lago tanganica/dúvidas


sergioveterano

Recommended Posts

viva, estou a pensar em montar um aqua para ciclídeos anões do lago Tanganica, vi um exemplar de julidochromis ornatus e fiquei fascinado. :)

Para um aqua de 60L, estava pensar em colocar cascalho de coral (penso que é isso?) devido ao ph alcalino.

Não sei que rochas são indicadas, como a zona dos Grandes Vales do Rift é de formação vulcânica, vou colocar rocha escura ou granito??

Gostaria de saber que especies podem coabitar com os julidochromis. Pelo que li deve-se sobrepovoar para haver menos agressões?? hummm??

Em relação ao equipamento é preciso alguma bomba ou a circulação do filtro é suficiente. Qual o volume de circulação?

Gostaria que me dessem algumas dicas, e tb sobre onde encontrar estas especies. Obrigado.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Sérgio,

 

penso que como a água é alcalina, a rocha aí existente deverá ser calcária, visto aumentar o Ph para valores altos.

Essa é a minha opinião, visto não conhecer o biótipo deles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Sergio!

Os Ciclideos do Tanganika são mais senciveis a parametros de agua que os do Malawi, e preciso um substrato bem alcalino para poder alcançar um pH alto entre 8,2 e 8,6 que e indicado para esses peixes, eu uso areia de aragonita sugar size coberta por areia de praia, isso mantem o pH alto e evita o incoveniente de ter que ficar ajustando opH, outra solução e usar rochas de recife tratadas com cloro para manter o pH elevado.

os Julidochromis são peixes que vivem em colonias e são muito prolificos.

podem conviver bem com diversas especies do genero Neolamprologus, Lamprologus, Altolamprolodus,Telmatochromis,Cyathopharinx e Cyprichromis. Pecisam de alimentação rica em proteinas e de preferencia com alguma alimentação viva.

sobre superpopulação isso e um metodo ruim de controlar agressividade, aumenta muito a carga biologica do aquario exigindo trocas parciais com volumes maiores e filtros hiperpotentes para se manter peixes com segurança, a filtragem deve ser no minimo 7 vezes o volume do aquario por hora e a adição de uma bomba de circulação e bom para não haver pontos mortos na circulação.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hi,

 

Bom Sergio Veterano, tens um aquario pequeno para ciclídeos africanos e assim eu não pensaria em "co-habitantes" para o mesmo, uma vez que mesmo para um par de Julies já acho apertado...e, de acordo, com meu mestre Eztyle, eu não supervoaria um aqua tão pequeno assim...

 

Como o Rui Pedro colocou, realmente as melhores rochas seriam as calcárias...mas tens a opção do uso de sais para balancear os parâmetros da água, podendo assim utilizar muitos tipos de rochas...

 

Podes combinar um filtro externo, como por exemplo um Whisper 30 com algum interno...eu uso um que é chamado Filtro Biológico Modular-FBM onde conservo cerâmica. Ele faz uma excelente filtragem biológica...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, 60L de facto é pouco, mas, os julidochromis crescem apenas até aos 60 mm. estes não seguem a mesma regra de sobrelotação dos outros peixes de água doce? visto ser de água salobra poderá não ser igual? A estória que lí sobre o sobrepovoamento, afirma que haverá menos lutas e disputas pelo território, e se calhar eté se passa assim mas eu prefiro não arriscar.

 

eu tinha pensado em adquirir tipo dois casais de os julies, de duas espécies diferentes, será muito? pensei num filtro da heiem liberty e numa bomba de circulação, tal como disse o ezstyle 7 x o volume do aquário penso que o modelo liberty 150 é porreiro. Até tenho muita facilidade de conseguir rocha calcária, mas será seguro apanhar na praia e só dar uma fervura?

 

Desde já agradeco a vossa disponibilidade, e a ajuda que me tem dado, galera.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que a água do Tanganika não é salobra. Apesar do PH alto e dos sais dissolvidos que lhe dão dureza elevada, estamos a falar de água doce, e não salobra. :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Sergio!

a concentração de sal (naCl) nessas aguas e minima, o que se costuma a adicionar a agua são misturas de divresos produtos quimicos , como carbonato de calcio, bicarbonato de sodio, cloreto de calcio etc, que elevam o pH e dureza da agua, a simples adição de sal não altera esses parametros.

sobre parametros de agua:http://planeta.terra.com.br/lazer/cmca/agua.htm

Sobre sais para Ciclideos: http://planeta.terra.com.br/lazer/cmca/mis...ciclideos_a.htm

Sobre os lagos do Rift Valley: http://planeta.terra.com.br/lazer/cmca/os_...es_gigantes.htm

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Comecemos pelas Julidochromis então. Amigo Sergio, creio que a informação que tens sobre o tamanho máximo das Julies seja incorreto. Existe uma variância de tamanhos de acordo com a espécie em questão, inclusive podes encontrar Julies que atingem 12-13 cm. Asi Julies tb seguem a regra de 1cm de peixe para cada 2 litros de água...todavia, não quero com isso desestimulá-lo...conheça os casos existentes, busque mais informações e se der positivo, siga em frente com as Julies...

 

É delicada essa questão de superpovoamento. Os níveis de matéria orgânica, os compostos nitrogenados, bem como fosfatos, poderiam desconfigurar teu sistema...terias realmente que intensificar a manutenção para mantê-lo estável. E superpopulação tem um limite.

 

Gente, água salobra nada mais significa do que a presença de sais na água. Se forem misturados à água do aquario KCl, NaCl, CaSO4, MgSO4, KI, MgCl2, CaCl2, CaCO3, NaHCO3...compostos normalmente utilizados por quem cria CAS...podemos chamar a água de salobra, pois todos esses compostos são sais.

 

No mais é isso aí...Inté

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, tb tenho reparado que a informação sobre o seu tamanho em adulto, não é consensual, digo 6cm porque me pareceu ser o mais mencionado mas tb jah li algures que vai até aos 9 e 13cm.

 

Estive a ver os link's do ezstyle e revelaram-se muito úteis. Essas mistura de sais é feita por uma formula criada por vocês, certo? mas há no mercado produtos condicionadores para a água de CAS. Para começar acho um pouco complicado ser eu a preparar, embora seja talvez mais barato a longo prazo.

 

Para verificar os valores que teste é que usam além do ph, Kh, Gh, NO2/NO3, NH3 e fosfatos (esses testes eu tenho) quais são os menos importantes e se á outros para medir os sais dissolvidos.

 

Johnny, apenas quero saber o mais possível antes de fazer o quer que seja, e as tuas respostas só me elucidam. Penso que pelo o que disseste só poderia colocar um casal, ou um macho e uma fêmea, tenho lido tb que nestes lagos existe tb uma panta parecida com a valisnéria, será que se aguenta? tb vi que existe uma especie de esponja neste lago, vocês sabem se é facil de encontrar?

 

A ideia que tinha era criar um aqua que tivesse uma manutenção diferente dos meus plantados.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sérgio,

 

Dos testes que citaste não faço NO2, NO3 e PO4...

 

Qto a população do teu aqua se tu conseguisse um macho e uma fêmea de Julies talvez pudesse obter um ambiente menos tenso...agora, os únicos CAs que me vêm a mente nesse momento e que não se batem são os brichardi (Neolamprolegus brichardi) e seus sózias (Neolamprologus pulcher = daffodil, etc...)...pois esses formam casais fixos e agem como tal...

 

Qto às plantas, sim existe uma espécie de valisnéria nos lagos que não saberia te dizer qual é...nem nunca vi para vender aqui no Brasil (Brasília). Mas tenho um amigo que conserva Microsorium num aquario de Tangs...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Sergio!

ela se chama Vallisneria aethiopica.

que saiba so quem dispõe dessas plantas e uma fazenda de criação chamada Malawi Carsten, na Dinamarca. mas a Vallisneria comum tambem vai bem no aqua.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora então se permitem e sem ofender ninguem começo por dizer que discordo com algumas das especies aconselhadas aqui para o aqua do Sergio. Os Altolamprologus alem de serem predadores crescem demasiado para um aqua de 60L, os Cyathopharinx e os Cyprichromis precisam de muito espaço para nadarem. Agora o resto penso que não haverá problema, eu estou a falar por experiencia propria pois tenho peixes de todas as expecies que o EZSTYLE falou á expeção dos Cyathopharinx.

Qt á areia na minha opinião deverias usar areia da praia bem fina para te resolver o problema, plantas usas anubias e vallisnerias( ficam bem altas). Devias tentar manter o pH sempre acima dos 7,8 as durezas altas. Colocando areia da praia não será dificil.

Tb indicaram uma corrente muito forte (na minha opinião) pois acho que 7x o volume do aqua seria o ideal sim mas para peixes de maior tamanho não acham? Quanto ao liberty 150 é capaz de ser uma boa opção pois a água cai em cascata logo não vai fazer uma corrente muito forte no aquario mas mesmo assim consegue uma boa filtragem. Eu digo isto pq existem "filtros" que mais pareçem POWER HEADS, reviram a água toda pondo os peixes todos stressados e não limpam rigorosamente nada.

Esta é a minha opinião, aquele grande abraço para todos os amantes desta maravilhosa familia- Os Ciclideos

Aquariofilia ao mais alto nível.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, li algures que estes peixes de águas alcalinas são menos afectados pelos valores de nitritos, será verdade? O uso de um escumador é necessário para retira-los da água? E vocês usam carvão activado para esse fim? Em relação as algas que poderão aparecer servem de alimento para as jullies?

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá recapitular e voltar às águas salobras. O grau de salinidade é medido por um hidrómetro, que nos dá a Densidade (D). A densidade é a relação entre uma determinada massa de água e outra de igual volume, destilada a 4 graus, tendo esta uma densidade de 1,000. (Com a destilação, passam zero sais...). A água doce tem uma densidade muito próxima de 1, enquanto a água do mar tem densidade entre 1,020 e 1,027, sendo mais "salgada" nos trópicos que nas águas frias. Em água de aquário "fabricada" com sais, é usual e recomendado concentrações de 1,020 a 1,024 para frias e 1,023 a 1,027 para tropicais.

Em rigor, a água salobra é toda aquela que está acima de 1 e abaixo de 1,020, até porque se tratam de águas com muitas variações, como nos estuários ou em complexos lagunares próximo do mar, como a Lagoa de Albufeira ou a de Santo André, por exemplo. Em aquário, definem-se como salobras as águas entre 1,002 e 1,007, embora a variação do valor da água até seja benéfica para a maioria das espécies "salobras", tal como acontece na Natureza.

A água do Lago Tanganika é uma água doce, e não salobra, apesar de outros sais presentes, que não o Cloreto de Sódio, sais esses que não alteram os valores da sua Densidade (D).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para manter o pH alto a areia da praia é boa ideia mas existe um problema: os julis n gostam de areões muito claros pois vivem em zonas escuras e de cascalho por isso devias optar por um fundo mais escuro com muitas rochas e um sal especial para aumentar o pH (eu uso seachem malawi-victoria buffer e tenho o pH a 8-8.4).

Quanto ao ramanho do aquário é realmente um pouco pequeno. Podias, em vez dos julis, colocar os chamados Sheldwellers que desovam em conchas de caracois vazias. São mais pequenos e tb têm hábitos interessantes. Eu tenho dois neolamprologus meeli mas podias pôr outros como o n. brevis. O n. ocellatus já é um pouco maior por isso n é aconselhável.

Nado, logo existo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá AlpineShark,

 

Entendi perfeitamente tua explicação, obrigado. Quais os sais que alteram a densidade da água? Por onde eles são determinados, pelo ânion ou pelo cátion? Por exemplo, digamos que são os cloretos que aumentam a densidade..aí qq cloreto aumentaria? Se a pergunta ficou confusa eu posso tentar postar de novo...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Johnny

Isso já é muita ciência para os meus parcos conhecimentos. Não sei responder-te. No entanto, do puro bom senso, pensemos que as concentrações de Cloreto de Sódio no mar são muito elevadas (basta olhar para as salinas, ou para uma simples poça do mar depois de secar na maré vazia). Outros sais, por exemplo nos grandes lagos do Rift africano, são residuais e em concentrações muito menores. Ainda assim os nossos amigos ciclídeos sentem e habituam-se à sua presença, pelo que é de todo o interesse ir juntando à água os aditivos disponíveis no mercado, que além dos ditos sais, proporcionam ainda um aumento de PH e Dureza. A Densidade (D) mantém-se praticamente inalterada, sem chegar sequer a 1,001.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para manter o pH alto a areia da praia é boa ideia mas existe um problema: os julis n gostam de areões muito claros pois vivem em zonas escuras e de cascalho

engano seu Mario,os Julies são peixes de agua de pouca profundida, na zona de rochas com sedimentos, e o fundo e areia clara e lodo, existem poucas areas que são de cascalho nos lagos do Rift Valleya grande maioria dos lugares ou e areia ou barro e lodo.

http://planeta.terra.com.br/lazer/cmca/t_paisagens.htm

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais