350L Plantado vs Discos V2011


FAAO

Recommended Posts

Boas,

 

Depois de uns bons meses a manter o layout da foto a baixo, decidi mudar radicalmente o layout deste aquário.

6280693568_12a82550d9_z.jpg

350L Final Shot por Faao.FilipeOliveira, no Flickr

 

Com mais de 18 meses (creio que o layout devia de ter mais de 24 meses, usando como comparação o layout que foi montado na mesma altura em casa de um amigo), achei que devia de dar mais espaço aos discos e tentar algo diferente. Precisava de algo mais arejado, mais espaço para a fauna e ao mesmo tempo algo que fosse diferente e com recurso a plantas diferentes. Algumas plantas usadas não são as mais indicadas para efeito, mas não custa nada tentar... se funcionar fantástico, caso contrário logo se verá!

 

Este layout foi montado no dia a seguir ao novo layout do meu 60L, o que a nível de trabalho foi algo para nunca mais repetir... O 60L não me deu muito trabalho, já este não posso dizer mesmo!

Como se tratava de um layout como bastante tempo, limpar o aquário, apanhar peixes (até que foi fácil), já invertebrados foi algo muito complicado devido às centenas para não dizer milhares de camarões que se foram multiplicando durante esse período.

Quanto à remoção de plantas e raízes, bem... neste caso foram precisas horas para retirar as raízes das cryptocorynes do substrato. Mesmo assim ficaram muitas por lá porque seria impossível removê-las totalmente... significa que a qualquer altura elas irão aparecer no aquário, só espero que apareçam nos locais certos :)

 

Depois de limpar tudo, passei á fase de montagem. Neste layout e como tem sido habito, reutilizo a terra da ELOS. Já uso esta terra há mais de 5 anos e ainda é do tempo das primeiras montagens do meu 240L.

6289776859_e9d4d665aa_z.jpg

_MG_2466 por Faao.FilipeOliveira, no Flickr

 

Colocação dos inertes:

6290296044_59268ebef1_z.jpg

_MG_2468 por Faao.FilipeOliveira, no Flickr

 

Inertes já dispostos no layout, falta começar a plantar:

6290296318_d0d9c5b278_z.jpg

 

_MG_2469 por Faao.FilipeOliveira, no Flickr

 

Aquário Plantado:

Plantas usadas da marca Aquaflora.nl: Echinodorus tenellus, Eleocharis acicularis, Hydrocotyle leucocephala, Glossostigma elantinoides, Ludwigia glandulosa, Saururus cernuus, Ceratopteris siliquosa and Echinodorus bleheri.

6289778579_0575319e44_z.jpg

_MG_2474 por Faao.FilipeOliveira, no Flickr

 

Aquário ao fim de 2 semanas após a montagem e com uma poda já efectuada:

6333730827_5930e5d7fc_z.jpg

350L NewLayout 2011 por Faao.FilipeOliveira, no Flickr

 

Cumps,

FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe,

Tá despido em relação ao outro :naughty:

Mas está muito bom.

Notaste alguma diferença no comportamento dos Discus ou já estão bem habituados à luz?

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe,

Tá despido em relação ao outro :naughty:

Mas está muito bom.

Notaste alguma diferença no comportamento dos Discus ou já estão bem habituados à luz?

Estes discos já estão comigo á imenso tempo, luz nunca foi um problema para eles ;)

Sempre levaram com 4x39w T5 mais alguns periodos de 2x70w HQI desde que chegaram; se não estou em erro, já os tenho há mais de 3 anos e com muita ou pouca luz, sempre se comportaram da mesma forma.

A única coisa que mudou foram as posturas. Antes faziam posturas de 15 em 15 dias, agora é todas as semanas e quando não fazem 2x por semana. Isto por causa de lhes ter mudado a decoração :) é muito normal.

 

Não te iludas com o tamanho da flora, o layout tem apenas 2 semanas ;) Assim que a flora desenvolver e começar a definir o layout vais ver como as coisas vão ficar.

Já deves de saber como trabalho, nunca avalies algo pelo que vês após a montagem porque assim que as plantas começarem a dar de si, vais ver que o layout nem parecerá o mesmo ;)

 

Cumps,

FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe

 

Como já tinha dito no outro topico este aquario está fantastico, a fauna tem mais espaço para nadar e acho que até está mais bonito que o anterior pois acho que o objectivo é sempre evoluir!

Realmente dizem que discos nao gostam de luz mas tu aos manter assim so tenho um pensamento: andas a dar porrada aos bichos para se habituarem! biggrin.png' alt=':biggn:'>

Tambem como disse é mais uma fonte de inspiraçao para o pessoal!

Agora so falta uma coisa, um video do 350L!

Já agora deixo aqui uma ideia para pensares:

Que tal fazeres uma montagem no futuro com comentario? Ou seja, nao escritos para sim tu a falares?De certo que iria ficar um passo a passo memoravel!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que mais me faz confusão é na qualidade do raio da pedra.... parece que foi acabada de ser posta no aquário e a flora já se nota o pulo.

