Mega Nano Reef 10 Lts


Jorge N. Ferreira

Recommended Posts

Olá a todos,

É com muito entusiasmo que me inscrevi neste fórum e pelo que tenho lido está aqui um trabalho fantástico de todos vós.

Iniciei-me na aquarofilia à cerca de um ano com a brincadeira de me oferecerem um aquário de 10 litrinhos.

O mesmo tem estado com água doce e possui guppies, tetras, mollys e platys.

Finalmente consegui convencer a mulher a utilizar uma parede da sala para colocar um maior (deve estar terminado na próxima semana) e queria experimentar a água salgada no de 10 litros para colocar 2 ou 3 pexies de pequeno porte.

Pelo que tenho lido começo a chegar à conclusão que é muito pequeno.

Que material necessito além do termostáto e do filtro interno que ele já possuí??

Acham que é possível fazer um reef neste tamanho?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas sim podes fazer um reef desse tamanho , nada é impossivel mas teras de ter bastante atenção em primeiro peixes 1 no maximo 2 e dos bem pequenos. mais um camarao de resto podes adicionar corais na boa.

precisas nao do filtro mas sim de escumador, bomba de circulação para criar corrente luz esta vai depender dos corais mas em 10 litros ia so para moles termoestato , rocha areao e agua salgada , e siga.. lolol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas sim podes fazer um reef desse tamanho , nada é impossivel mas teras de ter bastante atenção em primeiro peixes 1 no maximo 2 e dos bem pequenos. mais um camarao de resto podes adicionar corais na boa.

precisas nao do filtro mas sim de escumador, bomba de circulação para criar corrente luz esta vai depender dos corais mas em 10 litros ia so para moles termoestato , rocha areao e agua salgada , e siga.. lolol

 

Estava a pensar em um ou dois peixes palhaços e 3 ou 4 anémonas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Absurdo, depende. Possível, é, mas se não estudares muito antes, e sendo o 1º aquário, desconhecendo muita coisa, será muito difícil.

 

No início, quanto mais pequeno for o sistema, mais difícil será, devido às maiores oscilações possíveis.

 

Cumps,

 

Duarte

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Naturalmente uma pessoa com conhecimentos poderia fazer, se bem que mesmo assim, não veria com bons olhos Absurdo é obviamente esta situação. E, já vi colegas aqui que começaram com um pico-reef 35 L e correu bem, mas seria algo que não faria. são pessoas já com amplos conhecimentos em água doce e que estudaram de ante-mão a água salgada. Neste caso, nem parece existir conhecimento sequer em água doce, que seria o básico para água salgada, isto partindo de pressupostos. Uma pessoa com viviparos, por norma é tabula rasa em aquários, dado que esses peixes são bastante simples de manter.

 

Com apenas 10 L? Nem muito pessoal de água salgada, quanto mais alguém com zero conhecimentos. Se bem que já vi na net grandes pico-reefs, são excepções que confirmam a regra e não deixa desta situação de ser um absurdo.

 

Alias basta ver o que disse para ver o quanto sabe: um ou dois palhaços e umas 3 ou 4 anemonas.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 litros para levar peixes? Só se forem Okinawas, ou algo do género.

 

Para já as anémonas são muito complicadas de manter e só em aquários muito bem estabilizados. Se a morte de uma anémona num aquário de 500l dá cabo de tudo, imagino em 10l de água.

 

Acho que deves repensar e apostar em algo com pelo o triplo da litragem...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpem la mas absurdo pk ? cada pessoa tem direito ha sua experiencia e nao é preciso ser expert na materia para tal. se calhar um pouco de leitura e pesquisa e as coisa arrancam bem eu nunca tive agua doce comecei logo com agua salgada e nunca tive problemas. ha que saber é que se vai começar algo pequeno nao podemos pensar em grande. qual o problema de fazer um aqua de 10 litros em que leve um ou 2 gobies tipo o okinowawe e corais. nao tem nada de especial o aquario. agora a pessoa em si tem de ter noçao que será muito mais difiicl manter 10 litros do que 50 ou 100. mas ai devemos aconcelhar e nao dizer logo que é absurdo e que se nao se tem conhecimentos nao se consegue. se calhar por causa desse comentarios é que muita gente nao avança nos reefs. tipo começa com 10 litros e entao ganha o bichinho e se calhar daqui a uns meses ou assim ja esta a mudar para algo maior.

eu mantenho a minha opiniao e como o predrolena referiu tipo 10 litros nao é impossivel mas existem varias limitaçoes e o risco é maior pois como a litragem é pequena as oscilaçoes e variações do aqua vao ser muito rapida e com muitos picos dai o ter de se estar mais em cima do aqua do que de um com litragem maior mas a teoria de fazer um grande ou um pequeno é a mesma.

