Aquaxisto


Tozé Nunes

Recommended Posts

Não , lol!

 

Nem pouco mais ou menos... eu liguei-o e não me deitou absolutamente nada.. ainda o tenho que experimentar novamente....que coisa..! é que é exactamente igual a esse.

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente, acho que com essas plantas estragaste um pouco a beleza do aquário. Lembra-te que o que é importante realçar num aquário são as pedras, troncos etc..

Acho que então tens poucos troncos para as plantas que tens. Eu se fosse a ti adicionava mais troncos (ramos) para trabalhares para cima e para fora.

Cumps.

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas António,

 

Acho que só vendo ao vivo mesmo :) que tal convidares para uma jeca :)

 

Mas gostei imenso da Hygrophila pinnatifida, e estou com algum receio que a Echinodorus tenellus

tape muito as pedras, mas só vendo mesmo ao vivo...

 

Tira ai umas fotos individualizadas para vermos isto melhor, va lá não sejas preguiçoso :)

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gostei do aquário no entanto se me permites, gostava de dar uns conselhos.

 

As pedras se puderes destapa um pedaço, ou mesmo , desenterra um pouco. É que com o crescer das plantas elas vão desaparecer!

 

Devias ainda tentar arranjar mais pedras de vários tamanhos, de forma a tentar criar um plano de fundo, um de meio, e um de frente.

 

agora é esperar pelo crescimento das plantas. Eu pessoalmente adoro selvas, e se não te ralares muito com perderes o destaque das pedras, deixas isso crescer com fartura que fica um mimo.

 

Até breve vou tentar estar atento .

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, vocês são um espectáculo, quando tinha só as pedras diziam "ai não uses muitas pedras" "enterra mais um pouco aquela acolá", etc etc, depois ponho as plantas já estão com medo que elas desapareçam ehehe - acho que tem a ver com o Scalare160 :mrgreen:

A ver se me faço entender: eu nunca quis ter apenas um iwagumi, adorava ter um tapete de cuba em 1º plano e ter algo de aquascaping dai o cuidado com as pedras, mas eu adoro plantas e tive o cuidado de fazer uma escolha que no futuro não me tapasse muito os xistos.

Optei também pelos troncos não só como suporte de plantas como também pelo efeito agradável que proporcionam a quem os vê e ainda como condicionadores da água.

Estou limitado pela pouca potência da iluminação daí que isto vai crescer muito mais devagar mas será uma aposta ganha se mesmo com esse handicap conseguir os meus intentos.

Brevemente vou precisar da vossa ajuda para acertar com as fertilizações, bicho horrível com que nunca atinei bang

Mas chega de paleio e vamos às fotos.

 

Aqui um pormenor da Hygrophila pinnatifida, planta que ainda é pouco conhecida, quis te-la assim que vi umas fotos dela no site da tropica, procurei mais coisas sobre ela e não havia muita info sobre tal planta, lembro-me de até ter posto um tópico na procura sobre ela e nicles batatoides :P .

Quando a vi à venda na Aquahobby fui a correr buscar um vaso e plantei-a no Coconuts e foi uma das razões não o ter desmontado ela lá estar, já devem ter percebido o quanto eu gosto dela e daí o local em destaque em que a plantei.

DSCF3311.jpg

 

Quanto à tenellus, corrijam-me se estiver enganado, mas penso que não crescem mais do que 10 cm, só tenho que ter cuidado para que não invadam territórios da cuba ou da marsilea, mas mais uma vez com a luz que tenho acho improvável.

 

E já agora deixo-vos fotos de vistas laterais que somente consigo ver através das fotos, pois o aquário está entre o móvel e a parede, cabe lá a maquina e pouco mais.

Aqui do lado direito, dá para perceber o desnível.

DSCF3319-1.jpg

 

 

E outra do lado esquerdo onde se pode ver as valls, a bolbitis e os fetos em 1º plano e ter-se uma ideia diferente dos troncosDSCF3318-1.jpg

 

E mais uma

DSCF3316-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

muitas bolhas de co2. Muito bom sinal para um plantado de sucesso (não descures a fertilização).

Essa tenellus ainda está com a folha da fase emersa. Ela vai perdê-las e mudar para umas um pouco diferentes (mais finas e menos arredondadas).

 

Parabéns. Está lá tudo. Agora é esperar que as plantas façam o seu trabalho.

 

Vai postando a evolução

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muitas bolhas de co2. Muito bom sinal para um plantado de sucesso (não descures a fertilização).

Essa tenellus ainda está com a folha da fase emersa. Ela vai perdê-las e mudar para umas um pouco diferentes (mais finas e menos arredondadas).

Pois precisamente na parte da fertilização vou precisar dos teus conhecimentos.

Eu exagerei no co2 de inicio mas fui medir o ph e estava em 6! Lá consegui reduzir um pouco o débito, agora já se consegue ver a àgua :P

As tenellus comprei a um rapaz aqui no fórum, presumo que estivessem dentro do aqua dele, terei que lhe perguntar sobre isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois precisamente na parte da fertilização vou precisar dos teus conhecimentos.

Eu exagerei no co2 de inicio mas fui medir o ph e estava em 6! Lá consegui reduzir um pouco o débito, agora já se consegue ver a àgua :P

 

Não te preocupes com pH e bomba no CO2. Quando quiseres falar de fertilização estás à vontade ;)

 

Eu posso estar enganado em relação à tenellus mas comparando com a que tenho no meu aqua é diferente.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa tenellus ainda está com a folha da fase emersa. Ela vai perdê-las e mudar para umas um pouco diferentes (mais finas e menos arredondadas).

Eu posso estar enganado em relação à tenellus mas comparando com a que tenho no meu aqua é diferente.

 

Olá Gustavo, como te disse e para esclarecer as dúvidas existentes inquiri quem mas vendeu e confirmou estarem em estado submerso, afirmando já ter mantido algumas também em estado emerso, fica aqui a resposta:

As plantas estavam submersas. Por acaso já experimentei a tê-las emersas e também crescem muito bem. Mas aí as folhas ficam muito mais grossas e largas, quase redondas.
.

Actualmente o que acontece é que volta e meia tenho uma tenellus flutuante chainsaw .

Novidades, novidades é a entrada de uns resquícios de pogostemon helferi - espero que consigam sobreviver e crescer, e a entrada de mais 2 pezinhos de marsilea hirsuta - estas sim graças ao co2 abundante estão a ficar verdinhas, estavam no nano em mau estado.

 

DSCF3337.jpgDSCF3336.jpg

 

 

Entretanto foi saindo as valisnerias twister, já tinham entrado em mau estado e foram ficando cada vez piores e soltando-se, criou-se assim oportunidade e espaço para outro tipo de plantas, sugestões são bem vindas ::D: .

 

Queria ainda pedir ajuda para o seguinte - à tona de água apareceu aquela camada gordurosa, somente abrindo no sitio onde o filtro mais agitação faz à superfície, o que me aconselham para evitar isto:DSCF3346.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, passada uma semana sem novidades aqui vai umas fotos do estado actual:

 

primeiro as boas noticias - a cuba e as helferi deram um pulo no crescimento q ue só visto :mrgreen:

DSCF3374.jpg

 

ou será que não.... nyah

 

pois a verdade é que fui a uma loja nova ainda por abrir ali para as Mercês e trouxe de lá um pote de cada, verdes, verdes e altamente saudáveis, espero que não se estraguem por cá.

 

Espero que enraízem para cortar um pouco (já agora alguém tem uma tesoura de pontas curvas que não esteja a utilizar e me possa emprestar/alugar/vender?)

 

A marsilea vai lançando umas folhas novas verde clarinhoDSCF3376.jpg

 

 

as más noticias - estão a parecer umas algas pretas agarradas aos troncos :bad-words: , apareceram caracóis tipo praga chainsaw e a pior de todas - a pinafitida está a ficar com ferrugem? numa das folhas, alguém me pode ajudar nisto help

 

DSCF3378.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,para os caracois podes usar uns anentome helena.

Essas algas sao petecas?na foto está um pouco desfocado... Em caso afirmativo bota flowrish excel nisso e em 3 dias foram-se...ou dois pequenos cae's.

Gosto do aquario,continua.

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SAE,s e não CAE´s. Crossocheilus siamensis de nome cientifico. Convém serem comprados pequeninos e passarem fome, pq se tiverem alimentação disponivel e abundante "não se vão a elas". Uns dias sem alimentação e tratam disso..

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Parecem-me BBA. São sintoma de flutuações no CO2. Andas a mexer muito? É normal no início enquanto ainda estamos aequilibrar as coisas.

 

O excel localisado é bom. Fazes TPA até ficar a descoberto. Metes o Excel na zona afectada e deixas actuar 15 minutos. Depois voltas a encher o aqua.

 

Pinnatifida com ferrugem? O que queres dizer com isso?

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Jorge, Vasco e Gustavo - obrigado pela vossa ajuda, e respondendo as questões sim penso serem bba o que em tradução livre seria qualquer coisa tipo "algas de barba preta" e para já estão localizadas numa pequena parte de um dos troncos que vieram do comunitário onde uma semana antes tinha acabado o co2 da botija. Poderá ser dai? Eu não tenho mexido no débito de co2, ele está em alta como se pode ver pelas bolhas nas fotos. Acho que vou escolher a solução excel, para já não queria por fauna e cae/sae nunca me cativaram, prefiro ottos. O ideal era mesmo aqueles convidados surpresa gostarem de bba.

Quanto à "ferrugem" não sei como a descrever, ela antes encontrava-se no nano de shrimps sem co2 ou ferts e mantinha as folhas verdes e agora está a parecer nas folhas umas manchas castanha/cobre, será deficiência de algum nutriente em especial?

 

Eu de momento fertilizo dia sim/dia não a seguir às tpas de 20L com tpn+ e diariamente com ada bright k, será suficiente?

Editado por brancaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá a todos, volto para dar conta das coisas por aqui, neste momento algas 10 - plantas 0, agora além das bba também tenho filamentosas cabecadura

 

continuo a fazer tpas de 20L dia sim dia não e a fertilizar com tpn+ a seguir às tpas e uso diário de ada bright k, além de uso de co2 sem cerimónias.

 

Já convoquei uma ampulária, um planorbis além da praga de caracois que por cá proliferam e hoje adicionei uns reds gentilmente oferecidos pelo Paulo Lisboa :thumbup3: , ando à procura de amanos para juntar à festa, e se nada disto resultar vou mesmo buscar um sae.

Isto se não me dá uma coisa e vou buscar um ancistro ao comunitário (o pior deve ser a cuba a levantar).

Houve também a entrada de uns pés de hz para o lugar das valls, talvez elas roubem alimento às algas.

 

Mas o melhor é mesmo mostrar o estado actual com fotos.

 

 

DSCF3486.jpg

 

 

DSCF3466.jpg

 

Mas nem tudo são más noticias, segue fotos das plantas de tapete que estão muito bem, a cuba vai espalhando:

DSCF3464.jpg

 

A pogostemon helferi mantêm-se verdinha, a marsilea vai dando novas folhas verde claro ::D:

DSCF3465.jpg

 

a pelia e a staurogyne sp vão andando bem ::D:

 

DSCF3468.jpg

 

Agora uns planos das pedras :lol:

 

DSCF3480.jpg

 

 

DSCF3481.jpg

 

DSCF3385.jpg

 

DSCF3382.jpg

 

DSCF3475.jpg

 

e finalmente uma panorâmica

DSCF3477.jpg

Editado por brancaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

está com bom aspecto. Essa algas não são quase nada. Faz uma poda das partes afectadas, seguida de uma boa TPA. Tenta aumentar um pouco o CO2 se der (não me lembro a que níveis está).

 

Eu já dava uma poda nessa Staugoryne para ela crescer mais baixa. Podes replantar a parte podada.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a evoluir muito bem...

Essa staurogyne ja merecia uma poda também...corta-a a meio,ela manda dois rebentos no caule "mãe" , e a outra parte planta ao lado,assim consegues criar um tapete muito interessante com esta planta...

De resto,essas algas não são nada de grave,com tpa´s , co2 e fertilização adequada consegues controlar isso...

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu... se fosse eu... mandava já embora esse "método" de fertilização...

Tens meia duzia de plantas, andas a mudar 50L em TPA dia sim, dia não, a meter 20ml TPN+, Bright K e CO2 que nunca mais acaba. Para mim, andas a deitar dinheiro à rua, com fertilização em excesso!

Se me dissesses que querias ter o aqua pronto para um concurso daqui a 'x' dias... ainda perceberia, agora assim...

 

Se tens algas é porque tens desiquilíbrios nos nutrientes.

Em vez de andares nesssa azafama toda, trata mas é de comprar os testes necessários a que quer ter um plantado e não consegue perceber a olho o que falta e o que está em excesso (como é o meu caso! LOL).

Compra também um indicador de CO2, em vez de estares a desperdiçar CO2 que estará, adivinho eu, a ser disponibilizado em excesso.

 

Ah! e corta as folhas que têm mais algas! Fora com elas!!! eheheheh

 

Só que isto é, cada cabeça, sua sentença.

Eu seguia este caminho. Cabe a ti escolher o teu caminho :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Honestamente...cada vez vejo mais o pessoal paranoico com algas, TPAs e afins.... TPA´s dia sim dia não, PQ?????

Paciência é necessária, manutenção também agora exagero não ajuda, deixa o tempo correr e as coisas vão ao sitio. TPA´s semanais, remoção de folhas mais afectadas, limpaza de alguns inertes, boa manutenção de filtro e esperar que isso arranque para um aquário de sucesso.

 

O aquário tem menos de um mês, é normal ter algas, é normal ter plantas que demonstrem crescimentos fracos. Isso tudo vem com o tempo e com a estabilidade.

 

Descordo com o que o Paulo disse (tirando a parde de cortar folhas mais afectadas), mas também essa discussão já foi feita e não vale apena voltar ao mesmo.

 

Abraço

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, obrigado por participarem :) e pelas opiniões.

Sim, vou podar a staurogyne e replantar.

Vou aproveitar também e cortar as folhas mais carregadas de alguedo. Estava a pensar usar tb a agua oxigenada(o excel está carissimo)

Tpa de 20L e não 50L como estava escrito por engano dia sim dia não para evitar a amónia que segundo o Gustavo alimenta as algas.

Eu estou a colocar 2ml de tpn+ com as tpas e uma borrifadela de bright k diária, acham muito ou pouco?

Testes tenho Fe e po4, amonia e nitratos, chega?

Indicador de co2 tenho guardado, aquilo dizia para usar com agua do aquário e dava sempre verde no comunitário, só aqui recentemente descobri que tinha que usar uma solução kh4, sinceramente acho que basta ir observando a fauna para tirar conclusões.

 

Posto isto queria dizer mais uma coisa, eu estou a usar o co2 em excesso para tentar manter a cuba, a tenellus, a pinafitida e a helferi com apenas 30W nem 0.5w/l tem, não tenho tempo :juggle: para arranjar uma calha como deve ser e nestes tempos que correm as contas da edp estão a subir em flecha, há que poupar...será que consigo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amónia? Quanto tens de amónia? Ou seja, quanto te dá o teste feito antes de TPA?

 

Quanto ao que fertilizas, tirando os micros, deverias avaliar os consumos fazendo testes de NO3, PO4 e Fe. Só assim podes saber se estás a meter muito ou pouco. Até porque esses consumos vão variar conforme o crescimento da massa vegetal que terá, naturalmente, tendência a aumentar.

Nenhum de nós, de fora, pode dizer, em consciência, se é muito ou pouco. Apenas pode opinar...

 

Quanto ao indicador de CO2, usa o método que quiseres. Eu preferia saber quanto estou a dar. Fosse lá de que forma fosse.

Só partia para o CO2 em excesso como forma de manter as plantas que referes em último caso. Mas voltamos ao mesmo, a escolha é sempre tua :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amónia deu zero, potassio idem, ferro deu zero e nitratos não tenho, só nitritos que também deu zero.

O ph sem adição de co2 deu 7.2 e com co2 deu 6.4, aqui existe grandes diferenças, o problema é que eu não consigo afinar melhor a entrada do co2, passa de quase nada para muito em menos de nada.

Entretanto já podei e replantei a staurogyne e cortei as folhas mais carregadas de algas.

Aproveitei e dei uma limpeza às esponjas do filtro e coloquei um esponja na entrada do filtro para evitar a aspiração de camarões.

Para já vou aliviar as costas e reduzir a quantidade de tpas :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.