O que são estes seres vivos?


jatirbac

Recommended Posts

Olá,

Alguém me sabe dizer que seres vivos são estes?

 

6340833738_a8e7bbe318_b.jpg

 

 

6340834736_c5ecef0d6a_b.jpg

 

Têm entre 5-10mm

 

São bastantes, e estão num aquário com camarões que montei. Nesse aquário coloquei plantas apanhadas numa ribeira (elodeas) e que foram pré-tratadas com água oxigenada. Após 4meses da montagem do aquário observei estes seres.

O que são?

Devo retirá-los? ou será que não afecta os camarões?

 

Desculpem a má qualidade da fotografia. estava a fazer uma TPA e a água estava turva e com a cor de chá (devido aos taninos)....isto são só desculpas porque de facto o fotógrafo não tem jeito ;)

 

Agradeço qualquer resposta.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São de certeza planárias e são prejudiciais para os camarões, provavelmente vieram com as elodeas.

 

Para te livrares delas pesquisa no forum por fluvermal.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem sempre, faz a dose por baixo...

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

existe relatos de quem tenha usado o Fluvermal, com CR's e estão de boa saúde, portanto com red chery a probabilidade aumenta de sucesso. Pesquisa pelo forum que tens lá esses relatos e a dosagem do medicamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já usei com CRS, e não tive qualquer baixa. Usei 200mg por cada 100L sem problemas, mas se usares apenas 100mg faz praticamente o mesmo efeito(neste caso) e sem riscos.

Há relatos de morrerem colónias inteiras com este tratamento mas foi porque as pessoas não pesquisaram e não se informaram devidamente, quando se faz um tratamento seja ele qual for a bomba de o2 tem que estar sempre ligada!

Mas cuidado com os caracóis...

Editado por sarapintas

Cumps
Pedro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

 

O que eu vejo não é isto (imagem retirada da internet como sendo "planaria")

 

planaria.jpg

 

Os seres que vejo no aquário são bem pequenos (3-4mm).

Serão outros invertebrados que façam parte do sistema e que ajudem a comer detritos? até agora ainda não as vi a atacar camarões...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jatirbac,

Tal como dizer "Isso é um peixe" é muito vago, pois existem muitas espécies de peixes, dizer que essa foto é de uma planária não quer dizer que todas as planárias sejam como essa.. Há mais espécies.

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou colocar novas fotografias para terem noção do tamanho dos organismos que vejo

 

6363097725_284a46695f_z.jpg

 

6363097423_b41ab5768d_b.jpg

 

Não poderão ser invertebrados que façam parte de um sistema natural, actuando como agentes de limpeza?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, sou novo nestas andanças dos aquários e principalmente com camarões, tenho um aquário montado desde Outubro (60x35x35). Comprei 5 cherrys (1 macho e 4 femeas) e junto com o musgo de java vinha um alevim de, creio eu, guppie que por agora vou deixar crescer e entretanto verei o que fazer, ou deixo ficar ou ofereço a alguém. Também plantei elodeias que tinha no meu lago com carpas, e desde a duas semanas atrás reparei nessa mesma espécie de "minhocas", iguais a estas ultimas fotos. A minha dúvida é se realmente estas planárias são prejudiciais,tanto para camarões ou outras espécies ou se simplesmente, fazem parte da micro-diversidade de um aquário. O certo é que já perdi uma femea, mas nao sei se será por causa das planárias.

Desde já peço desculpa ao jatirbac por me entrometer na conversa sem soluções e apenas com as mesmas dúvidas.

 

Um abraço para todos

CUMPS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é assim as planarias geram um veneno letal para os camaroes para matar os mesmos para depois se alimentarem, visto que as planarias só se alimentam de seres mortos. as femeas e em geral ovadas e os bebes são sempre os primeiros a morrer pois são mais vulneráveis...

 

e sim isso que puseste na foto são planárias, por isso cuidado e trata já , arranja um aquario provisorio para os camaroes, se não tens nenhum existem vários pequenos aqui a venda no forum a bom preço (15/20€) mas tem cuidado a despachares-te porque se não quando deres por ti não tens camarões...

 

cumps e espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

KITO, não tem problema nenhum, fizeste bem em partilhar também a tua experiência.

 

 

psycodream, eu até agora ainda não vi nenhum camarão morto, seja grande ou pequeno, mas vou mantendo-me atento à actividade destes seres.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais