Hepatus a morrer. HELP!


DianaeLuis

Recommended Posts

Bom dia,

Preciso de uma grande ajuda, o meu hepatus parece estar a dar as ultimas.

Nas duas ultimas semanas come pouco e passa o tempo todo deitado com a cabeça enfiada nas rochas, bombas, onde calha.

Vejo-o muito magro e sem forças.

Neste momento quando dou comida (artémia congelada com alho) ele reage á mesma e vai comer, mas come 1 ou 2 bocados e deita-se outra vez.

Nos ultimos tempos nao houve mudanças no aquario (sim pq já tive uma inundação na sala e em Fevereira +/- mudei o aquario para a cozinha) e ele sempre reagiu bem se stress mas agora parece que está por dias.

 

Fiz ontem os testes á água e está tudo dentro do aconselhado.

Faço reposição semanal de 5Lt com água de Osmose e troca parcial de 20Lt de 3 em 3 semanas.

De referir que o aquario é de 100Lt, e tem dois palhaços que aparentemente estão bem de saude.

 

Preciso de uma ajuda urgente!

 

Cumprimentos

DianaeLuis

1152_1112.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

marcas na pele tem? (ictio). alguma coisa visivel? barbatanas? se ele vai comendo já não é mau. concordo com o rakiki, talvez mudando a comida. contudo os hepatus para o ictio são uma maravilha

Editado por xtaz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Infelizmente morreu...

Ele aparentemente andava bem, nao havia sinais de ictio, as barbatanas estavam optimas mas cheguei a casa e estava de barriga pra cima no fundo já morto.

Não entendi o que lhe aconteceu, fui fazer novamente os teste e o fosfato está um pouco alto mas nada de preocupante.

 

Tambem experimentei mudar a comida para algas e ele já na altura pouco ou nada lhe pegou.

 

Enfim agiora deixar passar uns tempos e comprar outro.

 

Obrigado pelas ajudas

1152_1112.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lamento saber. mas realmente é estranho, pois já tive um hepatus que morreu exactamente da mesma forma (demorou menos tempo) e nunca descobri porque foi. na altura fiquei convencido que seria ictio e talvez não me tivesse apercebido. o meu deixou de comer e em 2 dias morreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pior, é que fico sem saber a razão para a poder combater, porque de resto está tudo normal, 2 palhaços, alguns corais (poucos) e os ermitas.

Fico sempre com receio de comprar outro e acontecer o mesmo.

De qualquer forma vou dar um tempo de 1 mês mais ou menos até comprar outro.

O hepatus foi o primeiro peixe a entrar no aquário há cerca de ano e meio.

Até parece que os palhaços sentem a falta dele.

 

Enfim, foi a primeira baixa por doença.

1152_1112.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom, embora grande parte da malta não queira aceitar, (porque tem que se encontrar um culpado para a morte do peixe) também existem mortes de causa natural e sem qualquer razão aparente. até nos humanos acontece, porque não nos animais? não deixa de ser estranho e poderá ser outra coisa qualquer, mas também podem ser causas naturais. A agua até está em boas condições, não houveram alterações ao setup, não houve entrada de novos habitantes, as rotinas mantiveram-se.... causas naturais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais