Discu doido


jpospr

Recommended Posts

Boas

 

Tenho 4 discus no meu aqua de 540L, parametros da água estão todos OK, nada a apontar, tudo tranquilo

 

A questão é a seguinte, tenho um disco (cerca 15cm diametro) que está muito bem, mas de repente dá-lhe uma "travadinha" desata a nadar ao comprimento do aqua a toda a velocidade, atira-me água para o chão e só não salta fora por um milagre!!

 

Depois deste comportamento dá umas voltas sobre si mesmo, e depois fica bem...aparentemente. Quando nada a alta velocidade em vez de nadar "à discu" ou seja na vertical, por vezes nada na horizontal, ou mais inclinado.

 

Sabem o que poderá ser?Serão parasitas?

 

É que se isto continua, ou ele salta fora ou atira-me com os outros para fora do aqua, pq durante um destes assaltos estava presente e um dos outros peixes de cardume com a agitação veio parar cá fora, por acaso estava presente e deu para o salvar.

 

Obrigado!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite João Pedro.

O que é "OK" ao certo, para termos mais ou menos uma ideia do poderá ser ou não?

Em relação ao peixe, não nota mais nada de diferente? Peixe mais escuro, respiração irregular, quantidade de muco, inchaço, comichões e/ou tremores, perda de apetite, aspecto das fezes ..?

Editado por meninamaria86
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Ok" são paramentos normais para Discus :)

 

Não noto diferença de comportamento, come, está calmo, as cores normais, mas dá-lhe uns ataques. Acho que amanhã o vou encontrar no chão, ele manda saltos fora de água

 

Já pensei ser Hexamitose mas já estive a olhar para ele, e não vejo nada, as fezes estão com cor normal, respira sem problemas...tenho de o levar ao psiquiatra?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois os "parâmetros normais para discus" podem ser muito diferentes de pessoa para pessoa por isso estou a perguntar os valores ao certo.

Por exemplo, pode estar a mante-lo com parâmetros de água "normais para discus" diferentes dos parametros do aquario de onde veio e por vezes pode ser esse o motivo de stress do peixe, que o leva a ter esses rompantes.

 

Não.. não tem de o levar ao psiquiatra.

Por vezes assustam-se com alguma coisa e têm esses rompantes estranhos. Também tive um macho adulto "suicida" que estava saudável. Por isso se não tem mais nenhum problema aparente não me parece que seja doença. Parece-me que seja algo que o esteja a perturbar.

E o que me deixa um bocado preocupada é esse "nadar de lado"...

Há quanto tempo é que ele tem esse comportamento?

Só por descargo de consciência, ele por acaso não tem esse comportamento quando está perto de algum discu em particular, ou até mesmo quando se quer aproximar e vai em direcção a algum outro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Realmente os parâmetros são muito importantes como "meninamaria86" refere, poderás ter um pico de amónia sem o perceberes, e esse problema pode acontecer a um discu, mesmo que só aconteça a um do cardume.

Se puderes coloca também o setup do aquário e a frequência dos TPA's.

É frequente esse comportamento?

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O comportamento estranho começou ontem, o discu está no aqua há pelo menos 3 meses quando comprei tinha uns 10cm de diâmetro e tem crescido a olhos vistos, não adicionei nenhum peixe recentemente que o faça assustar, Mas de facto essa ideia já me passou pela cabeça, será que ele se assusta com alguma coisa? Só que o aqua está igual desde sempre, depois da revolução que ele provoca, nenhum peixe fica calmo

 

Setup

 

150x60x60

1 Eheim 2180

1 Eheim 2078

1 UV-C 55w ligado 8 horas

 

Fauna

4 discos

20 olhos de fogo

10 peixes que não sei agora o nome (formato semelhante aos neons, mas maiores, com uma risca preta na parte de baixo que se estende até à barbatana de trás)

10 corydoras

10 otos

10 ancistrus

 

 

TPA's semanais, limpezas de filtros alternado, 1 semana 1 outra semana outro

 

Parametros

Nitratos 5

pH 7

Gh 5

NO3 0

NO2 0

 

Neste momento sem plantas

 

Alimentação

Artémia

Granulado

Flocus

Comida caseira

 

Todos vêm à mão comer inclusive o psicótico ( omg )

 

Deitei-me com 2 ideias, ou ele morto no chão, ou vários peixes dos cardumes mortos no chão, pois com o stress ele manda-os para fora, felizmente que nada disso aconteceu.

 

Já me disseram que pode ser o Norte Magnético da Terra a mudar de posição e que o Fim do Mundo está a chegar e por isso o comportamento!! (LOLOLOLOL)

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.

Os parâmetros estão mais ou menos. Só falta a temperatura do aquário mesmo.

Talvez seja melhor fazer TPA's mais frequentes para baixar os nitratos, e talvez baixar um bocado o pH e a dureza.. Para isso normalmente uso turfa granulada ou fibra de turfa (não tinge a água), que estabiliza tanto o pH como a dureza (convém ir medindo os 2 parâmetros quando usa a turfa para não baixarem demais), de forma lenta o suficiente para o peixe não sofrer com essas mudanças.

Sabe João, há discus mais sensiveis que outros no mesmo cardume como já lhe disse o membro fernandojb. E se calhar, para esse peixe em particular, esses parâmetros são suficientes para o deixar mais stressado que os outros.

Depois de ter os parametros mais estaveis (baixar nitratos, dureza e pH), se continuar com esses sintomas, aí temos a certeza que não é nada no aquário que o está a deixar mais nervoso.

Os sintomas que descreve, podem querer dizer muita coisa, e mais vale ter a certeza do que é antes de medicar.

Muitas das vezes perde-se tempo a medicar peixes sem ter a certeza do que se passa. Na maior parte do tempo pode até não ser doença, como eu penso ser o caso, e o João ao medicar vai estar a submeter o seu discu a um tratamento desnecessário e que não lhe vai fazer nada. Quando assim é, e nos apercebemos que o medicamento não fez nada, e que se calhar o que se passa é outra coisa, já passou algum tempo para ele piorar e/ou deixar de comer e aí, um tratamento para o que ele tem poderá já não fazer nada, pelo facto do peixe já estar desgastado tanto pelo avanço do problema, como pelo stress da situação em que está que os debilita um bocado.

Editado por meninamaria86
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

meninamaria86

 

 

Obrigado pelo comentário e pela a ajuda, mas não concordo nada ctg

 

Dureza 5 é o ideal, a baixo disso a estabilidade do pH ficará comprometida

Nitratos a 5 é mais que bom, tendo em conta que muitos aquários têm nitratos a cima de 10 com Discus sem haver qualquer problema

TPA's mais frequentes do que semanais? Diárias? Tb não me parece que isso favoreça alguma coisa, TPA's por mais discretas que sejam stressam sempre os bichos, para não falar de possiveis alterações de Temperatura e de pH devido à entrada de nova água.

 

Há que relembrar que é um aqua de 540L e que a TPA é feita diretamente da torneira, adicionando antes acondicionante, não é possível fazer uma TPA de um aqua destas dimensões a baldes.

 

Agradeço a ajuda, vamos ver se ele hoje acalma, li há alguns tempos de a doença do buraco pode trazer problemas neurológicos, mas não vi nenhum sintoma...

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tem que agradecer.

Compreendo perfeitamente a sua posição e percebo o porque da sua reacção.

Estou aqui a dar apenas a minha opinião e a partilhar o que sei, e que aprendi tanto por experiência própria como pelo que me ensinaram (digo-lhe também que o meu "professor" foi um dos mais exigentes..era o dono da aquamundo, e a maior parte do sei foi ele que me ensinou. o resto foi sendo complementado ao longo do tempo pela participação no fórum e de trocas de ideias com criadores experientes de discus tanto aqui como no forumdiscus). Sei perfeitamente que há pessoas com muito mais experiência com discus que eu, apesar de já ter 7 anos disto, mas acho que já tenho algum traquejo no assunto. Mas claro que a opção será sua, de seguir os conselhos ou não.

Eu vou explicar o que sugeri e como faço as coisas com os meus discus (com ou sem alevins):

temperatura entre 29-30 ºC e pH entre 6.8 e 6,5 e dureza de 2, nunca mais, nunca menos, e tenho os parâmetros estáveis já a alguns anos. Porquê? porque faço TPA's semanais de 10%-15% no máximo, do volume total de água. Se a quantidade de água feita por cada TPA for reduzida não vai ter que se preocupar com o efeito tampão da dureza, e não vai ter essas oscilações bruscas que nunca ninguém quer no aquário quando se tratam de de peixes tão sensíveis.

A água das TPA's em minha casa também são feitas directamente da torneira sem qualquer tipo de acondicionador. E não stressam os meus discus. Sabe o que lhes faz quando mudo água da torneira quando vem mais fria um bocado? dois dias depois estão a desovar. A baixa da temperatura estimula a desova

Quando me refiro a TPA's mais frequentas não digo diárias, mas sim, em vez de fazer 1 TPA por semana, fazer 2 por exemplo, penso que seria o suficiente. Também não sou a favor de tpa's diárias nem em muita quantidade, pelo mesmo motivo que referenciou.

Em relação aos nitratos expliquei-lhe o motivo porque acho que serão altos nesta situação em particular. Claro que há peixes em piores condições e que se dão aparentemente bem, o que pode não ser o caso do seu discu. Mas claro, como já disse, a opção de seguir ou não os conselhos que lhe dou é sua.

Em relação a doença do buraco, se tem as fezes normais, come e não tem buracos na cabeça não é o caso. De facto a doença do buraco pode trazer problemas neurológicos quando está numa fase avançada, mas como não tem sintomas duvido que seja esse o problema.

Se o problema não for dos parâmetros da água (por isso lhe sugeri alterar os seus parâmetros que realmente estão "ok", para parâmetros mais correctos para tirar a teima. Não por estar certa de que é isso que está a perturbar o seu peixe) e ele não mostrar melhorias, poderá ser um problema na bexiga natatória que se esteja a começar a desenvolver. Digo isto porque para alem dos rompantes, disse-me que ele nesses episódios ele não nada direito.

E pronto. A minha opinião é esta.

Espero que consiga resolver o problema do seu peixe da melhor maneira.

 

Com os meus cumprimentos

 

Maria João Silva

Editado por meninamaria86
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Humm ( :idea: )problema da bexiga natatória poderá ser uma boa hipótese, mas se fosse, ele estaria sempre com dificuldades em se colocar direito certo? É que ele apenas nada mais torto quando está furioso, depois de acalmar, é como se não fosse nada com ele, e fica bem.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... Pode ser apenas comportamental também. Daí a minha pergunta na resposta #4 no fim de tudo. Mas como não respondeu a essa pergunta pensei que não fosse o caso.

Pode também estar a demonstrar a sua "dominância" em relação a outros peixes, ou mesmo marcar territorio, ou as vezes com pessoas a volta do aquario.. como mostra aqui :

 

Não propriamente.

Uma infecção da bexiga natatoria começa por se parecer com isto : http://www.youtube.com/watch?v=bUnXnMd0cZ0

Editado por meninamaria86
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O comportamento começou quando eu estava distante do aqua...não houve interferência.

 

meninamaria86

 

 

Estive a ver o filme do youtube e não percebi o comportamento diferente do disco com problemas na bexiga natatória, consegues-me especificar qual será o comportamento?

 

Já agora se for esse o problema qual a solução para isso ?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmm ok. Mas já observou alguma vez um desses rompantes? Não poderá ser um comportamento em relação aos outros no cardume? Pelo que percebi ele também já é grandito e é capaz de querer começar querer procurar uma companheiro... E quando os discus começam a cortejar podem ser um bocado bruscos e agressivos. está aqui um bom exemplo:

 

Neste video da para ve-los a nadar rapidamente pelo aquario e a terem esse dito "nadar de lado".

O comportamento é parecido ou nem por isso?

 

Em relação ao video do problema na bexiga natatória , pode ver que por volta dos 14 segundos o discu parece ter algumas dificuldade em manter a posição normal - as barbatanas estão constantemente a mexer como se se estivesse a esforçar para ir contra uma corrente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então acho que não se deve preocupar... É um comportamento natural. Mas preste atenção durante alguns dias a ver se não há mais nenhum sintoma, pelo sim, pelo não.... Só para não facilitar. E se puder , tape o aquario. Eles às vezes entusiasmam-se e saltam mesmo fora..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem resolvi agora ser eu a fazer um pequeno filme

 

Como se vê tenho 4 discus, um Blue Diamond, 2 "normais", 1 maior que outro, e outro ainda todo branco

 

O que estava com "problemas" ontem é o maior que se vê ao lado do azul a afugentar o mais pequeno, hoje o qe está estranho é o branco. Está quase deitado, entre o tronco, parece que a proteger o local e o outro que estava com problemas ontem anda ali a circular a zona.

 

Hoje ao ver o branco naquela posição, dei-lhe um toque, ele deixou-se tocar sem problemas, passado 2 segundos, deu 4 ou 5 voltas em torno dele próprio e depois teve o mesmo comportamento do de ontem.

 

Fez várias "piscinas" ao longo do aqua, quase que saltou borda fora, depois de se acalmar, voltou para o mesmo sitio...será que eles puseram ovos e estão à espera da eclosão? Eu por acaso baixei a temperatura do aqua de 28 para 25 há cerca de 3 dias e disseste (meninamaria86) que baixar de temperatura provoca a colocação de ovos, mas já espreitei e não vi nada... bang bang bang bang bang bang

 

Segue o filme em baixo

 

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hmm mas a temperatura agora está a 25 º? isso é mesmo muito baixo para discus. Sim estimula a desova mas quando mudo a água ela arrefece um bocado na altura da TPA, mas eventualmente volta a aquecer para os 28 graus.

Não me tinha dito que tinha um peixe com esses sintomas. Os discus de cor branca e discus de base pigeon blood não mudam de cor em circunstância alguma. Se reparar pode ver que nem sequer têm as barras de stress. Eu acho que o branco pode estar mesmo mal. o facto de estar deitado é um sinal péssimo só por si, e se tem rompantes a andar às voltas sobre ele próprio... Suba a temperatura que tenho quase a certeza que e isso que esta a deixar o branco mal. Temperatura minima para os discus são mesmo os 28 graus.. os meus normalmente ate estão a uma temperatura entre os 29-30ºC.

Editado por meninamaria86
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O branco depois de se ter "passado dos carretos" ficou bem e voltou à mesma posição, passado 10min voltou ao mesmo sitio. o "tresloucado" de ontem como podem ver está sem problemas hoje...a defender a posição do branco

 

Vou subir a temperatura de facto, tb acho que está a baixo do normal

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim também reparei que ele rondava o branco.. E o facto de estar perto dele pode ser por estar "interessado" e por isso afugenta o resto dos discus para não ter "concorrentes". O branco pode sentir-se fragilizado e por isso estar a esconder-se. Posso garantir-lhe que se fosse outra estirpe estaria com as cores mais escuras. Comportamento de desova não é quase de certeza, primeiro porque a maioria dos discus desovam em sítios mais amplos para poderem cuidar dos ovos e oxigena-los (fazem-nos com as barbatanas peitorais e com a boca, e para isso precisam de espaço) e costumam desovar em algum objecto que se encontre na vertical ou inclinado, segundo porque me parecem ainda um bocado pequenos. Se bem que isso nem sempre é um indicativo de imaturidade dos peixes... Mas na maioria dos casos peixes pequenos não desovam..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais