Filtro Eheim versus Substrato Pro


Recommended Posts

Montei o meu aquário comunitário novo faz hoje 1 semana.Não tem plantas ou decorações.Areia de silica,xisto e peixes é o que tem.TENHO agora a água do AQUÀRIO CASTANHA com nevoeiro !!!

Camadas no Eheim2213-efimech,esponja azul,substrato pro,filtro branco tal como indicado e seguindo as instruções de montagem/lavagem.É normal ficar com água de "castanhas" com o substrato pro ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário com 1 semana com peixes? Aproveitaste alguma matérias filtrante de outro aquário para teres uma colónia de bactérias nitrificantes que te sustentem o ciclo? É que se não tens, dentro de 1 semana vão começar a morrer peixes, intoxicados pelas fezes e urina dos mesmos, pois não serão decompostos em produtos não tóxicos.

 

É normal que durante a montagem do aquário, se levante um poeira, deves passar sempre o substrato por água, a fim de minimizar essa situação, mas que deverá ser ultrapassada dentro de algumas horas.

 

Abre o filtro e verifica se a lã de vidro já não estará demasiado saturada, devido ao pó inicial que levantou e agora não esteja a fazer uma filtragem adequada, pode ser necessário trocá-la.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Abri o filtro....a lã filtrante estava realmente COMPLETAMENTE castanha (mas não percebo...1/3 veio doutro Substrato Pro e os 2/3 novos foram lavados num alguidar até à exaustão....1 semana ???). Como é possível que um filtro passado 1 semana esteja assim a lã e a passar para o aquário ???.....Aviso à navegação,mesmo.).Perdido por cem,perdido por mil.....vou mudar a lã e pôr a esponja de carvão activado que ele trazia....se daqui a 3,4 dias não mudar ponho uma SACA de carvão activado (não sei se antes do substrato se depois ?!) no filtro......o que é que vcs acham ???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvão activado não te vai limpar as impurezas, o carvão activado tem efeito sobre os compostos químicos da água e sais minerais, retirando-os.

 

Não deves usar carvão activado, retira apenas a lã de vidro antiga e substitui por outra, e vais ver que a coisa fica bem dentro de pouco tempo.

 

É normal que durante a instalação do aqua o filtro fique entupido com detritos, pois é nessa altura que se mexe mais no substrato

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo

Mudei a lã de vidro no 2213 tal como aconselhado....a água melhorou até ontem :((

Hoje de manhã a água já estava a ficar castanha de novo.....abri agora o filtro e a lã está de novo super castanha (a pelos vistos já a deixar passar !).É a porcaria do SUBSTRATO PRO !!!

Não vou andar a mudar a lã no Eheim de 3 ou de 4 em 4 dias (nem acho que seja normal).

Vou mudar de massa filtrante biológica....vou comprar aquela Eheim de lava (O que acham ?....mais uma semana e nem vejo os peixes !!!)

Há alguem aqui que utilize o SUBSTRATO PRO (1 litro para o 2213) que fique com água cristalina ??? OU é só o meu é que não está bom e tem algum defeito ???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tua entrada da água para o filtro está muito junta ao substrato? Será que não está a chupar substrato e não devia? tenta colocar a entrada da água para o filtro mais a cima.

 

Não é normal que o filtro fique cheio de terra

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois,parece que algo nos está a escapar pois não acredito que um produto tão IN ponha uma água tão horrorosa castanha.

Como já referi o efimech (3 a 5cm como recomenda a eheim),a esponja azul,depois 1 litro do substrato pro e depois a almofada branca fininha.

Só melhorou pq eu lavei 2/3 do substrato e mudei a almofada...quando as batérias começaram outra vez à carga...começou a acastanhar de novo penso eu.Até parece que o substrato pro se começa a desfazer realmente !

Ahh...percebi a pergunta....

Não...com a "bengala" da eheim fica bastante longe (aquário de 50 cm Alt.)....e não utilizo substrato.... só areia de silica branca.

Tive a ver o "marketing" da Sera pois estou um pouco desiludido com o material biologico da Eheim....o Siporax é um bom depurante ?....tb acastanhará a água (ihihi..?) ?

As "pedras" de lava da Eheim serão boas ?

Eu lembro-me que já à mais de 20 anos eu usava o efichmech com o substrato da Eheim que eram umas pedrinhas brancas (tipo gravilha)...por isso fiquei desiludido com a evolução para uma água castanha:(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso Substract Pro e Seachem Matrix e a água não fica castanha, nem a lã de vidro fica suja pelo menos durante uns 6 meses, qual o tamanho do aquario e que peixes tens lá dentro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O substract pro da eheim seguramente não te deixa a água castanha. DSeves ter outro elemento, como um troco, substracto, ect a fazer esse efeito.

 

MAnda um afoto do teu aqua para tentarmos ajudar no q for possivel.

 

Abraço

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

Já algum tempo comprei areia de silica branca para utilizar num "projecto", posteriormente preparei-o para utilização, ou seja, panela, ferver e passagem por agua corrente...

 

Amigo só te digo como é possivel que uma areia tão branca deixe a agua "acastanhada"!!

 

Lavas-te/tratas-te a areia silica antes de utilizar-la no aquario? Se a utilizaste directamente sem nenhuma lavagem o "problema" pode estar aqui (areia suja e o caudal/movimentação da água "imposta" pelo filtro levanta as "impurezas" que por sua vez são retidas na lã filtrante do filtro).

 

Pelo que eu li em postes anteriores, se não utilizaste nenhum activador biológico no arranque (bactérias), provavelmente vais ter problemas sérios com fauna (uma vez que o "ciclo" ainda não foi completado conforme já mencionado), mas neste aspecto que algum “expert” se pronuncie.

 

 

Cumprimentos

SSantos

Editado por S@ntos

¸.·´¯`·.´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸><(((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo

-assim que entender como se põe fotos ponho (alguem me diz onde está o tópico das fotos :) )

-realmente já fiquei descansado pois o Nunocast utiliza o substrato pro e a água castanha não é disso....associei ser do substrato pela sua cor acastanhada e proximidade à lã de vidro....

-vou começar por retirar a decoração uma a uma e verificar dia a dia se é de alguma peça...mas fervi todas e em nenhuma a cor da água se alterou à vista desarmada...

-o aquário tem 1,20 ,tem somente uns peixitos e fiz o ciclo com a "velhinha" técnica do balde de 10 litros/arranque rápido....seja.... começas com 80 litros e vais adicionando diariamente 10 litros até perfazeres o aquário...ao fim de 2 semanas continuas com nitritos/nitratos 0 ou aproximadamente 0...pq eles realmente estão lá mas tomam valores desprezíveis pela sua solvulabilidade.

-REALMENTE a areia de silica branca só dei uma passagem de alguidar num bocado da "saca"....como não saía sujidade...o restante pus diretamente....talvez aí o erro da pressa !!!

Mas é bom estas discussões pois agora a experiência é que vai dizer o que é....e se for da areia de silica branca eu avisarei aqui para futuros aquarófilos estarem prevenidos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À parte de teres corais falsos supostamente que se fossem verdadeiros cresceriam em água salgada, dentro de um aqua de água doce, tornando o gosto discutível, o areão branco que é o que interessa parece-me efetivamente limpo!

 

Vou pensar...

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.