Mudanças de comportamento e coloração


David Fontes

Recommended Posts

Ola a todos, criei este topico porque notei algumas mudanças de comportamento nos meus peixes e fiquei com duvidas se isso seria normal...

 

Desde que tenho o aquario tenho um pote de barro que nunca foi habitado por nenhum peixe, o primeiro habitante do aquario foi um betta que nunca ligou patavina ao pote, mas subitamente, ontem e hoje passou a fazer dele a sua casa e passa imenso tempo dentro dela, a unica alteração que fix foi colocar musgo de java e camaroes e o musgo coloquei em torno do pote, será por causa da decoração que o betta achou mais atraente a casa? - fica a primeira pergunta..

 

depois de passar mais algum tempo a observar os peixinho reparei que um dos meus tetra phantom está a perder a cor, tipo eles costumam ter uma mancha no corpo semelhante a um olho e esta mancha está a desaparecer apenas num dos 5 phantom porque será?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os bettas são naturalmente territoriais e podem mudar o seu território quando o ambiente do aquario muda. Nao te preocupes que ele assim esta feliz da vida.

 

Quanto ao phantom já verificaste a dureza da agua? Eles tendem a perder a cor em agua dura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem apesar de estas mudanças de comportamento tanto o betta como os phantom estao todos bem

 

infelizmente tenho desde ontem 4 baixas a registar ontem morrem 2 neons azuis e um neon cardinali

hoje foi o meu preferido o coridora panda... nao sei o que se passa. tenho os valores normais

 

pH dH Amónia Nitritos Nitratos Temp

6,8 7,4 0 ppm <0,25 ppm 10 ppm 25⁰

Editado por David Fontes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas David,

 

a meu ver tens a temperatura um pouco baixa para os neons, eu mantenho os meus neons e cardinais a 28º/30º, verifica, se possivel, pela madrugada se a temperatura do aqua se mantem ou se tens uma quebra de temperatura durante a noite pois 25º é muito "a pele" e podes ter uma quebra significativa acho que devias de subir um pouco mais a temperatura, não muito por causa do betta tipo 28º,

 

falando em betta já que lhe ofereceste camarões não te esqueças de lhe dar também umas minis fresquinhas para acompanhar :burp:

 

pela forma como falaste do panda deste a entender que era o unico que tinhas, as pandas são de cardume e quando estão sosinhas tendem a sentirem-se infelizes e podem mesmo deixarem-se "ir" além disso acho que são frágeis, a seguir aos ottos afinnis foram os peixes que mais dificuldade tive em fazer adaptarem-se na primeira vez que comprei 4 só uma passou o 1º mês e ainda hoje a tenho na segunda de 6 só 4 passaram a 1º semana até hoje

 

quanto á perda de cor do teu tetra não sei, mas isso pode não significar doença, tenho o exemplo de um neon que era completamente normal e passado umas semanas perdeu defenitivamente a lista azul e é perfeitamente saudavel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, obrigado pelos comentarios, infelizmente tenho mais uma baixa no meu mini exercito de peixes... o meu guppy macho também faleceu hoje, nao vejo motivo nenhum aparente. faço a adaptação ao aquario tento ter os valores toxicos o mais baixo possivel, poderá haver algum produto toxico na agua? sem ser a amonia, nitrito, nitrato ?

tenho o betta à 15 dias e um cascudo, certo que eles sao bem resistentes mas nao têm mostrado nenhum problema, os phantom foi so a mudança de cor, mas dois pandas ja morreram, 3 neon azuis, 2 cardinali e um guppy. estou a ficar super triste com isso, mal entro em casa vou logo ao escritorio ver o aquario pra ver se está tudo bem, ja gastei meio frasco do kit de testes, acho que ando a ficar meio obsecado...

 

poderá ser alguma bactéria?

 

tenho 6 guppy bébé a viver no mesmo aquario numa maternidade e tenho medo que eles tb possam ser afectados, pk sao mto pequeninos...

 

comprei musgo de java para os camaroes na loja do Rio Sul e o musgo cheirava muito mal, lavei com agua corrente, nao o podia ferver senao fazia um caldo verde e nao era essa a intenssao, poderá ser do musgo, por estar num copo na loja e cheirar a agua podre que tenha trazido algum tipo de bixo mau?

 

nao quero perder mais peixinhos pk fico mesmo bastante deprimido quando isso acontece...

 

obrigado a todos pela ajuda

Editado por David Fontes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

infelizmente mais uma baixa!|! agora foi o meu betta

tenho a sensação de ser um fungo ou parasita

 

poderão ser alguma dessas doenças

DOENÇA - Oodinium pillularis (Parasita).

CAUSAS E SINTOMAS - Podem devastar um aquário em poucas horas. O primeiro sintoma é a falta de apetite. Respiração ofegante, peixes na superfície, ficam desequilibrados. Podem haver nas escamas um brilho fraco, como veludo.

TRATAMENTO - Aplique um fungicida de largo espectro associado a um parasiticida de ação rápida. Trocar 20% da água do aquário

 

DOENÇA - Fungo na boca.

CAUSAS E SINTOMAS - Grossa camada de fungo na boca parecida com algodão. O fungo pode estar associado a bactérias que se localizam em ferimentos.

TRATAMENTO - Aplicar um antibiótico de largo espectro OU aplique um fungicida de largo espectro. Trocar 20% da água do aquário.

o betta nao parecia ter fungo na boca como descrevem no sintoma da doença de fungo na boca. tinha a boca branca ao passo que devia ser azul mas nao notei que tivesse aspecto de algodao, parecia so descoloração.

vou tentar comprar um remedio mas nao sei o que comprar...

 

vou fazer uma TPA de 50%

o que me aconselham

por favor é URGENTE!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tratei o aquario com doctor 112 um desinfectante de largo espectro que combate as doenças mais comuns como infecçoes bacterianas, fungos, ectoparasitas etc

 

desde que fiz o tratamento, ontem, tem vindo a melhorar as condiçoes gerais do aquario, mas nao fiz um tratamento exaustivo, so coloquei por 24h, nao retirei o filtro de carvão, pk o sr na loja disse que o meu problema nao era nenhuma doença mas sim picos de nitritos e stress pk eu meti 17 peixes de uma só vez no aquario.

penso que foi isso.

 

De qualquer das maneiras as mortes estavam a acontecer em intervalos de 12 horas e já hà mais de 24 horas que nao morre ninguem, penso que esteja controlado o problema.

 

fico triste é de o meu betta nao ter resistido, pois eu gostava mesmo dele apesar de estar desconfiado que ele me limpou meia taça de camarôes LOL, de 16 camaroes so vejo 7 ou 8 mas pode ser que os restantes estejam escondidos...

 

obrigado pelas ajudas

Editado por David Fontes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.