 

Parabéns Filipe :)

Editado por Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duas mudanças radicais impressionantes.

Uma boa mudança de ares.

Atrevo me a disser que os layouts que fizeste agora são mais fáceis de fazer tecnicamente. E mais vulgares.

Mas não deixa de ser outro nível ;)

E acho que te faz muito bem fazer isto!

Pelo o que vi pelas plantas noto que isso vai abafar depois! hehe

Mas acho que está perfeito.

E tenho de te dar os parabéns!

Continua com isso que é o que o mundo de aquariofilia precisa! ahaha

Abraço

 

Editado por warman98

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva Filipe...

 

A qualidade é a habitual...de topo! Layout muito bem conseguido e defiitivamente, na minha opinião, para melhor.

 

Este layout foi montado no dia a seguir ao novo layout do meu 60L, o que a nível de trabalho foi algo para nunca mais repetir... O 60L não me deu muito trabalho, já este não posso dizer mesmo!

Como se tratava de um layout como bastante tempo, limpar o aquário, apanhar peixes (até que foi fácil), já invertebrados foi algo muito complicado devido às centenas para não dizer milhares de camarões que se foram multiplicando durante esse período.

 

Compreendo-te perfeitamente porque o meu dilema é o mesmo. Gostar de fazer um "querido mudei a casa" mas assusta-me só de pensar na trabalheira, na logistica e no tempo que leva.

Por isso aproveitava para te perguntar se usaste algum modo expedito para apanhar invertebrados (também tenho centenas de reds e umas dezenas de C. Japonicas). Aspirados? bom velho camaroeiro? alguma engenhoca?

 

Abraço e continuação de bom trabalho.

 

Que belas solhas!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendo-te perfeitamente porque o meu dilema é o mesmo. Gostar de fazer um "querido mudei a casa" mas assusta-me só de pensar na trabalheira, na logistica e no tempo que leva.

Por isso aproveitava para te perguntar se usaste algum modo expedito para apanhar invertebrados (também tenho centenas de reds e umas dezenas de C. Japonicas). Aspirados? bom velho camaroeiro? alguma engenhoca?

 

a pergunta de todos..

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Respondendo às vossas questões sobre os invertebrados, diria que vale tudo para os tirar quando se desmonta um áqua principalmente com estas dimensões e maturidade... usei rede, aspiração... voltei a encher um pouco o áqua e voltei a apanhá-los com a rede e novamente aspiração... Tenho consciencia que alguns ficaram lá tamanha era a quantidade de camarões que lá existia!!!! Foram umas horas a apanhar o máximo que pude!

 

Quanto à evolução do áqua, bem... aqui as coisas não correram muito bem quanto esperava. Andei um pouco desanimado com este áqua não tanto por causa das plantas, mas sim por causa dos discos e uma coisa acabou por levar á outra.

O disco que supostamente estaria a arrebitar e já comia, acabou por definhar dia após dia até que morreu...

Durante essa fase e sem que nada fizesse prever, o disco mais pequeno que tanto trabalho me deu para puxar por ele, de um dia para o outro acabou por ter uma obstipação, que á primeira vista pensaria eu que fosse um problema bacteriano devido ao inchaço do corpo e olhos. Acabou por morrer em 3 dias e depois de ganhar alguma coragem lá abri o bicho e foi então que identifiquei que tudo se tratava de obstipação e nada mais... um pouco de sulfato de magnésio ou mesmo sal seria o suficiente para resolver o problema, mas com discos nunca se sabe! Eles apresentam sintomas, mas muitas das vezes não se sabe por onde começar a tratar... lá se foi mais um!

Agora restam-me 3 discos Red Alenquer (Stendker) 1 macho de 2 fêmeas...

 

Uma vez que não há forma de voltar atrás, agora há que levar o plantado a bom porto... Os tratamentos acabaram por deixar o plantado em mau estado e agora resta-me puxar pelas plantas e tentar juntar o útil ao agradável.

 

Deixo-vos 2 fotos do estado do áqua ao dia de ontem (28.12.2011)

 

6583876787_49582f4bcc_z.jpg

350L Aquarium por Faao.FilipeOliveira, no Flickr

 

 

6583874729_02873f7cfa_z.jpg

60L and 350L Aquariums por Faao.FilipeOliveira, no Flickr

 

Assim que houver mais novidades coloco mais fotos e um video.

 

Abraço,

FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe

 

Finalmente algumas novidades mas nao queria que fossem assim tao más, afinal o teu natal nao teve assim um sabor muito bom mas melhores dias virao de certeza!

Agora é manteres esses belos discus e melhorar o plantado que eu acho que está muito bom mas com os discus de certeza que nao deve ter ficado em condiçoes pelo menos o idealizado por ti!

Espero que isso melhor e para a frente é que é o caminho!

 

Continua com as actualizaçoes e tira mas macros para o pessoal ver isso bem de perto!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Felipe,

Tenho muita pena pelo os Discus acho que está na altura de adicionar alguma vida nova ai! ;)

Acho que o contraste entre as diferentes plantas na zona do tronco não é a melhor, pensava que ia sair um coisa bastante diferente. As pedras tem um grande potencial e são lindas pena estarem com algas. É estranho mas acho que o pique do aquário foi mesmo no inicio, faltava só o tapete.

Vou ficar atento ao que fazes neste aquário.

Um Abraço

Editado por warman98

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe

 

Finalmente algumas novidades mas nao queria que fossem assim tao más, afinal o teu natal nao teve assim um sabor muito bom mas melhores dias virao de certeza!

Agora é manteres esses belos discus e melhorar o plantado que eu acho que está muito bom mas com os discus de certeza que nao deve ter ficado em condiçoes pelo menos o idealizado por ti!

Espero que isso melhor e para a frente é que é o caminho!

 

Continua com as actualizaçoes e tira mas macros para o pessoal ver isso bem de perto!

 

abraço

 

Boas Fábios,

Que macros é que queres? :)

Não há assim grande coisa para fotografar... uns peixitos e uns discos! ;)

Só se quiseres ver a foto em maior resolução. Para isso clicas na foto e no flickr escolhes maior ver todos os tamanhos e escolhes o maior.

 

Boas Felipe,

Tenho muita pena pelo os Discus acho que está na altura de adicionar alguma vida nova ai! ;)

Acho que o contraste entre as diferentes plantas na zona do tronco não é a melhor, pensava que ia sair um coisa bastante diferente. As pedras tem um grande potencial e são lindas pena estarem com algas. É estranho mas acho que o pique do aquário foi mesmo no inicio, faltava só o tapete.

Vou ficar atento ao que fazes neste aquário.

Um Abraço

Mais discos não vou adicionar, quando estes forem... não volto aos discos! Já chega de desilusões!

Quanto ao layout em geral, algumas plantas foram podadas outras replantadas e ainda é cedo para se ter uma ideia do que vai sair dali.

Espero que as plantas recuperem bem para dar um ar de sua graça.

As pedras ficaram com greenspots e mais algumas algas, mas com o tempo acho que dá para ficarem com um aspecto melhor. Temos de dar tempo ao tempo ;)

Com tantos tratamentos para tentar recuperar um dos discos, acabei por perder algumas plantas e fiquei com o aquário descontrolado a nível de nutrientes, mas agora que não há mais nada a fazer, vou dedicar-me ao plantado e dar-lhe o melhor aspecto possivel.

 

Abraço,

 

Filipe

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe!

 

Podes tirar aos discus se quiseres, acho que sao exelentes, sempre achei foi pena o que aconteceu mas pronto!

Já vi a imagem maior e continu-o a dizer, está exelente mas nota-se que a flora foi um pouco afectada mas agora é sempre em frente!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehe tens razão os plantados tem várias "caras" na vida deles e cada uma muda com o tempo. Pronto então vou ficar atento a evolução! ;)

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Filipe..

 

Mais discos não vou adicionar, quando estes forem... não volto aos discos! Já chega de desilusões!

 

Discus são mesmo isso, são como desilusões de amor!!! :) De longe os peixes mais interactivos de água doce e a que facilmente uma pessoa se afeiçoa e depois de um momento para o outro, com uma piada de mal gosto, morrem assim do nada. Decisão muito, mas muito compreensivel.

 

Qt ao aquário não dou dois mêses para vires aqui mostrar uns crescimentos e desenvolvimentos brutais...sem problemas vai lá. O layout "está lá" e está como não podia deixar de ser muito bom (para o objectivo do aquário), as plantas agora é uma questão de tempo.

 

Um questão, para se ir aprendendo:

Tinhas reactor (obra de de arte, por sinal), agora ja n tens. Pq? Não compensa? versus difusor + bomba de circulação.

 

Obrigado pelas dicas dos camarões.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Discus são mesmo isso, são como desilusões de amor!!! :) De longe os peixes mais interactivos de água doce e a que facilmente uma pessoa se afeiçoa e depois de um momento para o outro, com uma piada de mal gosto, morrem assim do nada. Decisão muito, mas muito compreensivel.

 

Bem com isto não concordo.. Nem por o Disco mais caro do mundo trocava a minha Potamotrygon motoro var. marble de high grade atenção! lol Basicamente raias é que são ;)

 

De resto faço a mesmo pergunta que o Ptuga pós no fim.

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquecime dos monster e também dos demais ciclideos africanos :) ...estava a limitar-me aos peixes que se usam neste tipo de aquários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinhas reactor (obra de de arte, por sinal), agora ja n tens. Pq? Não compensa? versus difusor + bomba de circulação.

O problema é que parti o REA50 :( quando o estava a limpar... agora é de difusor até haver possibilidade de avançar para um novo REA50!

Na minha opinião o REA50 é das peças mais bonitas e eficientes que já usei!!! Antes tinha 2~3bps, agora com o difusor tenho 4~5bps e mesmo assim acho que precisava de um pouco mais... e o difusor neste caso acaba por ser limitado ;)

 

Abraço,

FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais