Discus e...ténias?


MariaAna

Recommended Posts

Boa noite,

 

Enquanto os meus discus estiveram num aqua de 80 lt à espera de ir para o aqua onde estão agora, tivemos aquilo que na altura pensei ser uma praga de micro caracóis. Mudaram de casa para um aqua de 200 lt, com ph a 7.2-7.4 e amónia 0 e nitritos 0. São dois de tamanho normal, um em crescimento já com os seus 10 cm, um Alenquer anão, ao qual se vieram a juntar dois ainda pequenos, com os seus 8 cm. Neste aqua sempre andaram mais tímidos e escondem-se sempre a um canto só saindo para vir comer. Todos os azuis (blue diamond, Red turquoise e alenquer) têm estado sobre o escuro, mas não achei demasiado problemático até ao Alenquer de 10 cm começar a fazer grupinho à parte. Passado uns dias começou a fazer umas fezes compridas e brancas e pelo que lemos, parecia estar com ténias. Isolou-se, ficou ainda mais escuro e deixou de comer. Fizemos flagyl misturado com papa nesta altura. Esperámos uns quatro dias e como ele continuava a expelir aquela coisa branca, mas não melhorava, optámos por comprar o Tremazol. Como os outros não exibiam sintomas, resolvemos pôr o alenquer no aqua hospital e fazer o tratamento lá para evitar a tpa tão grande no de 200lt...

Hoje finalmente percebemos, para nosso terror, que a coisa está muito pior do que pensávamos. Estão uns mini bichos brancos, da espessura de um cabelo e curtinhos, pelo aqua todo. Todo!!! Por baixo do areão, das pedras, dos troncos, etc. Fomos ver no aqua hospital e tb tem no vidro, vivinhos da silva apesar do 1º tratamento com tremazol já ter sido no sábado. Para além dessas coisas brancas ainda tem uma espécie de micro lesmas - mais carnudas que as outras brancas fininhas - a mexer-se alegremente. Resolvemos fazer, um bocado desesperados, tremazol outra vez, quer no aqua grande quer no hospital. Não parecem ténias...Nem uns nem outros, mas devem ser uma praga qualquer. Alguém tem alguma ideia? ...Os outros continuam a comer, mas efectivamente o comportamento deles está diferente.

Alguém teve experiências idênticas?

Editado por MariaAna
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

uns desses bichos que anda nos vidros....tenho a certeza que é planaria pela tua descriçao

os tratamentos deve-se fazer em aqua hospitais retirando os doentes do comunitario

fezes brancas sao de facto parasitas interiores e deve-se repeti o tratamento ate o animal se mostre melhor, nao esqueçer de dar intrevalo.

essas lemas fininhas sao iguais a isto?

 

http://www.youtube.com/watch?v=agZjKVdO_dc&feature=feedu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela resposta rápida Xandre, como sempre :)

Como faço o tratamento sem ser no aqua grande? Depois a bicharia continua lá viva!! São desse género os fininhos brancos, mas não iguais, estes são mais estáticos e não andam por lá a nadar...As micro-lesmas são pretaa e mais carnudas, embora com não mais que a largura de uma unha.

Com que intervalo posso fazer os tratamentos? Achas que uma coisa não está relacionada com a outra? O coitado do peixe está ofegante e as guelras dele também já me pareceram com mais saúde.. :( Faço o tratamento enquanto continuar a expelir ou enquanto não começa a comer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

ta no aqua hospital, a bonba de ar esta a funçionar? esta bem arejado?

 

 

faz tremazol, repete-o, ja fizeste flagyl e muitos tratamentos de varios medicamentos beblita o animal

intervalo de tratamento é uns dias 3, 4

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A bomba de ar está a funcionar e ele agora já parece menos afogueado.

 

Ok, fizemos então hoje às 17:30 o 2º tratamento de tremazol no aqua hospital - 1º no aqua grande. O pior é que os demónios dos bichos brancos continuam a mexer-se, estão vivinhos!!! Isso quer dizer que o tratamento não funciona? Vamos fazer agora a tpa...Será que devíamos deixar lá o remédio mais tempo? E o que é que isso faria aos peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

MariaAna

 

Apesar do Flagyl ser o produto mais usado, tb já tive o mesmo problema que tu e andei-me a informar de algumas situações das quais me deixaram de pé atrás com esse tratamento.

 

O Flagyl é para tratamento humano, está recomendado a sua utilização para uma temperatura á volta dos 36ºC, a partir dos 32ºC precipita e deixa de fazer efeito. O Flagyl tem outro problema, não mata os ovos, ou seja, elimina-te os parasitas internos, tudo bem, mas os ovos ficam no substrato, e basta um peixe ir ao fundo buscar um resto de comida e fica novamente contaminado.

 

Ou seja o Flagyl resolve-te o problema por algum tempo, mas não te erradica os parasitas. (Mesmo que faças uma cinfunagem exaustiva do substrato)

 

Digamos que após ter chegado a estas conclusões fiquei assustado, pois tinha os meus discos a começarem a ter fezes brancas e a ficar com poucas alternativas, contudo continuei a pesquisa.

 

Encontrei um produto no Pet4You que se chama SERA MED PROFISSIONAL FLAGELLOL , falei directamente com o vendedor que só me disse maravilhas do produto e pesquisei também sobre este remédio e só tinha feedbacks muito positivos.

 

Utilizei, devo dizer que o meu aqua é um aqua de 540L com corydoras, ansistros, olhos de fogo, etc etc.

 

Correu tudo bem, neste momento a situação está muito bem controlada, só o tratamento me assustou um pouco, basicamente é de apenas 1 administração que dura 3 dias.

 

Ou seja conforme o tamanho do aqua, colocas a quantidade de produto recomendada e esperas 3 dias sem fazer nada, ao fim de 3 dias TPA de 80%, na altura foi me recomendado desligar os filtros, como tenho 2, um deles esvaziei-o e coloquei as porcelanas num alguidar e o outro, desliguei-o do aquário e fiz um mini aquário dentro do mesmo alguidar de forma que durante 3 dias, não corresse o risco de perder o ciclo. O filtro que ficou vazio ficou a servir apenas de bomba de circulação pois tb é recomendado aumentar a oxigenação do aqua.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Existem opiniões diversas quanto a desligar ou não o filtro.

Leigo que sou parece-me que se o desligar não vamos tratar as matérias e a água que lá está dentro (é que ainda há pouco vi a ser aspirado para o filtro uma pequena folha com um bicharoco lá agarrado, imagino que muitos mais já lá estarão...)

 

Os bicharocos descritos pela Maria Ana são autênticas ténias mas em micro tamanho.

Passadas mais de 24h o Tremazol NÃO FUNCIONOU.

 

SERA MED PROFISSIONAL FLAGELLOL poderá ser utilizado passado quanto tempo após a utilização do Tremazol???

 

Vá lá pessoal EXPERT precisamos de AJUDA URGENTE

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desligar o filtro é apenas para que o SERA MED PROFISSIONAL FLAGELLOL não entre em contacto com as bactérias nitrificantes e as eliminem comprometendo-te o Ciclo de Azoto de forma significativa.

 

Se utilizares o filtro vazio mesmo que alguma coisa seja sugada, será logo devolvida pois não existe nada no filtro que impeça de voltar ao aquário, qualquer das formas o SERA MED PROFISSIONAL FLAGELLOL mata as larvas e os ovos por isso é pouco importante essa questão.

 

O que me fez mais confusão foi ter o aqua a funcionar em pleno sem ter filtros a funcionar sem matérias filtrantes, mas eles não reclamaram nem um pouco.

 

No final do tratamento adicionei a um dos filtros carvão activado para retirar o excesso de SERA MED PROFISSIONAL FLAGELLOL, mas apenas durante 3 dias, depois retirei-o

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após alguma pesquisa parece-me que se trata de simples vermes (tipo planarias ou hidras -em brasieiro-) que estando sempre presentes, principalmente nos plantados, tiveram um boom devido a muita alimentação, fraca sinfonagem e eventual falta de capacidade do filtro.

Claro que só ao microscópio teria certezas sobre o que são os vermes que por aqui deambulam, mas para já, preocupante é o Alenquer que está no aqua hospital pois continua sem comer(?), a expelir fezes brancas/transparentes e com as guelras infectadas.

Como o tratamento com Tremazol foi feito à 2 dias nada a fazer senão dar tempo ao tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é...

Com o aqua grande tudo normal (excepto por os discus serem a coisa mais anti social que ja vimos)

Com o Alenquer que está no aqua hosp não sei se bom se mau:

Já o vimos comer uma ou duas vezes, mas as fezes brancas/transparentes mantém-se

Valerá a pena insistir no tremazol ou passar para outro tratamento?

Já lá vai uma semanita e fico triste de o ver ali sozinho. Por outro lado o Alenquer anão que está junto com os outros tb deve ter saudades: come pouco ou nada, está escuro e isolado, mas não expele nada estranho...

help please!!!

Cumpts

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.