Remover algas secas de pedras vulcanicas??como?


Flouro

Recommended Posts

Boas,

após alguma ausência voltei a a mexer no meu aquário, mas ainda mal comecei e já tenho um problema,

tenho umas pedras vulcânicas, vermelhas e com muitos buracos, que retirei do aquário quando tinham algas, depois de as retirar meti-as ao sol para as algas secarem, até aqui tudo bem, agora fui tentar remover com uma escova e não sai muito bem,quase que não sai nada, devido aos buracos que as pedras têm a escova não chega lá, agora tenho a pedras vermelhas com uma camada verde seco quase impossível de retirar.

 

Antes de eu me iniciar em loucuras, gostava de saber se existe algo para retirar este verde seco?? Alguém sabe?

 

 

 

 

Obrigado

Flouro

P.S.Já pensei em usar lixívia ou até mesma ferve-las para ver se algo acontece.. mas antes de fazer melhor perguntar, não vá eu fazer asneira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fervura seguida de uma boa esfregadela com areia normal. normalmente resolve isso

 

Obrigado Susana,

só para tirar as dúvidas, quando dizes "esfregadela com areia normal" é usar areia da praia e usar a escova nessa mistura? .. :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compra uma escova de arame de aço.

 

Tipo isto:

wb02.jpg

 

Sai tudo, e como são rochas vulcanicas não deixa riscos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes tentar deixar em lixívia (50% lixívia-50% água) de um dia para o outro. Deve desaparecer tudo mas não te esqueças de lavar muito bem depois e deixar de molhos uns 2-3 dias especialmente se for porosa.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não uses a lixívia por favor! é um composto demasiado forte que reage com a maior parte das pedras produzindo compostos secundários potencialmente perigosos.

A escova de aço pode-t destruir o aspecto da pedra....se queres manter o aspecto não arriscava

 

A esfregadela com areia é isso mesmo. Pegas na pedra e numa escova daquelas baratas com cerdas duras e misturando tudo com areia de praia ou de rio dás-lhe uma boa esfregadela. a areia funciona como abrasivo natural para retirar as algas. Podes até fazer dois ciclos de fervura e esfregadela com areia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não uses a lixívia por favor! é um composto demasiado forte que reage com a maior parte das pedras produzindo compostos secundários potencialmente perigosos.

 

Hmm. eu uso lixívia para limpar tudo incluíndo rochas e a pedra do difusor do co2 sem qualquer problema. As rochas vulcânicas (basalto s.l.) não devem reagir. São completamente inertes.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não arriscava na mesma....o composto principal das rochas é inerte mas nada te indica que não terás impurezas que não o são. E o que me preocupa mais nesta situação é a buracada na rocha que forme um depósito onde se concentre a lixívia. Já tive problemas com rochas derivado a isto.

 

E usar lixívia nas lavagens do material de aquário? Diluis a lixívia ou esperas algum tempo antes de recolocares o material?

 

Hmm. eu uso lixívia para limpar tudo incluíndo rochas e a pedra do difusor do co2 sem qualquer problema. As rochas vulcânicas (basalto s.l.) não devem reagir. São completamente inertes.

 

GM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois talvez tenhas razão. Até hoje não me dei mal, mas...

 

De qualquer forma é prática comum para lavar o "glassware". Eu diluo a lixívia sim (mais ou menos 50-50, mas não é preciso tanto). Deixo o material na solução cerca de 20 minutos e depois passo muito bem por água e deixo mais uns 20 minutos de molho (só água). Nem precisas de esfregar. Fica tudo um brinco ;)

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo assim nao arriscava a lavar o material organico como as rochas em lixivia :S

 

a minha bela solução é extremamente simples e menos arriscada, o meu detergente caseiro:

- 1/4 de vinagre

- 1/4 de sumo de limão

- 2/4 de água quente

 

 

em caso de necessidade de aumentar a "força" do detergente pode ser derretido um quarto de sabão azul na mistura :)

 

depois das duas uma - > ou esfregar o que queremos lavar com jornal ou deixar de molho na mistura enquanto ainda estiver quente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo assim nao arriscava a lavar o material organico como as rochas em lixivia :S

 

a minha bela solução é extremamente simples e menos arriscada, o meu detergente caseiro:

- 1/4 de vinagre

- 1/4 de sumo de limão

- 2/4 de água quente

 

 

em caso de necessidade de aumentar a "força" do detergente pode ser derretido um quarto de sabão azul na mistura :)

 

depois das duas uma - > ou esfregar o que queremos lavar com jornal ou deixar de molho na mistura enquanto ainda estiver quente

 

 

Certo, mas não consideraria as rochas material orgânico. A lixívia é para destruir o material orgânico. E há marcas que a vendem para o mesmo efeito - apenas lhes dão um nome pomposo para fins comerciais ;)

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres um pouco de cloro metes a pedra com agua e cloro durante um ou dois dias .E depois ferves a pedra .

 

Vai dar ao mesmo que a lixívia. Aliás a lixívia é hipoclorito de sódio (NaClO).

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a quem não use os produtos deixando a agua a repousar de um dia para o outro dizem que dá resultado já eu não posso dar o feedback... ;)

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

carlos, tudo depende do que tens no aquario...

depois, aconselho-te a ter especial atenção no verão pois costuma vir a água mais carregada de cloro.

guppys e outras especies particulamente resistente suportam (enfase no suportam, pois não são condições ideais) alguma baixa concentração de lixivia. com alguns invertebrados mesmo baixas concentrações e é a morte do artista...

sendo rochas vulcânicas, não irão reagir com a lixivia, mas eu iria com a escova em aço. faz varias lavagens após a lixivia e deixa a repousar com o produto utilizado para neutralizar o cloro das tpa.

para troncos é que não recomendo, pois irão absorver e depois obriga a novo tratamento pois irá libertar cloro durante algum tempo...

já agora, alguém aqui recicla purigen?! hehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai dar ao mesmo que a lixívia. Aliás a lixívia é hipoclorito de sódio (NaClO).

 

Abraço,

 

GM

A lixívia tem menos de 5% de cloro , o cloro ao contrario da lixívia quando fervido evapora. Falo por experiência própria e não só porque alguém me disse ou porque li nalgum lado. Já tratei pelo menos 5 troncos com cloro . cloro e agua um dois dias , ferver , passar em agua da torneira e aquário . mortes até ao momento 0. Na pedra é igual mas convém esfregar com uma escova para retirar tudo .

TIAGO ALVES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 anos depois...

Boas Victor

Abristes um tópico com 9 anos,bom,compras uma esponja que se chama (Esponja Magica)branca de um lado e azul do outro,é muito barata e há em qualquer super mercado,esta esponja não risca o vidro e é mesmo boa,lavas essas manchas com vinagre e esfregas com a esponja,depois passas com água limpa para tirar o vinagre.

 

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais