Novato em aquários de água quente


bitis.pt

Recommended Posts

Boas noites a todos!

 

Sou novo por estes lados e estou me agora a iniciar em aquários de agua quente!

Já tive durante os últimos 2/3 anos, 3 peixes de agua fria (que não sei o nome das espécies) mas já os ofereci, dois deles a um familiar meu e o outro a um amigo meu.

Arranjei um aquário novo (novo para mim, pois o resgatei há minha namorada que o tinha a apanhar pó já a alguns anos) e vou aproveitar a bomba de agua antiga, bomba de ar e a luz.

 

Aqui ficam as especificações do aquário novo:

 

Dimensões: 52cmX29cmX26cm - se não to em erro anda há volta dos 58L

 

Bomba de água: Acqua Nature FLow 200

 

Bomba de ar: Newa NewAir 2

 

Iluminação: Aquatic Nature Solar Duo Boy - Lâmpada baixo consumo 230-240V 50-60Hz

 

Areia: areão branco

 

Aquecimento: Aqua Szut HOT 2005 - 75W

 

 

 

Aqui ficam algumas fotos de ele neste momento:

 

 

imag0009kx.jpg

 

imag0010n.jpg

 

imag0011qn.jpg

 

 

 

Próximas coisas que vou comprar ainda esta semana:

Vidro para fechar o aquário por cima com as medidas: 50cm x 20cm e 3mm de espessura.

Poster de cores verdes para colar no vidro traseiro do aquário.

Pedra difusora (a minha antiga partiu-se...) para bomba de ar

 

 

Quanto aos peixes vou colocar Guppys, que um amigo meu me vai dar pois teve agora um cardume, devendo eu ficar com uns 3 ou 5.

 

 

Perguntas:

Será que a espessura do vidro chega ou devo comprar mais grosso, tipo 4mm?

 

Queria por uma casca de um côco inteiro ou meio côco, será que depois vou ter que ter algum cuidado especial por tê-lo no aquário?

 

Neste aquário devo por só 3 peixes ou posso ter mais?

 

e por ultimo, já pensei por também um peixe limpa fundo mas não queria nenhuma muito grande se possível no máximo com 7cm +/- pois não queria um muito maior que os Guppys. Que espécies me recomendam?

 

 

 

Desde de já o muito obrigado pelo tempo despendido neste tópico e pelas futuras respostas ;)

Editado por bitis.pt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boa noite! Bem vindo ao mundo da aquarofilia!

o vidro de 4mm é melhor.

existe uma regra de 1cm de peixe por 1 litro de agua, regra a aplicar a quase todos, ( nao todos)

o limpa fundo (alcunha) poderas pôr ancistrus, nao cresçe mais de 10cm.

nao compres um pleco, é um erro a evitar para o teu aqua.

nao te esqueças do CICLO que leva um mes a estar concluido.

recomendo que leias mais um pouco mais aqui no site.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive a ler sobre o Ciclo e posso dizer que já tenho a agua no aquário com a bomba a funcionar, quanto ao por só um peixe durante uns tempos ainda não vai ser possível só daqui a algumas semanas.

Quanto aos Ancistrus acho que vou mesmo optar por um desses achei o Lda-8 Ancistrus Claro muito engrazado, mas diz que precisa de um tronco para manter o sistema digestivo, se meter um côco nao irá fazer o mesmo efeito ou devo mesmo comprar um tronco?

 

Obrigado desde já pelas vossas respostas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se fosse a ti escolhia um poster negro como a susana te disse em vez de esses ficava mais porreiro. Quanto ao tronco convêm trata-lo já que quase de certeza que vais ao picanço e os troncos deles não são tratados, uma ideia engenhosa é o colocares umas semanas dentro do autoclismo, sei que parece estranho mas é a maneira mais eficaz de o tratar, não esquecer a fervura antes de o colocar no aquário. Quanto aos peixes espera entre 4 a 6 semanas para que o aquário faça o ciclo completo, para acelerar o processo coloca todos os dias um pouco de comida (Muito pouco). Quando comprares os peixes não compres no forum pois eles lá são mais descuidados, vai a loja da pontinha ou melhor ainda se tiveres transporte vai a Olhão que ainda tem mais variedade. Tas a pensar colocar plantas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia do fundo negro não me agrada muito pois vai deixar o aquário muito escuro, vou mesmo ficar por aquele mais cinzento. Quanto ao tronco vou ver se utilizo um que estava neste aquário quanto ainda era da minha namorada, claro que o irei ferver antes de o por no aquário. Os peixes irão me ser dados por isso não se mete muito esse problema, mas eu normalmente vou sempre ao aquapicanço de Olhão, já o termostato foi comprado lá ontem.

Não to a pensar por plantas pois o aquário não é assim tão grande e eu ainda não tenho muita experiência para me por já a aventurar em tudo.

 

Uma pergunta tenho um amigo que está a dar um limpa fundos, mas não sei a espécie, alguém me sabe dizer qual é pela foto? e até que tamanho eles atingem?

 

 

img0085snr.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não to a pensar por plantas pois o aquário não é assim tão grande e eu ainda não tenho muita experiência para me por já a aventurar em tudo.

 

 

Boas!

 

Acho que fazes mal...

 

As plantas naturais ajudam a "equilibrar" o aqua e o seu ecossistema.

 

Se fosse a ti optava por umas plantas "low-tech" e "todo o terreno". ;)

Ou seja fáceis de manter e resistentes. Sugiro as clássicas para este tipo de situação: Anúbias, Valisnérias, Fetos de java, Musgos, etc.

 

Quanto ao peixe não dá para ver muito bem mas parece-me um CAE. Alguém que me corrija se estiver enganado...

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Concordo com o que tem sido dito aqui e venho apenas alertar-te para um pormenor:

 

 

Dimensões: 52cmX29cmX26cm - se não to em erro anda há volta dos 58L

 

 

Ao contrário das tuas contas, o aquário tem aproximadamente 39 L brutos. Com a colocação do substracto, tronco, rochas, equipamentos, etc vai assumir um valor ainda menor.

Leva isso em consideração quando escolheres os teus habitantes.

 

Cumps e boa sorte

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respeito as opiniões anteriores, mas para um iniciado, não aconselho ancistrus. Eu optaria por otocinclus afinis. Requerem menos cuidados que o ancistrus e não crescem mais de 4 cm, o que está mais de acordo com a litragem do teu aqua. Não sei qual o preço das duas espédies mas estou convicto que a ancistrus custará talvez dez vezes mais que o otocinclus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao contrário das tuas contas, o aquário tem aproximadamente 39 L brutos. Com a colocação do substracto, tronco, rochas, equipamentos, etc vai assumir um valor ainda menor.

Leva isso em consideração quando escolheres os teus habitantes

 

Pois eu não fiz as contas... foi o que me dizerem quando me deram o aquário e comparado ao meu antigo que tinha 37.5L este é ainda um bocado para o maior e mais alto por isso assumi que estariam correctos!

Quanto aos peixes já referia anteriormente que me serão dados alguns Guppys e to a pensar em comprar um limpa fundos mas isso só vou decidir se compro ou não depois de ter tudo feito e com os guppys la dentro e se ainda poder por derivado ao espaço.

 

 

 

Respeito as opiniões anteriores, mas para um iniciado, não aconselho ancistrus. Eu optaria por otocinclus afinis. Requerem menos cuidados que o ancistrus e não crescem mais de 4 cm, o que está mais de acordo com a litragem do teu aqua. Não sei qual o preço das duas espédies mas estou convicto que a ancistrus custará talvez dez vezes mais que o otocinclus.

 

Mas o otocinclus afinis é um limpa vidro certo? qual é a maior diferença entres estes dois tipos de peixes, os limpa fundos e os limpa vidro?

Editado por bitis.pt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O conceito de limpa fundos é muito vago. Em principio os peixes distribuem-se por três zonas onde preferem nadar e comer. 1-Os de superficie (normalmente com a boca virada para cima, preferem comer o que fica a boiar. 2-"meia agua" (tanto comem em cima como em baixo). 3-Peixes de fundo (alimentam-se preferencialmente no fundo do aqua, tendencialmente com a boca virada para baixo, e por isso são habitualmente conhecidos por limpa fundos). O ancistrus é muito timido e normalmente vive escondido, e os melhores esconderijos estão no fundo do aqua. A sua forma de comer é diferente da maioria dos peixes. Ele raspa a comida e chupa-a ("sucker mouth" em ingles). Como tem a boca virada para baixo só consegue comer o que ficar depositado numa superficie que lhe permita raspar e/ou chupar, e é claro que a comida tendencialmente deposita-se no fundo. Mas não come só do fundo! Se tiveres troncos e pedras, ele vai por aí a cima a raspar (é omnívoro). Com isso já se vê que o conceito de "limpa fundos" é muito generalista.

O otocinclus é herbívoro e é muito activo. É também um "sucker mouth", mas percorre-te todo o aqua a raspar algas e algumas plantas tenrinhas, pelo que lhe deves providenciar alguns vegetais.

Se queres "limpa fundos" puros, tens as coridoras. Algumas espécies são muito baratinhas e muito resistentes, e são optimos a apanhar os restos de comida do fundo.

Estás a começar agora e por isso vais ter alguns desgostos. As lojas onde todas as semanas muda a/o empregada(o), normalmente só servem para trazermos doenças e parazitas. Não conheço as lojas na zona de Beja mas o Geada deu-te alguns conselhos que são mais importantes do que tu julgas.

Quanto ao limpa fundos que o teu amigo te quer dar, não consigo distinguir a espécie, mas parece-me que são os terroristas de aquario. Tive há vários anos uns parecidos, que estavam sempre a perseguir os outros peixes não os deixando em paz (acabei por oferece-los à loja que mos vendeu). Os peixes que vivem em constante stress a ser perseguidos, não comem e com a fraqueza apanham todo o tipo de doenças, acabando por morrer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela explicação LuisJSBL. Sendo assim vou mesmo tentar arranjar o otocinclus afinis pois é uma espécie mais pequena o que me é favorável pois o meu aquário não é muito grande!

 

Como falei com o Gaeda vou sempre ao de Olhão comprar o que preciso, pois os peixes estão sempre bem cuidados e tem sempre o material que eu preciso e os empregados são sempre os mesmos há anos, só em ultimo caso vou ao da pontinha que também têm muito material e lá os empregados são sempre os mesmo também, o problema é mesmo o picanço do forum, cada vez que vou la estão empregados novos e raramente encontro o que quero, acabando por ir lá só para a compra de ração para os peixes!

Editado por bitis.pt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo penso que querias dizer AquaSafe ;) certo?

 

AquaSafe é um condicionador de água que torna a água de torneira segura para os peixes, retira o cloro metais pesados etc...

 

Isto é para usares sempre que fizeres um tpa e usares agua da rede.

 

Tipo imagina que vau fazer um TPA e queres usar agua da rede mas não queres esperar um dia(pois se deixares a agua repousar um dia também retira o cloro) colocas o produto para os litros de agua que vais usar TPA esperas 10m e podes mandar a agua para o aquario ;)

 

abraço

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo penso que querias dizer AquaSafe ;) certo?

 

AquaSafe é um condicionador de água que torna a água de torneira segura para os peixes, retira o cloro metais pesados etc...

 

Isto é para usares sempre que fizeres um tpa e usares agua da rede.

 

Tipo imagina que vau fazer um TPA e queres usar agua da rede mas não queres esperar um dia(pois se deixares a agua repousar um dia também retira o cloro) colocas o produto para os litros de agua que vais usar TPA esperas 10m e podes mandar a agua para o aquario ;)

 

abraço

 

boas.

Sim é aquaSafe enganei.me ao escrever :oops:

E sei sim que serve para esse fim, mas na embalagem diz que também serve para aquários novos que é o caso do meu, mas a minha duvida reside no se devo ou não deixar o tronco de madeira e o musgo dentro do aquário quando colocar o produto!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim podes colocar isso com todo que tiver la dentro ate podia ter peixes não faz mal nenhum alguns ate serve para anti stress esse já não sei o que tenho para esse fim é da tropica e sempre que faço a colocação de novos peixes deito umas gotas no aquario :)

 

isso não faz mal nenhum a flora e fauna mas claro sempre na dose recomendada ;)

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fica aqui as novas fotos do aquário:

 

 

imag0015cs.jpg

 

imag0016u.jpg

 

imag0017wu.jpg

 

imag0018zq.jpg

 

 

Já tem o poster na parte de traz que antes ainda não tinha, a bomba de ar já se encontra a funcionar e foi adicionado o tronco de madeira e o musgo!

 

Agora é só esperar que acabe o ciclo e posso adicionar os peixes biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu amigo de confiança que te vai dar os peixes, se o aquário dele está bom e sem doenças, que te dê também 2 ou 3 litros de água do dele.

Coloca no teu que aumenta a velocidade do ciclo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.