Aspirar areia de silica


Recommended Posts

Boas,

 

Sei bem a chatice que isso é e como fica feia a areia branca quando se começam a acumular detritos.

A minha solução passava em meter as mãos de molho e aspirar com recurso a um tubo de ar junto à areia quando era altura de TPA. Na outra ponta ficava um balde e por acção da gravidade fazia a TPA e limpava a areia ao mesmo tempo. Com a paciência necessária encontrarás a distância certa (poucos milímetros) onde deves encostar o tubo de forma a aspirar resíduos mas não os grãos de areia, que apesar de pequenos são mais pesados. É inevitável que alguma areia vá parar ao balde mas é a única forma porque as redes/malhas de tecido ou são demasiado largas e passam detritos e areia ou são demasiado apertadas e não passa nem uma coisa nem outra.

Ultimamente não tenho tido necessidade de fazer nada disto uma vez que o caudal mais forte do filtro novo acaba por produzir uma ligeira "brisa submarina" sobre a areia de sílica, forte o suficiente para empurrar detritos para cantos menos estéticos que a praia de areia, mas fraco o suficiente de forma a não criar covas ou levantar a areia.

Outra coisa que tenho a ajudar é um exército de camarões que estão sempre a vasculhar o aquário à procura de detritos, incluindo a zona de areia. Penso que algumas espécies como as corydoras e outros peixes de fundo também ajudam a limpar, não que comam propriamente detritos, mas sempre revolvem a areia, levantando a sujidade que dessa forma pode vir a ser parcialmente sugada pelo filtro (ou ir assentar noutro sítio qualquer).

Outra solução chata é aspirares com o tubo a camada superficial (suja) da areia, passá-la várias vezes por água como quando a lavamos antes de montar o aquário (eu uso uma peça de tecido velha para que a areia não vá pelo cano abaixo) e depois introduzir de volta com recurso a um funil com um tubinho na ponta. Digo que é chato porque é tanto para nós que temos mais trabalho como para os peixes que não devem estar habituados a ver neve... :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Eu comprei numa loja de iluminação um tubo para passar fios, com 1cm de diametro, cortei a medida da altura do aquario e coloquei uma mangueira no final. Ficas com um mini aspirador, suficiente para aspirar os detritos e pouco mais...

Se aspirares algum bocado da areia, repoes :)

Cumpts

Jorge Lamy

O meu tópico de feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aspira normalmente e na ponta da mangueira que vai para o esgoto (no meu caso uso o bidé), põe uma caixa de decantação (eu uso uma daquelas caixas da vodafone, mas qualquer tupperware com mais de 10cm de altura serve). Assim perco muito pouca areia a cada limpeza. A areia que fica na caixa, lavo-a muito bem e posteriormente reponho-a no aquário.

Editado por subzer0
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.