Editado por rakiki_gti
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu grande problema é mesmo falta de espaço.

Neste "pseudo-aqua" neste momento (está a funcionar a água doce) tenho 9 neons, 7 guppies, 2 mollies e 3 platys. No inicio disseram-me que com 10 lts não iria conseguir, mas a verdade é que não tenho mortes e eles não se chateam uns com os outros.

A verdade é que as criações... népia, os alevins são todos papados.

Estou à espera do novo tanque com 120x60x20 para água doce (e ainda tenho que vos ir pedirajuda noutro tópico), mas estou a levar muito sériamente as vossas dicas.

Comecei na água doce sem experiência nenhuma (e admito que ainda é pouca) mas com acesso à internet e informações, correu bem. Por isso estava entusiasmadíssimo com esta ideia.

Começo a ficar desmoralizado... :confused4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque não montas um nano de 60L? compras rocha viva, quiçá bacterias, um wavemaker não muito potente, um pequeno escumador, um densimetro e está a andar de mota.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

jorge poderá arrankar com o de 10 litros terá mesmo de ter em atençao é que so la pode por 1 ou 2 peixes no maximo e bem pequenos tipo gobies. ~e ja sabe que vai ter de estar sempre em cima dele pois se houver oscilaçoes os picos serao muito repentinos devido ha litragem. mas antes de arrancar leia muito e pesquise bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não tenho grandes experiência em salgados, mas penso que 10L seja absurdo manter seja o que for como o Quo disse.

 

Mas cada um sabe de si :)

 

Por isso a meu ver optava se calhar por um aquário de 100L no mínimo para salgado.

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo,

o problema é mesmo o espaço, senão montava um de 1.000 lts ;)

não disseste que ias adquirir um aquário maior de 1,20 m ? porque não fazes deles água salgada e ai poderias colocar anemonas e peixes palhaço e outras coisas bem engraçadas. Um aquario de 1,20 para guppies, platies e neons é demasiado. Queres um aquario microscopico (que em agua salgada é denominado pico e não nano) para água salgada, quando agua salgada exige mais litragem por causa da variação da salinidade ou dos nitratos, que é um assunto mais sério em água salgada.

 

Manter anemonas exige alguns conhecimentos e dinheiro. pois precisam de luz para a fotossintise, a maioria da alimentação delas é cultivando algas nos tentáculos e só de vez em quando é que gostam de uma carne fresca. Uma anemona morta apodrece instantaneamente matando tudo no aquário.

 

Não leves a mal, mas penso que tens muito poucos conhecimentos até para água doce, o facto de não te terem morrido deve-se a sorte por um lado e por outro é que isso são tudo peixes muito resistentes e criar guppies não é a mesma coisa que criar outras espécies de peixes, por isso não te aches experiente. Por outro lado podes aproveitar o aquário novo para aprofundar conhecimentos em aquariofilia, mesmo em agua doce dá para fazer umas coisas engraçadas.

 

 

Na minha opinião o que afasta as pessoas da água salgada, não é a complexidade, é o preço de tudo e trabalho extra. Umas pedras custam 100 e tal euros, um camarão uns 20 euros e um peixe, 30. Diz tudo!

 

Pois para quem conhece agua doce bem, a unica coisa extra que existe é a sanilidade e um novo estilo de aquariofilia baseado no Método de Berlim (Rocha Viva, escumador e bomba de circulação) e em Deep Sand Bed para completar o ciclo, alguns destes conceitos podem ser aplicados em água doce. Estou a falar de pessoas que mantem invertebrados, plantas ou peixes mais complexos e não para quem mantem guppies (o que eu chamo de ratos de água) e ficou surpreendido de nenhum morrer. Já os outros estão conscientes do ciclo, das bacterias e dos nitratos, da luz do aquário, e de adicionar elementos à água, como seja o cálcio.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro com que base aconselhas tal coisa? isto é cada um. oscilações repentinas acontecem em aquarios bem maiores, nesse caso não são oscilações.

 

não sao oscilaçoes entao é o k ? no que é que um grande é diferente do pequeno a quimica por acaso é diferente ? tipo é tudo igual a unica diferença esta na quantidade de agua dai um nano ser mais dificil pois caso aja uma oscilação o façamos porcaria nota-se no pequeno porque nao se consegue diluir o que quer que seja. no grande nao notam porque a quantidade de agua é muito superior dai nao se notar que o aquario te algum pico ou oscilação ou o que quer que seja. axo que complicam as coisas demasiado do que elas sao. sao opinioes a minha opiniao é que pode seguir alem que ja vi nano e pico nanos a funcionarem muito bem nao vejo razao para nao tentar com um de 10 litros desde que respeite a natureza neste caso os animais, e que siga as regras.

