Colocação da Biobox


Recommended Posts

Ola Bom dia a todos...

 

Eu sou novato nesta materia de aquariofilia e venho aqui apresentar a minha duvida para que me possam ajudar e desde já agradeço a todos as respostas.

 

Comprei recentemente um aquario usado da aquatlantis de 60x30x30, para começar acho que é o ideal.

 

Então cheguei a casa, lavei todo a aquario com agua, e comecei a montar...quando verifiquei a biobox que vinha no aquario, que não era a original, vinha com uma pequena rachadela, mas o suficiente para entrar um peixinho pequenino e não quiz arriscar em a usar pois podia ter algum desgosto.

 

Fui então a algumas lojas ver preços das bioboxs pois eram muito caras ( -+50/60 euros) mas eu so queria a caixa pois o equipamento ja tinha.

 

Como não queria gastar muito dinheiro, pois sou novato e as coisas podem correr mal, optei então por comprar uma caixa tipo "tampa" que se cola ao aquario com silicone ( utilizei silicone preto da marca juwel), segundo a funcionario da loja que eram as antigas, mas era o ideal para o meu orçamento...

 

Então ficou assim:

 

06112011993.jpg

 

06112011994.jpg

 

06112011995.jpg

 

Este foi o resultado despois de colar a biobox ao vidro do aquario com o silicone preto:

 

Com agua ficou assim:

 

061120111000.jpg

 

A decoração aproveitei a que vinha, depois vou ter que investir.

 

Despois de coloda a biobox tive que encher o aquario quase ate ao limite para conseguir que a saida da bomda de agua fique dentro de agua.

 

Acham que esta cheio demais, com tampa fica assim:

 

061120111005.jpg

 

061120111006.jpg

 

Qual a vossa opinião, acham que assim esta bom e não há perigo, ainda tem -+ 1 cm.

 

Na biobox coloquei, a bomda de agua, termostado de 50w, "esponja" filtro e um saco proprio com carvão, acham que é preciso mais alguma coisa.

 

Vista de cima:

 

061120111001.jpg

 

Finalmente:

 

061120111005.jpg

 

Como ja mencionei atras vou ter que apostar mais um pouco na decoração, tipo colocar plantas naturais entre ontros adornos.

 

O que pretendo é conhecer este mundo melhor e depois a longo prazo se tudo correr bem poderei investir mais.

 

É verdade, tambem fiz o teste do Ph e esta bom....

 

Agradecia que me dessem o vosso feedback e alguns concelhos a ter.

 

Muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

De facto tens bastante para ler... E quanto mais leres (se fores como eu...), mais vontade tens de ler.

 

Quanto ao nível da água não creio haver problema nenhum.

 

Na minha opinião podias ter posto a biobox mais acima (a saída da biobox não te de estar obrigatoriamente totalmente submersa) para que a água ao sair criasse mais agitação na água para favorecer as trocas gasosas e a oxigenação (o que dispensava a bomba de ar que a meu ver fica "estranho" num ambiente que se quer o mais natural possível...).

 

Ainda em relação à colocação da Biobox acho que a podias ter colocado num dos topos do aquário, pois melhora a circulação de água...

 

De resto, bem vindo a este mundo e força nisso! :)

Editado por InCoGniTuS

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

De facto tens bastante para ler... E quanto mais leres (se fores como eu...), mais vontade tens de ler.

 

Quanto ao nível da água não creio haver problema nenhum.

 

Na minha opinião podias ter posto a biobox mais acima (a saída da biobox não te de estar obrigatoriamente totalmente submersa) para que a água ao sair criasse mais agitação na água para favorecer as trocas gasosas e a oxigenação (o que dispensava a bomba de ar que a meu ver fica "estranho" num ambiente que se quer o mais natural possível...).

 

Ainda em relação à colocação da Biobox acho que a podias ter colocado num dos topos do aquário, pois melhora a circulação de água...

 

De resto, bem vindo a este mundo e força nisso! :)

 

Ola, obrigado pela sua opinião, o que me levou a colar a biobox naquela posição, foi as que vi nas fotos da net, pois todos tinham a biobox nesta posição...

 

Acha que justifica ter de descolar e colar novamente noutro sitio, pois não é facil.

 

Quanto à oxigenação, diseram-me que tinha que ter a bomba de agua a fazer "bolinhas" não e verdade?

 

Mas na sua opinião geral já esta bom para começar?

 

Abraço

 

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para começar tudo é bom! :)

 

O que importa é o que evoluis!

 

Vou fazer como diz o ditado: "Se vieres alguém com fome, não lhe dês peixe, ensina-o a pescar!".

 

Assim, acho que podes começar por estes 2 links que te deixo:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

http://guppy-blog.blogspot.com/2009/02/manual-basico-de-aquariofilia-para.html

 

O 2º é de um blog de guppys mas fala de tudo o que é preciso para começar um aqua.

 

Quanto à biobox não é que esteja mal (por isso acho que não vale a pena o trabalho de tirares o silicone todo e recolocar), mas seria mais eficaz num topo.

 

Quanto ao ar, uma vez mais, não é obrigatório. Se tens tudo bem. Eu pessoalmente prefiro criar mais agitação na água para permitir a oxigenação do que ver bolinhas no aquário porque não encontro isso na natureza. Mas é apenas um reparo da minha opinião!

 

Para terminar deixo só o que costumo dizer a amigos meus que querem começar na aquariofilia: Quanto maior o aqua mais fácil é de estabilizar! O pessoal tem muito a ideia que para começar é preferível um aqua mais pequeno. Ideia errada. Quanto menos agua tiveres, mais fácil é teres destabilizações.

 

Boa leitura! ;)

 

Abraço.

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu sou novo nisto, cerca de 2/3 meses, mas já sei algumas coisas e concordo com o que o InCoGniTuS disse. A Biobox, realmente ficaria bem num dos topos sem duvida (é como eu tenho a minha).

A tua biobox, não trazia uma espécie de "cotovelo" para colocar no bocal da Biobox? Se tiveres isso, coloca virado para um dos lados, para ajudar a circulação!

 

O meu aquário é parecido ao teu, a diferença são 10cm, o teu tem 60x30x30 e o meu tem 60x30x40.

O meu ainda está em tratamento, pois só o comprei na sexta feira!

 

Deixo-te o link se quiseres ver:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=187930&hl=&fromsearch=1

 

Vai postando as novidades! :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola mais uma vez e obrigado pelos vossas opiniões...

 

Hoje foi a inauguração do meu aquario com

 

2 Platis (Casal)

1 Guppy

1 Limpa Vidros (acho que é o Otocinclus affinis)

1 Limpa Fundos (acho que é ocorydora aeneus)

 

Não sei se foi a melhor opção mas é o que tinha na loja.

 

Aqui vai a foto:

 

peixe1.jpg

 

sei que ainda vou ter que decorar melhor, e colocar uma plantas naturais, mas vou ver como corre esta semana com os novos habitantes

 

Obrigado

Editado por davidasoliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso só fazer uma pergunta? (porque ainda não percebi pelos posts)

 

Depois de encheres o aquário esperaste quanto tempo até colocares os peixes?

 

Parece-me que se antecipou bastante ao que devia...

 

Tens de começar a ser mais paciente e a ler MUITO antes de tomares decisões que te possas arrepender...

 

Nunca deves comprar com a justificação que é o que existe...

 

Pelo menos nos guppys fizeste asneira (presumo que nos platy também...) já que comprares um é pores o desgraçado a sofrer! Deves ter um racio de 2 fêmeas para cada macho.

 

Lê os sites que te indiquei e vê posts do forúm para aprenderes o que fazer antes de te "atirares de cabeça"....

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso só fazer uma pergunta? (porque ainda não percebi pelos posts)

 

Depois de encheres o aquário esperaste quanto tempo até colocares os peixes?

 

Ola,

 

Tres dias, pelo menos foi o que me informaram...(pois coloquei um produto que adquiri na loja que cujo o vendedor disse que devia colocar no aquario para antecipar o tempo de espera.)

 

Depois fiz o teste do PH e estava nos 7.

 

Cumps

Editado por davidasoliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que se antecipou bastante ao que devia...

 

Tens de começar a ser mais paciente e a ler MUITO antes de tomares decisões que te possas arrepender...

 

Nunca deves comprar com a justificação que é o que existe...

 

Pelo menos nos guppys fizeste asneira (presumo que nos platy também...) já que comprares um é pores o desgraçado a sofrer! Deves ter um racio de 2 fêmeas para cada macho.

 

Lê os sites que te indiquei e vê posts do forúm para aprenderes o que fazer antes de te "atirares de cabeça"....

 

Tens razão, desculpa....Pois realmente reparei o o guppy andava todo louco atras dos platis...

 

Hoje vou passar na loja e vou comprar mais 1 platis femea e 2 guppys femeas, correto?

 

E quanto aos outros qual a sua opinião?

 

1 Limpa Vidros (acho que é o Otocinclus affinis)

1 Limpa Fundos (acho que é ocorydora aeneus)

 

Agradeço desde já a vossa ajuda, e espero não fazer muitas asneiras.

 

Cumprimentos

Editado por davidasoliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas david,

Colocas-te os peixes demasiado cedo, isto porque o aquário ainda não tá preparado para isso... Pois não teve tempo de colonizar as bactérias que irão fazer a filtração biológica do aquário... Procura por ciclo do azoto... Que não é mais que a decomposição da matéria orgânica num produto final que é o nitrato, mas até haver produção de nitrato haverá produção de nitrito e de amónia, estes dois muito prejudiciais à fauna... O nitrato combate-se com trocas de águas, e havendo plantas naturais, é consumido em parte por estas também...

Aconselho então, como já meteste os peixes, a trocas de água com bastante frequência, na pior das hipóteses de 2 em 2 dias, cerca de 20% e ir acrescentando bactérias "em frasco"... (ex: nitrivec...)

 

abraços

 

ps: http://pt.wikipedia....s_aqu%C3%A1rios

Editado por CaptainStuck
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela sua opinião.

 

Mas o liquido que coloquei não adianta esse processo.

 

Na sua opinião quanto tempo devia estar o aquario a criar ambiente

 

Cumps

 

David

 

Boas david,

Colocas-te os peixes demasiado cedo, isto porque o aquário ainda não tá preparado para isso... Pois não teve tempo de colonizar as bactérias que irão fazer a filtração biológica do aquário... Procura por ciclo do azoto... Que não é mais que a decomposição da matéria orgânica num produto final que é o nitrato, mas até haver produção de nitrato haverá produção de nitrito e de amónia, estes dois muito prejudiciais à fauna... O nitrato combate-se com trocas de águas, e havendo plantas naturais, é consumido em parte por estas também...

Aconselho então, como já meteste os peixes, a trocas de água com bastante frequência, na pior das hipóteses de 2 em 2 dias, cerca de 20% e ir acrescentando bactérias "em frasco"... (ex: nitrivec...)

 

abraços

 

ps: http://pt.wikipedia....s_aqu%C3%A1rios

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

Tres dias, pelo menos foi o que me informaram...(pois coloquei um produto que adquiri na loja que cujo o vendedor disse que devia colocar no aquario para antecipar o tempo de espera.)

 

Depois fiz o teste do PH e estava nos 7.

 

Cumps

 

O melhor conselho que te posso dar neste momento é reforçar o que já te disse antes:

 

Tem calma (muita...) e lê para aprender.

 

Não faças coisas só porque alguém te disse para fazer, ou que fazia bem ao aquário. Especialmente se vier de uma loja de animais e se não conheceres bem a pessoa em questão...

 

Relativamente ao ph tens testes mais importantes para fazeres neste momento, até porque o ph é um tema bastante debatido neste forum e não é das coisas mais importantes dos aquários (apesar de ser isso que normalmente te dizem nas lojas...).

 

Tens um bom post sobre isso:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=186130&hl=%2Bmito+%2Bph&fromsearch=1

 

Este user tem mais alguns post bastante interessantes que deves ler.

 

Relativamente ao ciclo de azoto depende um pouco do filtro e das plantas que tenhas mas demorar sempre 1 / 2 meses...

 

Neste momento, como já tens fauna, faz como o CaptainStuck te disse. Muitas TPA com bactérias para acelerar o processo.

 

Por fim cuidado com a fauna... Tens um aqua pequeno de 50l e estás a colocar vivíparos que se reproduzem mais que coelhos... Se tiveres poucas plantas não será grande problema, agora se os pequenos começarem a ter sítio para se esconder... Não tarda muito tens isso sobrelotado!

 

Abraço.

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas david,

Colocas-te os peixes demasiado cedo, isto porque o aquário ainda não tá preparado para isso... Pois não teve tempo de colonizar as bactérias que irão fazer a filtração biológica do aquário... Procura por ciclo do azoto... Que não é mais que a decomposição da matéria orgânica num produto final que é o nitrato, mas até haver produção de nitrato haverá produção de nitrito e de amónia, estes dois muito prejudiciais à fauna... O nitrato combate-se com trocas de águas, e havendo plantas naturais, é consumido em parte por estas também...

Aconselho então, como já meteste os peixes, a trocas de água com bastante frequência, na pior das hipóteses de 2 em 2 dias, cerca de 20% e ir acrescentando bactérias "em frasco"... (ex: nitrivec...)

 

abraços

 

ps: http://pt.wikipedia....s_aqu%C3%A1rios

 

Ola mais uma vez,

 

O produto que coloquei antes de colocar os peixes foi mesmo esse o "nitrivec".

 

Então fiz assim,

 

Na sabado coloquei agua limpa, no domingo coloquei o nitrivec (-+duas tampas) e ontem terça feira coloquei os primeiros peixes.

 

Então segundo diz, tenho que retirar cerca de 20% de agua e voltar a colocar o nitrivec, que medida uma vez que o meu aquario e de 54 Litros 60x30? Durante quanto tempo? Que teste posso fazer para controlar?

 

Obrigado

 

David

Editado por davidasoliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que se antecipou bastante ao que devia...

 

Tens de começar a ser mais paciente e a ler MUITO antes de tomares decisões que te possas arrepender...

 

Nunca deves comprar com a justificação que é o que existe...

 

Pelo menos nos guppys fizeste asneira (presumo que nos platy também...) já que comprares um é pores o desgraçado a sofrer! Deves ter um racio de 2 fêmeas para cada macho.

 

Lê os sites que te indiquei e vê posts do forúm para aprenderes o que fazer antes de te "atirares de cabeça"....

 

Ola Bom dia,

 

Conforme a sua sugestão fui então mais uma vez a loja e fiz o upgrade que me sugeriu:

 

Então agora tenho:

 

3 Platis (1 macho e 2 Femeas)

3 Guppy (1 macho e 2 Femeas)

1 Limpa Vidros (acho que é o Otocinclus affinis)

2 Limpa Fundos (acho que são 1 corida e 1 plecostomus)

 

Acho que assim ja corregi o erro.

 

Agora tenho o meu aquario nas seguintes condições:

 

Flora a tras mencionada,

 

Dentro da caixa tenho:

 

no Fundo - Biopur (mudar 3/3 meses)

- turfa (mudar 3/3 meses)

- esponja/filtro (lavar regularmente)

Por cima: - carvao (mudar 6/6 meses)

 

Hoje vou fazer o TPA e colocar -+ duas tampas de "nirvex"

 

Coloquei por esta ordem, pelo meno foi a instrução da senhora da loja, acha correcto?

 

Agora acha que ja vou no bom caminho.....

 

Agora tenho uma duvida, o meu aquario é de 54 litros e o meu termostato é de 50w e eu tenho regulado para os 28 graus, o que verifico é que o termometro esta sempre nos -+26. Acha que devo aumentar o termostato para 30 por exemplo para aumentar a temperatura geral do aquario ou deixo estar assim?

 

Agora queria colocar umas plantas, pois verifiquei ontem que uma das femeas do platis esta muito cheia, pode estar gravida? Se for não tenho num sitio para o fillhotes se enconderem o que aconcelha...

 

Plantas artificiais ou naturais.

 

Desculpa pelo texto extenso...

 

Obrigado

 

David

Editado por davidasoliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Por partes

Fizeste asneira em colocar os peixes cedo de mais, e voltaste a fazer asneira em colocar mais peixes... Mas pronto estando o mal feito, vamos tentar que não haja problemas, aconselho então a fazeres as trocas de dois em dois dias de 20% de água... e após a troca colocas o nitrivec equivalente. Se poderes arranjar teste de agua, melhor, pois podes ver como estão os parâmetros mais tóxicos para os peixes...

 

O termostato parece-me apertado para esse aquário, depende sempre da zona onde está o aquário.. mas aconselho-te um de 100 watts no mínimo...

 

Plantas, aconselho-te plantas de baixa manutenção, tipo anubias e musgos...

 

espreita aqui alguns exemplos de plantas mais fáceis de manter : http://www.tropica.com/plants/difficulty/easy.aspx,

 

Aconselhava ainda a mudança do areão do fundo, por algo mais natural e mais adequado a plantas...

 

espero ter ajudado, não te esqueças que o pessoal tá aqui para ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que se antecipou bastante ao que devia...

 

Tens de começar a ser mais paciente e a ler MUITO antes de tomares decisões que te possas arrepender...

 

Nunca deves comprar com a justificação que é o que existe...

 

Pelo menos nos guppys fizeste asneira (presumo que nos platy também...) já que comprares um é pores o desgraçado a sofrer! Deves ter um racio de 2 fêmeas para cada macho.

 

Lê os sites que te indiquei e vê posts do forúm para aprenderes o que fazer antes de te "atirares de cabeça"....

 

Não viste o mais importante... Muita calma e muita leitura...

 

Não te precipites!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Por partes

Fizeste asneira em colocar os peixes cedo de mais, e voltaste a fazer asneira em colocar mais peixes... Mas pronto estando o mal feito, vamos tentar que não haja problemas, aconselho então a fazeres as trocas de dois em dois dias de 20% de água... e após a troca colocas o nitrivec equivalente. Se poderes arranjar teste de agua, melhor, pois podes ver como estão os parâmetros mais tóxicos para os peixes...

 

O termostato parece-me apertado para esse aquário, depende sempre da zona onde está o aquário.. mas aconselho-te um de 100 watts no mínimo...

 

Plantas, aconselho-te plantas de baixa manutenção, tipo anubias e musgos...

 

espreita aqui alguns exemplos de plantas mais fáceis de manter : http://www.tropica.c...culty/easy.aspx,

 

Aconselhava ainda a mudança do areão do fundo, por algo mais natural e mais adequado a plantas...

 

espero ter ajudado, não te esqueças que o pessoal tá aqui para ajudar.

 

Ola,

 

Eu comprei mais tres peixes para respeitar a opinião do InCoGniTuS, pois diz que tem de haver um racio de 2 femeas para 1 macho....

 

Quanto ao termostato ele esta regulado para 28º mas posso aumentar pois o meu termostato da para regular. e esta colocado dentro da caixa

 

Qual a sua opinião?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pois eu sei, e o incognitus tem razão, mas mais vale esperar um bocado pela colocação de peixes, porque quantos mais, mais carga orgânica vais ter no aquário, e isso num aquário não ciclado, é fatal...

Se aumentares o termostato, ele vai sempre trabalhar em esforço, pois parece que não tem potencia suficiente para esse aquário... experimenta aumentar até à temperatura que desejas, mas fica atento, pois pode aquecer de mais...

 

 

ps: ... trata-me por "tu" ;)

 

grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

 

Eu comprei mais tres peixes para respeitar a opinião do InCoGniTuS, pois diz que tem de haver um racio de 2 femeas para 1 macho....

 

Quanto ao termostato ele esta regulado para 28º mas posso aumentar pois o meu termostato da para regular. e esta colocado dentro da caixa

 

Qual a sua opinião?

 

Obrigado

 

Ora boas mais uma vez.

 

De facto disse-te para teres o tal racio de peixes.

No entanto também te disse para teres muita calma e leres muito!

 

Se procurares aqui no forúm tens toda a informação que precisas. Agora tens é que te dedicar a estudar um bocado e não fazeres a primeira coisa que alguém te diz!

 

Faz bastantes TPA's para ver se ciclas isso e tenta arranjar os testes para os parâmetros da água para conseguires ter algum controlo sobre o que se está a passar, tal como o CaptainStuck já te sugeriu. Creio que também ajudaria bastante colocares umas plantas naturais. Uma vez mais DEVES pesquisar sobre isto mas, se fosse eu, optaria por umas de fácil manutenção (tais como as que tenho no meu aqua. Podes vê-lo no link da minha assinatura) tais como anúbias, valisnérias, fetos de java, musgos, etc. Mais uma vez tens muita informação sobre isso aqui no fórum.

 

Quanto à temperatura para os guppys (os peixes que tenho no meu aqua de momento...) suportam temperaturas que vão dos 15º aos 32º, mas a sua temperatura ideal é entre 22º a 25º, devido ao seu metabolismo, quanto mais alta for a temperatura mais depressa se desenvolvem mas também mais curto será o seu tempo de vida.

 

Podes aprender mais sobre estes peixes aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=74742

 

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.