Biotopo da Costa Portuguesa


Recommended Posts

Bonitos peixões Rafael.

 

As fotografias no post #67 estão muito boas. Parabéns ao fotógrafo.

 

Esse safio é que realmente já parece ser demasiado grande para o aquário onde está. Como disseste e bem, talvez devolvê-lo ao mar seja a melhor opção, a não ser que lhe aumentes a casa. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O congro é um animal tipo cobra, não é a mesma coisa que um peixe normal desse tamanho em termos de necessidade do tamanho do aquário. É evidente que o raphael conseguiu dar boas condições ao peixe, até porque nem sequer é um peixe da zona das marés, logo deve ser mais exigente em termos de parametros.

 

talvez a melhor opção seja fazer um aquário de 2 metros de comprido com pelo menos 60 cm de largura? Devolver ao mar não me parece lá grande ideia, se não for feito com cuidado. Já é um peixe de cativeiro, além de estar habituado aos parametros do aquário, pelo que requeria adaptação ao mar e adaptação à vida selvagem. Agora é evidente que é um animal feroz... o melhor é manter barbadas, não crescem tanto, são mais mansas e são um show a nadar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo, o safio já se encontra num aquario de 200x60x60!! o de 150x50x45 está ao lado, é onde estão as anémonas..sobre a qualidade da agua tenho controlado com alguma regularidade, principalmente porque tenho algumas espécies que são sensíveis tais como as anémonas jóias a determinados parâmetros .a agua também é a mesma a correr os aquas todos, pois ela entra no grande, passa para o pequeno por overflow com filtragem mecânica depois sai do pequeno para as 3 sump por overflow também com filtragem mecânica, a agua passa pelas três sump, regressando ao aqua grande..

 

Magnifico..

vai pensando num aquario maior, ou qualquer dia vais encontrá-lo a passear no chão da adega ^^

cumprimentos

RS

Boas Rui, obrigado pelo comentário, isso é o pesadelo de qualquer aquariofilista!! aquário rebentar!! espero bem que não aconteça..

 

 

 

Bonitos peixões Rafael.

 

As fotografias no post #67 estão muito boas. Parabéns ao fotógrafo.

 

Esse safio é que realmente já parece ser demasiado grande para o aquário onde está. Como disseste e bem, talvez devolvê-lo ao mar seja a melhor opção, a não ser que lhe aumentes a casa. ;)

Boas André, obrigado pelo comentário, o fotografo realmente é mesmo bom, melhor que eu, pelo menos a máquina dele tinha mais 50cm que a minha!!

Ainda tenho de pensar bem o que fazer com o safio, a ideia é de arranjar outro aqua 200x60x60 ou maior para ele..mas temos de ir com calma (€€)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rafael parabéns já conhecia este teu post foi alias um dos que convenceu que era possivel. Já cacei nessa zona do Paimogo e é ( ou era) muito rica de flora e fauna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e os congros fazem isso?

 

há peixes que têm pavor de sair fora de água e outros que usam os saltos para escapar a um predador, é uma estratégia comumente usada por camarões-da-costa e e saltos de peixes vi em bodiões, já tive saltos de bodião reticulado (verde) e bodião comum (vermelho), barbadas, semelhantes aos congros, acho que nunca verei tal coisa, é peixe que tem pavor de sair fora de água.

 

o problema aqui é mesmo o crescimento, o congro (conger conger) tem SL de 150 cm, com T.max de 3 metros e o que exige em termos alimentares e de aposentos. Já peixes como marachombas, sargos, bodião comum... em aquário são peixes tão propensos a aquário que podem ser mantidos com flocos.

 

 

Nada nos garante que em aquario não atinga o tamanho máximo, além de ser um animal forte, grande e com dentes... Se já o resto da nossa fauna tem exigências, mas ao fim de um tempo, é algo que nos habituamos. Este não é apenas mais um peixe no aquário... para o ter é como ter um animal de estimação como um cão, e precisa de cuidados proprios. Uma ideia é ver experiencias de quem tem moreias em cativeiro há já algum tempo. São parecidos e a moreia é mais comum em aquário.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Rafael, o que eu queria dizer é que ha a possibilidade de algum dia quando estiver bem maior, de saltar fora.. :lol:

cmpts

 

Boas Rui, ele não salta fora nem tem tendencias para isso, é mais certo fazer outros saltares, mas já por isso tenho os aquas completamente fechados por cima..

