2. International L Number Days Hannover Novembro 2011


nunonovo

Recommended Posts

Gostava de partilhar com vocês alguma informação comunicada pelo Henrique Anatole (IBAMA) durante a Conferência em Hannover. Após a sua apresentação, todos os apaixonados pelas espécies Brasileiras que até agora não se encontravam abrangidas pela lista Positiva ficaram deliciados. Já se especulava nos últimos dias a possibilidade de uma nova Lista vir a ser aprovada, mas não existiam garantias oficiais do IBAMA. Segundo o Henrique, esta lista sairá em breve (ainda este mês), sendo que a mesma já se encontra pronta à bastante tempo. Questões burocráticas e políticas levam a que a Lista ainda não tenha sido publicada, mas nas últimas semanas foi conseguida uma aprovação política muito importante que fará acelerar o processo.

Vão ser adicionadas à Lista as seguintes espécies:

a) Hypancistrus L004, L066, L136, L260, L262, L316, L318, L333 (o Zebra continuará proibido)

b) Pseudacanthicus L024, L025, L079, L097, L185, L273, L320

c) 76 especies de Corydoras

d) 28 Apistogramas

 

Estas espécies não correm riscos de extinção. Segundo o Henrique, o IBAMA possui actualmente estudos que justificam a inclusão, ou não, de determinada espécies na Lista positiva, algo que antigamente não existia. Existem ainda mais novidades, que passam pelo facto que novas espécies poderem apenas ser incluídas na Lista se forem descritas cientificamente (esta será uma forma de pressionar os exportadores a financiarem os cientistas a descreverem as espécies mais interessantes).

 

O impacto da indústria dos peixes ornamentais no ambiente não se pode comparar com o impacto de outras indústrias (mineira), pelo que esta será uma forma de encaminhar a economia da região para esta indústria.

 

Foram ainda debatidas (superficialmente) questões como a Barragem que irá inundar o rio Xingu, mas apesar do IBAMA estar contra, existe actualmente uma grande pressão política para avançar com o projecto.

 

Um dos grandes males da Amazónia actualmente passa pela Aquacultura e pela introdução de espécies invasoras no ecossistema.

 

Durante o jantar, em conversa informal, disse-me que já esteve em Portugal e navega na net frequentemente por sites de AQUARIOFILIA nacionais e internacionais.

________________________________________________________

 

Nuno Novo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ficarem com mais algumas informações, a lista esta para sair desde o ano passado, porque o Brasil é um pais muito burocratico.

small-logo.png

Artur Cordeiro @ Tukamen

A experiência aumenta a nossa sabedoria, mas não reduz nossas loucuras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Está ser anunciado em sites internacionais (L´s) que a Lista terá sido aprovada no dia 4 de Janeiro.

 

________________________________________________________

 

Nuno Novo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais