Base para aquário... alternativas?


Recommended Posts

Sempre vi referências à utilização de esferovite nos móveis onde vão assentar os aquários para corrigir pequenas imperfeições do móvel que, com o peso do aquário com água, possam gerar deformações nas uniões de silicone e consequentemente causar fugas ou rebentamentos.

 

Faço criação de guppies e tendo vários tanques de somente 30 litros nunca foi necessário recorrer a esferovite.

 

No entanto adquiri uma unidade de 83 litros que vou instalar como show off para as crias mais apuradas. :?:

 

A questão é a seguinte: a esferovite fica bastante inestética mas encontrei algo que poderia servir como alternativa... uma base de cortiça.

 

Que opinião têm? Será uma alternativa válida como a esferovite? Penso que tratando-se de um material "mole", e tendo a vantagem de não ser tão sensível a líquidos, será uma opção interessante e esteticamente aceitável.

 

Gostaria de saber a vossa opinião! :D

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, governa, cortiça não sei mas a cortiça não tem a mesma dureza por ser a casca há partes que tem espaços ou tem mais duraze que outras partes, o esferovite isso não se passa pois é feito de pequenas esferas que tem a mesma elasticidade. De qualquer forma tb concordo contigo a esferovite é inestética mas, com tinta acrilica, podes pintar e tens o caso resolvido, nas lojas de aquáriofilia tb há umas esponjas para o mesmo efeito, é só cortar a medida e não suja tanto.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Governa,

 

 

Pessoalmente prefiro a esferovite.

 

Pedi para me fazerem umas bases em aluminio, onde a esferovite fica assente ( dentro da mesma ). Um base deste tipo |____| ( pintada posteriormente de preto ). Em termos de altura, as paredes da base têm 1,5 cm.

 

Não será concerteza um metodo perfeito, mas do ponto de vista estetico não fica má de todo :)

 

Também tenho uma estante em fakar ( não sei se é assim que se escreve ) em que a base é forrada de tiras de cortiça, mas conforme mencionei anteriormente prefiro a esferovite.

 

 

Boa sorte com os guppies! :)

 

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que se passa é que há certos materiais que chamam cortiça e na realidade não são, são derivados de plástico, vemos isso maior parte das rolhas das garrafas de vinho, hoje em dia são feitas deste material, as de cortiça tem um carimbo certificador.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está.

 

 

A percepção poderá ser dificil devido a fraca qualidade da fotografia ( esta máquina não permite muito mais ) e devido ao facto da bancada ser de cor escura.

 

 

base.jpg

 

 

Como podes constatar a esferovite nem está visivel. Tenho a base de aluminio pintada a preto, a esferovite lá dentro e o aquario com a respectiva calha preta também lá encaixado.

 

 

Abraços

Miguel[/img]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso, para um aqua de 60L, em vez de esferovite, duas placas de cartão grosso, cobertas por uma "lona" de borracha (acho que se vende ao metro, tinha isto cá em casa) do tipo daquilo que se mete nas secretárias para escrever em cima e para não a riscar.

 

Também podes usar esferovite e cobri-lo com uma borracha destas, ou como um amigo meu faz, esferovite embrulhado numa toalha, desde que não seja muito feia esconde o esferovite e tem a vantagem de absorver eventuais pingos que escorram pelo vidro do aqua quando mexes nele (mudanças de água, lavagem de filtros internos etc)

 

Fiquem Bem :)

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cortiça - parabéns

 

Não interresa qual é a base o que interresa é que o vidro do fundo não parta e que o móvel não fique riscado.

 

Já utilizei: Esferovite, cortiça, geotextil, wallmate, cartão prensado e "feltro"(tecido velho)

A intensão era o que a Governa diz na mensagem inicial.

 

Hoje em dia, já não utilizo nada. Para quê?

Os meus aquários teem calha plastica e o móvel é mais ou menos uniforme. Os móveis onde tenho os aquários não são valiosos nem decorativos por isso podem riscar.

 

Por fim, no meu móvel de transição coloquei esferovite de 10 mm o resultado foi que ficou feio aquela placa branca. Desisti de colocar base por baixo do aquário.

 

Prefiro uma calha plastica na base do aquário para o vidro não destruir a folha de madeira exotica do composto de madeira do móvel.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

O esferovite é melhor visto os seus granulos serem mais moveis que os da cortiça, para alem de ser um mateial sintectico.

Para a questão da estetica nada mais facil que colocar uma tira de madeira em redor do aquario presa com silicone.

e assim não é visivel a placa de esferovite.

Dentro em breve colocarei um site onde sera possivel ver como se faz isso.

Depois mando o URL.

Tb coloquei esse problema quando montei o meu aquario.

Boas

RobCC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Governa!!!

 

Por acaso no aquario de 300L que montei a pouco mais de um ano também optei por utilizar cortiça em vez de esferovite.

Utilizei dakela cortiça de 5mm em rolo. Mas em vez de uma camada utilizei 2!!

 

Abraço!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu, no aquário que não tem moldura plástica de suporte, ou seja, em que é o vidro que assenta no móvel, utilizo uma placa de politex. Não sei se é assim que se escreve :cry: , mas é daquelas placas que se utilizam para isolamento nos telhados, acho eu, pois de construção civil não percebo mesmo nada... :D

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive que mudar o fundo que vou utilizar no meu futuro aquário.

A minha mulher não acho boa ideia colocar o aquário com 700 ou 800 kg directamente sobre a madeira. Assim vou utilizar um matéria de construção civil da imperalum utilizado para impermeabilizações.

 

Resumido o matérial negro das telas asfalticas polyplas 30 da imperralum.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.