 

Pedro, dou-te 200% de razão, ter um peixe destes é tal e qual como dizes..acaba por se tornar um animal de estimação como um cão ou um gato..

 

E para actualizar o tópico, um video da hora de dar de comer ao meu pessoal..

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os teus aquarios não param de me impressionar. tens que cobrar bilhete para entrarem ai dentro. tal é a diversidade de aquarios e de vida.

 

teus peixes-cachimbo enormes... wow... e que estão na frente do aquário?! capturaste-os com esse tamanho todo ou cresceram ai?

 

os peixe-escorpião gostei de ver também.

 

Já vi que tens ainda outro congro...

 

no aquario do congro ou outro tens lá babosa? as tuas anemonas mesmo com tal povoamento e alimentação estão a responder bem pelo que se ve. Que percentagem de água do mar mudas e em que intervalo de tempo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pensei em cobrar bilhete, mas depois ficava muito rico depressa e o estado caia-me em cima com impostos.. :tongue:

As marinhas já vieram grandes, mas noto algum crescimento, apesar de não crescerem mais que isto +-30cm, são um casal, a femea já esteve com ovas e acho que já as passou para o macho..deixo-te aqui um video da noite de nupcias..

 

 

O outro congro é do tamanho do grande quando veio para o aqua, nota-se alguma diferença..babosas tenho 2, mas não me dão chatices nenhumas, e tão no aqua das anémonas..à uma parte que não mostrei no video, 5 a 10 minutos antes de dar comer, desfaço um cubo de mysis e um de artémia em cima da wavemaker, isto é um incentivo às anémonas para abrirem e as marinhas também comem porque em pouco tempo tenho o aqua parece uma esfera de vidro com neve dentro..

Tpas, bem, a ultima que fiz se não estou em erro, foi à 6 meses..troquei foi 30 litros a 2 semanas só porque fui ao mar e trouxe um bidon..de todos os parametros comparados com o mar, desde ph, nitritos, nitratos, densidade, calcio, etc, o unico que não está +- bom é o magnésio, que devia estar a 1300 e está a 1100..mas não é preocupante..o sistema já entrou em auto-sustentabilidade..

 

Grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nitritos é normal que esteja a zero, não estando isso a zero nem a amonia e o amoniaco, as estrelas vão logo à vida. o problema para as anemonas são os nitratos e os fosfatos. Eu antes de por babosas no aquario e depois, a diferença para as anemonas foi "brutal". Antes tinha um problema, excesso de anemonas e reprodução descontrolada. Agora... mas também penso voltar a por mais uma babosa. Já tive duas... mas devolvi uma ao mar, porque o aquario era pequeno, como agora tenho mais condições e o aquário é agora mais de peixes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo, as minhas anémonas por enquanto estão na menopausa, não tenho tido um aparecimento grande delas..de vez em quando lá aparece uma ou outra nova..mas não me preocupa porque entretanto vou começar a transformar o aqua grande igual ao pequeno, assim irei ficar com os 2 aquas cheios de cor e vida...eu bem te disse no inicio que um aqua de peixes cria outra vida diferente de ter só inverts e anémonas..a variedade e movimento é outra.. ;)

Deixo aqui um pequeno video do safio a dar a voltinha dos pobres..já faz 3 semanas e tal, quase um mês que ele não come nada, antes estava preocupado de ele me matar peixes durante a noite, agora estou preocupado de ele não me matar pelo menos um, o que era sinal que o parasita que ele tem já se foi..a desparasitação que estou a fazer ainda não fez efeito.. :dry:

 

 

Um aparte, tenho pena de o pessoal não fazer grandes comentários, apesar de termos um tipo de aqua diferente e nacional, não existe grandes observações.. :confused4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, está muito bom o aqua, parabéns, é safio para pesar quanto? 5, 6 kg? gostei de ver o sentido de cardume que os sargos apresentam.

O charrouco é normal andar por toda a coluna de agua? mais uma vez parabéns pelo aqua e continue a brindar-nos com estes belos videos. cumps. rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, está muito bom o aqua, parabéns, é safio para pesar quanto? 5, 6 kg? gostei de ver o sentido de cardume que os sargos apresentam.

O charrouco é normal andar por toda a coluna de agua? mais uma vez parabéns pelo aqua e continue a brindar-nos com estes belos videos. cumps. rui

Obrigado pelo comentário Rui, o safio deve estar com 3, 4 kg, é muito comprido, já passa de um metro, um dia destes ainda o vou tirar e pesar numa balança, e deve ser para breve, se ele continuar sem comer vou mete-lo num aqua hospital de 150 litros a levar tratamento de choque com flagyl e vou subir a temperatura do aqua até 26º para acelerar o metabolismo dele..os sargos adoptaram esta postura de cardume devido ao safio, porque quando ele está na cova andam uns para cada lado, mas com ele cá fora juntam-se para parecerem um peixe grande..o escorpião normalmente passa o tempo todo imóvel, mas nunca estão no mesmo sitio, no video correm a coluna de agua devido à presença do safio..

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Raphael experimenta ver os parametros da água e fazer uma boa TPA. O problema pode estar na água, tu colocas muita comida na água e dizes que nao fazes TPAs regularmente. Pode estar ai a origem do mal. O tratamento que estás a fazer parece-me de água doce. Em tempos usei flagyl e esses tratamentos de choque acabavam por criar mais problemas que soluções.De lá para cá deixei-me disso, a solução é manter o povoamento em niveis aceitaveis, povoar o aquario com plantas/algas e ir fazendo TPAs, para prevenir o aparecimento de problemas. Com isto, não tenho tido questões em qualquer dos meus aquários. também convem não alimentar em excesso., é preciso é variedade e comida para todos. Experimenta dar ervilha, ajuda o trato digestivo. Os sargos sei que comem, mas esse peixão carnivoro, talvez não. lol

 

Quanto aos comentario, a maioria das pessoas ve e cala... é assim, não quer dizer que nao vejam ou apreciem.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Raphael experimenta ver os parametros da água e fazer uma boa TPA. O problema pode estar na água, tu colocas muita comida na água e dizes que nao fazes TPAs regularmente. Pode estar ai a origem do mal. O tratamento que estás a fazer parece-me de água doce. Em tempos usei flagyl e esses tratamentos de choque acabavam por criar mais problemas que soluções.De lá para cá deixei-me disso, a solução é manter o povoamento em niveis aceitaveis, povoar o aquario com plantas/algas e ir fazendo TPAs, para prevenir o aparecimento de problemas. Com isto, não tenho tido questões em qualquer dos meus aquários. também convem não alimentar em excesso., é preciso é variedade e comida para todos. Experimenta dar ervilha, ajuda o trato digestivo. Os sargos sei que comem, mas esse peixão carnivoro, talvez não. lol

 

Quanto aos comentario, a maioria das pessoas ve e cala... é assim, não quer dizer que nao vejam ou apreciem.

Quo, de todos os parametros da agua, o único que estava um pouco baixo era o magnésio que devia estar a 1300 e está a 1100, mas já comecei a adicionar magnésio, de resto está tudo dentro do normal..a própria agua apresenta qualidade..vê por esta foto lateral..

31032013693.jpg

O flagyl também é usado em reef, eu bem tento dar um comprimido inteiro mas ele não come nada..também tenho andado a pesquisar muito sobre ele, mas não existe muita informação sobre este peixe..suspeito que isto possa ser um comportamento normal, é que ele está muito gordo, e pode achar que está com gordura a mais e estar a digeri-la internamente..nesta foto dá bem para ver a barriga dele..

safio002.jpg

Mas vou continuar a pesquisar e perguntar em vários sites referentes a fauna atlântica..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Raphael não estás a perceber. O que falo não tem nada a ver com magnésio (que é algo que interessa a corais e plantas). Estou a falar da saude dos peixes e a saude depende da alimentação, do nivel de nitratos e outros componentes devido a perda da qualidade de água devido a feses e excessos alimentares. É algo completamente invisivel. Agua cristalina não indica água saudável. água cristalina em aquário maduro indica estabiilidade de parametros, ou seja o ciclo está a ser efectuado correctamente e não há um boom de bacterias.

 

foto de cima está bastante interessante!

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo, eu entendo o que dizes, e um grande aquariofilista uma vez disse-me que a saúde de um aquário, a maior parte das vezes passa por olhar para os peixes e saber ver que estão bem de saúde é claro que isso não se adquire em 2 dias, são precisos anos para tal, mas sobre essa situação da alimentação e das fezes, o safio é o único que leva a alimentação mais variada, pois é alimentado com tudo o que está na sua cadeia, desde sardinha, polvo, carapau e outros peixes que ele apanha, peixes vivos e não comida congelada..uma alimentação excessiva faz disparar os nitritos e nitratos, e esses valores estão proximos de zero..basta veres uma situação, as marinhas, são animais extremamente dificeis de manter em cativeiro devido às suas exigencias, se falares com vários aquariofilistas de reef, verás que os cavalos-marinhos são complicados, as marinhas é igual..se estes seres estão bem de saude e activos, para não falar de todos os outros seres, por que raio o peixe maior e mais resistente está assim? será que está amuado por não ter um ou uma parceira?

Pela foto de cima vês que a visibilidade não é má, e a maquina não consegue mostrar como a olho nu, em que dá para ler um jornal na outra ponta..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas Miguel, obrigado pelo comentário..infelizmente o safio ainda não comeu nada..já faz entre 2,5 a 3 meses..e continua gordo e activo..neste momento está num aqua de quarentena, está com 101cm e 5kg..

Vou continuar a procurar maneiras de o fazer comer..

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Raphael tens medido o NO3? há testes proprios que se compram.

 

o NO3 no teu aquario dificilmente estará perto de 0, pela comida que colocas, pela ausencia de tecnicas de reduçao e falta de tpas. Nem está a zero no de ninguem. O que fica a zero são os nitritos (com i) e a amonia. Os nitratos aumentam sempre ao longo do tempo. Desconfio que o tenhas a 100 mg/l ou mais. Os peixes aguentam bem niveis elevados, se bem que 100 é perigoso, e o primeiro sinal onde se ve problemas é no apetite.

 

Nem sempre se consegue ver pelo peixe a sua saude, ele deve estar a falar de ciclideos americanos, que é onde se nota em muitos casos, de forma facil, a saude e o stress dos peixes, só com o olho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Quo, por acaso ainda não medi o no3, e tenho o teste..amanha de manhã vou medir e verificar..agora existe um pormenor no que dizes referente a falta de apetite, é que de todas as espécies que tenho, desde sargos, a escorpiões, cabozes, estrelas, etc, o unico que se encontra sem comer é mesmo só o safio..tenho espécies que garantidamente são mais sensíveis que o safio..também não entendi a parte ausência de técnicas de redução de no3, que sugeres?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, mas sargos e marachombas são peixes excepcionalmente resistentes. As estrelas precisam de aquário estável, sem picos de amonia, e o congro não é propriamente um peixe das marés, isso pode indicar maior sensibilidade do peixe.

 

as tecnicas que falo são as deep sand beds (camadas grossas de areia fina), a escumação (que usas), a rocha viva e os produtos analogos de rocha viva como o Matrix e outros desnitricadores.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Quo, hoje fui fazer os testes de NO3, NO2 e ph..já não os fazia à meses, principalmente NO3 e NO2..tanto que quando encontrei os papeis estão meio estragados, mas com as tabelas intactas..e como uma imagem vale mais que 1000 palavras, fica aqui o resultado dos teste comparados com as tabelas..

 

NO3

19052013837.jpg

 

 

NO2

19052013838.jpg

 

Ph

19052013839.jpg

 

Agora o ph não encontrei a tabela. mas pela cor azul marinho está entre 8 a 8,5 (já sei a cor que tem de ter)

Sobre a deep sand bed, bem, não tenho mais de 0,5cm de camada de areia nos aquas, isto porque muita altura de areia é uma fonte de toxinas, porque já tive muita altura, e bastava os peixes ou mesmo eu remexer a areia que a agua fica pronta para uma tpa de 80 a 100%, mas resolvi isso usando a filtragem por cama de areia, e desde que a tenho, à 8 meses que não faço uma tpa, tenho peixes de grande porte, a comer elevadas quantidades de comer de 2 em 2 dias, e posso garantir que tenho sempre a agua cristalina, com os parâmetros como vês e a reposição faço directamente com agua da torneira sem controlo algum..

E não tenho rochas vivas nem carvão, apenas algumas cerâmicas que estão lá por estar..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.