Joice Reef


Assembleia

Recommended Posts

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas...quanto á comida faço o seguinte:

 

- dou 2 x por dia comida repartindo entre "diet" á hora de almoço e uma mais "pesada" ao jantar

por exemplo...á hora de almoço dou lhes nori, spirulina,flocos e os espinafres e ao jantar krill,artémia, ameijoa ou a mistura que fiz. sempre alternando para nao repetir!

 

os corais adicono á segunda e á quarta 1 tampa e meia de coral grow e 2 tampas por semana de liquid reef!

Stay Hungry..Stay Foolish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigos

 

obrigado pelos comentários;

cab...obrigado!tens um aquário simplesmente show!! e ainda por cima tens dois dos meus preferidos peixes...o mandarim e o leu...diz-me...como tem sido manter esses dois maravilhosos peixes??que tipo de alimentação dás? e á quanto tem os tens?

 

eu tb tenho um leu...e quando o comprei foi me dito que era um peixe mt dificil e eu pensei que tinha sido a minha primeira asneira...mas até agora...ele come tudo...e dá-se mt mt bem com os restos dos habitantes!

 

 

Olá,

 

Mandarin já tive, por acaso estou a pensar em colocar um casal outra vez! Aconcelho a meteres o Mandarin so depois de 6 meses de aquário, esses peixes vivem de bicharada que encontram no aquário, logo se o colocares agora pode ser que não tenha alimento suficiênte. O Leu....costerno,eheheh, é realmente um peixe compliacdo, mas cada caso é um caso! No teu caso ele pode estar 5 estrelas porque não tem stress territorial, logo com alguma facilidade o poes a comer. Outro problema do Leu...costerno,ehehehe, é o facto de ser muito exposto a pintas ( ictio, cryto), mas como te disse anteriormente, se o peixe já veio fixe da loja, e se não tens stress nem peixs doentes no teu sistema, facilmente mantes esse peixe. Agora atenção ao dia que colocares outro peixe de porte medio, provavelmente o Leu....costerno,eheheh, não vai achar grande piada e vai-lhe fazer a vida negra durante uns dias.

 

abraço

carlos

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lo0ol obrigado pelo explicação amigo.

o meu leu...costerno...tem comido mt bem! e não tenho reparado em brigas com os yellow tang..mas ás vezes lá aparece uma marca de "fight" (acho eu)!mas o que é certo é que anda sempre a bicar as rochas e assim que vem a comida parece um doido...

o problema será quanto quiser colocar um hepatus...mas isso para além de faltar tempo logo vemos!

 

os mandarim vou esperar sim...esses peixes são maravilhosos!

 

no entanto lá para abril queria colocar ou u Cryptocentrus Cinctus ou um wrasse yellow...ou um six line! qual aconselham?? existe outro que para mim é espetacular Novaculichthys taeniourus....e ainda queria colocar tb dois lambroides!

 

mas á um que a minha filha está sempre a pedir...Pictichromis e já que o reef tem o seu nome...tem que ser.

que dizem destes peixes?

Stay Hungry..Stay Foolish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lo0ol obrigado pelo explicação amigo. o meu leu...costerno...tem comido mt bem! e não tenho reparado em brigas com os yellow tang..mas ás vezes lá aparece uma marca de "fight" (acho eu)!mas o que é certo é que anda sempre a bicar as rochas e assim que vem a comida parece um doido... o problema será quanto quiser colocar um hepatus...mas isso para além de faltar tempo logo vemos! os mandarim vou esperar sim...esses peixes são maravilhosos! no entanto lá para abril queria colocar ou u Cryptocentrus Cinctus ou um wrasse yellow...ou um six line! qual aconselham?? existe outro que para mim é espetacular Novaculichthys taeniourus....e ainda queria colocar tb dois lambroides! mas á um que a minha filha está sempre a pedir...Pictichromis e já que o reef tem o seu nome...tem que ser. que dizem destes peixes?

 

 

Viva,

 

Se queres colocar uns wrasses, aconcelho os seguintes:

 

Helichoeres crysus

Helichoeres Iridus

Six line

Bipartitus

Dragon wrasse

carlos basaloco

reefresh 700lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas obrigado amigo, estou mesmo a pensar em comprar ou o Dragon wrasse( estes peixes são uma pedra msm!!literalmente! não param quietos...só tenho uma questão?são reef safe? não vão "mexer" com os corais moles???

ou então o Helichoeres crysus tenho um amigo que tem um...é muita louco ver...de cada vez que a areia é remechida lá andar o peixe de um lado para o outro!

 

Alguem já adicionou "Brightwell Liquid Reef" ??

Stay Hungry..Stay Foolish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigos...

hoje andei a fazer a limpeza ao material da garagem...e após a venda da maior parte da rocha que tinha para tal...decidi contemplar o meu querido PAI com um cubo da Scalare...para poder ele também, desfrotar deste magnifico hobby em sua casa...

 

Assim...o Setup é constituído por:

 

Aquário: Cubo Scalare 50x50x50

Móvel: o meu antigo com mais reforço nas laterais

Circulação: aqui por enquanto fica a cargo da do Eheim Classic, depois com a adição do outro Eheim vejo se será necessário maior circulação

Filtragem: Eheim Classic e Eheim Wet/Dry 2229( digam o que disserem isto é um Mercedes!!)

Rocha Viva: Cerca de 15 kilos

Luminária: 1 Power Glo e 1 Marine Glo

 

Vamos então ás fotos...

 

Primeira fase...

 

IMGP1798.jpg

 

Previiew do layout....

 

IMGP1802.jpg

 

Final shoot da primeira fase...amanha o resto!

 

IMGP1804.jpg

 

E pronto por agora é tudo, amanha acabo de colocar o resto da rocha e de finalizar o layout...e aguardar pelo ciclo...este projeto vai levar um "darkside of the force" do nosso hobby, pois espero colocar um Diodon_holocanthus,Lacturia_cornuta e um Pterois_volitans...e claro uns corais moles para dar um efeito mais reef...

 

Aguardo coments my friend´s!!

 

Hug´s

Editado por Assembleia

Stay Hungry..Stay Foolish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigo...pois o meu pai tb tinha um aqua com uns peixitos de agua fria...mas de cada vez que vem cá a casa e com toda a envolveria dele no meu projeto ficou apaixonado pelas cores...e depois...tinha um cubo porreiro para iniciar( 130 L) e rocha com fartura...porque não?? e pronto..hj vou ver se coloco mais umas RV lá...e dps é esperar!

Stay Hungry..Stay Foolish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigos estou com uma dúvida sobre a minha iluminação( são t8 da hagen)...parece-me que os meus corais estão a ficar mais pequenos..principalmente as euphylias e as zoanthus...neste momento tenho a iluminação de:

 

1 power glo

1 life glo

2 marine glo

 

mas estou a pensar em aumentar para o dobro as lâmpadas...fazer alguma coisa tipo isto :

 

http://i1182.photobu...bleia1/luz1.png

 

que acham??visto que o que tenho lido por ai...é que o ideal será 1 W por cada litro do aquário...sendo assim tenho menos de metade do que necessário!

Editado por Assembleia

Stay Hungry..Stay Foolish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

As T8 não têm intensidade suficiente para esse tipo de corais... apesar dos zoanthus serem corais muito resistentes (principalmente quanto às condições da água), eles precisam de muita iluminação. Isto já para não falar das euphylias que necessitam de ambos (água e luz boas)

 

Para além disso reparei que não tens qualquer reflector nas lâmpadas... só isso retira ainda mais a quantidade de luz disponível.

Se te queres manter numa de poucos gastos tenta utilizar "Power Compacts"... ou até mesmo uma calha T5 (daquelas baratas).

 

Com esse tipo de lâmpadas só mesmo corais que não sejam exigentes na luz...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi Sérgio obrigado pela resposta...na verdade a minha calha é uma DIY e não tem refletores nenhuns pois era de um reef só de peixes...e realmente a tua proposta é mesmo a mais indicada. No entanto estamos todos com o "Cavaco" apertado, e infelizmente não posso gastar mais euros..já recebi várias propostas de outros colegas do fórum com calhas bastante interessantes mas infelizmente não dá.

 

então, andei por ai no baú do nosso fórum e descobrir um tópico sobre isso...e vou seguir as instruções que vi...

 

1. Opção: ou colocar espelho por dentro da calha...mandar fazer tudo á medida numa vidreira.

2. Opção: revistar com fita autocolante de aluminio toda a calha...( a mais barata sem dúvidas)

 

vou então experimentar a opção do colega Daniel Fortes( espero que não se importe de postar aqui as suas fotos)....

 

ele comprou esta fita..

http://i1182.photobu...anielfortes.jpg

 

e a calha dele ficou com este aspeto...

http://i1182.photobu...alhacomfita.jpg

 

Seguramente servirá para refletir mais alguma coisa para dentro do aqua! vou testar e no entanto colocar mais lâmpadas 1 marine e uma life!

 

opiniões amigos!!

abraços

Stay Hungry..Stay Foolish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas RJ..

já li sobre DIY disso também...até por que tenho na sump uma lâmpada que liga assim que se apagam as luzes da calha e revesti parte da sump onde está a luz com esse papel de alumínio...vou ver o preço do rolo...e for caro vou optar pelo alumínio...

Stay Hungry..Stay Foolish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu falei no alumínio porque em relação a fita que falas penso que seja mais barato e sem falar que a fita em principio só vais usar para isso, o que sobrar vai encostar enquanto que o alumínio dá sempre jeito na cozinha. Se não estou em erro um rolo de alumínio anda a volta dos 2 euros e pouco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensa bem na questão da iluminação... não quer dizer que te vás meter em grandes investimentos, mas lembra-te que cada vivo que morrer é dinheiro que vai ao lixo. Mesmo com reflectores nas T8 vais ter dificuldade em manter esses corais de que falaste.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigos depois de pensar durante a tarde...decidi então ir comprar de uma vez o raio da fita adesiva de alumínio...no Aki era caríssimo, perto de 8 euros!Depois ao ir para casa passeio num Chinês e encontrei a msm fica a 1,50 :)....

 

Assim passemos ás fotos..

 

Calha ainda sem a fita...

http://i1182.photobu...a1/IMGP1842.jpg

 

A fita

http://i1182.photobu...a1/IMGP1839.jpg

 

e o aquário (sem fita)

http://i1182.photobu...a1/IMGP1838.jpg

 

Depois de revestir toda a área interna da calha( a bricolage ficou horrível nas laterais..mas isto n é fácil de trabalhar, a responsável pela personificação não se encontrava de momento...lol)

http://i1182.photobu...a1/IMGP1844.jpg

 

Lado esquerdo...pelo menos já se nota um reflexo...

http://i1182.photobu...a1/IMGP1847.jpg

 

Agora vams aguardar...no entanto durante esta semana vou aumenta o nr de lâmpadas...

 

Sérgio.. tens total razão, mas de momento vou ter de colocar o que tenho...no entanto tive a pesquisar e encontrei vários aquários de sucesso com 10 t8...mas claro...que a tua opinião é sem dúvida a melhor opção!

Stay Hungry..Stay Foolish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já poderei essa hipótese de retirar os vidros que servem de tampa...vou pensar nisso...no entanto tenho 2 t8 azuis de sobra e vou aproveitá-las para juntá-las a mais 2...só não sei se devo arranjar mais 1 power glo e + 1 life glo se duas life glo ou duas power glo!

 

assim já fico com 8 lâmpadas de 40 w...que perfaz um total de 320 w...que passa em 20 w a litragem do meu aqua...segundo as regras de 1L = a 1W....

 

enquanto no posso passar por falta de "tempo" para as t5!!

 

que aconselham em relação as lâmpadas a utilizar?(t8)que conjunto de lâmpadas fazer?

 

obrigado pelas opiniões....

Stay Hungry..Stay Foolish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigos...hoje de manha assim que cheguei a casa...a primeira coisa que fiz foi retirar os vidros do aqua, as tampas, e verdade que vos digo...com a situação de ontem com maior intensidade da luz a vir para a água e com o aquário destapado, os meus corais parece que cresceram assim só para o dobro!!!! incrível o que isto pode fazer...realmente amigos a situação da luz comanda msm mt....

 

Hoje já vou preparar as outras lampadas (t8) para começar a montar nova calha...desta feita com 2 marine glo e 1 power glo + 1 life glo..ou seja igual á outra!

 

Andei durante o meu turno a pesquisar também e a intensidade da luz depende mt do controlo da temperatura das lâmpadas e balastros segundo o que li num site alemão...a diferença para as t5 é que as mesmas tem uma eficiência maior devido á sua capacidade de suportarem mais o calor( segundo o que eu entendi)

 

Assim, vou colocar uma calha de 5 coller´s de cpu na minha calha onde se encontra o sistema eletrifico perto dos balastros e tentar arranjar maneira de colocar 1 coller em cada extremo das calhas onde esta as lâmpadas...para tentar reduzir o aquecimento das msm!

 

 

que acham amigos?

Stay Hungry..Stay Foolish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigos...e passadas 48h depois de tirado os vidros e forrado a calha, eis que os corais dobraram de tamanho...ai vai as fotos...desculpem a qualidade mas a Pentax é fraquinha...

 

os discus red...

http://i1182.photobu...eia1/discus.jpg

 

as euphylias...

http://i1182.photobu...a1/euphylia.jpg

 

http://i1182.photobu...1/euphylia2.jpg

 

e as ricordeas...esta tem no mínimo 10 cms de diâmetro!

http://i1182.photobu...a1/ricordea.jpg

 

Para terminar...gostaria só de deixar um 5 star feedback para o Ricardo da Frag4reef...excelente acondicionamento dos frags...Obrigado pela qualidade!

http://i1182.photobu...a1/IMGP1860.jpg

 

uma "colagem" de Palythoa...

http://i1182.photobu...alythoafrag.jpg

 

Por agora é tudo!!

Stay Hungry..Stay Foolish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem amigos hj como não havia faculdade...decidi fazer o que á muito ando a estudar...Fragging!

Como tenho uns Actinodiscus bem grande pensei em cortar 3 de cores diferentes para ver o que acontecia..

 

Primeiro que tudo de referir que segui com grande oportunismo o site "tidalgardens", onde se consegue aprender minimamente a elaborar frag´s!

 

Depois escolhi um coral de extrema resistência e capacidade de regeneração, para a primeira tentativa.

 

Vamos ás fotos...

 

Comprei uma seleção de conchas para colocar dentro da caixa para os frag´s agarrarem-se aos mesmos sem se colarem só a pedritas mais pequenas no areão. Passei por agua bem quente, lavei-as e de seguida voltei a passar por um recipiente com água do reef e deixe-as ficar ai uns 30 minutos!

http://i1182.photobu...a1/IMGP1871.jpg

 

De seguida, coloquei um recipiente maior com água do reef e dentro do mesmo as rochas ás quais estavam agarrados os Actinodiscus e preparei o set: Bisturi, placa de vidro e um pano seco! e como podem ver...a rede das conchas será aproveitada para cobrir toda a parte superior da caixa e será presa com elásticos.

http://i1182.photobu...a1/IMGP1873.jpg

 

Depois, hora do "Dexter coral"...fiz os cortes em metades sempre com o corte preciso firme e primorosamente a passar pela "boca" ao centro do coral!

http://i1182.photobu...a1/IMGP1874.jpg

 

Á medida que ia fragmentando, colocava na caixa com as conchas de forma uniforme-mente que depois de entrar dentro do aquario perdeu-se :/

http://i1182.photobu...a1/IMGP1877.jpg

 

Por fim, já dentro do reef e presos com a rede...agora vamos ver o que acontece nas próximas semanas!

Stay Hungry..Stay Foolish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigos depois de 1 mês praticamente feito o novo reef, já estava mais que na hora de fazer um upgrade aos barulhos incómodos que o mesmo trazia, nomeadamente no que toca há queda de agua e recolocação das bombas de circulação na sump.

 

Assim liguei faz hj 24h o meu Skimmer grotech skimmer hea 150 e digo-vos que fiquei completamente de boca aberta com o seu trabalhar...com 2 bombas uma das quais eheim...a capacidade de este animal em fazer o seu trabalho é impressionante e mais ainda em relação aos ruídos...praticamente a zero! super silencioso em comparação a tunze e a deltec´s que conheço!

 

A transparência da água é bastante notável...e os corais agradecem abrindo-se ainda mais e mostrando cada vez mais as suas cores...e claro uma TPA de 20 litros...

 

Segue aqui a foto do "menino" a trabalhar!

 

IMGP1886.jpg

 

 

Depois de muito custo e da explicação cordialmente cedida por colegas aqui do fórum, acabei hoje de comprar o material para fazer o durso para a coluna seca e acabar de vez com esta queda de agua irritante!

Colocarei tb uma torneira de segurança e duas torneiras mais pequenas para controlar com maior precisão a queda de água. Uma será colocada no topo do durso e a outra num Y no tubo que vai para a Sump.

 

Segue a foto do material...

IMGP1884.jpg

 

e amanha vamos dar inicio á sua conceção...

 

Comentários Please!!!

Stay Hungry..Stay Foolish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os discos vermelhos estão bem...dps levei os castanhos e verdes para o aqua do meu pai...e passado 2 dias começaram a desfazer-se...talvez foi cedo demais a mudança...uma semana!

 

Agora vou exp fazer os frags de sinulária dura e Capnela...deixa la ver..dps ponho as fotos!

Stay Hungry..Stay Foolish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.