Ciclideos Africanos em aquário de 30 litros?


Recommended Posts

Boa noite,

 

Estou a escrever, pois apesar de já andar nisto da aquáriofilia há muitos anos nunca tive Ciclideos Africanos.

 

Gostava de saber se existe alguma especíe que se possa manter num pequeno aquário de 30 litros (40*25*30)?

Sei que os Ciclideos em geral são peixes para aquários grandes para evitar problemas territoriais, mas será que não existe nenhuma espécie de facil acesso e facil de manter que se possa ter num aquário desta dimensão? Só um casal ou uma pequena colónia?

 

 

Estou a perguntar pois vou oferecer um aquário como o que referi em cima à minha namorada, e ela falou-me que gostava de ter areia branca como substrato e aquelas pedras brancas esburacadas (pela descrição dela só estou a ver as calcáreas..) Por isso o pH iria ser alto, o que impediria de manter peixes de ph ácido/neutro.

 

Precisava de saber a resposta (embora desconfie que não é possivel em tão pouca água) para ter a certeza.

Claro que se não der terei de montar outro tipo de aquário, e acredito que ela também vai gostar.

 

Obrigado desde já.

 

Cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A única hipótese que estou a ver são conchiculas do Tanganyika. Podes colocar um trio de similis, multies, brevis ou ocellatus (embora estes últimos não sejam tanto peixes de colónia).

 

Para que estes tenham uma vida saudável é aconselhável teres conchas onde se possam esconder e fazer as suas posturas.

Dá uma vista de olhos nos vídeos que coloco de seguida. São aquários pequenos que mantive com colónias de cada uma das espécies:

 

 

 

 

Os que gosto mais, pelo seu comportamento social, são os multies.

 

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado Diogo!

Vou ter em conta a tua opinião, e se optar por africanos já sei quais as hipoteses.

 

Abraço!

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá também tenho a mesma duvida so a uma diferença o meu aqua tem 45x25x20 cm (comprimento, altura, profundidade) e queria saber se posso por brichardi um casal...Posso? Ou é melhor as espécies que disse acima?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Olá também tenho a mesma duvida so a uma diferença o meu aqua tem 45x25x20 cm (comprimento, altura, profundidade) e queria saber se posso por brichardi um casal...Posso? Ou é melhor as espécies que disse acima?

 

Penso que já te respondi no teu tópico, correto?

No entanto, para que fique registado, na minha opinião num aquário desse tamanho deves manter apenas uma espécie de conchicula.

 

Abraço,

Diogo

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais