinhas, os guppys tambem ja têm pintas e os alevins deles tambem ja apanhei pintas em 2 deles...... estou a desesperar, nao vejo melhoras, mt pelo contrario, as minhas plantas com tanto tempo sem luz estao a morrer, não sei o que fazer, não tenho onde por os peixes infectados de quarentena por isso tive que tratar o aquario onde estao todos.

Alguém me ajuda?!?!?!?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Tambem tive esse problema o Ictio, ate me morreram 4 peixes. Tive que fazer o tratamento com medicamento da Sera Costatur durante 7 dias ( 1º., 3º. 5º. e 7º dia) e ao 9 tenho de fazer uma TPA de -+30% .

 

Começas por colocar uma colher sopa de sal por cada 40 lts de agua, deves diluir num recipiente com agua do aquário e só depois deitas na agua (ATENÇÃO SE TENS CORYDORAS OU LOCARIDEOS NÃO FAÇAS ISSO).

 

Após colocares o sal aumentas gradualmente a temperatura para os 31º(2 em 2º) e mantens durante 18 dias pois é o tempo de vida do parasita assim tens a certeza que ele vais a vida, isto porquê? O parasita não vai morrer por aumentares a temperatura mas sim vai deixar de se reproduzir pois os mesmos para o conseguirem têm de criar uma cápsula de gelatina, como sabes a gelatina só solidifica se arrefecer e o sal ainda vai dar uma ajuda extra neste processo.

 

Espero ter ajudado

 

Estas indicações foram dadas por um membro aqui do forum o Geada que desde já deixo aqui o meu agradecimento pela ajuda preciosa que me deu. :pompomgirl:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem tem sido extremamente dificil manter a temperatura alta em todo o aqua, as noites têm sido frias e o meu termoestato n tem dado conta do recado sozinho, quando faço tpas ponho agua quente (30º) para ajudar a subir a temp.

Tenho feito tpa s de 30% sempre antes de aplicar o Punktol (que é o aconselhado pla marca).

Será que ajuda um daqueles produtos para fortalecer o sistema imunitario dos peixitos?!?!

Eu acho que ainda não tive nenhuma baixa pq eles nao perderam o apetite e continuam bastante normais a nivel comprotamental...

 

Obrigado plas dicas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais