Identificação de Apistogramma


Moreira444

Recommended Posts

Penso que seja um Apistogramma Cacatuoides / Mega red ? Triple Red ?

 

Aguarda por mais ajudas por membros mais entendidos.. mas penso que seja uma sub-espécie destas que te referi...

 

Um par num comunitário ? :( Macho e femea?

 

Eu não aconselho... são peixes muito territoriais e agressivos.. mas isto depende da fauna que juntares com eles e o tamanho do aquário.. etc.

 

Cumps

Rodolfo Rodrigues

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vais ter qualquer problema em colocar um casal num aquário comunitário, eles são agressivos e territoriais na altura que querem fazer postura, mas não são nenhumas piranhas, fazem umas investidas quando outros peixes passam no território deles mas nada de especial.

 

Não te aconselho é a ter dois machos no mesmo aquário, dependendo do tamanho do aquário podes ter um trio, e assim o macho quando ficar mais agressivo divide a tareia pelas duas fêmeas :)

 

Esse peixe que está na foto é um macho cacatuoide double-red, pelas cores das barbatanas e pelo formato das mesmas.

Daniel Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que tens aí (presumo que sejam duas fotos do mesmo peixe) é sem dúvida um macho Apistogramma cacatuoides. A variante julgo que seja "double red".

Facilmente se distinguem os machos das fémeas. Apesar de terem a mesma fisionomia, a fémea é muito mais pequena, tem as barbatanas menos exuberantes e se estiver em época de reprodução atinge um amarelo muito intenso, mas pelas diferenças de tamanho percebe-se logo se é macho ou fémea.

Quanto a tê-los num comunitário, depende sempre do tamanho do aquário e da companhia, como já foi dito. Como também já foi dito eles são muito territoriais, e por territoriais entenda-se que fazem questão de serem eles a mandar no aquário, sobretudo se não houver companheiros de aquário muito maiores que eles. Se a companhia forem peixes de cardume pacíficos (tetras, corydoras, etc.) e tiverem espaço suficiente, poderão conviver pacificamente. É claro que o típico "chega para lá" é o pão nosso de cada dia, sobretudo se estiverem em altura de reprodução ou se os vizinhos se aventurarem demasiado perto da toca deles. Não há propriamente agressões, são mais pequenas perseguições para mostrar quem manda ali.

Em meu entender são uma boa espécie para serem os peixes principais de um aquário, e completar a fauna em função deles, e não o contrário. Têm um comportamento espetacular de se ver, são muito curiosos e não têm medo nenhum. Tenho um casal com um cardume de tetra fantasma negro, 4 otocinclus e vários camarões red cherry (os cacatuoides não são os aterradores devoradores de marisco que às vezes se fala), num comunitário com 128l. Todos já sabem o seu lugar na hierarquia do aquário (com os cacatuoides à cabeça) e convivem bem. É claro que se algum tetra ou camarão mais distraído resolve passar de forma descarada em frente à toca onde está a fémea é prontamente corrido dali para fora, mas ninguém se anda a matar ali dentro nem ninguém anda demasiado stressado basta ver pelos camarões: tornaram-se uma praga, depois de introduzir os cacatuoides continuam uma praga, e apresentam uma cor bem viva e andam tudo menos escondidos.

É uma espécie que vale bem a pena mas equaciona bem o espaço e a fauna que já tens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o peixe que possuis é um macho de cacatuoides double-red. Nesta especie podes distinguir os machos das femeas, pelo tamanho pois o macho tende a ser maior que a femea, a coloração da barbatana dorsal e caudal que nas femeas nao possui a coloração vermelha\mosaico dos machos (a excepção de algumas femeas triple-red que por vezes apresentam algum tons de vermelho na dorsal) nos machos desta especie os 1os raios da barbatana dorsal são bastante desenvolvidos, chegando a ultrapassar metade do corpo.

Em relação a manter um casal desta especie num aquario comunitario é possivel, tendo sempre em atenção as caracteristicas dos companheiros( não deves colocar outras especies de apistogramas ou outros peixes territoriais), podes mante-los com um cardume de tetras, algumas corrydoras e ancistros ou otocinclus, tendo sempre em atenção o evitar a sobrelotação do aquario. Eu ja mantive e reproduzi esta especie num comunitario de 100l com alguns tetras e corrydoras como companhia.É uma boa especie para quem deseja iniciar-se nos apistogrammas

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais