Local ideal para entrada/saida do filtro externo


Recommended Posts

Apesar das diversas opiniões (até do cientista Hugo), Acho que a melhor ciência é a da experiência .Cada caso é um caso , existem inúmeras variáveis num aquário . A dinâmica de fluidos não pode ser tão simplificada como foi pelo sr. cientista. Um concelho que me deram através do purgador do filtro metes um pouco de turfa liquida ou até de corante alimentar , e assim vais conseguir observar como a agua circula .

Espero ter ajudado alguma duvida dispõem

Editado por Tiago5400

TIAGO ALVES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Dinâmica de Fluidos" - isto diz-vos alguma coisa???

 

Se não têm conhecimentos técnicos e cientificos sobre esta matéria não opinem.

 

LuisJSBL se o filtro não é suficiente para fazer circular a água, então não presta, não desempenha o seu papel em toda a sua planitude. Não deves servir isto como exemplo.

 

Todo aquário tem de ser planeado antecipadamente, principalmente no que diz respeito a iluminação e filtragem. Sem um bom filtro não consegues fazer uma boa circulação de água, logo...é que desta forma nem do mesmo lado nem em extremos opostos.

Quem fala assim tem de ser cientista ou pelo menos armado em experto . Mas não estou interessado em discutir contigo . acho sim que a arrogância era dispensável . Até porque não discordo contigo que "EM ALGUNS" casos por as dois tubos do mesmo lado é o melhor mas também a outros que não são assim tão poucos que um de cada lado é melhor . Por isso dei a sugestão do corante para observar o que acontece nas duas posições e ver o melhor . (Num dos meus aquários por exemplo com os dois tubos do mesmo lado o outro fica com muita pouca movimentação fltragem 7x).

Mas se achas que lá por os da ada usarem nos aquários deles duma maneira todos os outros aquarios tem de ser iguais ...

TIAGO ALVES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal tenham calma. O tópico foi criado para esclarecer uma dúvida que tive na montagem do filtro externo e não para criar uma guerra de opiniões.

 

Tal como dizerem, nada melhor que experimentar.

Hoje coloquei a entrada e a saída em lados opostos e reparei que as partículas que havia no centro e fundo do aquário que não se deslocavam em direcção à entrada do filtro. Parecia não haver movimentação de agua naquela zona do aquário. Havia bom movimento de agua na superfície e no zona em redor da entrada do filtro.

 

Voltei a colocar a entrada e a saída no mesmo lado o que resultou na existência de um movimento de agua no centro e fundo em direcção à entrada do filtro, tal como já tinha referido anteriormente. Com esta configuração o movimento da agua é circular.

Assim penso que esta configuração é a melhor, visto que as partículas que existiam no centro e fundo desapareceram.

 

tupi-guarani: Obrigado pelo elogio ao meu aquário. O próximo passo é retirar a BioBox, que ocupa bastante espaço no aquário e fica feio.

 

Já agora quanto tempo devo ter os dois filtros a trabalhar em conjunto de forma que o novo filtro fique activo biologicamente? É de referir que não utilizei qualquer tipo de liquido de arranque do ciclo na instalação do novo filtro.

 

Obrigado a todos pelas as vossas opiniões.

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , se já tens o aquário a bastante tempo a funcionar a biobox numa semana podes a tirar . Porque as bactérias ja estão criadas no aqua . Dois concelhos nos primeiros tempos não faças grandes tpa's para não destabilizar e se puderes tira os materiais filtrantes da biobox e metes no outro filtro.

O aquário realmente esta muito bonito , só tens é que tirar a biobox para ainda ficar melhor .

Editado por Tiago5400

TIAGO ALVES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que ao dizer "Se não têm conhecimentos técnicos e cientificos sobre esta matéria não opinem" não estou a desrespeitar ninguém, o meu intuito era alertar para não induzirem ninguém em erro.

 

Muito assertivo, sim senhor. Com uma opinião sólida embora com uma atitude deveras obsessiva.

 

Antes de mais, vai chamar cientista ao c...lho.

 

Foi-se a assertividade. O pseudo-respeitador dos restantes "forumeiros" (não cientistas) partiu o verniz e descredibiliza a primeira citação... Vejam os vídeos da ADA que dão belas lições de boas maneiras.

Editado por Vang

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem vou opinar...eeheheh

1 - Calma, isto como tudo na vida é pa se levar na boa e sem stress

2 - Acredito que esta questão tenha pouca importancia no Total do biotipo que é um aquário. É MUITO mas MUITO mais importante ter uma boa filtração, adequada ao tipo de aquário que se montou.

Já tive de uma maneira, já tive de outra e honestamente os aquários sempre funcionaram na perfeição. Actualmente tenho dois filtro a funcionar, um em cada lado do aquário e sem problema algum (podem ver na assinatura).

Caso se queria ter a entrada/saida em lados opostos convém apenas ter o cuidado de a entrada de água ser sempre no local mais afastado fisicamente do filtro, já que, caso contrario, obriga-se o filtro a trabalhar em esforço e com maiores perdas de caudal.

 

Abraços

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente, se eu fosse este "colega" que veio pedir ajuda, já tinha mandado o aquário e a bomba para um certo sítio que eu cá sei.

Aconselho vivamente a experimentar várias colocações, desde lados opostos, a entrada no topo e saida no fundo, o inverso, saida e entrada no topo ou no fundo mas com orientações diferentes, no mesmo lado testando alturas, etc.

O aquário é teu e com a decoração só tu vais descobrir qual o melhor sistema para o teu aquário.

Li para aí umas frases de "zonas mortas". Não há zonas totalmente mortas, mas há fauna e flora que gostam dessas zonas.

Peço desculpa ter metido aqui o "bitaite".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge chegaste tarde... isto estava que ia estourar.

 

Sem os comentarios do hugo não vais entender nada do que se passava aqui....

 

e não peças desculpa, estamos" todos" ao "mesmo"....

Editado por tupi-guarani
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

Ai ai cientista hugo bem dizia a minha mãe "se não queres ter de retirar o que diseste pensa bem antes de falar ou então cala-te". Enfim...

 

Vang a presidente!

 

PS: Desculpem-me mas não resisti.

Tens o meu voto

Teclas que tal o aqua ? ja tiras-te a bio box ? mete umas fotos a ver que tal...

TIAGO ALVES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou deixar a biobox mais uma semana, provavelmente até quinta da próxima semana, devido ao ciclo. Não quero arriscar muito neste assunto.

Quando tiver a biobox retirada e feito algumas alterações, eu depois coloco as fotos. Fica prometido! :thumbup3:

 

 

Com a remoção da biobox, o fundo 3d exterior que fiz com esférovite fica tapado na zona central, logo não se vê grande coisa dele.

 

Relativamente à entrada e saída do filtro, após vários testes, a melhor configuração foi de tudo no mesmo lado. Com esta configuração existe uma corrente circular que empurra as partículas a irem para a entrada do filtro, e por esta razão noto a agua mais limpa. Sobre este assunto, agradeço a todos os intervenientes. bigsmile

Projectos Actuais: Sunrise Mountain (360L)

Projectos Descontinuados: The Dream of a Lifetime (360L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e pá desculpem lá. fui o primeiro discordar com a ideia inicial.... se calhar a culpa é minha....

 

mas se fui o culpado quero esse shot pra mim.

 

Acho que aquilo que disse, principalmente em "bold" é a realidade. Só acho que baralharam uma pessoa que precisa (nesta altura se fosse eu, PRECISAVA) de ajuda.

 

Tupi, já me deste conselhos que aceitei e alguns estão pendentes (basta ires ver) só por logística. mas vou seguir o que me disseste.

 

Mas, honestamente, este tópico detiorou-se para ver quem sabia mais e esqueceram-se que temos (espero, senão... tinha-mos) um membro que precisa de ajuda.

 

Se aqui é para ver quem tem as "bolinhas" maiores.... enganei-me no fórum!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que é saudavel as pessoas expressarem pontos de vista diferentes, desde que válidos. A conversa foi util nisso. As vezes quando se responde num topico não se está simplesmente a responder a quem abriu o topico, mas a discutir a questão. Exagerou-se foi na discussão. Util, foi com certeza, mas não era preciso tanto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É bem verdade manuel2009had!!!

 

Discusões a parte e que tal umas fotos? uns setup do aquário, testes de água...?

 

Parece-me que isto é a casa da sogra, para comer (discuitir se mete aqui ou mete ali) aparece sempre mais um, Para trabalhar (Tópicos bem constituidos com bons argumentos e boas bases cientificas,) nunca aparece ninguém.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente ,também tive um pouco de culpa nesta 'guerra' toda . Mas não me agrada que ande ai um individuo armado em experto e a chamar os outros ignorantes . A aquariofilia é um mundo em que se esta sempre a aprender e que o que num sitio é o ideal noutro e a pior coisa que se pode fazer . Eu até acho pena que existam alguns temas tão pouco debatidos . Mas enfim a experiência também ensina . E eu já fis muita asneira continuo a fazer algumas asneiras e espero no futuro conseguir fazer menos .

TIAGO ALVES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.