Editado por rakiki_gti
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eh páh, já me convenceram!!!!

 

 

 

não disseste que ias adquirir um aquário maior de 1,20 m ? porque não fazes deles água salgada e ai poderias colocar anemonas e peixes palhaço e outras coisas bem engraçadas. Um aquario de 1,20 para guppies, platies e neons é demasiado...

 

Não leves a mal, mas penso que tens muito poucos conhecimentos até para água doce, o facto de não te terem morrido deve-se a sorte por um lado e por outro é que isso são tudo peixes muito resistentes e criar guppies não é a mesma coisa que criar outras espécies de peixes, por isso não te aches experiente. Por outro lado podes aproveitar o aquário novo para aprofundar conhecimentos em aquariofilia, mesmo em agua doce dá para fazer umas coisas engraçadas.

 

Na minha opinião o que afasta as pessoas da água salgada, não é a complexidade, é o preço de tudo e trabalho extra. Umas pedras custam 100 e tal euros, um camarão uns 20 euros e um peixe, 30. Diz tudo!

 

Concordo em tudo. Eu próprio disse que a experiência era pouca (ou nenhuma) mas olhe que não foi tudo sorte, aqui o "ignorante", com a ajuda da internet comecei do nada e sem andar em fóruns. O de 120 vou continuar na água doce porque vou-me safando relativamente bem, a minha ideia do de 10 lts era iniciar e aprender com a vossa ajuda. Já estive a imaginar e a desenhar uma SUMP mas com o espaço que tenho não consigo aumentar a quantidade de água mais do que 5 litros.

Se "umas pedras custam 100 e tal euros, um camarão uns 20 euros e um peixe, 30", não estou preocupado com isso. Faço o que posso e o que sei. Como não sei, vim aqui perguntar à espera de uma ajuda e não de ser gozado.

 

 

 

 

não sao oscilaçoes entao é o k ? no que é que um grande é diferente do pequeno a quimica por acaso é diferente ? tipo é tudo igual a unica diferença esta na quantidade de agua dai um nano ser mais dificil pois caso aja uma oscilação o façamos porcaria nota-se no pequeno porque nao se consegue diluir o que quer que seja. no grande nao notam porque a quantidade de agua é muito superior dai nao se notar que o aquario te algum pico ou oscilação ou o que quer que seja. axo que complicam as coisas demasiado do que elas sao. sao opinioes a minha opiniao é que pode seguir alem que ja vi nano e pico nanos a funcionarem muito bem nao vejo razao para nao tentar com um de 10 litros desde que respeite a natureza neste caso os animais, e que siga as regras.

 

Isto basta ter calma, somos todos livres de ter a nossa opinião. Concordo com o que disse mas também concordo que a minha experiência é pouca. Mas uma coisa lhe garanto, mais cedo ou mais tarde... Uiiiiiiiiii.

 

 

Conclusão, acho que vou ficar para já com o de 10lts para fazer de maternidade ou hospital (ou meto lá um casal de Ramirezis e ganho dinheiro ehehehehe).

 

 

Obrigado a todos pelas informações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Opinião e experiência pessoal: Comecei por tentar ter um aquário marinho de 8L tudo da nossa costa. Tinha 2 anemonas, umas algas e uns caracóis. Pah nos primeiros dias tudo corria bem, passados uns dias uma das anemonas começou a ficar cada vez mais pequena e não havia meio de abrir. Resultado voltei a praia onde tinha recolhido tudo e voltei a libertar as anemonas e caracóis. Isto levou-me a desistir de aquários marinhos e voltar à água doce onde já tenho uma larga experiência.

 

Passados uns tempos e já com mais uns "trocos" para investir comprei um Shrimp set 30 da Aquael (30x30x35), que mantive com uns camarões de água doce, mas rapidamente e com muito mais informação lá voltei aos aquários marinhos desta vez de recife. Mandei vir um candeeiro próprio para o aquário versão marine (Ecolight duo Marine da Aquael) directamente da Polónia, comprei um filtro com escumador hang-on, wavemaker, produtos para a água da tropic marin (Bio Calcium, Pro-coral mineral, Pro-coral phyton, Pro-coral cure), resinas para retirar os silicatos e fosfatos, enfim tudo de modo a pelo menos com esta tentativa ter mais hipoteses para que possa correr melhor. Resultado, a água não tem os problemas que tinha no pequeno aquario de 8L que nem um mês durou, os corais estão óptimos, a equipa de limpeza e as anemonas também, ofiuros, caracóis e semelhante bicharada que veio na rocha viva também está tudo de boa saúde. E já mantenho o aquário há largos meses sem problemas e sem perder corais.

 

Resumindo, não aconselho a tentares um nano de 10L sem experiência em Reeftanks. Se o quiseres fazer ao menos que tenhas um "aquário mãe" para o sustentar. Não vou dizer que o mínimo são 30L porque isso depende de tudo, sobretudo de duas coisas muito importantes: 1 O que pretendes ter no aquário e 2 o dinheiro disponível.

 

Em última nota: Eu próprio nos 30L estou a dar voltas a cabeça a tentar descortinar uma espécie de peixes que lá possa manter. Eventualmente terei 1 (um) palhaço, porque depois já se torna pouco espaço para que tenham uma vida saudável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andei a pensar, o que é muito raro para o meu cérebro.

Por baixo do armário onde tenho o aqua de 10 lts, consigo fazer uma sump (ou melhor chamando, um reservatório) que pode levar uns 75/100 lts de água. Estava a pensar numa caixa plástica com tampa e totalmente estanque onde só teria entrada e saída de água.

Será que assim só tendo um ou dois muito pequenos peixes facilitaria as coisas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andei a pensar, o que é muito raro para o meu cérebro.

Por baixo do armário onde tenho o aqua de 10 lts, consigo fazer uma sump (ou melhor chamando, um reservatório) que pode levar uns 75/100 lts de água. Estava a pensar numa caixa plástica com tampa e totalmente estanque onde só teria entrada e saída de água.

Será que assim só tendo um ou dois muito pequenos peixes facilitaria as coisas?

 

1 ou 2 pequenos peixes em 10 litros é mau. Em água salgada não é como em água doce em que metes uns quantos guppys em 20/30Litros. A regra do 1 Litro por cm de peixe não é aplicada.

 

É como te digo eu em 30Litros acho começo a achar que mais do que 1 peixe já é demais e que fica sem espaço útil para nadar livremente.... Em 10 Litros se tivesse mesmo que ser, deixava isso apenas com corais e, 1-2-3 ermitas / nassários. Se fores a ver em liveaquaria.com o peixes destinados a nanos precisam quase sempre de um mínimo de 10 gallons ou seja 38Litros mais coisa menos coisa e isto para ter 1 peixe.

 

O que a malta dos picos faz é que mete-la (no nano/pico) os peixes quando são pequenos e depois de adultos passam-no para o "comunitário de recife".

Editado por Pedro_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em água salgada não é como em água doce em que metes uns quantos guppys em 20/30Litros. A regra do 1 Litro por cm de peixe não é aplicada.

 

Se fores a ver em liveaquaria.com o peixes destinados a nanos precisam quase sempre de um mínimo de 10 gallons ou seja 38Litros mais coisa menos coisa e isto para ter 1 peixe.

 

 

Boa informação e bom site. Thanks! :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

10l é pouco para estabilizar minimamente os parâmetros da água e as oscilações vão levar a que apareçam as algas e afins que ninguém gosta de ter e desmotiva.

tenho como experiência um 30x30x35 montado ás mais de um ano sem problemas e sem algas (bem gostava que o maior fosse assim).

 

em termos de material a única coisa que tenho é um filtro Liberty 200 (onde coloquei o aquecedor, carvão e com um DIY fiz num dos compartimentos um refugio com macroalgas) + bomba de 900l/h + rocha viva de qualidade (aprox, 3.5 kg) + iluminária de 26w (metade azul/ metade branca).

 

os vivos que mantenho são um camarão, um palhaço, vários nassários e ermitas.

em termos de corais, basicamente moles - zoanthus, actinodiscus, ricordeas e uma euphillya.

 

a manutenção é troca de 5l de água todos os domingos (nunca falhei uma, nem nas férias), troca do carvão mensalmente e limpeza de vidros (a ultima foi á um mês atrás, o que me diz que os parâmetros estão estabilizados e sem alterações).

 

ter um nano salgado não é impossível, mesmo pra quem não tem experiência.

é preciso ter vontade de aprender, ler muito em vários fóruns, falar com outros hobbystas e nas lojas da especialidade.

 

um nano significa que a margem de erro é 0, logo é preciso ter calma, paciência, mais calma e mais paciência.

espero que montes o teu nano com sucesso.

 

cumps

 

*deixo um link de um fórum exclusivo para nanos - http://www.nano-reef.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais